Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo!!!

Ano Novo, Tempo de Renovação!

Renovar é preciso!
O Universo é puro movimento e está em constante renovação.
Na natureza tudo se renova cada instante.
Esta é a lei!
O princípio da renovação obedece a lei natural da vida.
Estamos todos e tudo em constante movimento e mudanças, apesar de existir entre os seres humanos ainda pessoas que são resistentes a mudanças e que se colocam contra as leis da natureza e escolhem permanecerem na estagnação.

A vida é uma via de acesso para o crescimento e evolução das espécies, em especial ao reino Humano, O Universo sempre dispõe de meios que promovem e nos auxiliam no processo de crescimento e evolução.

Situações surgem a todos os instantes provendo oportunidades a todos. Precisamos tomar decisões e termos coragem de ir a luta e parar de esperar a felicidade sem esforços.

Não exigirmos das outras pessoas aquilo que muitas vezes não fazemos. Precisamos deixar de lado as críticas, investirmos sério no nosso trabalho em prol do nosso crescimento e realização para podermos ser felizes e também proporcionarmos felicidade ao mundo, não esquecendo que todas as oportunidades nos são dadas pelo Universo.

Vamos agradecer pela vida e tudo que temos na vida. Tudo Mesmo! Até mesmo as dificuldades e adversidades que se apresentam, mais que nada mais são do que as grandes oportunidades de testarmos o quanto somos capazes.

Ninguém pode avançar em direção ao novo se permanece obstruído, contaminado pelo velho e não se dá chance. Veja a mudança como um degrau a mais na escada que você sobe na vida.

O Tempo não espera por ninguém.

Faça você mesmo o seu tempo, mude enquanto é tempo, pois se você não tomar a decisão alguém em qualquer tempo, ou algum fato ou circunstância poderão manobrar o seu processo e efetuar mudanças e transformações na sua vida.

A responsabilidade perante a vida é individual e intransferível. Você pode e é capaz! Teste-se! Tenha coragem! Escreva você mesmo no livro da sua vida, faça dela uma obra de arte.

Ame sempre sem recompensa! Procure despertar em ideais elevados. Respeite a tudo e a todos independente do que pensam e do que fazem. Pois não nos cabe julgar ninguém, e cada um responderá por sua própria vida diante da Lei da Vida.

Ajude a quem precisa, e tenha sempre uma palavra de ânimo e coragem para teu semelhante. Plante árvores, flores, cuide da natureza, dos animais, dos rios, enfim, respeite o planeta em que vive e que tão generosamente te oferece tudo o que precisas. Não se esqueça você também pode ser um vencedor!!!

Feliz Ano Novo!!!!

Retrospectiva

Mais um ano termina, e a certeza de tudo o que passou, foi apenas aprendizado para esse ano vindouro. Acabamos por perceber que apesar de tantas coisas que fizemos acabamos por descubrir que podíamos ter feito mais. Ter vivido mais os momentos agradáveis, ter aproveitado mais a presença de algumas pessoas queridas que acabaram ao longo desse ano nos deixado neste plano e partindo para um plano superior, ficam a velar por nós, percebemos que as grandes “cagadas” no decorrer de 2008, agora são praticamentes insignificantes, pois de certo nos ensinaram a ser mais previsíveis nas nossas ações.

Apesar do ultimo dia de 2008 ter amanhecido chuvoso – e pretendia eu tirar uma foto do nascer do sol – acabei por ficar até mais tarde na cama, sem nada a fazer, liguei o som – rit selection 80 e 90 – e fiquei a ouvir nostalgicamente as baladas que me embalaram nas noites acreanas, acabei por me lembrar de lugares e pessoas que povoaram a minha vida nessa época.

Quem é da minha idade, ou um pouquinho mais velho, deve lembrar das boates: São Sebastião do Seu Noqueira, a Free Dance, a Metrópole Dance, a Disco Laser, e Eldorado, o Angar 44, a Krypton, e por que não dos forrós Adocica, Piriquitão da Nenen, Recanto do Cipual, Pé na Cova e vai tantos outros. Para os mais chegados a som da pesada que na época não passava de New Kids on the Block, RPM, Titãs, Raul e pérolas do nosso rock e do nosso pop brasileiro, nas festinhas privê , na residência do saudoso Valdemar Argolo, ou ainda da inusitada Socorro. Tempo em que curtição de final de tarde entre amigos era tomar uma raspadilha e depois jogar bola na antiga quadra do Projeto Rondon, aos sábados Grupo de jovens da igreja e depois o mais pesado era tomar um cortezano, uma canelinha, uma caipirinha feita da 61 ou da jamel. Diversão maior era os amigos irem se refrescar, no igarapé fura, no igarapé da Sanacre, no Santa Rosa, no Igarapé do Boro, no açude do Monzar. Nossa que saudade!!!! Dos banhos de chuva, das pedradas nas magueiras carregadas, dos bailes das debutantes, do carnaval no Ponto Chiq, que todos ficavam rodando no salão a noite toda... Ufaaa... vou parar porque senão poderão pensar que sou mais velho do que aparento.

Acabou-se a chuva da manhã, abro a janela e percebo que o céu não está tão belo assim para marcar o ultimo amanhecer de 2008, e impressionante que não havia não havia notado que praticamente embaixo da janela do meu quarto há um exuberante pé de pimenta carregado de pimentas, pasmem, furticolor- vermelhas e amarelas – alegrei-me, pelo menos de mal olhado estou livre. Ao olhar para o canto dou de cara com um observador espreitando-me – o pixiga – um gato preto, que é o dengo da minha mãe, mas que na verdade quem dá todo o carinho sou eu.... bem me parece que o meu dia vai ser bom, pimenta, memórias, gato preto. Toca o meu telefone, alunos que ficaram reprovados, verificando a possibilidade fazer algo.... eitaaaaa.... agora... tarde demais... nos vemos em 2009.

Ainda bem que 2008 está acabando, pouca coisa de boa aconteceu nesse ano, acredito que uma das únicas maravilhas acontecidas no decorrer do ano foi o “BASTA” dado ao Prefeito Vanderlei Viana, nas eleições. Senão vejamos um rápido restrospecto de Xapuri nesse ano: Partiram desta vida amigos como Gustavo Lunardi, José Menezes e entre tanto outros, passei boa parte do primeiro semestre em audiências para cobrar do prefeito aquilo que não condizia com a verdade, passei por dois momentos graves na saúde, vi tristemente o meu município bater o casa de 368 processos entre vara especial cível, criminal e trabalhista, constatei que nenhum projeto para emendas parlamentares ser entregue, me decepcionei amargamente com a área pública, presenciei o poder do dinheiro falar mais alto, vi um julgamento de um crime de 20 anos atrás que não passou de um teatro armado pela galera ecoleba, vi a minha previsão dar certo de que canonizariam um certo líder de Xapuri, já que até velas para pagar “graça recebida” já o fazem, vi falência da saúde no município, a educação totalmente bagunçada. Nossa, que tudo de ruim fique em 2008.

Espero sinceramente que possa em 2009 no seu final, fazer uma lista em que as coisas boas pesem mais do que as más, já que infelizmente não me é possível neste ano.

E Feliz 2009....

Últimas Horas da Administração da Caneta Nervosa

Chega ao fim a Administração mais conturbada que Xapuri já teve, denominada “Pra ver Xapuri Renscer”, que desde os seus primeiros dias causou tumulto, revolta e muitas situações até hoje sem explicações. Entre agressões verbais, físicas, processos por calunia, difamação, injúria, assédio moral, assédio sexual, desrespeito a CLT entre muitos outros, Vanderley Viana de Lima comandou por quatro anos os rumos de Xapuri, altamente controvertido e detentor de uma postura paranóica de sempre pensar que seus assessores estavam lhe traindo, tomando sobre eles ações de desrespeito e baixo calão, termina seu mandato esquecido e com muitas explicações a dar.

Vanderley Viana tem uma trajetória já bastante conhecida na cidade que começa no inicio da década de 80, filho do deputado constituinte Felix Pereira e devidamente apadrinhado pelos maiores nomes da política acreana na época – Nabor Junior e Flaviano Melo – elege-se como vereador mais bem votado para o quadriênio de 81-84, apresentando projetos para época bastante inovadores, como a criação do Museu Casa Branca, transformação de ponto histórico do local de desembarque de Plácido de Castro no inicio da Revolução Acreana, entre outros. Em 1984 pelo bom trabalho desenvolvido e com apoio maciço da esquerda que na época era o PDMB, elege-se Prefeito Municipal, com apoio direto do Governo estadual – Flaviano Melo – realiza inúmeras obras, como construção de quadras, casas populares, pavimentação de ruas, escolas, postos de saúde na Zona rural, porém o seu temperamento, lhe causa sérios problemas, já que entre agressões a funcionários, agressão a militantes sindicais, entre eles o atual Governador do Acre – Arnóbio Marques – que “apanhou” em frente a prefeitura em 1987 por estar liderando um grupo de grevistas da educação, e como na época quem mandava era o prefeito ainda foi detido, e denuncias de desvio de recursos acaba por encerrar seu mandato praticamente sem muita coisa a fazer, no ultimo ano de seu mandato se envolve inclusive em mal entendido de fogos no dia do assassinato de Chico Mendes, que até hoje não está devidamente explicado.

Durante a década de 90, com problemas de ordem pessoal com a justiça, tenta se candidatar a prefeito e um grupo político impede juridicamente, tenta candidatar-se À deputado estadual e não consegue se eleger, porém em 2004 aproveita a oportunidade de que a população xapuriense desgostosa com a administração do PT e numa jogada de mestre, onde equipes da sua coligação minaram os currais eleitorais do Pt na Zona Rural, dificultando o acesso de um numero bastante representativo deste eleitores À acesso, portanto impedindo-os de votar, elege-se Prefeito Municipal com a diferença de 153 votos em relação ao candidato da situação Raimundo Mendes de Barros. Na época fiz o seguinte comentário “nunca tive tanto orgulho de meus conterrâneos em dar o poder nas mãos de um perseguido”. Assim como eu muitos se orgulharam, por que realmente qualquer pessoa merece uma chance e achávamos, que o passado comportamental, não seria nada mais que meras lembranças. Ledo engano!!!

Durante os meses de transição as ações foram marcadas por ofensas, pressão de ambos os lados, gritos pelas ruas, os famosos jornalzinhos anônimos entre outras sandices. No dia da posse o discurso já dava o tom de que a nova administração seria altamente centralizada e de que doa a quem doê-la os pseudo projetos da administração seriam implantados

Os primeiros processos surgem na primeira semana de administração, com a tentativa de invasão do recém prefeito à Radio 06 de agosto e ao Museu dos Xapurys, seguidos pelos primeiros processos trabalhistas já que Vanderley se recusa a pagar o 13 salário que administração anterior não efetuou e continua com a perseguição de funcionários petistas de desafetos políticos de pessoas com problemas pessoais entre muitas outras coisas. Porém nada disso importava a população em geral já que uma coisa temos que reconhecer a cidade estava uma “porcaria” e diurturnamente, o próprio Vanderley mais a sua equipe estavam trabalhando para dar uma nova roupagem à cidade, o que de fato conseguiu.

Até meados do mês de março de 2005, ou seja quase três meses de administração e Vanderley começa a se desentender com seus secretários e assessores, exonerando um, nomeando outro, exonerando na outra semana o que lhe rendeu o carinhoso apelido de Caneta Nervosa,.

Festeiro como sempre foi, promove em março um show do Cantor baiano Paulo Diniz, que gera a primeira denuncia da administração, já que segundo seus opositores os recursos para o pagamento eram oriundos da educação. Nesse viés mais secretários “dançam” e sou convidado no inicio de abril de 2005 para trabalhar na assessoria de gabinete do Prefeito, por onde fiquei conciliando a assessoria e a Direção do Departamento de Divulgação Social do Gabinete do Prefeito até meados de outubro de 2005, onde tive a oportunidade de colaborar significativamente com os projetos da administração, e tendo sempre uma postura de defender acima de tudo o nome da equipe, coisa que fazia sem pestanejar.

Em outubro explode uma série de denuncias na Educação e na Secretaria de Financias e repentinamente é aberto na câmara procedimento investigatório com possível CPI para cassação do Prefeito. Novamente novo convite da administração assumo como Secretário Municipal de Educação para realizar auditoria na pasta, após o processo, sou convidado a permanecer no cargo, coisa que faço por mais 1 ano e meio, assumindo em meados de 2007 a Chefia de Gabinete do Prefeito, justamente para “apagar incêndios” – pior coisa que fiz – por duas vezes abandonei a administração e em seis meses acabei conciliando cargos como Diretor do Departamento de Planejamento e Projetos, Diretor de Finanças da FMCD, Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Coordenação Geral ... até decidir em janeiro de 2008 sair de vez da administração. Após minha comunicação nada foi como era antes, até o inicio de fevereiro quando deixei minhas funções de gestão pública municipal, intrigas, fofocas e muita inveja pairaram pelos corredores da autarquia, até chegar ao extremo.

A necessidade destas informações é somente para constatar que durante os três anos que passei pela Prefeitura de Xapuri, vivenciei e passei a conhecer as situações que todos comentam a baixo vocabulário pela cidade como de fato aconteceram, e que tenho propriedade para falar sobre as situações.

Durante todo esse percurso Vanderley, não deixou de lado sua postura única de fazer inimizades, de criar inimigos que o digam – Jorge Viana e Tião Viana – impressionante que nenhum ex-secretário sinta nenhuma afeição por ele, mas sim um grande repúdio e mágoa da “braba”.

A Administração Pra Ver Xapuri Renascer conseguiu a estranha façanha de bater o recorde em processos em transito por uma administração municipal no Acre, nem mesmo municípios como Cruzeiro do Sul ou Sena Madureira e Rio Branco conseguiram a marca de 380 processos, muito trabalho avista para o próximo gestor.

Vanderley Viana deixa coisa boas em Xapuri, como uma série de obras alternativas realizadas sem ajuda do governo, como o Portal de Entrada, a pavimentação asfáltica das ruas 17 de novembro e 06 de agosto e 12 escolas na zona rural – construídas qunado da minha passagem como secretário – reformas de postos de saúdes e aquisição de alguns automóveis, porém como ninguém é avaliado pelas coisas boas que fazem, mas sim pelas bolas foras, termina o seu mandato assim como em 88 –odiado por muitos, incompreendido por uma parcela maciça da população e esquecido por todos, porém é inegável que já faça parte da história de Xapuri.

Agora é esperar para uma possível volta à cena de Vanderley Viana, pelo menos mais um opositor ele ganhou para a próxima vez.....EU.....

Ousadia Acadêmica I

Revendo alguns backups antigos de meu computador da época de faculdade, me deparei com duas relíquias, que demonstram a minha ousadia em escrever, trata-se de dois editoriais escritos em visita ao antigo matadouro municipal, lugar que fornecia toda a carne consumida pela população xapuriense, a minha impressão foi a mais repugnante possível. Fechado em 2002 o antigo matadouro gerou revolta em muitos açougueiros que concordavam com aquela situação, o outro editorial foi uma visita ao lago do Damião no bairro da Braga Sobrinho que era um cenário muito bonito, que hoje não existe mais, nesse fiquei impressionado com a paisagem.

Confira do fundo do Baú, como poeticamente o Joscíres Universitário escrevia:

O Golgota Xapurience
UmConvite à reflexão
.
'Dizem no dito Popular que "Peixe morre pela boca "
Nem só peixe...
O ser humano também pode morrer...
Apreciadores de carnes de Xapuri,
Antes de Cortarem um belo e suculento bife e levá-lo à boca raciocinem...
Reflitam acerca de sua procedência...
Caso contrário reflitamos juntos-,
Imaginem um lugar que reuna os aspectos:
Ambiente de extrema f alta de higiene;
Urubus "embelezando" o local;
Um verdadeiro criadouro de Moscas e mosquitos,
Degladiando entre siPor um local para colocar seus ovos
Um canal Imundo, mal cheiroso e poluente
Escorrendo à céu aberto, rumo à uma lagoa de decantação
Caminhando posteriormente a um igarapé e, consequentemente desaguando finalmente no Kío;
Fechando o circo de horrores:
Uma procissão de bois e vacas, a caminho de seus inevitáveis fim.
E após serem mortos....
Seus corpos ainda serão transladados de maneira duvidosa
Sem a estrutura necessária.
Chegando finalmente ao término em nossas mesas.

É Xapurienses reflitam na possibilidade:
De se tornarem gradativamente Vegetarianos.
Pois acabamos de Conceituar o Matadouro Municipal de Xapuri.

Ousadia Acadêmica II

Editorial:Xapuri Não se esqueça do que Tu és!

No Sábado passado dia 26 de março, os acadêmicos de Matemática da Universidade Federal do Estado do Acre, do Núcleo de Xapuri, sob a orientação do Professor Marcos Afonso, Ministrante da Disciplina Educação Ambiental daquele Centro de Ensino, participaram de mais uma importante aula de campo, nas proximidades do município.

Naquele dia, visitaram alguns pontos interessantíssimos dos Rios Xapuri e Acre, onde no percurso aportaram em algumas praias bastante conhecidas no Município com o intuito de analisar o local. Dentre muitas foram visitadas a Praia do Zaire, Praia do Inferno, Praia do Bode, Praia do Emoré, entre outras. No entanto um dos pontos visitados que mais despertou atenção e curiosidade, fora um lago, denominado Lago do Damião, com características interessantíssimas por se tratar do Antigo Leito do Rio Acre, que hoje passa a uns 200 metros do local.

O Lago do Damião se caracteriza por apresentar uma vasta vegetação do tipo Floresta Tropical Úmida, convenientimente presente em regiões de várzeas, onde há ocorrência de inúmeros tipos de espécies arbóreas, notando visualmente Seringueiras, Cajazeiras,Caxingubas(Gameleira),Canaranas, Pupunheiras, Pimenta longa, Jarinas,Açaí (solitário e toceiras), Urana, Sororocas, Urucum e Ingazeiras Nativas entre outras, apresentando também ao seu redor uma grande variação de vegetais inferiores.

Em termos mais técnicos o Lago constitui-se de um meandro de nível inferior ao da Cidade e pouco superior ao do Leito do Rio, com uma variedade de Biodiversidade pouco comum aos demais lugares do município, onde permanecendo em sua localização geográfica em uma concavidade em relação ao nível das terras adjacentes a ele, podendo assim ser visto como um processo de ilhamento geográfico, levando-nos a uma interpretação de que os animais que ali vivem, jamais sobem o declínio existente para viver em outras localidades.

O que mais impressionou na Região é que mesmo com todos esses adendos ao lago, adjacente a ele aproximadamente a 5OOmts, há uma Draga (bomba de sucção de areia), operando legalmente, através de Licença obtida através do IMAC (Instituto de Meio Ambiente do Acre), degradando um local antes considerado como um dos mais belos cartões postais de Xapuri, "A Praia do Inferno", contribuindo a maquina dessa forma para o extermínio da beleza cênica e da biodiversidade de um lugar que pode vir a ser considerado como Área de Preservação Ambiental.

O mais intrigante em tudo isso é que acontece na Cidade conhecida mundialmente como berço da resistência em defesa da ecologia.

Parece-nos que o povo Xapuriense já esqueceu de seus aguerridos antepassados, da memória de Luta dos empates, dos líderes de lutas contra a devastação da natureza, caso ainda não se atentaram para o que está acontecendo aí vai uma dica:

"Estão destruindo um patrimônio ecológico, que se quer tivemos ainda a chance de conhecer, um local onde pela nossa humilde ignorância não sabemos qual sua importância para o meio ambiente de Xapuri, talvez espécies nunca vistas antes podem estar com seus dias contados" Pensem bem!!!!!

Como dizia o Compositor
“Isso tudo acontecendo, e nós aqui sentados dando milhos aos Pombos.”

Opção Cultural

Fiquei devendo aos nobres leitores na postagem opção cultural fotografias das obras expostas dos artistas Clementino Borges e Rômulo, já que oportunidade da visita ao Museu dos Xapurys, os mesmos não estavam presentes para me darem autorização para tal coisa, acabei não reproduzindo, porém em visita posterior o Amigo Clenis Alves Curador da exposição me deu a devida autorização e entre as obras expostas escolhi três de cada artista para apresenta-los.

Espero que gostem, e considero paga a minha dívida, já que promessa é dívida....






Polícia Militar apreende arsenal de mais de 60 armas de fogo

Durante investigação na tentativa de descobrir quem teria atirado contra um agricultor que navegava no Rio Acre, policiais militares do serviço reservado findaram por descobrir um arsenal de armas de fogo e munições na Rua Beira Rio, bairro Cidade Nova.

No domingo, 28, o agricultor José Befor, 32, navegava no Rio Acre em direção a sua propriedade rural quando foi atingido por uma bala perdida durante troca de tiros entre traficantes dos bairros Cidade Nova e Preventório.

A vítima foi levada ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado critico e foi submetido a cirurgia de emergência e seu estado de saúde ainda inspira cuidados.

Na noite do mesmo dia outro agricultor teve a canoa perfurada por dezenas de tiros na mesma curva do Rio Acre.

Por determinação do Comando da Polícia Militar foi iniciada investigação que culminou com a apreensão de armas e prisão do autônomo Francisco das Chagas Dias de Melo, 47, que estava de posse de mais de 60 armas de fogo de variados tamanhos, modelos e munições.

Durante a prisão Francisco das Chagas alegou que as armas encontradas em seu poder são de produtores rurais que as deixa com ele para que o mesmo as conserte.

Ele também informou a polícia que sobrevive do conserto de armas de fogo e motores de polpa, usado em navegação e que inclusive policiais civis e militares levam armas para ele fazer a manutenção.

Na casa do acusado também, foram encontrados quatro carcaças de Jabuti e 30 peças de Ipê roxo medindo 15X15.

Levado a Delegacia Central de Flagrantes - DEFLA, Francisco das Chagas foi indiciado por crime contra o meio ambiente e por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, Artigo 12 da Lei 10.826/03 e por adulterar, comercializar e ter em posse arma de fogo.

A polícia quer saber quem atirou contra o agricultor dentro do Rio Acre e para quem Francisco das Chagas consertou um rifle calibre 22, arma que a polícia suspeita de onde saiu a bala perdida.

Presos liberados no Natal são fiscalizados pela Policia Militar

Além de se preocupar com a segurança das famílias que vão festejar a passagem de ano e a violência comum que assola Rio Branco, a Polícia Militar ganhou mais um serviço do Juizado da Vara de Execuções Penais: vigiar os 144 detentos que foram beneficiados com a dispensa natalina.

Os presos, que por bom comportamento ganharam o direito de ficar uma semana em casa, desde o natal até a passagem do ano. Acontece que no período em esse pessoal está nas ruas aumenta os roubos e assaltos. Muitos não conseguem ficar longe do mundo do crime e aproveitam para ganhar um dinheiro de forma fácil. Outros se esquecem das regras da dispensa natalina e caem nas festas e arrumam brigas.

Na sexta-feira passada, um desses detentos foi encontrado bêbado na periferia da cidade com as duas pernas cortadas. Ao ser abordado pela polícia disse que tentava se matar. No domingo o detento Geraldo Marques dos Santos foi preso pela polícia embriagado após às 19 horas. Esse é o período máximo que o beneficiado com a Dispensa Natalina pode ficar na rua. No período da Noite não pode sair de casa. Mas o caso mais grave foi de Salustiano Frota de Assis, o Salú. Armado com um facão cortou um vizinho que está internado no pronto socorro da capital. Para completar levava no bolso da calça um cigarro de maconha.

A juíza da Vara de Execuções entregou para a cada viatura e delegacias, a lista dos 144 detentos beneficiados com a dispensa, e pediu que todos fossem visitados em suas casas para saber o comportamento de cada um. Acontece que não é um trabalho fácil. São poucas as viaturas e muita gente para ser fiscalizado e como acontece na maioria das vezes, quem desobedece às regras da dispensa, só é descoberto quando pego em flagrante.

Depois da passagem de ano vem outro problema: procurar os presos que não retornaram para o presídio. Em média 5 por ano não retornam. Como esse ano o número de beneficiados é maior a tendência é que a policia tenha mais trabalho.

Novas regras de trânsito entram em vigor

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou para a quinta-feira (1º) o início de novas regras para o trânsito. A mudança que afetará diretamente os futuros condutores será o aumento da carga horária dos cursos teórico e prático para tirar a carteira de habilitação. As outras alterações são a restrição do uso de faróis de xenônio, o novo lacre de identificação nas placas e a permissão para multar veículos com placas azuis (de consulados e organismos internacionais).

CNH
Para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o futuro condutor terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas. Já o curso de direção veicular, antes com carga horária de 15 horas aula, passa a ser de 20 horas aula. O curso de prática de direção para motocicleta também sofre modificações, e poderá ser realizado em via pública, com monitoramento pelo instrutor em outro veículo.

Kits de xenônio
Além da formação dos condutores, o Contran publicou uma resolução para controlar o uso dos faróis de gás xenônio. Segundo a nova regra, só poderão rodar com esse tipo de farol os veículos que tiverem um sistema que regule a altura das lâmpadas, quando existir desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas. Outro equipamento de segurança obrigatório é o limpador de farol, que evita que os fachos de luz sejam alterados pela sujeira e atrapalhem a visibilidade dos condutores de outros carros. Os dois equipamentos são instalados nos veículos que vêm de fábrica com os faróis de xenônio. Ou seja, quem instalou o kit de xenônio depois de comprar o carro terá de retira-lo. As irregularidades são consideradas infração grave, com multa de R$ 127 e retenção do veículo.

Lacre
Carros e motos que forem emplacados a partir desta quinta-feira receberão o novo lacre para placas, que impossibilita fraudes, que visa impossibilitar crimes, como roubo de veículos, clones de placas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras. O lacre é ainda um instrumento para desarticulação das máfias que envolvem setores de emplacamento de veículos.

Os carros de placas azuis - pertencentes a consulados e organismos internacionais - poderão ser multados, como os demais. A medida visa impedir o abuso de infrações no trânsito. A resolução prevê novo sistema de emplacamento para carros de organismos internacionais, embaixadas e consulados. Esses veículos terão de ser cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Retrospectiva 2008 e sinais para 2009

Escrito por Guilherme Costa Delgado
Final de dezembro é tempo das retrospectivas do ano que passou e da antecipação das perspectivas para o ano que se inicia. Mas o ano de 2008 é atípico para esse tipo de análise, porque na verdade o ano terminou em setembro, com um padrão de crescimento forte – de 6,8% até o final do terceiro trimestre, com intensa desaceleração no quarto trimestre (faltam os dados finais), que provavelmente antecipe baixo crescimento para 2009.

Mais além dos números do crescimento, a crise financeira externa vai nos obrigar a repensar o próprio padrão de desenvolvimento que o país ensaiava relançar. Neste, as relações econômicas com o setor externo (comerciais e de capitais), a matriz energética e o papel do setor primário nos inserem no movimento de expansão da economia mundial em posição relativamente débil.

Antes mesmo do mês de setembro de 2008, o país passou a revelar sinais de reversão na situação antes positiva das suas "transações correntes com o exterior", que passaram a deficitárias ainda no primeiro trimestre do ano e desde então vêm se deteriorando velozmente. Já havia, portanto, uma certa reversão no boom exportador de commodities, que se ampliou no quarto trimestre.

Os grandes vetores de expansão da produção e do investimento durante o governo Lula – agronegócio, mineração, petróleo e energia elétrica, que de certa forma cresceram à frente de todas as demais atividades - vão ter que passar por novos desenhos de dimensão e velocidade. Estes se impõem pela redução de demanda externa e do fluxo de capitais estrangeiros. Resta saber se a crise nos abrirá oportunidade para reorientar tal padrão de crescimento. Em sentido oposto, a inércia levaria o país a ficar reorganizando forças para novamente se reinserir na economia global, como grande provedor de "commodities" competitivas sob o argumento das vantagens comparativas naturais.

O mercado de trabalho continuou a crescer em 2008 (pelo menos até setembro) em ritmo até mais veloz que o do conjunto da economia se olharmos os números brutos dos empregos criados. Até setembro, os dados de formalização no sistema INSS indicavam fluxo adicional de quase dois milhões de novos "contribuintes". Este crescimento se soma àquilo que já vinha ocorrendo desde 2001 até 2007, quando os trabalhadores formalizados, inscritos como "contribuintes" do INSS, pularam de 34,3 milhões para 50 milhões de pessoas. Esse dado impressiona, mas segundo a própria fonte que o informa (Anuário Estatístico da Previdência Social - 2007) é marcado pela precariedade do emprego (28 milhões de trabalhadores não conseguem fazer as 12 contribuições anuais) e pelos baixos salários (o crescimento se dá no nível de até três salários mínimos).

O aumento do emprego formal supracitado tem relação com a alta dos setores que puxam a crescimento. Mas não se conclua cabalmente que haverá desaceleração no mesmo ritmo. Ainda está por ser explicado o processo de crescimento recente do emprego (precarizado e não precarizado), cujos determinantes provavelmente têm explicações relacionadas à expansão do setor de serviços, das políticas sociais e da demanda interna, com certa autonomia relativamente ao setor externo.

Finalmente cabe aqui uma nota de alerta: o papel das políticas sociais no crescimento e na distribuição de renda corre risco de efetivo retrocesso, a prevalecer o texto da Emenda Constitucional da Reforma Tributária que o Executivo enviou ao Congresso.

Observe-se que os direitos sociais como diretriz de política social, basicamente na seguridade e na educação básica, são responsáveis por cerca de ¼ do PIB em termos de pagamento de renda e serviços gratuitos oferecidos ao público (cujo valor no PIB é imputado). É esta certamente a fonte principal de alimentação da demanda efetiva em épocas de crise, que sustenta emprego e renda dos mais pobres.

Em síntese, a dimensão e repercussão da crise externa são fenômenos que dependem daquilo que, ora se espera ora se especula, viria a ocorrer. Mas o que ocorrerá de fato dependerá em grande medida da qualidade da ação em resposta aos sinais da crise. Se prevalecerem comportamentos de manada, condutas depressivas dos agentes econômicos ou repetição da convenção antiga, o ano será péssimo. Por outro lado, se aprendemos algumas lições para o futuro nestes últimos 20 anos, talvez 2009 venha a ser uma oportunidade ímpar de se repensar os rumos do desenvolvimento nacional.

Guilherme Costa Delgado, economista do IPEA, é doutor em Economia pela UNICAMP e consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.