Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Xapuri já não tem o brilho de outrora

Fórom de Educação Étnico Racial do Estado do Acre

Aconteceu na ultima quarta-feira 27/07 em Xapuri encontro com Professores e Lideranças locais, para discutir a implantação do Fórum de Educação Étnico Racial do Estado do Acre e por consequência a instalação do Primeiro Fórum Municipal para discutir a temática.

Apesar do reduzido público devido a falta de divulgação, o evento produziu bons direcionamentos, destacando o Sinteac de Xapuri como responsável pela articulação das instituições municipais e responsáveis pela instalação do Fórum Municipal.

A professora Almerinda Cunha que é a responsável a nível de Estado pelas discussões coordenando várias entidades e movimentos enfatizou bastante as politicas afirmativas existentes no Brasil, dando ênfase maior ao combate ao racismo através da lei 10.639/2003 e a implementação do Plano Nacional de Saúde da população Negra no Acre.

O encontro em Xapuri é a continuação de eventos como O dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha que foi comemorado no Acre, reunindo várias Mulheres Negras e alguns homens que também defendem os direitos e emancipação do povo negro. Foram realizadas homenagens e mesas temáticas: Políticas Públicas para as Mulheres Negras, Saúde da População Negra e Políticas de Promoção da Igualdade Racial

O Evento em Rio Branco contou com a presença de entidades : FPEER/Ac; CUT, SINTEAC, Associação de Mulheres do 2º Distrito; Instituto Ecumênico, SINTEAC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bujari. Prefeitura de Porto Acre. COMULHER, SEPMULHER, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Federação de Xadrez do Acre, SINDOMESTICO,, Partido dos Trabalhadores, Vereador Gabriel Fornek e o Sr. Abrahim Farrah.

O evento destacou principalmente a necessidade de organização das Mulheres Negras que sempre lutaram por justiça social e equidade no tratamento. O Acesso aos bens e serviços públicos ainda não alcançou os Negros.

Xapuri registra tentativa de homicídio e um suicídio em menos de 48 horas

Suicídio na zona rural de Xapuri
Por: Joseni Oliveira
O jovem Valderir Nunes Alves, trabalhador rural de 19 anos de idade, foi encontrado morto na tarde da última segunda-feira, 25, por familiares em sua residência localizada no Seringal Independência, Colocação Buraco, com um tiro de espingarda na altura do peito esquerdo.

Depois que a policia foi acionada, uma equipe de policiais civis, investigadores e peritos do Instituto Médico Legal (IML), viajaram até o local num percurso que de acordo com os próprios policiais durou duas horas de carro e mais uma hora e meia a pé.

De acordo com a perícia feita ainda no local, foi constatado realmente que o trabalhador rural tirou a própria vida, cometendo suicídio. Informações da policia que ouviram amigos e familiares da vítima dão conta de que “ele estava separado da esposa há alguns dias e, por isso, vinha sofrendo bastante, triste e cabisbaixo pelos cantos”.

A equipe de policias e peritos do IML chegou à cidade com o corpo da vítima por volta das duas horas da madrugada de terça-feira, 26. O corpo foi levado pra Rio Branco logo em seguida para a realização do exame cadavérico e foi liberado hoje, 27, para o sepultamento.

Tentativa de homicídio em Xapuri: Mulher estava na hora e no lugar errado
Por: Joseni Oliveira
Na noite do último sábado, 23, uma tentativa de homicídio foi registrada pela PM próximo ao quilômetro 10 da estrada da borracha, perto da Escola São Miguel. A policia não divulgou o nome nem do autor da tentativa de homicídio e nem da vítima.

Testemunhas relataram que os dois estavam em uma bebedeira quando se desentenderam. Um deles foi em casa e voltou de posse de uma espingarda. O curioso é que a outra pessoa não estava mais no local, sendo que com muita raiva, a pessoa que estava de posse da espingarda disparou um tiro em uma senhora que não tinha nada haver com o caso.

Rapidamente a policia foi acionada e prendeu em flagrante o autor do disparo que responderá por tentativa de homicídio. A senhora que recebeu o disparo da espingarda foi encaminhada a Rio Branco e seu estado de saúde é estável.

II Conferência Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)

Recebi com muita alegria email do amigo Germano Marino que é o Presidente da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), dando conta de que o Governador do Estado do Acre, Tião Viana, lançou no dia 20 de Julho de 2011, no Diário Oficial, o Decreto N° 2.274 de 18 de Julho de 2011, convocando a II Conferência Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), com o tema “Por um Acre livre da pobreza e discriminação: Promovendo a cidadania LGBT, a realizar-se nos dias 25 e 26 de Outubro de 2011, e as etapas regionais no período de 01 de julho a 31 de agosto de 2011.

Juntos Sociedade Civil, Governo Estadual, Prefeituras e parceiros, terão a missão de avaliar e implementar o I Plano Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à pobreza e discriminação promovendo os direitos humanos e cidadania da população LGBT no Acre.

Segundo informações o Governo pretende até o dia 31 de Agosto de 2011, realizar 04 Conferências Regionais, nos municípios de Brasiléia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Para tanto será necessário o esforço de colaboradores que se sensibilizam com a caua LGBT, para que possam de fato e de direito levar cidadania, informação para ajudar na melhoria na qualidade de vida de milhares de LGBT´s em todo o Estado do Acre

Germano ainda lança o convite para que no decorrer deste período participem das atividades de instalação da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual LGBT, bem como na elaboração dos materiais necessários para a realização das atividades e das discussões para o aprofundamento das políticas publicas para LGBT´s.

Lição de Vida

Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.

"Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo!", o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.

"Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet , celular , televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ....," - fez uma pausa para tomar outro gole
de cerveja.

O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse:

- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens porque estávamos ocupados em inventá-las. E você, um bostinha de merda arrogante dos dias de hoje, o que está fazendo para a próxima geração?

Foi aplaudido de pé !