Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Charge do Dia!!!

Nova Colaboradora do Xapurinews...

A partir dessa semana o Xapurinews contará com a colaboração semanal da colunista Marizete Furbino, com pelo menos 01 artigo por semana, o que vem enriquecer sobremaneira este espaço.

Marizete Furbino tem formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, é Administradora, Consultora de Empresa, Palestrante, Conferencista, Professora Universitária no Vale do Aço - MG, Escritora, Colunista e Articulista com artigos publicados regularmente por mais de 3.000 veículos da mídia digital no Brasil e no exterior, apresentando um índice significativo de visibilidade na internet.

Como Auditora-Financeira, Chefe do Serviço de Controle, Avaliação e Auditoria da Coordenadoria de Assistência à Saúde da SES/MG- Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais, de 1999 a 2006, contribuiu para que o Setor alcançasse o 1º lugar no ranking da Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais no período de 08 anos consecutivos.

Convidada para administrar a Vigilância Epidemiológica da GRS/Cel.Fabriciano-Gerência Regional de Saúde no período de Janeiro/2005 a Janeiro/2007, contribuiu para que o Setor melhorasse sua posição no ranking do Estado de MG, passando do 27º para o 3º lugar no Estado de Minas Gerais em somente 12 meses.

Como Consultora da Secretaria Estadual da Saúde desde Janeiro de 2007, vem prestando assessoria e consultoria, sendo responsável juntamente com toda equipe por 35 municípios pertencentes à jurisdição da GRS/Cel.Fabriciano, contribuindo para articular e promover o desenvolvimento das microrregiões e Saúde.

Iniciou sua carreira como administradora e posteriormente como consultora de empresa. Cresceu profissionalmente na área, e hoje se encontra como Auditora, Consultora, Executiva e Diretora da renomada empresa de Furbino Consulting Group- Auditores e Consultores Associados - Empresa de Auditoria e Consultoria especializada em Capacitações, Auditoria interna e externa, Marketing, Finanças, RH, Empreendedorismo, Gestão Empresarial, Gestão em Desenvolvimento de Negócios, Gestão Pedagógica, Gestão de Processos, Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade, Gestão Patrimonial, Fiscal, Jurídica e Tributária, Gestão Hospitalar, Plano de Carreira, Cargos e Salários.

Encontra-se realizando auditoria e consultoria em diversas empresas prestadoras de serviços, Escolas Técnicas e Universidades em Minas Gerais, em diversos Estados do Brasil e no Exterior.

Como docente, encontra-se lecionando para Escolas Técnicas e Universidades no Vale do Aço/MG.

Devido sua vasta formação acadêmica e experiência profissional ministra palestras com temas variados. Atualmente têm sido muito requisitada para realizar abertura e fechamento de Eventos, Seminários, Congressos, Conferências, Convenções e Encontros.

Seja Bem Vinda Marizete!!!

Acreano se prostitui no exterior para salvar a mãe do câncer

Em duas semanas, Roberto lembra que conseguiu dinheiro equivalente a um mês de trabalho como garçomEscrito por Brazilian Times.com
A reportagem foi publicada no Brazilian Times A história do acreano de Brasiléia, S. Roberto, 31 anos, se assemelha a dos milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos. Todos chegaram a este país com a ânsia de mudar de vida e ajudar os familiares que ficaram em suas terras de origem. O diferencial é que ele foi preciso seguir a vontade do destino para “salvar sua mãe que estava acometida de um tumor”.

Roberto conta que vive em Cambridge, Massachusetts, há mais de seis anos e que a doença da mãe foi diagnosticada há apenas um ano. “Desde então minha vida mudou radicalmente”, comenta.

Segundo ele, sua mãe que morava no interior do Acre, teve que ser transferida para a capital do estado – Rio Branco – no sentindo de ser assistida de perto por especialistas e melhores equipamentos.

Roberto conta que o tumor atingiu o sistema linfático e mesmo sabendo que se tratava de uma doença terminal, “resolvemos tratar para amenizar a dor de minha mãe e prolongar um pouco mais a sua vida”.

Ele fala que assim que recebeu a notícia, dada por sua irmã, sua decisão foi de ir embora para o Brasil e ficar ao lado de sua mãe. Mas quando ficou sabendo do alto custo de um bom tratamento, ele resolveu ficar e levantar o dinheiro suficiente para custear as despesas.

“Procurei todo tipo de trabalho e cheguei a trabalhar mais de 140 horas em uma semana”, fala acrescentando que seu corpo estava exausto, mas a gana por ajudar a salvar a sua mãe lhe dava forças para continuar.

A prostituição teve início quando um amigo lhe confidenciou que fazia-strip tease A prostituição teve início quando um amigo lhe confidenciou que fazia strip tease em uma de shows para mulheres e gays. Disse que não conseguia muito dinheiro tirando a roupa, mas que fazia programas para aumentar a renda. “Ele me disse que conseguia em média de $500 por dia e me ofereceu um espaço no local para que eu pudesse trabalhar”, conta.

Roberto fala que no início achou a história muito estranha, mas a cada telefonema, a cada conversa com seus familiares no Brasil, a oportunidade de fazer dinheiro dançando ficava mais viva em sua mente. “Até que um dia, resolvi encarar, pois precisava muito ajudar minha mãe e trabalhar como garçom e preparador, além de acabar com meu físico, não rendia o suficiente para o tratamento”, acrescenta.

Após tomar esta decisão, ele foi até o apartamento do amigo, que morava em Everett e lhe informou sobre o que havia resolvido fazer. “Me senti muito estranho ao tirar a roupa pela primeira vez para aquelas pessoas desconhecidas, mas depois fui me acostumando e logo me vi fazendo programas com senhoras com mais de 50 anos de idade”, fala.

Em duas semanas, Roberto lembra que conseguiu dinheiro equivalente a um mês de trabalho como garçom. “O tempo foi passando e logo, a clientela foi aumentando e mesmo sentido nojo de alguns clientes, eu me via obrigado a fazer aquilo, pela minha mãe”, fala ressaltando que um mês após estar na casa já estava transando com homossexuais ricos que lhe pagavam até $800 por uma transa.

“Cada tostão que ganhei enviava para ajudar no tratamento de minha mãe e muitas pessoas devem estar se perguntando por que eu resolvi entrar nesta vida”, fala explicando que ele se viu entre a cruz e o punhal. “Eu precisava de muito dinheiro em pouco tempo, pois queria estar logo ao lado de minha mãe”, comenta.

Roberto fala que sua irmã já o avisou do tempo de vida de sua mãe e que está de passagem marcada para retornar ao Brasil no início de janeiro de 2010. “Infelizmente minha mãezinha não terá muito mais tempo de vida e quero ficar ao lado dela neste resto de vida. Meu sonho de comprar um carro e uma casa foi adiado, pois o mais importante foi manter minha mãe viva até quando Deus permitisse”, fala.

O acreano diz que não se arrepende do que fez e que se fosse preciso fazer tudo de novo para salvar uma pessoa amada, ele faria. “Só peço para as pessoas não me recriminarem por isso”, conclui.

Fonte: Brazilian Times.com

Apesar das chuvas, rios acreanos se mantêm estável nesta terça


O nível do rio Acre continua estável medindo na manhã desta terça-feira, 29 de dezembro, 11 metros e 88 centímetros.

No interior do estado, segundo a Defesa Civil, apesar de muita chuva nas cabeceiras dos principais rios Iaco, em Sena Madureira e no Juruá, em Cruzeiro do Sul, não oferece risco de alagamento para as populações ribeirinhas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em todo o Acre, o tempo vai ser encoberto com chuva. A temperatura deve variar entre a máxima de 33 e mínima de 21 graus.

Da redação - ac24horas

2009, mudaram os parâmetros, mas não as moscas

Escrito por Gabriel Brito
Muito se pode discutir sobre os principais acontecimentos do ano esportivo/político no Brasil neste findo 2009. Também podemos tomar partido em diversas questões candentes dos rumos da área e das decisões e administrações de suas autoridades, certamente muito abaixo do ideal ainda. O que não deixa dúvidas é que este foi um dos mais importantes e badalados anos, com o esporte tomando um lugar de enorme destaque na agenda nacional.

Evidentemente, nada teve mais relevância do que a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, fazendo-nos, nas palavras do presidente Lula, atingir a ‘cidadania internacional’, complementando o combo iniciado no final de 2008, quando o Brasil ganhou de presente e sem concorrência (algo inédito) o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014.

É perda de tempo rediscutir os méritos da candidatura. As três concorrentes perdedoras (Madrid, Tóquio e Chicago), além de se localizarem em países que apóiam de verdade o esporte, desde as bases, possuem estrutura para dar início aos jogos amanhã mesmo, enquanto que o Rio, não se sabe se o fará com competência nem daqui a sete anos.

Não faltou discurso de que desta vez o povo e os poderes fiscalizarão o andamento das obras e demais gastos para os Jogos, sendo inclusive criadas comissões no parlamento e no tribunal de contas para acompanhar mais de perto o processo. Com o lastro da vergonhosa gestão do Pan-americano de 2007 e seu inexistente legado, até Carlos Arthur Nuzman teve seus dias de cordeirinho. Mas já recobrou sua consciência, anunciando em entrevista ao diário Lance que o orçamento dos jogos aumentará.

A mídia obesa, decadente, mas ainda dominante, fez todas as loas possíveis. Aliou-se ao ilusionismo do filme de apresentação da cidade produzido por Fernando Meirelles e relatou uma população eufórica e festeira, a saltitar pelas ruas do país de alegria pela conquista nacional. No entanto, a desconfiança das pessoas é tão indissimulável que realmente houve espaço para o discurso da necessidade de forte fiscalização.

Honrosas exceções posicionaram-se firmemente contra o evento, sem se deixarem levar pela falsa euforia criada pelos interessados não só nos Jogos, como também nos negócios Olímpicos. Basta ver que já começaram alguns polêmicos planos de expropriação em áreas que serão destinadas a receber as competições. Certamente, muita gente pobre será varrida para baixo do tapete da cidade maravilhosa. E pago pra ver todas as obras de melhoria fora do eixo nobre se concretizarem.

De toda forma, é sem dúvida a oportunidade para o salto a ser dado rumo à transformação do país em potência esportiva. É esperar para ver, mas, ao que parece, a prioridade será o esporte de alto rendimento, com vistas a apoiar de forma mais maciça aqueles atletas que tenham chances de medalha. Ou seja, deverão escolher meia dúzia de talentosos por modalidade para turbinarem ao máximo; já o esporte nas escolas, de base, deverá continuar na mesma precariedade, quem sabe com algumas migalhas a mais.

Copa 2014: tudo certo, nada resolvido
Já em relação ao Mundial de futebol, a ser realizado dois anos antes, a coisa anda devagar. Tendo dado no colo o direito de sediar a Copa do Mundo aos canarinhos, agora a Fifa será apresentada às nossas tradições de imprevidência, leniência e muita falta de transparência.

Previstas para ocorrerem até o final deste ano, as licitações que visam contratar a iniciativa privada para as obras dos estádios da Copa foram constantemente adiadas, tendo o país chegado ao final do ano sem nenhum parceiro definido. As reformas, que por ordem da Fifa deveriam ter começado em dezembro, foram remarcadas para março e alguns fatos já levam a crer que tudo ficará por conta de papai-Estado.

O governo do Rio passou a falar em tocar sozinho a reforma de 500 milhões de reais do Maracanã; em Mato Grosso, Blairo Maggi já afirmou que o estado banca a cancha local, sem necessidade de licitações; Amazonas e Brasília caminham no mesmo sentido, sendo duas das mais custosas obras de todas – e sem que se tenha a mínima idéia do que fazer com os estádios após a Copa.

Sendo assim, a promessa do presidente da CBF Ricardo Teixeira, endossada por Lula, de fazer a Copa sem dinheiro público já foi às favas há bastante tempo. Com o caráter centralizador da organização, formada pela mesma camarilha que habita os corredores da confederação e com o mesmo chefe, podemos começar a nos segurar na cadeira.

O pior de tudo é saber que tal estado de coisas tem tudo pra continuar inalterado. Após as duas CPIs que assolaram o futebol nacional no começo da década, Ricardo Teixeira reconquistou o carinho de seus inimigos, e hoje vive aos abraços com o presidente da República. Enquanto os recentes mundiais da França e da Alemanha contaram com Platini e Beckenbauer como símbolos do evento, o Brasil vai de Ricardo Teixeira mesmo.

Futebol feminino
Apesar de brasileira, Marta conseguiu mais uma vez ser eleita a melhor jogadora do mundo, pela quarta vez, todas seguidas, o que a faz a atleta que mais vezes recebeu tal distinção, tanto no masculino como no feminino. Isso mesmo vindo de um país que segue sem qualquer projeto de implantação de um futebol feminino de fato profissionalizado.

Com receitas de 200 milhões por ano, a CBF se comporta como uma grande empresa na hora de gerir a seleção brasileira masculina, que é uma autêntica árvore de dinheiro, jorrando de diversos patrocínios milionários e viagens muito bem recompensadas para enfrentar Estônias e Omãs da vida.

No entanto, torna-se armazém quando justifica que não garante a realização completa de uma terceira divisão por esta custar 5 milhões de reais. Porém, é claro que possui condições de bancar várias, além de providenciar uma grande estrutura para o florescimento do futebol das mulheres. Se não for para isso, de que serve uma confederação esportiva, cujo mote principal nada mais é que organizar e fomentar o esporte em todos os seus níveis? Que sirva de algo emporcalhar a camisa amarela com Vivo, Itaú, Guaraná...

Diante desse apanhado, 2010 parece ser um ano que traz fabulosas incógnitas. Agora sob os olhares do mundo, ávido por grandes empreendimentos e tudo que girará em torno dos eventos, o país terá de mostrar serviço, isto é, ser eficiente e organizado nas tarefas que a comunidade esportiva delegou ao novo eldorado do mundo globalizado.

Gabriel Brito é jornalista.

Financial Times inclui Lula entre 50 maiores da década

O jornal britânico Financial Times publicou hoje uma lista das 50 personalidades mundiais que moldaram a década na política, negócios, economia e cultura. Dentre os escolhidos está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente brasileiro é lembrado como o mais popular da história do País graças a seu "charme e imensa capacidade política", mas afirma que o que faz com que os brasileiros amem seu presidente é a inflação baixa.

O jornal lembra que ele foi habilidoso o suficiente para manter as políticas macroeconômicas herdadas de seu antecessor, além de implementar programas de transferência de renda.

Segundo o Financial Times, sob o governo Lula o Brasil finalmente começou a demonstrar seu enorme potencial a ponto de o Fundo Monetário Internacional (FMI) esperar que a economia brasileira seja uma das cinco maiores do mundo antes de 2020.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

Piada do dia!!!!

Só para me sacanear meu ex-aluno Antonio Carlos me manda a piada abaixo, dizendo que eu vivia falando que não havia piada sobre pofessor de quimica, ele sugeriu que por vingança procurou na net e me encaminhou a que mais gostou, e como não sou sacana divido com meus leitores:
Aula de Química
Um professor de química queria ensinar aos seus alunos do Primeiro Grau os males causados pelas bebidas alcoólicas e elaborou uma experiência que envolvia um copo com água, outro com whisky e dois vermes.
“Agora alunos, atenção !
Observem os vermes”, disse o professor, colocando um deles dentro da água. A criatura nadou agilmente no copo, como se estivesse feliz e brincando. Depois, o mestre colocou o outro verme no segundo copo, contendo whisky. O bicho se contorceu todo, desesperadamente, como se estivesse louco para sair do líquido e depois afundou como uma pedra, absolutamente morto. Satisfeito com os resultados, o professor perguntou aos alunos:
“E então, que lição podemos aprender desta experiência ?
“O pequeno Joãozinho levantou a mão, pedindo para falar, e sabiamente respondeu:
“Beba muito whisky e você nunca terá vermes”