Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ultima semana em Xapuri

Ausência
Como os leitores puderam observar o Xapurinews, ficou sem atualização desde a última terça feira, ou seja a exato uma semana que não posto nada neste espaço. Tal infortúnio ocorrera devido alguns problemas, pessoais, profissionais e técnicos. A priori, como de costume estive assoberbadíssimo na ultima semana, encerrando o primeiro semestre do ano letivo de 2010 do CDP, e quem tem certa afinação com a educação é sabedor que em período de encerramento de disciplina a dor de cabeço aumenta consideravelmente, portanto as vezes que estive disposto, a manusear um computador fora justamente para agilizar os relatórios e elaborar avaliações. Ademais estou participando de dois cursos de extensão universitária, sendo que um deles é para obtenção de MBA, o que também está sobremaneira me sobrecarregando. E por fim o motivo mais circunstancial é que durante a semana fiquei sem computador em casa, já que por problemas técnicos no que se diz à constância no fornecimento de energia elétrica, acabou por danificar meu equipamento, fato já devidamente resolvido nesta segunda. Desta feita estamos aqui novamente para como sempre expressar nossas opiniões sobre os acontecimentos corriqueiros, bem como tentar repassar as informações de Xapuri e de suas adjacências, e para cobrir o tempo sem postagens coloco um resumão da ultima semana.

Adeus I
Morreu no inicio da semana passada em Rio Branco o Ex-vereador de Xapuri o Senhor Manoel Capixaba, que entre muitos enlutados está seus filhos, netos e uma legião de amigos que residem na “Princesinha”. O Sr. Capixaba vivia no Acre a mais de 40 anos, aqui construiu seu patrimônio material e moral o qual foi muito bem repassado aos seus filhos e demais parentes. Por duas vezes fora eleito vereador, sendo um representante do homem do campo com quem se identificava muito, deixa um legado de humildade e muito significado para as pessoas de bem desta Cidade.

Adeus II
Faleceu também durante a semana passada o ex-prefeito e vereador por quatro mandatos de Xapuri, Antônio Araújo de Farias, aos 91anos de idade. Dono de um humor que sempre contagiava os que estavam próximos dele e de uma energia invejável sempre contava boas histórias sobre as épocas dos seringais xapurienses bem como sobre os bastidores da política local, principalmente dos “arranca-rabos” das tribunas legislativas. Durante sua longa estada em terras xapurienses o senhor Farias como gostava de ser chamado, foi seringueiro, seringalista, radialista, vereador e prefeito, sendo que retirou-se da política no final da década de 80, sendo que fora sucedido pela Filha Elizabeth Farias duas vezes vereadora e ex -vice prefeita, era sogro do Sr. Geraldo Persigati entre tantas outras pessoas conhecidas de Xapuri, sua morte deixa uma lacuna incomensurável na bela e sofrida biografia Xapuriense.

Adeus III
Na quarta feira passada, faleceu na capital acreana o Sr. Wilson Noronha, um dos últimos remanescentes do período dos seringalistas de Xapuri. Durante muitos anos exerceu a função de administrador do Seringal Fronteira localizado à 6 horas de barco pelo Rio Xapuri, com o declínio do período áureo da borracha veio administrar os negócios do Saudoso Guilherme Zaire na cidade, onde se estabeleceu como comerciante até sua morte. Uma das características visíveis do Sr. Wilson era justamente a oposição aos movimentos sindicais politizados, e tinha boas histórias sobre os primeiros movimentos de empate ocorridos na década de oitenta no Vale do Acre, especificamente sobre Chico Mendes que fi seu funcionário antes de entrar nos Movimentos sociais de Base.

Adeus IV
Faleceu em um trágico acidente na BR 317 a colega de longas datas Mardeci, sendo jogada párea fora do veiculo após o impacto. Fiquei bastante amigo da vitima em 2004 quando na Escola Padrão Municipal Profª Rita Maia, desempenhei funções pedagógicas, amizade esta que permaneceu durante todos esses anos. Fui Professor de seu filho no Ensino Médio, que na sua formatura fora justamente uma das ultimas vezes de havia conversado com a mesma. Sua morte chocou parente e colegas de profissão assim como eu que senti que mais uma colega da área educacional que se vai.

Violência
Apesar dos esforços das autoridades constituídas em Xapuri, o índice de violência começa a assustar a comunidade local, nas ultima semanas a quantidade de roubos ocorridos em residências e órgãos público subiu substancialmente, exemplo disso é a Escola Divina Providencia que somente nesses últimos dois meses fora assaltada por três vezes, sendo lesada em aparelhos eletroeletrônicos, material didático e objetos diversos, resistências também tem sido alvo freqüente de invasões de meliantes, mesmo com os esforços do Comando da Policia Militar, do bom relacionamento do Delegado Geral de Policia com a comunidade a preocupação começa a ser um fator constante nos moradores.

Na semana passada no bairro do mutirão o Cidadão André Douglas de Lima, foi alvejado por um disparo de arma de fogo ao chegar em sua residência, crime este até o presente momento sem a devida explicação dos fatos. A vitima foi socorrida imediatamente por policiais militares e conduzida ao Hospital Epaminondas Jacome, que por muita sorte após o atendimento de emergência verificou-se que a gravidade do acidente era menor do que se imaginava.

Nesta segunda feira ocorreu dois acidentes em Xapuri, sendo um primeiro nas imediações da “Rua do IBAMA” deixando um idoso gravemente ferido com o seu choque com um veiculo e no final da tarde em frente ao ginásio coberto, onde o colega Taillon Mouta conduzindo uma motocicleta se chocou com uma segunda condutora também de motocicleta deixando ambos feridos, um com uma fratura no antebraço e punho e a condutora com uma fratura na “bacia”.

Bem acho que meu computador até adivinhou que a semana iria ser de cão!!!

IIª Caminhada pela Saúde em Xapuri
Na ultima sexta-feira encerrando o primeiro semestre dos alunos do Divina Providência, Gestão Escolar, Professores, Alunos e Comunidade Escolar das escolas locais e pessoas ligadas à área de educação física participaram da segunda caminhada pela saúde de Xapuri.  Na sua segunda edição os organizadores do evento ficaram satisfeitos com o resultado obtido, onde cerca de 2.000 pessoas saíram em caminhada pelas ruas principais cantando e dançando em ritmo de carnaval, animados por um trio elétrico convidando os moradores locais e demonstrando que é possível viver com qualidade, tendo boas práticas de alimentação e praticando atividades físicas.

Além dos Alunos das Escolas Plácido de Castro, Anthero Soares Bezerra e Divina Providência estiveram presentes durante o evento o Prefeito Municipal Ubiracy Vasconcelos, o Capitão Denílson que disponibilizou batedores para dar segurança aos participantes, alunos do Programa Poerd que visa a educação para o não uso de Drogas e violência familiar, Grupo de Escoteiros de Xapuri, membros do Projeto Capoeira Comunitária, Projeto Viver com qualidade da Profª Ray Melo, equipe da secretaria Municipal de Saúde e Funasa realizando testes de Hepatite, aplicação de flúor e orientações, bem como artistas locais que animaram a galera no encerramento da caminhada.

Fica aqui os parabéns do blog aos organizadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News