Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Intenção de Voto


Pois bem, como os disse-nao-disses estão por toda a cidade sobre pesquisas eleitorais, sobre os pretensos candidatos, bem como ter recebido algumas solicitações para que também entrasse nessa discurssão, resolvi criar a enquete ao lado para saber da intensão de voto dos leitores desse espaço nas eleições municipais vindouras.

Gostaria de deixar bem claro que deixareio aberto a enquete por 20 dias, para que todos que queiram possam externar nao só sua intenção de voto, como também a rejeição para a eleição.

Trata-se meramente de verificar as oscilações das pesquisas ditas como oficiais, para esta.

De acordo com as informações fartamente vinculadas nos meios de comunicação local e pelos comentários dos estrategistas politicos que em nossa cidade são muitos, somos sabedores que hoje veicula diversos nomes, onde citamos: Vanderley-PPS, Ubiracy-PT, Manoel Morais-PSB, João Dias-PMDB, Marcinho Miranda-PSB e Elenira Mendes-PV.

Apesar de apenas termos oficialemnte duas candidaturas já declaradas, coloco o nome de todos para ter maior visibilidade da intenção.

Antecipo desde já meus agradecimentos pela participação.

Lei de Incentivo à Cultura de Rio Branco



Mais de 200 projetos serão avaliados. Divulgação dos resultados vai acontecer no início do próximo mês

Os candidatos ao financiamento de projetos culturais por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Edital 2008 já podem cruzar os dedos e torcer pela aprovação. A avaliação dos projetos já começa a ser feita e o resultado deve ser divulgado no próximo mês.

De acordo com a Lei, a comissão avaliadora é formada por representantes da área cultural do município, indicados por entidades representativas, e por técnicos da Prefeitura de Rio Branco. Após o prazo de recebimentos de projetos, a equipe tem um mês para fazer a avaliação. Nesse sentido, a lista dos projetos contemplados será divulgada no início de maio.

A partir de então, os proponentes de projetos aprovados já poderão encaminhar as trocas de bônus para ter acesso ao financiamento e realizar, no prazo de um ano, as ações previstas. Neste ano, 224 projetos foram inscritos, divididos em: 76 na área de Artes; 34 na de Patrimônio Cultural; e 114 em Esporte.

Avaliação - Os critérios de avaliação dos projetos caminham de acordo com os eixos norteadores da Fundação Garibaldi Brasil: criação de condições de acesso aos bens culturais, fortalecimento das identidades locais e estabelecimento de formas inovadoras e mais eficientes de administração pública cultural. A comissão avaliadora deve analisar também em que medida o projeto se destaca no que diz respeito a ineditismo, pioneirismo e previsão de continuidade das ações, além da viabilidade da proposta, tendo em vista a organização do projeto.

Editais de cultura – No Sistema Municipal de Cultura que está sendo implementado pela sociedade civil e Fundação Garibaldi Brasil, uma série de editais será lançada durante o ano com o intuito de substituir o “balcão” de apoio cultural. O repasse para estes editais será por meio do Fundo Municipal de Cultura, e o foco deles deve ser definido de acordo com as prioridades discutidas durante as reuniões das Câmaras Temáticas do Conselho Municipal de Cultura. Informe-se e participe! Mais informações pelos telefones: 32242503 / 32247941. Ou acesse o blog: http://culturarb.blogspot.com. (Giselle Lucena – Assessoria de Comunicação / FGB)

Sede do Instituto Chico Mendes será instalada em Xapuri



Fernanda Gomes

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, é o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro e foi criado em agosto de 2007.

De acordo com superintendente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck a principal missão institucional da nova entidade é administrar as unidades de conservação federais, que são áreas de importante valor ecológico. Segundo ele o Instituto foi criado com o objetivo de potencializar as unidades de conservação da Amazônia de uso sustentável, como as reservas extrativistas e florestas nacionais, e também as estações ecológicas e parques para pesquisa e manutenção da biodiversidade.

O núcleo responsável por acompanhar as ações na reserva Chico Mendes, no Acre, será instalado e inaugurado em xapuri até o final do ano. “Chico Mendes foi o grande idealizador da reserva Chico Mendes. A inauguração da sede reforça a lembrança dos 20 anos sem ele”, disse o superintendente.

O Instituto tem também a função de executar as políticas de uso sustentável dos recursos naturais renováveis e de apoio ao extrativismo e às populações tradicionais. Anselmo Forneck afirmou ainda que a implantação de programas como Luz para todos e de crédito habitação na reserva está garantindo a qualidade de vida e a permanência dos extrativistas. “A fábrica de preservativos é um exemplo de como isso vem acontecendo no Estado”, ressaltou ele.

BRASÍLIA, SE QUISER, QUE MUDE


Por: Antonio Alves
No governo de Jorge Viana criou-se e aperfeiçoou-se o hábito de atrasar o início de todos os eventos e solenidades oficiais. O público e a imprensa ficavam esperando e fofocando até que o governador chegasse, apressado, com sua comitiva.

No começo eram atrasos pequenos: meia hora, quarenta minutos. Depois foi aumentando, de tal forma que se a solenidade estivesse marcada para as 9 horas, você podia chegar descansadamente às 10 e meia e conversar com os colegas até às 11, hora em que provavelmente chegaria alguém para dizer "alô som" no microfone.

A coisa chegou a um ponto tal que o cerimonial do gabinete passou a colocar nos convites coisas como "horário: a partir das 17 horas".

Bom, baseado nisso, e para evitar que se chegasse a um prejuízo irreparável na imagem dos governantes e do povo acreano, sugeri que fosse criado um novo horário para o Estado de Dom Galvez. Seria simples: se a solenidade estivesse marcada para as 10, quando o governador chegasse todos acertariam seus relógios para as 10.

Aquele horário ficaria valendo até a próxima solenidade. Obviamente, esse seria o horário oficial, pois nos quatro cantos da cidade e nos oito da floresta, os mais variados horários estariam em vigor.

Liberdade de fuso, liberdade de horário. Ainda defendo esta bandeira. Mas sou contra, visceralmente contra, essa tentativa dos políticos e financistas e marqueteiros que agora inventaram de mudar o horário do por-do-sol.

Pra mim, ressalvadas a variação das estações, que junto à linha do equador é muito pequena, o sol nasce às seis da manhã, está a pino ao meio-dia e se põe às seis da tarde. Brasília, se quiser, que mude.

◙ Opinião do jornalista Antonio Alves, publicada em outubro do ano passado.

Mudança de regra para soltar preso pode beneficiar 56% da população carcerária no Acre


Juristas e especialistas em Direito Penal se posicionam a respeito de um habbeas corpus que quando votado pelo Supremo Tribunal Federal pode literalmente abrir as portas dos presídios em todo país. O STF pretende formar entendimento sobre o direito do condenado a recorrer em liberdade, evitando a execução provisória da pena. No Acre, a medida beneficiaria mais da metade da população carcerária, haja vista que 56% dos 2.403 presos em todo o Estado, são provisórios.

A matéria entrou na pauta de votação da última quarta-feira (9), mas foi retirado em decorrência do pedido de vistas do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Trata-se do Habeas Corpus (HC) 84078, em que o agricultor mineiro Omar Vítor Coelho, condenado à pena de reclusão de sete anos e seis meses por tentativa de homicídio qualificado, pleiteia o direito de recorrer em liberdade de sua sentença condenatória, já confirmada em segunda instância.

A tendência dos ministros é adotar uma posição favorável à soltura, mas caberá ao juiz responsável pela prisão analisar se o preso cumpre requisitos pré-definidos. Se o detento emitir sinais de que irá fugir, ocultar provas, ameaçar testemunhas ou cometer delitos, terá de continuar atrás das grades.

O presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Acre, Sanderson Moura (LEIA BLOG), é favorável a mudança de regra e tem um posicionamento ainda mais polêmico Ele defende punição para o juiz que deixar extrapolar o limite de reclusão do preso.

‘’O que está em questão é a segurança jurídica do Brasil. O que vale é à força da lei, não o que o juiz ou o promotor quer’’, declarou, acrescentando que as varas criminais do Acre estão abarrotadas de processos por erro de tipificação. Ou seja, promotores denunciam condutas culposas como crime dolosos, chegando ao ponto de casos de disparos de arma de fogo serem levados ao tribunal como tentativa de homicídio.

O que está em discussão

Os ministros devem manter um entendimento sobre o direito do condenado em primeira ou segunda instâncias nos Estados, de permanecer em liberdade até o julgamento final da sentença no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Posição atual da Corte

Nas duas turmas do STF, os magistrados têm julgado favoravelmente a pedidos de condenados nos Estados que querem ficar em liberdade até o final do processo nas cortes superiores. A tendência é confirmar o direito à liberdade para a maioria dos casos.

Entendimento jurídico

Os ministros e baseiam no art. 5º da Constituição Federal. Segundo o texto legal, ninguém é considerado culpado até a sentença de condenação transitar em julgado, ou seja, não houver mais possibilidade de recurso no STJ e no STF.

O que muda com a nova regra

Atualmente, um traficante condenado à prisão por roubo ou assassinato permanece preso até o STJ e o STF julgarem o último recurso. Com a regra do STF, o condenado poderá aguardar o julgamento final em liberdade se cumprir requisitos: não haver risco de fuga, ocultação de provas nem ameaça a testemunhas. Outro requisito é a certeza de que o preso não tende a cometer novos crimes. A regra pode ajudar a desafogar o número de processos no STF.

Quem pode ser solto

O condenado em primeira ou segunda instância, poderá ser solto até o final do processo.Na prática, o juiz responsável pela prisão analisará se a soltura do preso atrapalhará o andamento do processo Caso haja risco, poderá mantê-lo preso.Mesmo assim, sempre haverá a possibilidade do preso recorrer ao STF.

Refletindo


Tive hoje o prazer de passar a manhã realizando planejamento estratégico de uma equipe de trabalho e ganhei um texto que gostaria muito de compartilhar com meus leitores:

AS ÁGUIAS NÃO CAÇAM MOSCAS

Os campeões sabem que para obter um resultado diferente é necessário haver mudanças e a mais importante é a de mentalidade, ou seja, da nossa maneira de pensar.
Precisamos atingir nossos objetivos, porque o mais difícil de administrar na vida são o fracasso e o sucesso.
Nós todos conhecemos a embriaguez da vitória e a agonia da derrota. Encontramos obstáculos e mais obstáculos. Contudo, com esperança, dignidade, um pouco de loucura e alguma crença em nós mesmos, poderemos dar grandes passos na direção dos nossos objetivos.
Vencedores são aqueles que desistiram de adiar seus sonhos de repetir os mesmos problemas, e resolveram criar o novo.
Porém, grandes derrotas são criadas. Por pessoas que se apegaram ao passado, se sentem confiantes demais e, de repente, ficarão ultrapassadas. . Não percebem que os outros evoluíram, que a situação mudou e que não sabem mais o que fazer.
Se o seu passado foi feito de vitórias, deixe-o para trás (a não ser nas comemorações com os amigos). Faça um projeto para o futuro e dirija suas atenções para ele.
LEMBRE-SE:
Derrotas são frutos de pequenas distrações !
Nós todos conhecemos a embriaguez da vitória e a agonia da derrota. Encontramos obstáculos e mais obstáculos. Contudo, com esperança, dignidade, um pouco de loucura e alguma crença em nós mesmos, poderemos dar grandes passos na direção dos nossos objetivos.
Um vencedor é aquele que adota uma postura básica de determinação para vencer.
O vencedor inspira confiança em tudo o que faz. Sabe que ser o primeiro, é consigo mesmo e mantém sua palavra não porque o outro vai cobrá-la (ainda que cobrar algo prometido seja um direito do outro) mas sim porque sempre dá o máximo de si.
Todo mundo conhece um vencedor, ele não tem vergonha de suas limitações, mas principalmente não tem vergonha de comprometer-se com que faz
Quando não sabe pergunta,
Quando não pode não promete,
Quando promete cumpre,
Quando sabe assume,
Quando assume faz.
Tornar-se um atleta especial é deixar de ser mas um como os outros. É transformar-se em alguém que sabe ir a fundo no que quer.
O vencedor sabe que um erro é sempre possível e por isso cuida para que ele não aconteça, mas se ocorrer, o vencedor analisa as suas conseqüências e fica francamente chateado por tê-lo cometido.
Não procura culpados nem perde seu tempo se escondendo atrás de acusações. Analisa a situação e procura imediatamente soluciona-la.
Está provado: Os erros crescem quando você se abate com ele e diminuem e o fazem melhorar quando você os aceita e sabe que precisa melhorar para torná-los cada vez mais raros.
O vencedor esta sempre alerta, ligado, atento para percorrer as oportunidades e fazer sempre delas um motivo para comemorações e muitas vitórias.