Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

OCA Xapuri será inaugurada nesta quinta-feira

Central de serviços públicos emite vários documentos de diferentes órgãos, um marco no atendimento ao cidadão

O governador Binho Marques inaugura nesta quinta-feira, às 16 horas, a Organização das Centrais de Atendimento (OCA) de Xapuri, que há dois meses vinha funcionando em caráter experimental. Nesse período, a central realizou mais de 4,1 mil serviços. Trata-se de um centro que integra diversos órgãos e serviços, e que representa a modernização do serviço público. A OCA Xapuri está localizada na rua Seis de Agosto, no prédio onde funcionou a casa aviadora A Limitada.

A OCA Xapuri unifica serviços em um só lugar em parceria com os Correios, Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, Banco Popular, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e Prefeitura Municipal de Xapuri. A população não vai mais enfrentar várias filas para solicitar diferentes tipos de serviço. Em um único atendimento, o cidadão poderá solicitar documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de serviços prestados por instituições dos governos federal, estadual e municipal. Também está sendo disponibilizado acesso aos serviços eletrônicos realizáveis pela internet. No local, o usuário pode acessar também o Comunidade Digital e realizar sua inscrição no Floresta Digital garantindo que após a instalação da antena que capta o sinal do programa em sua casa, possa usar a internet gratuitamente.

Para tornar possível o novo padrão de qualidade no atendimento, todos os funcionários passaram por uma rigorosa e especializada capacitação, e assim prestar o melhor serviço ao cidadão. Neste ponto, a experiência dos últimos dois meses foi igualmente fundamental.

Um dos fundamentos da OCA é que o cidadão tenha sempre todas as informações sobre as etapas de serviços que ele vai solicitar, valor, prazos e toda a tramitação do processo. "A inovação é a de prestar informação precisa e atender de forma integral, para que a população possa se sentir bem tratada, reconhecida e com seus direitos garantidos", disse Sídia Cordeiro, diretora da OCA.

O prédio em que funciona a OCA Xapuri faz parte do Centro Histórico da cidade e foi recuperado para acolher a população. Lá funcionava uma das duas mais movimentadas casas aviadoras de Xapuri, responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região. História que está retratada no memorial da A Limitada que também faz parte da Central.

OCA Xapuri
Endereço: Rua 6 de Agosto, 12, Centro (Antiga A Limitada)
Dias e horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30

Fonte: Agencia de Noticias do Acre
Fotos: Gleilson Miranda/Secom

Charge do Dia...

Frase do dia!!!

"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, quando o está ajudando-o a levantar-se."
Autoria Desconhecida.

Moradores do pólo de Epitaciolândia ameaçam fechar BR317

Moradores do pólo de Epitaciolândia enfrentam dificuldade pela falta de água e ramal ameaçam fechar BR317
ACNOTICIA -Os moradores do Pólo quintais Agroflorestais situado no km 8 da estrada velha de Epitaciolândia estão reivindicando do poder público, distribuição de rede de água, ampliação da escola, reabertura de ruas, instalação de bueiros, e piçarramento do ramal. De acordo com o presidente da Associação do pólo Cleison Dias Dutra, a água que é consumida pelos moradores fica a distância de 1 km do pólo.

Nessa segunda-feira o presidente da Associação do pólo Cleison Dias esteve na cidade de Epitaciolândia onde enviou um documento para diversas instituições, inclusive para a polícia rodoviário federal informado que se as autoridades competentes não tomarem providencias no prazo de 15 dias os moradores da estrada velha junto com o Pólo vão fechar a BR 317 em protesto.

A equipe de reportagem do AC Noticia, procurou o gerente da SEAPROF em Epitaciolândia Raimundo Nonato Freire Rodrigues que explicou que já foi dado início a primeira fase para de implantação de água na comunidade. De acordo com ele, apenas falta definir de onde vai ser retirada a água, pois o igarapé encrenca que fica mais próximo não oferece condições para uma água totalmente saudável, assim que o local de capitação da água for identificado o problema será resolvido.

O gerente da SEAPROF Raimundo Nonato disse ainda que enviou a pauta de reivindicação para a SEAPROF em Rio Branco. Nesta terça-feira pela manha acontece uma reunião no pólo com a presença do prefeito José Ronaldo.

Moradores da estrada velha se reúnem com o prefeito Jose Ronaldo e reivindicam melhorias

32 famílias do Pólo quintais Agroflorestais situado no km 8 da estrada velha de Epitaciolândia e moradores dos arredores se reuniram nessa terça-feira com o prefeito José Ronaldo para reivindicar melhores condições de vida.

Os moradores reivindicam do governo do estado responsável pela criação do pólo e da prefeitura a instalação de rede de água, ampliação da escola que hoje funciona apenas com uma sala de aula, reabertura de ruas, instalação de bueiros, melhorias da estrada até o km 30.

A trabalhadora rural Lucia Maria Lubiana ferreira conta que este ano durante o inverno o carro escolar chegou a atolar 7 vezes em um só dia, os alunos chegaram a suas casas mais de 11h da noite, deixando suas famílias preocupadas.

Para a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Delma Dias, é uma preocupação as formas de como essas famílias estão vivendo no pólo. Na opinião da representante dos trabalhadores o maior problema enfrentado pelas famílias é a falta de uma escola com maior capacidade e água.

A coordenadora do núcleo estadual de educação Rosineide Rodrigues destaca que o governo atende a comunidade com os programas Asas da florestania, Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O prefeito Jose Ronald ouviu as reivindicações das famílias, e disse que vai entrar em contato com o governo para firma uma parceria para melhor as condições da família, já que é um projeto do governo. Em relação aos ramais, o prefeito disse que só poder fazer melhorias no mês de junho quando o governo enviar máquinas e óleo diesel.

Evangélica, Marina Silva não tem apoio da Assembleia de Deus

SÃO PAULO - A Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil, com 8,4 milhões de fiéis, segundo o Censo de 2000, não apoiará a pré-candidata à presidência da República Marina Silva (PV). "O fato de ser evangélica e candidata não é suficiente para a igreja apoiá-la", afirmou o pastor Joel Freire, que trabalha como missionário da Assembleia de Deus nos Estados Unidos.

Filho de José Wellington - presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) e suplente de Orestes Quércia (PMDB) -, Freire ressalta que Marina precisaria de "outros atributos", como ser "conhecida pela comunidade evangélica e provar que poderia ser presidente".

Evangélica desde 1997, Marina Silva é filiada à Assembleia de Deus, que possui uma estrutura complexa. A igreja, cuja origem data da década de 10 em Belém do Pará, é divida em centenas de ministérios. Divergentes entre si, eles mantêm pouca unidade política e ideológica e, provavelmente, não terão o mesmo candidato nessas eleições. Apesar de não revelarem abertamente a escolha, é quase certo que o eleitorado evangélico se dividirá entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), tendendo mais para o tucano.

"As pessoas votam, cada vez mais, a partir da preocupação instrumental, do que dá fruto, do resultado imediato", afirmou Gedeon Alencar, especialista em ciência da religião e presbítero da dissidente Igreja Assembleia de Deus Betesda em São Paulo. Ele observa ainda que será diferente essa eleição: "Os evangélicos vão se dividir. Há duas décadas os evangélicos foram contra Lula, era mais definido".

Para Alencar, ganha apoio quem tem algo a oferecer. "Mesmo Marina tendo uma marca da Assembleia de Deus, no encontro em Santa Catarina (em maio), quem foi convidado para falar foi o Serra", disse. "Marina teria dinheiro para patrocinar? Não tinha. Então se dá ênfase para quem tem dinheiro para financiar", afirma.

Lideranças do PV em São Paulo acreditam que o fator religião pode ajudar na conquista de mais votos. "Evidente que há uma identificação com os cristãos. Quero crer que isso pode ajudar", disse Maurício Brusadin, presidente do diretório do PV em São Paulo.

Mas é o discurso de tom laico que demonstra, para o cientista político da Unesp, Marco Aurélio Nogueira, o quanto a pré-candidata tenta "driblar e neutralizar" esse ponto.

"A fé é mais um ônus do que um bônus para ela", afirma. Para Nogueira, o fato de Marina ter opiniões de fundo religioso pode afastar um tipo de eleitor "mais racional", que apoiaria a causa do desenvolvimento sustentável. "Hoje, mais atrapalha do que ajuda. Tanto que ela não esta trabalhando esse ponto. A vitória dependerá muito das questões que vai privilegiar na campanha".
Jornal do Brasil/Portal Terra

O Pedreiro

Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar.Ele informou o chefe, do seu desejo de se aposentar e passar mais tempo com sua família.Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.

A empresa não seria muito afetada pela saída do pedreiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao pedreiro para trabalhar em mais um projeto, como um favor.

O pedreiro não gostou mas acabou concordando. Foi fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia. Assim ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.

Quando o pedreiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa construída.Depois de inspecioná-la, deu a chave da casa ao pedreiro e disse:

- "Esta é a sua casa. Ela é o meu presente para você".

O pedreiro ficou muito surpreendido. Que pena! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito tudo diferente....O mesmo acontece conosco...Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na sua construção.

Depois, com surpresa, nos descobrimos que precisamos viver na casa que nós construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.

Tu és o pedreiro. Todo dia martelas pregos, ajustas tabuas e constróis paredes. Alguém já disse que: "A vida é um projeto que você mesmo constrói".Tuas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" em que vai morar amanhã. Portanto construa com sabedoria!

Saúde Pública

- Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente. Queria saber se certa pessoa está melhor ou piorou...
- Qual e o nome do paciente?
- Chama-se Celso e está no quarto 302.
- Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem...
- Bom dia, sou a enfermeira Lourdes... O que deseja?
- Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor!
- Um minuto, vou localizar o médico de plantão.
- Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar?
- Olá, doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.
- Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente... Um instante só!
Hummm! Aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias.
- Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!
- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?
- Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302!
É que todo mundo entra e sai desta merda deste quarto e ninguém me diz porra nenhuma. Eu só queria saber como estou.....