Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vaticano quis abafar escândalos de pedofilia, sugere documento da Reuters, e Boston (EUA)

Um documento dos arquivos da Arquidiocese de Boston (EUA) indica que o Vaticano preferiu evitar escândalos a zelar pela segurança de crianças ameaçadas por padres pedófilos, disseram pessoas críticas à Igreja Católica ontem.

O documento, um dos vários papéis da diocese divulgados na semana passada por ordem da Justiça, indicava que o papa João Paulo 2º aconselhou que um padre com um histórico de molestar garotos deveria deixar a área onde sua "condição" era conhecida ou continuar ali contanto que isso não provocasse nenhum escândalo.
Segundo Joseph Gallagher, co-fundador da Coalizão de Católicos e Sobreviventes, o documento chamava atenção para a política do Vaticano de colocar sua imagem sempre à frente do bem-estar das crianças.

"Isso explicaria por que outros bispos fizeram o mesmo que o cardeal Law (Bernard Law, dirigente da Arquidiocese de Boston, acusado de ter acobertado padres pedófilos). Eles transferiram os agressores de paróquia para paróquia sem avisar os fiéis", declarou.

O documento de 25 de maio de 1999 é uma tradução de uma ordem do papa sobre a transferência de Robert Burns, um pedófilo condenado, para uma outra paróquia. Donna Morrissey, uma porta-voz da Arquidiocese de Boston, disse que não poderia fazer comentários sobre casos analisados pela Justiça.

Autoridades da Embaixada do Vaticano em Washington não foram encontradas para se manifestar.


"Não provoquem escândalo"
O arquivo sobre Burns continha não apenas detalhes assustadores sobre o comportamento dele, mas também revelava que Law havia informado o Vaticano sobre a transferência do padre, apesar de saber da "inclinação" dele de molestar garotos.

Na ordem de 1999 para tirar a batina de Burns, o papa diz que o ex-padre "deveria viver afastado dos locais onde sua situação anterior era conhecida". O papa também afirma que os superiores do acusado poderiam obrigar Burns a abandonar as áreas onde era conhecido. Segundo João Paulo 2º, porém, esses superiores "estão dispensados dessa cláusula do decreto se for concluído que a presença do suplicante não provocará escândalos".

Roderick MacLeish, um advogado de Boston que na semana passada divulgou o arquivo da arquidiocese sobre Burns junto com outros arquivos de padres acusados, disse que a ordem era notável não apenas por ser relativamente recente, mas por fazer uso da palavra "escândalo".
"Esse documento diz que ele deveria ser removido para um outro local onde as pessoas não soubessem nada sobre ele. Isso só não aconteceria se o bispo ou o cardeal da arquidiocese achassem que a permanência dele não causaria escândalos", afirmou. "E as crianças?"

Aviso
Segundo MacLeish, esses documentos ajudavam a comprovar a principal acusação feita pelas vítimas de abuso sexual contra a Igreja Católica: de que os padres acusados de pedofilia foram transferidos sem que os fiéis fossem avisados do perigo que corriam.
A ordem do papa foi uma resposta a um comunicado de Law informando sobre a transferência de Burns mesmo depois de um centro de tratamento para padres com problemas ter dito que o religioso não deveria ser colocado em um cargo no qual tivesse contato com crianças.

"Essa propensão era conhecida das autoridades da arquidiocese, mas foi descartada em favor da garantia solene do padre Burns de que conseguiria controlar seus impulsos", afirmou o comunicado do cardeal.
Na época do comunicado, a arquidiocese afirmou que sabia de ao menos seis garotos supostamente molestados por Burns em Boston entre 1982 e 1991.

O padre já havia sido transferido para Boston devido a problemas do tipo. Burns confessou em 1996, em um processo criminal, ser culpado de ter molestado dois garotos em New Hampshire. O réu foi condenado a duas penas consecutivas de quatro e oito anos de prisão.
Fonte: Reuters, e Boston (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News