Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Opinião do Dia

"Sonhe com o que você quiser sonhar.
Vá aonde quiser ir.
Esteja aonde quiser.
Porque você só tem uma única vida e uma única chance de fazer todas as coisas que quiser fazer."

Minhas Esquisitices

Quem me conhece profundamente ou que pelo menos teve a chance de conviver comigo, acaba descobrindo que tenho algumas estranhices no minimo engraçadas:comer pipoca com pimenta,escrever quase semi-nu,tomar banho de chuva, Caminhar de madrugada, Sair para comprar pão de pijama, Colecionar frases de banheiro... ops... essa é demais.... Sou viciado em frases de banheiros, não posso ver uma engraçada que já copio e arquivo no meu PC.

Durante essa minha vaga experiência em entrar em banheiros de repartições públicas,banheiros públicos, principalmente aqueles dos colégio, Rodoviária,igrejas percebi que em quase todos os banheiros há algo escrito, geralmente essas frases se concentram nas portas, e penso eu, devem ser escritas durante aqueles momentos de intensa concentração, se é que vocês me entendem.

O fato é que se encontra de tudo um pouco nas portas dos banheiros da vida, as frases vão de ofensas a denuncias que logo viram fofoca no colégio inteiro, é possível ver trechos de poesias de Fernando Pessoa, Drumond, Shakespeare e por aí vai, fora os verdadeiros filósofos existentes e que ainda não foram descobertos, uns anos atrás vi uma dessas frases e pouco depois percebi que eu mesmo a escrevi no meu caderno, mas isso foi no tempo em que eu também escrevia nas paredes e portas de banheiros públicos. Enfim, a frase era: "As lembranças são como a escuridão, quando uma luz se acende ela se afasta, mas não deixa de existir".

Eu sei, eu sei, eu sei, essa é mais uma daquelas frases típicas de quando se está atravessando a adolescência com alguns traumas a mais, mas foi assim mesmo que atravessei toda a minha vida até a pouco tempo.

Acabei me viciando em colecionar estas frases,antes andava até com caneta e papel no bolso,hoje escrevo em mensagens no meu celular,mas vamos ver algumas filosoficas,comicas, romanticas ou de amizade tem muita frase bizarra também, e até ofensivas. Confira as que escolhi para este momento:

- Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve Superman.
- Otimistas são pessimistas mal informados.
- Porque mijas fora se cagas dentro?! Ou tens o pau torto ou o cú fora do centro!
- Aqui neste lugar de meditação. Eu sinto uma inspiração profunda. Quando a m.... bate na água,e a água bate na bun....
- Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em três segundos.
- Se você é capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem pôr a culpa .
- Cante cagando para que a bos... saia dançando
- Cagar é a lei do mundo... Cagar é a lei do universo... Cague Filho da P...Pois cagando eu fiz esse verso...
- Virgindade é coisa que dá e passa!
- A infidelidade e a devolução de um cheque resultam ambas da mesma coisa: falta de cobertura.
- Merda não é tinta e dedo não é pincel, quando for ao banheiro leve papel.
- Sexo é como um jogo de cartas: se você não tiver um bom parceiro, é bom ter uma boa mão.
- La fora você pode ser o cara mas aqui você nao passa de um cagao.
- O café excessivamente quente, em copo de plástico, reduz em dois terços a potência sexual do homem: 1º queima os dedos; 2º queima a língua.
- Feliz é o dono de sex shop que pode dizer: Pegue suas coisas e vá se foder…
- Não adianta balançar...o último pingo sempre é da cueca.
- Eva era tão ciumenta, que todas as noites contava minhas costelas.
- Existem três frases que vão levar sua vida em diante: "Não diga que fui eu", "Já estava assim quando cheguei" e "Oh que boa idéia chefe.
- Aqui é o lugar onde o coração treme e o valente geme
- Se der vontade de beber nóis bebe, se der vontade de comer nóis come se der vontade de trabalhar nóis dorme e espera a vontade passaR
- Casamento é a única instituição onde se conquista a liberdade por mau comportamento.
- Peido é um telegrama que vem vindo do intestino,a visando o chefe cu que o trem bosta ja vem vindo
- A vida é assim, vc se esforça, faz de tudo pra sai perfeito, as vezes se machuca e até grita, + no final n tem otro jeito, acabaem merda!
- Aqui termina a obra de um grande cozinheiro"
- Viajei o mundo inteiro e nunca vi banheiro assim. Nao sei se é eu que cago nele
ou se é ele que caga em mim!

Podem até achar meio vulgar essa situação, mas como poderia explicar se gosto do estilo!!! e venham me dizer que vocês nunca leram uma dessas frases por ai,ou na adolescência nunca deram uma canetada numa parede de banheiro...Tá cheiroso!!!

ETA MUNDINHO DIFÍCIL

Não sei se é pessimismo meu, mas acredito que as coisas não estão caminhando assim tão bem pra mim há cerca de um ano. Houve muitos momentos excelentes e maravilhosos, mas de modo geral tudo vai indo aos tropeços. A sorte resolveu dar um tempinho e, como diria meu amigo Clenis, “se eu comprar um circo o anão cresce!”.

Infelizmente em muitas ocasiões acabei percebendo que as pessoas são muito egoístas e não se importam com mais nada e mais ninguém exceto o próprio umbigo. E além de só preocuparem-se consigo mesmas, elas ainda fazem coisas somente no intuito de prejudicar ao próximo.

Estou passando por situações claras de que essa é a realidade atual. Quer ver só?

Nas minhas aventuras pela Admnistração do esteriotipo Vanderley, acabei me ausentando da equipe de uma forma,que fui agredidomoralmente e ferido mortalmente na minha honra e postura profissional.

Como se não bastasse acabei tendo que assegurar meus direitos judicialmente,lá se vai quatro ações judiciais, movidospor minha pessoa contra o município de Xapuri e os responsáveis pelasofensas a mim proferidas. Entre sentenças em primeira instancias, Recursos e Sentença final lá se foram bons dias de trabalho.

Na minha vida pessoal acabei me decepcionando com meus amigos mais proximos, pois acabei descobrindo que o melhor desabafo que se pode fazer épara um gravador digital, depois ouvir tudo,refletir e deletar posteriormente.

Na minha vida sentimental foi um big bang...prefiro nem comentar...

Minha saude, foi um desastre depois de alguns dignótiucos em relação às minhas restrições devido minha diabets acabei,perdendo alguns dias para compromissos médicos,fora a obrigação de deixar de lado algumas coisinhas boas... picanha... cervejinha...meu doce de mamão com castanha...melhor nem lembrar...

Na atuação política... desci na balsa....kkkkkkkkkkkk

E por que eu estou contando isso tudo? Porque eu sou muito honesto. Sempre me esmero em fazer as coisas direito. Bem feitas. Dentro da lei. Pago caro pelo meus erros e espero que as pessoas tenhan a mesma. Por que as pessoas que não são assim são mais bem sucedidas? Minha mãe costuma dizer que sou ingênuo. Talvez eu seja mesmo, pois eu acredito em um mundo melhor. Acredito que se todos fizerem a sua parte a humanidade tem futuro. Sabe aquela musiquinha: “Faça parte. Faça a sua parte, E dê a melhor parte de você.”, então eu faço o melhor que posso. Sei que sou um grão de areia na praia, mas todos podiam fazer também e as coisas progrediriam. Ou não?

Certas vezes me pego pensando que deveria fazer como todo mundo, depois me lembro que meus pais me ensinaram quando eu era criança que não devemos fazer para ninguém o que não queremos que os outros façam para nós. Então, vou continuar honesto, sincero e ingênuo acreditando que um dia as pessoas poderão ver as coisas por outro ângulo: o do outro!

Dificil..né....

Acho que deve ser feito um Plebiscito!!!!

Não aquento mais,as discurssões acerca da discriminilação do aborto, já foi vetado no Projeto de Lei e os meios de comunicação ainda insistem em discutir tal questão se. mas sabem de uma coisa sou totalmente a favor da descriminalização – ou legalização, como queiram – do aborto.

Primeiro porque, a despeito de eu ser católico – ou talvez até por isso – acredito no direito de cada um exercer o livre arbítrio e que somente a Deus cabe julgar o pecado de cada um. Costumo dizer que a minha doutrina religiosa condena o aborto e que eu, provavelmente, não permitiria que um feto originado de mim e gerado por uma mulher,fosse abortado. Porém sou realista. O que dizer da gravidez de uma menina de 16 anos, solteira, estudante, pré-vestibulanda, de família simples, com pais autoritários e sem estrutura financeira? Ela tem – teve ou terá – as mesmas oportunidades de escolher sensatamente sobrea vida que irágerar???? Eu diria que não... E justamente por este motivo não a julgo. Não a condeno. Eu realmente não sei o que é ser ela e estar no lugar dela. By the way, agradeço a Deus por não ser eu a ter que tomar esta decisão.

Segundo porque o Estado é – ou ao menos deveria ser – laico. O Brasil é multi-cultural, multi-étnico e o berço das mais diversas expressões de fé – e mesmo da ausência dela. Por que não respeitar isso?

E terceiro porque é muita hipocrisia dizer que não se faz abortos neste país só porque é ilegal. Quem quer mesmo fazer um aborto encontra um jeito de conseguir. E o faz sem nenhum acompanhamento psicológico ou médico, pelas mãos de um açougueiro qualquer e sujeita a toda sorte de infecções e riscos. Quem não sabe de algum caso de aborto pela nossa cidade,das pilulas de citotex comprados em cobija e fazem o maior sucesso nas noites Xapurienses???

Alguns podem até me condenar por estar expondo tal opinião, mas tenho algumas “verdades” de caráter estritamente pessoal sobre o assunto.

Diferentemente da maioria, por exemplo, acho que a decisão sobre o assunto cabe única e exclusivamente à gestante. No fim das contas o filho será dela, o ônus será dela e as renúncias serão dela. Sim porque quando os “pais” cismam, vão embora no dia seguinte sem olhar para trás e quem é que fica com o rebento? Naturalmente a moça – ou a mãe da moça – mas certamente eles não levam os bebês junto com eles ao partir. Então eu pergunto: questionar o pai quanto ao aborto para quê, exatamente?
Vejam as mães solteiras. Elas é que não vão para as festas, elas é que levam ao médico, elas é que buscam na escola e são elas que se viram para fazer e acontecer todos os dias. Por que não dar a elas a oportunidade de escolher se é mesmo esta vida que querem para si? Eita achoque soou muito feminista essa opinião...mas vamos deixar como estar...

Sempre que converso com alguém sobre o assunto digo que até que o projeto de bebê se torne um bebê de fato – ou ao menos até que ele possa (sobre)viver sozinho – ele nada mais é do que um apêndice do corpo da mãe. recentemente Li uma matéria sobre o assunto, onde um genecologista Explicava que entre outras coisas, de forma bastante científica exatamente o que eu disse logo acima. A-DO-REI!

A favor da minha opinião faço uso de exemplos práticos a fim de provar o meu ponto de vista. Para a pauta em questão utilizo-me de dois exemplos bastante simples:
a. Digamos, por hipótese, que uma mulher com 8 semanas de gestação sofre um infarto agudo do miocárdio e morre. O que acontece com o feto? Obviamente morrerá também posto que ele não tem a mínina possibilidade de sobreviver sozinho.
b. Consideremos, hipoteticamente, uma mulher grávida de 10 semanas. Determinado dia ela sai para trabalhar, é atropelada e morre. A pessoa que lhe tirou a vida responderá por crime de duplo homicídio? Não. Se alguém atropelar e matar uma gestante ele responderá por crime de homicídio culposo – por ter matado a mãe – sem qualquer prejuízo pela morte o nascituro. Estranho ser crime quando a mãe "mata" o feto e não o ser se a morte for provocada por outrem, não?

O fato é que sem o corpo da mãe a tal vida não se mantém. Os defensores das leis anti-aborto habitualmente fazem uso da Constituição Federal para basear seu argumento: é garantido a todo brasileiro o direito à vida. Pois bem, vou utilizar da mesma Constituição Federal para argumentar: é garantido a todo brasileiro o direito à liberdade. Por que então não garantir para a “futura mamãe” a liberdade de decidir o próprio destino? Dar a ela o amparo psicológico e médico para escolher. Dar a ela a chance de não morrer em uma clínica clandestina.

Respeito aqueles que possuem opiniões contrárias a minha, mas não posso deixar de dizer que os considero demasiadamente hipócritas. E justifico: quantos engravidaram adolescentes? Quantos passam necessidade e não têm o que dar para comer aos filhos? Quantos geraram filhos deficientes sem ter condições de ampará-lo? Talvez alguns, mas certamente não são os 65% da população que se declara contra a legalização - dado apontado na última pesquisa de opinião sobre o assunto. É muito fácil falar quando a pimenta cai nos olhos dos outros. É fácil decidir quando o problema é no vizinho e não na própria casa. É fácil escolher quando a suposição é distante da realidade.

Gostaria de ver tal discursão nas urnas. Gostaria de ver cada brasileiro fazer valer o seu direito de voto. Ainda que o “SIM” perdesse e que a lei se mantivesse tal como está. Porque o que eu queria mesmo era poder ver um debate aberto, em rede nacional de rádio e TV, dando informação porque independentemente do resultado, o que o Brasil precisa é de conscientização. Hoje se fala de forma tendenciosa e distorcida. Extremista para os que são pró e também para os que são contra. Todo extremismo é maléfico. O Osama Bin Laden hoje é um terrorista, mas ele começou lutando por uma causa e a levou ao extremo...

Em tempo: para os católicos e muito mais para os evangélicos fervorosos de plantão vai um trechinho importantíssimo que foi publicado numa matéria da Jornal Folha de São Paulo: “O fato – geralmente ignorado – é que a Igreja considerou, de modo absolutamente explícito e oficial, até meados do século XIX, que o embrião só se torna um ser vivo, e que o aborto só é, portanto, homicídio, a partir do 40º dia depois da concepção – e, para as meninas, a partir do 80º dia. É o que diz São Tomás de Aquino, o teólogo que mais autoridade possui na Igreja Católica; é o que repetem Sixto V e Gregório XIV; é o que ensina o catecismo romano de Pio IV e Pio V. E se a Igreja mudou depois, não é por razões teológicas, mas – como diz Bento XVI – em função do que ela acredita ser afirmado pela ciência moderna.”

Controvérsias???? Estou aberto ao debate.....

Os poderosos roubam, os povos pagam

Escrito por Waldemar Rossi

A imprensa vem nos contemplando com notícias, artigos e entrevistas sobre a crise financeira que abala o mundo capitalista (por acaso tem outro mundo?). Entre tais comentários, duas idéias básicas se opõem: a) trata-se dos estertores do modelo, o capitalismo estaria chegando ao seu fim histórico; b) são crises habituais do sistema, portanto, trata-se de mais uma fase passageira e o capital se recompõe. Claro que existem posições que contemplam parte de cada uma dessas duas visões, relativizando-as. Essas, porém, têm sido bem mais escassas.

Entretanto, o que deveria merecer maiores comentários dos analistas, pelo ponto de vista do interesse popular, são as saídas que os governantes tentam encontrar para as mega-empresas envolvidas em grandes e espetaculares jogadas financeiras, conscientemente sob riscos enormes. Os grandes enfoques têm sido sobre os mega-empréstimos (ou doações?) que os respectivos Erários Públicos vêm lhes fazendo a fim de evitar suas falências, sem mostrar quem, de fato, estará pagando a conta da bancarrota financeira. Bancarrota que envolve empreiteiras no ramo da construção civil e os grandes bancos que sustentam seus grandes empreendimentos. Este comentário, sobre quem paga a crise, não está aparecendo na mídia, pois não interessa ao capital e nem aos governos a ele vendidos.

O governo alemão, por exemplo, agiu rapidamente para evitar que a Hypo Real State (empresa que faz empréstimos para construtoras erguerem escritórios e hotéis de luxo) entrasse em falência. Concedeu-lhe dois mega-empréstimos: 35 bilhões de euros de início, seguidos de outros 15 bilhões, e que não resolveram a parada. Segundo o Ministro das Finanças alemãs, o empréstimo visa evitar que "o setor bancário entre em colapso". A Espanha está disponibilizando mais de 20 bilhões de euros; Irlanda, Portugal, Suécia, Islândia e Dinamarca seguem o mesmo caminho. O conjunto dos países da CEE (Comunidade Econômica Européia) já garante cerca de 1,6 trilhão de euros (cerca de 4,8 trilhões de reais). Mas esses administradores do capital não estão anunciando que todo esse dinheiro sai da arrecadação tributária, portanto, dinheiro que sai compulsoriamente do bolso dos seus contribuintes.

E no Brasil, o que vem acontecendo? Como de praxe, o governo negando que haverá socorro aos bancos. Mas também como de praxe, vai tomando medidas para que o dinheiro do orçamento nacional esteja à disposição de empresas que tiverem dificuldades financeiras: menos de uma semana depois de o governo negar a existência de um pacote para minimizar os efeitos da crise bancária internacional no Brasil, o presidente Lula deu ontem carta branca para o Banco Central implementar uma série de medidas para socorrer bancos e empresas com problemas.

Além de fazer leilões de linhas de financiamento em dólar para suprir exportadores, o BC poderá "comprar" carteiras de crédito dos bancos e conceder empréstimos em moeda estrangeira para instituições que precisarem. (caderno dinheiro, Folha S.Paulo, B1– 07/10/08).

É a chamada farra financeira com dinheiro do povo. Durante todos esses anos, o governo brasileiro fez grandes concessões às empresas exportadoras para que seus lucros aumentassem extraordinariamente, assim como remeteu mais de 800 bilhões de reais para os bancos. Enquanto dizia para o povão que era necessário reduzir os gastos do governo para garantir equilíbrio orçamentário, cujos cortes sempre foram efetuados sobre a área do orçamento destinada aos setores sociais e ao desenvolvimento interno – aquele desenvolvimento econômico que se faz sobre os potenciais nacionais e que não fica dependente do humor do capital externo. E o povo vinha pagando caro para que tal política vingasse. A reforma tributária, por exemplo, facilitou a vida das empresas diminuindo seus tributos e jogando o ônus para o povo consumidor, mantendo assim a elevação da arrecadação. Tais empresas acumularam lucros incríveis, enquanto o padrão de vida do povo vem caindo progressivamente.

Agora que aflora mais uma crise do próprio sistema – que muitos analistas dizem ser passageira – nossos governantes tiram mais dinheiro pertencente ao povo para doá-lo aos que se dizem "atingidos pela crise". Assim, as áreas que dizem respeito à qualidade de vida da população passarão por novos cortes. Não tinha dinheiro para fazer a constitucional reforma agrária, não tinha dinheiro para investir nos carentes setores da saúde e da educação públicas, assim como não tinha para a preservação do meio-ambiente, para o saneamento básico, para a construção das ferrovias nacionais... Mas tem dinheiro DO POVO para entregar de mão beijada aos exploradores do povo.

E o povo desinformado, ou mal informado pela nefasta mídia, vai dando cacife para nossos governantes. São crimes que clamam por justiça!

Waldemar Rossi é metalúrgico aposentado e coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo.