Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Charges do Dia




Hoje escolhi tres charges interessantes que represnetam bem o nosso espirito com a atualidade. A primeira é da Chargista Myrria do jornal A critica de Manaus e reflçete as nossas queridas promessas de nossos entediosos candidatos, a segunda é de autoria do chargista Waldez e reflete o fiasco do atletas braileiros nas olípiadas e a lição de vida dada pelos nossos para-atletas que merecidamente cosquistaram o 9° lugar na classificaçãogeral das paraolimpíadas, tomara que o COB, saiba onde investir agora e a ultima e do Chargista do Willy foi feita originalmente para o Tribuna da Imprensa de Fortaleza e nos alerta para os bons indices divulgados diariamente na economia brasileira...

Espero que gostem...

Boa Sexta-feira e um excelente Final de semana...

Nos vemos na segunda se Deus quiser...

Baixaria!!!

Foi o que segundo comentários se assistiu ontem no Bairro da sibéria com as atividades do Partido dos trabalhadores e do PSB. Não entrarei no mérito da questão, mas que o que ocorreu foi uma baita de uma imaturidade política isso é inegável que foi.....

Para se entender a história, no dia de ontem estava agendado ações políticas da frente de coalizão partidária que tem como nome majoritário o Amigo Ubiracy Vasoncelos, atividades estas que contariam com a presença do Ex-governador Jorge Viana, Senador Tião Viana e outros caciques da política esquedista acreana que por sinal estão mais do que direitas. Acontece que o grupo político do Manoel Morais foi mais rápido no gatilho e durante todo o dia encheu literalmente o bairro da Sibéria com seus cabos eleitorais que demonstraram que estavam lá para mostrar atitude.

Aí o bicho pegou.... e pegou feio... apesar de ambos os lados existirem pessoas centradas que eu admiro muito, mas que também tem pessoas alopradas a história não ficou somente no debate político e no campo da diplomacia e da política da boa vizinhança, das farpas moderadas de ambos os lados, trasnformaram-se em ofensas políticas, ofensas morais bate boca e até ameaça de faca.....

Que coisa feia senhores.... que exemplo para a comunidade xapuriense hein.....

É por isso que das baixarias que conheço prefiro a baixaria lá do mercado velho de Rio Branco....

“baixaria é um prato muito apreciadores pelos baladeiros de plantão como eu, basicamente composto de pão de milho, ovos, carne moída e cheiro verde”

O Menestrel

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dara mão e acorrentar a alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se,e que companhia nem sempre significa segurança. E começa aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com graça de um adulto e não a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair meio em vão."

"Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima, se ficar a ele exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que, não importam quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo (a) de vez em quando, e você precisa perdoa-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos."

"Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm muita influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser. Descobre que leva muito tempo para se chegar aonde está indo, mas que, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados."

"Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute, quando você cai, é uma das poucas pessoas que o ajudam a levantar-se. Aprende que a maturidade tem mais a ver com tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
“Aprende que quando está com raiva, tem direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama mais do jeito que você quer não significa que esse alguém não o ame com todas as forças, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, e que algumas vezes, você tem que aprender a perdoar a si mesmo."

"E que, com a mesma severidade com que julga, será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára, para que você
junte seus cacos. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E vocêaprende realmente que pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor diante da vida !!!"

William Shakespeare

O Brasil, o aborto, as mulheres

Escrito por Cassiano Terra Rodrigues
Qual é o primeiro direito fundamental de uma pessoa? O direito à vida? À liberdade? À propriedade? Segundo John Locke, nenhum deles. O primeiro direito humano fundamental é o direito de cada indivíduo sobre sua própria pessoa: seu corpo, sua mente, seus nervos e músculos. Muito já se falou sobre os direitos humanos, mas muito mais ainda pode ser falado. Após mais de três séculos de experiência histórica, hoje em dia parece que a acusação de que os direitos humanos são direitos burgueses, conservadores e anti-sociais precisa ser matizada. Hoje em dia, é fundamental lembrar que no contexto de desigualdade social e privatização das relações no mundo globalizado, a defesa dos direitos humanos como direitos públicos é também uma defesa da justiça social.

Esse é um bom mote para falar do documentário O Aborto dos Outros, que estréia comercialmente no próximo dia 05/09. Ganhador de merecida menção honrosa do júri do festival É Tudo Verdade de 2008, o filme recoloca na pauta do dia a discussão sobre o aborto no Brasil; mas não apenas recomeça uma velha e espinhosa discussão, antes, ela é proposta em outros termos, isto é, em termos que nem sempre aparecem de maneira clara ao grande público.

Em primeiro lugar, é lamentável termos de comemorar que só recentemente nossos hospitais públicos começaram, com o Programa de Aborto Legal, a respeitar uma lei que data de 1940: o aborto é direito das mulheres em caso de estupro e risco de vida da gestante, além de judicialmente ser concedido em certos casos de má formação do feto. Todavia, a maioria dos abortos brasileiros ainda acontece na clandestinidade, nas casas ou em clínicas particulares, fazendo com que o aborto no Brasil exista de fato não só para os casos previstos em lei: são mais de 1 milhão de abortos por ano, para quem pode ou não pagar por bom atendimento médico. Contudo, para quem não pode pagar, as conseqüências de um aborto clandestino geralmente são trágicas.

Em segundo lugar, o filme desnaturaliza a idéia da maternidade, inserindo a discussão no contexto social da mulher brasileira. Nunca é demais lembrar que a maternidade não é simples fato natural, mas conseqüência de relações sociais: ninguém engravida simplesmente por ter nascido mulher. Ora, o filme deixa claro que a violência não se dá somente na forma de violência física (portanto, supostamente natural), mas também na forma de privação dos direitos civis: seja pela má-vontade, preconceito ou até mesmo ignorância dos funcionários da burocracia, seja pela condição de pobreza da maior parte da população, seja pelo machismo dominante. Ou por tudo isso junto.

Uma cena é reveladora: ao serem atendidas pela psicóloga num hospital público, mãe e filha vítima de estupro relatam que o escrivão da delegacia que registrou a queixa não lhes informou dos direitos civis (ou seja, garantidos em lei) da filha, mas, ao contrário, disse que "é difícil", que "não sei não", que "isso é complicado", "melhor desistir"... Ou coisa assim. Onde, então, mora a violência – só no bairro pobre onde vivem as duas? Quem é o violentador – só o estuprador?

Voltemos a Locke. A afirmação dos direitos fundamentais do indivíduo implica também um dever: a afirmação dos meus direitos como pessoa imediatamente exige dos outros que reconheçam minha condição humana fundamental, independentemente de crença ou pertença social, política ou religiosa. Lembrando disso, talvez o maior mérito do filme seja deixar as próprias mulheres falarem. Pois, no Brasil, o debate sobre o aborto é demasiadamente pautado pelos pontos de vista da religião, do Estado, ou da sociedade (por mais abstrato que isso seja); raramente a perspectiva das próprias mulheres é considerada, freqüentemente lhes é tolhida a possibilidade de expressar o que sentem, pensam, desejam; outros falam por elas, em vez delas.

Só revertendo nossa situação será possível garantir às mulheres aquilo que lhes pertence de direito, seja ele civil ou natural: o direito de serem ouvidas, tratadas e consideradas como pessoas que são, sujeitas de suas próprias vidas.

Cordiais saudações.

***
Nota 1: Mais informações sobre o filme, aborto, legislação, direitos humanos etc. no sítio virtual: [www.oabortodosoutros.com.br].

Cassiano Terra Rodrigues leciona filosofia na PUC-SP, apóia a descriminalização do aborto e sonha com o dia em que nenhum aborto mais será necessário.

Complexo Agroindustrial de Brasiléia entrega primeiras quinze toneladas de frangos abatidos

Primeiro abatedouro de aves instalado no Estado iniciou a comercialização na manhã de ontemAgencia de Noticias do Acre - Viviane Teixeira
A produção familiar conquista mais uma etapa em seu processo de consolidação e fomento do desenvolvimento do Estado. Um projeto que começou a ser construído com produtores rurais do Alto Acre foi coroado na manhã desta quinta-feira, 18, com a entrega de quinze toneladas dos frangos abatidos no primeiro frigorífico de aves instalado no Acre.

O Complexo Agroindustrial de Brasiléia tem capacidade para a produção de quinze mil aves por dia. De acordo o com o gerente da Acre Aves, Pablo Coelho, nesse primeiro momento estão sendo abatidas 7,5 mil aves diariamente, que têm como destino a comercialização em todos os 22 municípios do Estado. A distribuição é realizada pelo Frios Vilhena, que já despachou para Tarauacá, Feijó e Rio Branco.

Assim como na manhã desta quinta-feira, quando o produto foi descarregado em uma das lojas da rede de Supermercados Araújo, mensalmente serão distribuídas de quinze a vinte toneladas para abastecer o mercado acreano. “Nossa meta é chegar ao fim de 2009 abatendo nossa capacidade instalada, que é de quinze mil frangos”, comentou o gerente.

Para o secretário de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, Nilton Cosson, a comercialização das aves simboliza a concretização de um trabalho que começou a ser desenvolvido em 2004 e que conta com a parceria do Governo do Estado, prefeitura de Brasiléia, produtores rurais e também da iniciativa privada. O sistema traduz o modelo econômico denominado Público-Privado-Comunitário (PPC).

A empresa Acre Aves Alimentos Ltda. detém a concessão de gestão com 94% das cotas do capital social, o restante é repassado à Cooperativa de Produtores de Aves do Alto Acre (Agroaves). A previsão é de que cada família obtenha renda que varia de um salário mínimo a R$ 840 ao mês fornecendo frango para a Acre Aves.

“Esse processo agrega valor ao trabalho dos produtores do Alto Acre. Nosso produto tem qualidade para competir em pé de igualdade com os frangos que vêm de outros Estados”, relatou o secretário.

Além do preço competitivo, existe ainda a vantagem de que o tempo de congelamento do produto acreano é bem menor em relação ao importado. Os frangos abatidos no Complexo Agroindustrial de Brasiléia chegam às gôndolas dos supermercados em três tipos diferentes - o frango industrial congelado inteiro e em pedaços, a galinha caipira e, pela primeira vez no mercado acreano, o frango resfriado. “Existe uma série de vantagens em trabalhar com produtos locais, como a geração de emprego e renda. Os frangos chegam aos supermercados com preços competitivos. A aceitação do produto certamente será favorável”, avaliou o empresário Adem Araújo.

Todo o processo industrial do abate é acompanhado por representantes do Ministério da Agricultura, responsável pela inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal destinados ao comércio nacional e internacional. O complexo recebeu a certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) em agosto deste ano. A produção segue os padrões internacionais estabelecidos pelos órgãos competentes.


Produtor familiar terá participação nos lucros do Complexo Agroindustrial de Brasiléia
A expectativa dos produtores rurais envolvidos com a cadeia produtiva do Complexo Agroindustrial de Brasiléia cresce com o início da comercialização do produto. Ao todo, cerca de 700 famílias estão sendo diretamente beneficiadas com a entrega das aves ao frigorífico, produção de milho e de ração.

“Apostamos nossas fichas nesse projeto e agora estamos acompanhando os resultados”, comemorou o presidente da Associação dos Produtores de Aves do Alto Acre, Juarez Coelho da Silva. O avicultor Francisco Silva completa dizendo que a expectativa cresce com o início do abates das aves.

De acordo com o secretário Nilton Cosson, o complexo aquece a economia local, uma vez que, além de gerar empregos diretos, proporciona a possibilidade de ampliar a produção de milho e sebo, por exemplo. “Em média, 80% da matéria-prima da ração oferecida às aves tem origem no Estado. Isso fortalece o mercado local”, disse.

Desde 2004, quando o Governo do Estado assinou convênio com o Ministério da Integração Nacional, estudos foram realizados na região do Alto Acre para identificar os produtos que poderiam ser trabalhados para que a população local fosse inserida em um processo de desenvolvimento econômico.

Para isso, foram criados pólos agroflorestais, nos quais pequenos produtores recebiam do governo 200 aves, ração e medicamentos, como forma de experiência para estudar as possibilidades de implantação de um frigorífico na região.

“O governo criou pequenas células e espera que esses núcleos se multipliquem e promovam o desenvolvimento econômico das cidades”, disse Tony Oliveira, gerente de produção familiar.

Produtores das cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri inseridos no processo
Já em 2007, o programa tomou dimensões maiores. Começaram a ser implantados aviários com capacidade para 3 mil aves brancas (industriais) e outros para mil aves caipiras. Essa é a matéria-prima que atualmente abastece o frigorífico, localizado no quilômetro 8 na estrada de Brasiléia sentido Assis Brasil.

José Lima de Souza foi um dos produtores a receber o apoio do Estado. Na colocação dele, o aviário para aves industriais foi um dos primeiros a ficar pronto. O governo do Estado, por meio do Projeto Pró-Florestania, investiu cerca de R$ 23 mil na compra de madeira e equipamentos.

A cada ciclo, as 132 famílias produtoras, envolvidas com o fornecimento de aves, terão uma renda média de R$ 800. O frigorífico gera ainda 45 empregos diretos.

“Os produtores não são meros entregadores de mercadoria, mas fazem parte da cadeia produtiva, além de terem uma atividade para alavancar a economia da região”, finalizou Nilton Cosson.

Venezuela expulsa chefe de ONG de direitos humanos

Fonte: BBC Brasil
A Venezuela expulsou o diretor da organização de defesa de direitos humanos Human Rights Watch no país, José Miguel Vivanco, após a divulgação de um relatório que critica as instituições e o governo. O relatório da Human Rights Watch (HRW), divulgado na quinta-feira, apresenta um balanço dos 10 anos de gestão de Hugo Chávez no qual afirma que o governo "debilitou as instituições democráticas e as garantias de direitos humanos" neste período.

'Intolerância política'
No documento, intitulado "Intolerância política e oportunidades perdidas para o progresso dos direitos humanos na Venezuela", a organização, que tem sede em Nova York, afirma que depois do fracassado golpe de Estado contra o presidente venezuelano, em 2002, Chávez teria "tomado" as instituições do Estado.

Entre as principais áreas criticadas aparecem "o controle" do governo sobre o poder judiciário, "discriminação política aos opositores", "limitações à liberdade de expressão e ao sindicalismo".

Uma das principais críticas apresentadas no documento afirma que na Venezuela "não há separação de poderes" e utiliza como exemplo a ampliação do número de cadeiras no Tribunal Supremo de Justiça, de 20 para 32, em uma reforma realizada em 2004.

Na avaliação da HRW, esse sistema teria sido implementado para que os magistrados favoráveis ao governo alcançassem maioria.

Essa mudança foi qualificada pela HRW "como a mais grave violação do estado de direito", desde o golpe de 2002.

"Existe uma ausência de controle judicial, o que tem sido aproveitado por Chávez para aplicar políticas discriminatórias que limitam o exercício da liberdade de expressão dos jornalistas, da liberdade sindical dos trabalhadores e da capacidade da sociedade civil de promover os direitos humanos", afirmou José Miguel Vivanco, diretor da HRW, durante a apresentação do informe, nesta quinta-feira em Caracas.

Representantes do governo ouvidos pela BBC Brasil rejeitaram o informe da HRW e negaram que no país os direitos humanos e a democracia estejam em perigo.

Informe 'incorreto'
Para German Sálton, representante do Estado venezuelano na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o informe é "incorreto" e não contempla aspectos que, a seu ver, são "conquistas" dos 10 anos de governo.

"A realidade venezuelana mostra números diferentes deste informe: o governo erradicou o analfabetismo, levou saúde à população mais pobre, garante acesso ao trabalho, isso é respeito aos direitos humanos, não violação", afirmou Sálton.

"Quando houve o golpe de Estado e o canal estatal foi tirado do ar, esta organização não emitiu nenhuma frase condenando esta violação à liberdade de expressão, nem tampouco contra o golpe", acrescentou.

Crise diplomática
Para Saul Ortega, deputado da Comissão de Relações Exteriores da Assembléia Nacional, a divulgação do informe está relacionada com a mais recente crise diplomática entre Venezuela e EUA.

Na semana passada Chávez ordenou a expulsão do embaixador norte-americano de Caracas "em apoio à Bolívia" e recebeu uma idêntica resposta por parte da Casa Branca.

"Não é por acaso que depois da expulsão do embaixador norte-americano os EUA começaram a nos atacar com os dois temas centrais para desqualificar um governo: narcotráfico e direitos humanos", afirmou Ortega à BBC Brasil.

Há dois dias, o governo dos EUA incluíram a Venezuela e Bolívia na lista de países que fracassaram na luta contra o tráfico de drogas no último ano.

'Discriminação'
No seu balanço sobre a gestão de Chávez, a HRW afirma que "a discriminação política" tem sido uma das características da atual presidência.

De acordo com o documento, houve "demissão de opositores políticos em algumas instituições estatais" e a criação de "sindicatos paralelos" aliados às políticas governamentais.

O deputado Saúl Ortega nega a existência de perseguição de trabalhadores opositores ao governo e disse que o Parlamento criou uma lei para coibir esta prática.

"Há uma lei vigente que proíbe as demissões injustificadas, para, entre outras coisas, impedir este tipo de abuso de poder por motivações políticas", afirmou.

Entre outras considerações, Human Rights Watch "recomenda" ao governo o "reestabelecimento da credibilidade" do Tribunal Supremo de Justiça e a criação de um organismo autônomo que administre a freqüência de rádio e televisão.