Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Charge do Dia!!!

Que diabos está acontecendo com Xapuri

Bem, dizem que quem mexe com maribondos, quer umas boas picadas, porém outro adágio popular sempre nos lembra que quem estar na chuva é para se molhar, então vamos ficar molhados. Ontem escrevi sobre a impressão que Xapuri dá aos visitantes quando aqui chegam, teci alguns comentários sobre a situação de alguns locais desta pacata cidade e principalmente, como muita gente não tem coragem de falar oque pensa, oque na verdade não se enquadra quanto à minha postura, que sempre foi de externar a a realidade, mesmo diante de situações em que estou em minoria maciça, exponho posições que contrariam de fato muita gente, e muitas vezes deixam determinadas pessoas “fula da vida”, ontem escrachei o verbo a falar sobre a “pseudo” tendência turística de Xapuri, e o incomodo foi imediato.

A postagem fora realizada às 09:00 horas e exatamente às 10:30, já havia recebido 4 ligações de pessoas, que segundo as mesmas são formadoras de opinião de Xapuri e que achavam perigoso esse tipo de comentário, já que poderiam estimular comportamentos aversivos à cultura de Xapuri... “são muito tapados mesmo”, comportamentos aversivos ou postura crítica e não mais comportamento de animais adestrados? Por que na verdade o que vejo é um emburricamento da sociedade local em não quererem enxergar fatos que são vergonhosos do ponto de vista da construção da cidadania... bolas para que tipo de impressão algumas pessoas podem ter a respeito de Xapuri, quando veem tais publicações... temos que ser sinceros, realistas e acima de tudo inteligentes para compreender o que se passa por Xapuri, já que acredito que devo estar perdendo o jeito, porque até mesmo eu não estou entendo p... nenhuma.

Sempre tive muito orgulho da população xapuriense, pelo seu histórico de lutas, não as bravejadas pela imprensa ou pelos movimentos existentes apenas nas pastas e livros, porém o meu orgulho sempre se pautou na postura crítica do povo xapuriense, na vontade de ver acontecer o que é correto, nas diversas situações em que não se calaram e deram a reposta imediata no devido momento, foi assim quando elegeram Júlio Barbosa, porque mesmo sendo uma cidade tradicionalmente de direita, deram uma resposta aos grupos políticos daquele momento, foi assim nas diversas eleições que o lula perdeu aqui em Xapuri, e fiquei mais orgulhoso ainda, quando em 2004, quando todos vilipendiavam os direitos do então candidato Vanderley Viana à prefeitura, a população o elegeu e da mesma forma o retirou do poder em 2008, dando novamente uma resposta concreta e de forma ímpar ao sinistro que os aflitava, mas sinceramente... acho que essa postura amoleceu, vejo ultimamente todos calados, amordaçados, cabisbaixos enfim acovardados.

O que aconteceu também com os meios de comunicação do governo e seus subalternos? Já que em ocasiões anteriores qualquer pingo d'água em Xapuri era transformado em um verdadeiro tsunami, e agora tudo é paz e amor, estamos em um verdadeiro paraíso, quando alguém se levanta contra alguma situação, os meios de comunicação “Chapa Branca”, já que são uma extensão da assessoria a serviço do Governo e das Prefeituras da Frente Popular, se amotinam contra a noticia, e coitado do jornalista ou do profissional de imprensa que pensar em falar alguma coisa que milindre os “todos poderosos”, vai para na “coxichina” ou em lugar bem pior. Lembram do jornalista Washington Aguino? Aquele que todos os dias na Rádio Difusora Acreana, disparava sua metralhadora transloucada nos inimigos políticos do Jorge Viana. Que todos os dias tinha notícia pútrefa sobre a administração anterior, caiu na besteira de criticar posturas do governo e hoje vive no ostracismo profissional e esquecido por aqueles que o incentivava.

Temos exemplos claros no próprio município, onde o único meio de comunicação a rádio educadora 06 de agosto, era na verdade que me desculpe seus administradores “uma extensão da bancada de oposição” à administração anterior e hoje está calada, amordaçada, surda, muda para algumas situações, já que somente vincula oque não macula a imagem petista no governo.

A última, é a crítica ao AC24 horas, por criticar a postura do Governo e da Prefeitura quanto à manutenção do Portal de Entrada da cidade, querem vender a idéia de que a população não está nem aí para o fato do destino do Portal.... mentira escabrosa.... não vamos agora se intitular donos da verdade e procuradores da população xapuriense. Vamos ser no mínimo realistas, de independentemente de qualquer coisa, aquela obra exigiu dos cofres públicos recursos financeiros, e agora somente, repito somente por questões políticas querem queimar estes recursos implodindo a obra. Vou ser mais claro ainda, será que a população não percebe que na verdade oque se pretende é apagar todos os vestígios de passagem do ex-prefeito pela prefeitura, impedindo que qualquer um que seja olhe para alguma coisa e diga que foi o Vanderley que fez? Será que os meus queridos Xapurienses não perceberam ainda que a disputa política ainda não se encerrou desde final de 2008, quando democraticamente e de forma justa e correta elegeram o para governar Xapuri? Tirem suas viseiras senhores....

Mas oque mais me deixa indignado é o fato de algumas pessoas ainda quererem convencer-me que tudo está à mil maravilhas.. tenham dó....

Acorda Xapuri... temos que colaborar com a administração atual, porém isso não significa que temos que ser omissos, que temos que ser cegos para fatos que contradizem com a verdade, temos que acreditar em tudo que se é propagado? Não... temos que ser verdadeiramente éticos e acima de tudo buscar os fatos verdadeiros...

Findo, apenas dando uma alfinetada.. cadê os vereadores mesmo? Também estão amordaçados, também estão senso complacentes com tudo isso? Ou será que estão com medo do embate? São ou não são representantes de Xapuri? Acordem Vereadores...

Enfim, tudo isso acontecendo e continuamos nós aqui sentados dando milho aos pombos... ou melhor aos urubus...

De novo a noticia e o Fuso Horario Acreano

O Plenário da Camara Fderal aprovou, por 223 votos a 123 e 5 abstenções, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 981/08, do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), que prevê a realização de um referendo no estado do Acre para saber se a população é a favor ou contra a mudança de horário determinada pela Lei 11.662/08. A lei, em vigor desde junho do ano passado, diminuiu de duas para uma hora a diferença de fuso horário em relação a Brasília.

A matéria será enviada ao Senado para votação.

La vamos nos denovo.....

Ministro da Saúde diz que Brasil deve começar a produzir vacina contra a dengue em cinco anos

O Brasil deve começar a produzir, no prazo de cinco anos, uma vacina contra a dengue. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 23, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante evento de combate à doença no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, há uma pesquisa sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, e uma indústria farmacêutica particular para desenvolver a vacina.

“É a primeira vez que um laboratório público e uma multinacional se associam para desenvolver uma tecnologia para um problema de saúde pública brasileiro”, disse Temporão.

De acordo com o ministro, estão sendo investidos 60 milhões de euros (cerca de R$ 155 milhões) na pesquisa. O governo brasileiro é responsável por metade do investimento e o laboratório privado, pela outra metade.