Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Imagem do dia!!!

Em minhas garimpagen pela net, acabei encontrando o panfleto eleitoral da década de 80 de Marina e Chico, na Revista Rolling Stones...

Coisas da Política Acreana!!!!

Osmarindo Último Guerreiro da Floresta

Estive ontem presente em mais uma palestra do Seringueiro e aguerrido Osmarindo que já se tornou no Acre figura peculiar de resistência à projetos que contrariam a filosofia dos primeiros movimentos sindicais do Estado, Osmarindo Amâncio é uma daquelas pessoas que humilde de coração e alma, jamais deixou suas raizes com a floresta, já que até hoje reside no "mato", durante muitos anos foi braço direito do Partido dos Trabalhadores na sua luta de agremiação de votos, porém atualmente é considerado como persona non grata, já que critica abertamente e ao público os projetos e o desenrolar dos programas federais, estaduais e municipais. sua trajetória de luta é invejável o quão é invejável a sua compreensão de mundo, em suma é uma das liderenças que assumiram a luta após a morte de Chico Mendes e Wilson Pinheiro, porém assim como exemplos xapurienses entre os quais podemos citar o nosso aigo Raimundo Barros "Raimundão" jamais perdeu o lado de luta verdadeira em defesa do homem da floresta.

Interessante que Osmarino é o principal articulador de um movimento entre os sindicatos rurais de Brasiléia e de Xapuri que se negam a permitir que madeireiros atuem dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. Árduo critico do modelo de desenvolvimento sustentável e do conceito de Florestania pregado no Acre, sempre que tem a oportunidade dispara a metralhadora de idéias contrárias ao manejo florestal e outras atividades que segundo o mesmo empobrecem sobremaneira o seringueiro e não oportuniza o real desenvolvimento dos mesmos de forma digna.

Na sua trajetória de luta erm defesa dos territórios dos seringueiros, Osmarino diferencia e muito aos petistas que fizeram carreira eleitoral após o assassinado de Mendes, já que sempre foi uma das poucas vozes a distoar contrariamente à Lei de Florestas Públicas e a chantagem das concessões florestais. Recentemente, anunciou que tentaria organizar "empates" contra a "exploração manejada" de madeira do Governo petista.

Ontem em sua palestra vi o quanto ele contraria a política ambiental instalada atualmente e corre o risco de ter o mesmo fim que seus companheiros de luta... o cemintério...

Não que eu concorde com tudo que ele fala, mas suas idéias é o sonho de qualquer pesquisador que queira debruçar sobre um Varal de Novas Idéias, idéias estas que de fato pertencem a um homem sofrido e que viveu e continua vivendo a experiência da verdadeira luta sindical em defesa dos Povos da Floresta...

Veja um pequeno trecho da abordagem sutil de Osmarino...

Cobrança Pública!!!!

Recebi na manhã de hoje um telefonema de um cidadão xapuriense, preocupado com o desenrolar do caso de assédio sexual ocorrido segundo denuncia do Ministério Público na Sede da Delegacia de Policia de Xapuri e devidamente noticiado pelo Blog XAPURI AGORA http://raimari.blogspot.com/2009/12/denuncia-de-abuso-na-delegacia-de.html, já que segundo o autor do telefonema a morosidade com que o caso vem sendo apurado demonstra que tudo terminará em pizza.

Usando as palavras da pessoa que me ligou indago a quem de direito for o caso....
A agilidade com que costumeriamente vemos os casos sendo elucidados e os culpados sendo devidamente encaminhados ao Presidio Estadual, não vale para esse caso também?
A mesma truculência vista em muitas ações da Policia de Xapuri também não vale para esse caso?
A Justiça Xapuriense ficará calada diante desse fato?
Cadê o Ministério Público para cobrar agilidade?
Onde estão os Direitos Humanos, tão propagados no Acre?
A Política Nacional de Violência contra a mulher será amordaçada nessa lide?
Não é o caso dos vereadores, dignos representantes do povo cobrar uma resposta condizente com o caso?
Será que está havendo jogo de poder por parte de algumas autoridades em proteger pessoas ligadas ao fato?
O que aconteceu de fato na Delegacia de Xapuri?
Ou será toda essa história mais um conto xapuriense inventado?

Não quero ser o dono da verdade, até por que não falei nada acerca do ocorrido anteriormente porque acredito que esse tipo de denuncia deve ser muito bem investigado, porém jamais podemos ter previlégios a quem quer que seja. Sou sabedor que devido as últimas ações da Policia Xapuriense contra o banditismo e comportamentos insalubres à comunidade xapuriense, muita gente tem ficado P.. da vida, até mesmo por que convenhamos que alguns excessos foram cometidos, porém sinceramente acredito que esses excessos não foram demasiadamente suficientes para macular o trabalho bem feito realizado, porém não podemos deixar de acreditar que provavelmente alguns cidadãos possam querer prejudicar a imagem da policia com denuncias dessa estirpe.

Apenas oque quero, e acredito que a pessoa que me ligou também quer é uma resposta ao fato ocorrido, se é verdade, se não é, quem foi, quem deixou de ser, se já foi arquivado por faltas de provas, ou está conzinhando em banho maria e porque o está?

Novamente endosso que não estou jogando piadinhas, apenas me entrigou, primeiramente a ligação e depois realmente a calmaria do fato...