Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Imagem do Dia!!!

Em raros momentos de relax, fui agraciado neste domingo com a presença da minha grande amiga Cássia, que desenvolve junto à associação de mulheres de Capixaba, com a associação Mãos de Mulher de Xapuri, bem como com outras instituições similares dos demais municípios do Alto Acre, atividades de Economia Solidária para geração de emprego e renda às pessoas atendidas pelos programas sociais do Governo Federal, e neste encontro tivemos a oportunidade de nos deliciarmos com nossos papos e histórias da vida cotidiana saboreando um excelente vinho "De Bastiani" recentemente adquirido nas serras gauchas, o que rendeu boas gargalhadas e recordações de nosso último encontro realizado no recém passado carnaval...

Um beijão minha querida Cássia, são amigas como você que nos faz  perceber o quão prazeroso é estar rodeado de amigos sempre!!!!

Frase do dia

Não me assusta o grito dos fortes...
O que mais me assusta é o silêncio dos fracos !
Autoria desconhecida

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."
Autoria desconhecida

Professores vão parar na quinta-feira 15/04


Os professores realizarão uma paralisação de advertência na quinta-feira (15) na frente da Assembléia Legislativa (Aleac). O objetivo é forçar o governo do Estado a conceder reajuste salarial, além de realizar a reformulação do Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR).
De acordo com a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), Alcilene Gurgel, todas as propostas encaminhadas pela entidade foram rejeitadas, por isso a categoria poderá decidir por uma greve por tempo indeterminado caso não haja acordo até a próxima semana.

“Das cinco propostas, nenhuma delas foram aceitas, com isso nem conseguimos participar da reformulação do PCCR, porque eles já mandaram para a análise dos deputados sem o diálogo, o que revoltou a categoria”, afirmou a sindicalista.

Alcilene disse que a equipe técnica do governo rejeitou ainda a proposta de 15% de aumento, alegando que a partir deste mês a legislação eleitoral impede que servidores públicos possam receber reajuste, o que foi contestado.

“Segundo o TCE, o governo pode conceder reajuste, mas ele deve ser limitado ao resultado obtido na inflação, que seria de 4,5%, então vamos pedir esse valor”, detalhou a sindicalista. (Freud Antunes)
Fonte: A Tribuna

A face vergonhosa na relação Igreja x Política

“Naufragamos numa ignorância política desde a reforma protestante, até meados do século passado”, revela o Pastor Paulo Machado. Em entrevista especial ao ac24horas, ele falou de detalhes do manifesto contra a Lei Francisco Dantas, da luta do PV pela legalização da maconha e o papel da Igreja na conscientização política e no afastamento do parlamento de políticos inescrupulosos que se infiltraram dentro da religião com o objetivo de buscar votos e não de elevar-se espiritualmente.

Nos recebendo em sua casa, ao lado do neto mais novo, Pastor Paulo Machado disse que trabalha na defesa de um novo projeto político para as Igrejas e na conscientização dos fiéis de que “política não é coisa do diabo”. Para ele “a ignorância produzida por algumas lideranças evangélicas provocaram uma visão equivocada da política por conta da herança do catolicismo Romano no período medieval, quando a igreja e o estado se fundiram, formando o império sacro santo romano .

- A sociedade humana é um reflexo dos desígnios de Deus; Gênesis ensina que Deus criou todas as coisas, a Bíblia nos dá uma revelação criacionista. Deus quando criou o homem, segundo o que as escrituras nos ensina, colocou-o para governar. De forma natural o homem como animal racional domina todas as outras espécies e essa ação administrativa se estende as sociedades primitivas tribais–, comentou.

O professor de teologia afirma que a religião sempre foi ponto central das comunidades primitivas sendo impossível desassociar política administrativa com política religiosa.

- Quando o cristianismo foi instalado observamos uma visão religiosa diferente da visão política. A política desassociada da religião. A sociedade humana se dividiu. A religião e política ficaram exclusivas - acrescentou.

Em rápida caminhada à história, Machado relatou o encontro de religiosos políticos de renome como Davi, Salomão e Daniel. Ele contou que Daniel no período Babilônico era um dos presidentes e fazia parte do Ministério de do rei Nabucodonosor “Daniel era um príncipe judeu, religioso, profeta e administrador político”. Esse como outros exemplos revelam as qualidades morais que devem ser manifestas naqueles que se dispõem ao exercício da política publica.

Assim, o teólogo afirma que Deus constituiu o homem para ser tanto um adorador como também um governador, um secretário de estado, deputado federal, estadual, presidente da república, constituição que segundo Pastor Paulo Machado, está fundamentada nos princípios religiosos da bíblia sagrada.

- O evangelho nos ensina que as autoridades estão constituídas por Deus. Sejam elas cristãs ou não. – afirma o Pastor.

Ele condena os políticos inescrupulosos que tem se infiltrado dentro da Igreja. E de forma critica diz que essa é uma herança do Império Romano que mesmo depois de Constantino, continuou exercendo uma permanência dinâmica na política.

- Desenvolveu-se o catolicismo romano debaixo dessa proteção estatal. O Império romano foi suplantado pela igreja cristã conivente com o Estado que substituiu o Império Romano político econômico e se tornou o Império Sacro Santo Romano – disse.

Para o pastor esse é um momento de vácuo onde a religião perdeu o seu foco até a reforma protestante. “Naufragamos numa ignorância política ao longo de alguns séculos” frisou.

- Até um tempo atrás, política dentro da Igreja é coisa do diabo. A ignorância política produzida pelas lideranças evangélicas provocaram uma visão equivocada de política por conta dessa herança do catolicismo romano.

Machado diz que os políticos precisam respeitar mais o povo de Deus e não se envolverem com a massa religiosa com a intenção simples de buscar votos. Para o pastor, hoje a Igreja é considerada economicamente viável para os projetos de objetivos eleitorais, pela facilidade de concentração que o sistema evangélico permite.

- Ai onde mora o perigo! – Ressalta Machado.

- Algumas pessoas tiram proveitos disso. Se envolvendo com a massa religiosa, porque a concentração de religiosos é maior e através de direcionamento das ações pastorais, eles estão mais voltados a seguir as orientações de seus lideres.

Na opinião do líder, a Igreja precisa estar vigilante e não se encantar tanto com as pessoas mais extrovertidas, com facilidade de comunicação, que se apresentam como verdadeiros representantes do povo evangélico.

- O poder cega a mente , adverte.

– Os escândalos são praticados por pessoas de qualidades morais deformadas. Eles deveriam associar esse entendimento religioso adquirido para produzir uma sociedade mais justa, mas pelo contrário, se tornam injustos, iníquos participando do mesmo balaio da corrupção que acontece na política.

Machado defende a conscientização política entre os cristãos, porque em sua opinião, a política será sempre uma caixinha de surpresas que vai continuar apresentando essas pessoas que tem esse poder, que recebe a confiança de um grupo, como representante da classe evangélica, “e que ao chegar lá, se depara com os ‘esquemas’ diferentes da fé cristã”, ressalta.

Mas ele também falou do que chama da banda boa da política, homens de Deus que em Brasília, tem sido responsáveis pela obstrução de projetos de leis que viriam agredir a própria vida. Citando temas como o aborto, a discussão do inicio da vida, o casamento de homossexuais, Machado falou da ética na política.

-A sociedade gay diz que a Igreja é homofóbica. A Igreja não é homofóbica. Homofobia é ódio, é uma doença, é uma aversão a pessoa humana. A homofobia não é prática da igreja, aversão contra o homossexualismo é diferente do que seria a aversão contra o homossexual. Aversão contra o homossexual é discriminação, a aversão contra o homossexualismo é um princípio ético – explicou o Pastor.

Revelando detalhes do manifesto assinado pela associação de pastores e levado ao conhecimento do governador Binho Marques, Machado lembrou da pregação que fez ao governador.

- Citei ao governador a lei defendida pelos homossexuais que está pegando carona na lei de discriminação racial que prevê a supressão de textos de toda literatura que faça apologia contra o homossexualismo, mostrando a ele diversos trechos na bíblia sagrada que condenam essa pratica. Dei o exemplo de que se em uma pregação em um culto publico o pregador fizer menção de algum desses textos e por ventura tiver algum homossexual presente ao culto que se sentir ofendido pela citação, poderia esse ofendido representar criminalmente contra o pastor e a igreja, cabendo pena de multa, prisão e outras situações constrangedoras. Isso é mordaça. Ele imediatamente assumiu o compromisso de não sancionar a lei. O Moisés na hora, ligou para o governador e disse que não imaginava que a coisa iria tomar essa proporção – declarou.

Os projetos que tramitam no Congresso Nacional representam o que Machado chama de fragilidade do futuro. Ele lembrou da defesa que o Partido Verde (PV) faz à liberação da Maconha e disse que Mangabeira ajuda a produzir um mal maior do que o álcool.

- A escola produz a cultura, a família a moral. Uma vez aprovados esses projetos seria como se a escola interferisse nos princípios morais da família. Ensinar a sexualidade para pessoas com 7 anos de idade, por exemplo, é a degradação moral de nossa sociedade.

Finalizando, Machado disse que as pessoas que abraçam a carreira política precisam defender o ideais honestos e que o povo evangélico precisa estar atento aos políticos de direita e os de esquerda.

- A política vista no plano espiritual se apresenta de dois lados, o lado bom e lado ruim. Deus representa o lado bom, tudo aquilo que ele produziu é o lado bom. Isso representa o lado direito, a política boa. Satanás foi lá, no Éden e minou o lado bom. Isso representa a política má, a de esquerda. A política humana está divida em esquerda e direita. Tudo aquilo que está representando os ideais que vão contra os princípios morais eles são representando por políticos de esquerda. Quando você pega a lista de deputados que são a favor desses projetos, eles são de esquerda. A Igreja precisa ser o pino da balança.

Machado trabalha essa conscientização para o povo de Deus. Aos 56 anos, mesmo sofrendo as pressões por ser um homem critico, ele diz que não é de oposição, mas um homem que tem princípios. Para ele, dentro da esquerda tem políticos com ideais de direita, trabalhado por Deus para ser o pino da balança, “para não deixar a coisa degringolar de uma vez”, concluiu.
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas

A pedra que falta

Um dos grandes monumentos da cidade de Kyoto é um jardim zen, uma superfície de areia com 15 rochas. O jardim original tinha 16 rochas. Conta a lenda que, assim que o jardineiro terminou sua obra, chamou o imperador para contemplá-la.

“Magnífico”, disse o imperador. “É o mais lindo do Japão. E esta é a mais bela rocha do jardim”.

Imediatamente o jardineiro tirou do jardim a pedra que o imperador tanto apreciara, e jogou-a fora.

“Agora o jardim está perfeito”, disse para o imperador. “Não existe nada que se sobressaia, e ele pode ser visto em toda a sua harmonia. Um jardim, como a vida, precisa ser visto na sua totalidade. Se nos detivermos na beleza de um detalhe, todo o resto parecerá feio”.

Vaticano quis abafar escândalos de pedofilia, sugere documento da Reuters, e Boston (EUA)

Um documento dos arquivos da Arquidiocese de Boston (EUA) indica que o Vaticano preferiu evitar escândalos a zelar pela segurança de crianças ameaçadas por padres pedófilos, disseram pessoas críticas à Igreja Católica ontem.

O documento, um dos vários papéis da diocese divulgados na semana passada por ordem da Justiça, indicava que o papa João Paulo 2º aconselhou que um padre com um histórico de molestar garotos deveria deixar a área onde sua "condição" era conhecida ou continuar ali contanto que isso não provocasse nenhum escândalo.
Segundo Joseph Gallagher, co-fundador da Coalizão de Católicos e Sobreviventes, o documento chamava atenção para a política do Vaticano de colocar sua imagem sempre à frente do bem-estar das crianças.

"Isso explicaria por que outros bispos fizeram o mesmo que o cardeal Law (Bernard Law, dirigente da Arquidiocese de Boston, acusado de ter acobertado padres pedófilos). Eles transferiram os agressores de paróquia para paróquia sem avisar os fiéis", declarou.

O documento de 25 de maio de 1999 é uma tradução de uma ordem do papa sobre a transferência de Robert Burns, um pedófilo condenado, para uma outra paróquia. Donna Morrissey, uma porta-voz da Arquidiocese de Boston, disse que não poderia fazer comentários sobre casos analisados pela Justiça.

Autoridades da Embaixada do Vaticano em Washington não foram encontradas para se manifestar.


"Não provoquem escândalo"
O arquivo sobre Burns continha não apenas detalhes assustadores sobre o comportamento dele, mas também revelava que Law havia informado o Vaticano sobre a transferência do padre, apesar de saber da "inclinação" dele de molestar garotos.

Na ordem de 1999 para tirar a batina de Burns, o papa diz que o ex-padre "deveria viver afastado dos locais onde sua situação anterior era conhecida". O papa também afirma que os superiores do acusado poderiam obrigar Burns a abandonar as áreas onde era conhecido. Segundo João Paulo 2º, porém, esses superiores "estão dispensados dessa cláusula do decreto se for concluído que a presença do suplicante não provocará escândalos".

Roderick MacLeish, um advogado de Boston que na semana passada divulgou o arquivo da arquidiocese sobre Burns junto com outros arquivos de padres acusados, disse que a ordem era notável não apenas por ser relativamente recente, mas por fazer uso da palavra "escândalo".
"Esse documento diz que ele deveria ser removido para um outro local onde as pessoas não soubessem nada sobre ele. Isso só não aconteceria se o bispo ou o cardeal da arquidiocese achassem que a permanência dele não causaria escândalos", afirmou. "E as crianças?"

Aviso
Segundo MacLeish, esses documentos ajudavam a comprovar a principal acusação feita pelas vítimas de abuso sexual contra a Igreja Católica: de que os padres acusados de pedofilia foram transferidos sem que os fiéis fossem avisados do perigo que corriam.
A ordem do papa foi uma resposta a um comunicado de Law informando sobre a transferência de Burns mesmo depois de um centro de tratamento para padres com problemas ter dito que o religioso não deveria ser colocado em um cargo no qual tivesse contato com crianças.

"Essa propensão era conhecida das autoridades da arquidiocese, mas foi descartada em favor da garantia solene do padre Burns de que conseguiria controlar seus impulsos", afirmou o comunicado do cardeal.
Na época do comunicado, a arquidiocese afirmou que sabia de ao menos seis garotos supostamente molestados por Burns em Boston entre 1982 e 1991.

O padre já havia sido transferido para Boston devido a problemas do tipo. Burns confessou em 1996, em um processo criminal, ser culpado de ter molestado dois garotos em New Hampshire. O réu foi condenado a duas penas consecutivas de quatro e oito anos de prisão.
Fonte: Reuters, e Boston (EUA)

Piada do Dia

SE VOCÊ ACHA QUE UM ZERO ANTES NÃO VALE NADA, VEJA ESTA !!!
Uma mulher, executiva de uma grande empresa, faz a sua primeira viagem de negócios ao Rio de Janeiro. À noite, sentiu-se sozinha e com uma sensação de liberdade que nunca havia sentido antes..

Decidiu chamar uma dessas "empresas de acompanhantes", cujos folders de propaganda estão nas mesas dos quartos de todos os hotéis nas grandes cidades. Localizou, sem dificuldade, um que oferecia serviço masculino, denominado "ferótico". Com o encarte nas mãos molhadas de suor pela expectativa discou o número marcado.

- Alô! atendeu uma voz masculina marcadamente sensual.

- Alô. Eu preciso de uma massagem... Não, espera ! Na realidade o que eu quero é SEXO! Uma grande e duradoura sessão de sexo, mas tem de ser agora! Estou falando sério! Quero que dure a noite inteira! Estou disposta a fazer de tudo, participar de todas as fantasias que vocês inventarem. Traga tudo o que tiver de acessórios, algemas, chicotes, consolos, pomadas, vibradores, e quero ficar a noite inteira fazendo de tudo! Vamos começar passando geléia no corpo um do outro, depois quero que você me grude na parede... estou disposta a fazer de tudo e topo todas as posições: frango assado, rã com câimbra, canguru perneta, folhinha-verde, vaca atolada, saquinho de chá, helicóptero... Ou tu tens alguma idéia mais tesuda? O que tu achas?!
- Bem, na verdade me parece fantástico. Mas aqui é da portaria do hotel... Para chamadas externas a senhora precisa discar o zero primeiro...