Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 23 de agosto de 2008

TRE disponibiliza processos na internet

Desde o início da semana passada, a Justiça Eleitoral do Acre passou a disponibilizar na sua página da internete também os dados dos processos que tramitam nos cartórios eleitorais, primeira instância da Justiça Eleitoral, que utilizam o Sistema informatizado de Acompanhamento de Documentos e Processos (SADP).

Com a disponibilização na internete dos dados dos processos eleitorais que tramitam na primeira instância, os advogados e demais interessados poderão ainda receber informações dos andamentos processuais automaticamente por e-mail.

Para tanto, basta acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) http://www.tre-ac.gov.br, criar usuário no sistema denominado de SADP Push (na opção processos) e selecionar os processos de seu interesse. Feito isso, na proporção em que os cbartórios lançarem os andamentos processuais, serão enviados avisos automáticos.

Os Estados do Acre, Santa Catarina e Goiás são os três únicos que conseguiram, até o momento, implantar o referido sistema informatizado em todos os cartórios eleitorais.

O primeiro pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que disponibilizasse na internete os dados dos processos que tramitam nos cartórios eleitorais partiu, ainda no ano de 2007, do TRE do Acre e foi seguido de pedidos de outros Tribunais Regionais Eleitorais.

Apesar do sistema já disponibilizar os processos que tramitam nas segunda e terceira instâncias da Justiça Especializada (TRE e TSE, respectivamente), a equipe técnica da Justiça Eleitoral enfrentou vários desafios para que fosse possível disponibilizar na internet, os dados dos processos que tramitam nos cartórios eleitorais.

A novidade não poderia ter chegado à época mais oportuna - período que antecede as eleições municipais, pois, mesmo os processos de registro de candidatura das eleições 2008, já encontram-se disponíveis. Com isso, está garantida maior publicidade aos atos jurídicos, praticados pelas três instâncias da Justiça Eleitoral. (Assessoria)

Vôlei feminino acaba com pecha de amarelão e fatura inédito ouro na China

Meninas do Brasil sobem ao lugar mais alto do pódio em Pequim e conseguem o melhor resultado da história da modalidade em Olimpíadas.
Equipe feminina acabou com desconfiança
A seleção feminina de vôlei afastou em grande estilo a pecha de amarelona que a persegue desde o quarto lugar nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Comandadas por José Roberto Guimarães, as meninas superaram todas as dificuldades e conquistaram uma inédita medalha de ouro nos Jogos de Pequim.

Antes de brilhar na China, a seleção feminina havia conquistado duas medalhas de bronze em Olimpíadas. A primeira delas em Atlanta-1996 e a outra nos Jogos de Sidney, em 2000. Essas duas campanhas foram comandadas por Bernardinho, atual técnico da seleção masculina, com a qual atingiu marcas incríveis.

A primeira vez que o time feminino do vôlei brasileiro participou de uma edição dos Jogos Olímpicos foi em Moscou-1980. Desde então, a equipe não ficou fora mais nenhuma vez. E tem colecionado boas jogadoras, como Ana Moser, Leila, Ana Paula, Fernanda Venturini, entre tantas outras que fizeram sucesso.

O momento do time, porém, não era dos melhores nos últimos anos. Embora tivesse na maioria das fases finais de todas as competições que disputou, os fracasso nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e no Pan-Americano do Rio de Janeiro, no ano passado, colocaram uma nuvem de desconfiança sobre o time de Zé Roberto.

A equipe chegou como uma das favoritas ao ouro na Grécia. Porém, na semifinal contra a Rússia perdeu de maneira incrível. As brasileiras tiveram a chance de matar o jogo em sete match points, mas permitiu que as russas reagissem e conquistassem a vaga na decisão do primeiro lugar, algo que seria inédito para o Brasil.

Na disputa pelo bronze, contra a arqui-rival Cuba, o time foi apático e terminou os Jogos com um decepcionante quarto lugar. Já no Pan-Americano, o encontro com as cubanas foi na decisão. E uma derrota por 3 sets a 2 decretou o tropeço em casa.