Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pensando na Vida

Em tempos de reflexão política é sempre tirar um tempinho pra pensar.

Prefeitos da fronteira são ameaçados de morte

Fonte: O Alto Acre
José Ronaldo procurou a delegacia da Polícia Federal e entregou uma cópia da Gravação para o delegado Gustavo Rézio Brasiléia, Acre – A cada dia os bandidos estão mais ousados. Por telefone, de dentro dos presídios, eles espalham pânico e medo a quem está do lado de fora. Foi o que aconteceu nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre, quando os prefeitos Leila Galvão (PT) e José Ronaldo (PSB) viveram um final de semana de cão.

As ligações começaram na sexta-feira, 11. O prefeito José Ronaldo foi o primeiro alvo dos bandidos. Logo cedo, ele recebeu o telefonema de uma pessoa que se identificou como Manoel. A conversa foi rápida. Do outro lado da linha, o interlocutor — que estava dentro de uma penitenciária — afirmava ter sido contratado para “matar o padre na cidade de Epitaciolândia”, mas quando o contratante chegou as quando o contratante chegou descobriu que a pessoa a ser assassinada seria o prefeito.

A partir daí, ficou fazendo ameaças e queria que arranjasse duas passagens para ir embora com segurança. O prefeito com sua esposa e assessoria, foram para a delegacia da Polícia Federal e foram atendidos pelo delegado Gustavo Rézio.

Em uma das ligações, “Manoel” faz ameaças dizendo que já havia matado muita gente e passou endereço de uma cidade, Caraubas, no interior do Rio Grande do Norte, onde conta que políticos e radialistas foram mortos e até mesmo em Natal, capital do Estado.

Para verificar a veracidade dos fatos, estariam registradas na imprensa do Estado. Provavelmente, estariam usando os assassinatos para poder ameaçar políticos e extorquir dinheiro.

Um assessor entrou em contato para “negociar”, perguntar aonde estaria o possível “matador de aluguel”, e o mesmo disse que já havia passado por Brasiléia e Epitaciolândia e estaria dentro de um avião.

Comentou ainda que havia sido contratado por R$ 3.000,00 (três mil reais), para executar o serviço e foi enganado pelo suposto contratador e queria ir embora. Daí, resolveu ligar para o prefeito para pedir as passagens de volta. A situação deixou o prefeito preocupado que levou o caso à Polícia Federal que já está investigando a ameaça de morte.

Prefeito recebeu várias ligações e seus assessores chegaram a negociar com o possivel "matador de aluguel" Segundo informações, a prefeita de Brasiléia recebeu ligações parecidas e que já procurou a PF para que seja tomadas as devidas precauções. “Manoel” comenta ainda que, possui uma longa ficha criminal e mais de 100 anos de cadeia para cumprir.

A PF recebeu uma cópia das conversas da mão do prefeito de Epitaciolândia e abriu investigação para apurar quem e de onde veio as ligações. Como estão em plena campanha política, tais ligações deixou os políticos em estado de alerta.

Salvam-se todos

Postado Originalmente no Jornal Ac24horaas

O jornalista Luis Carlos Moreira Jorge, diz em sua coluna no jornal A Gazeta – conteúdo exclusivo para assinante - que assim que for publicado o Acordão do TRE que decidiu que o mandato da ex-deputada Naluh Gouveia é do PT, o que dá a vaga ao suplente Merla Albuquerque (PT), será colocada à apreciação dos dirigentes da FPA uma proposta jurídica e política, pela qual se resolve a confusão de Feijó, e se manterá Merla (PT) e Josemir Anute (PR), na Aleac. “Sem isso Anute está fora da Casa. Depois da decisão do TSE, de que os mandatos são dos partidos, não há o que se discutir”, revela.

Segundo o colunista, o presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), vai jogar um papel importante na análise desta proposta, que pode restabelecer a unidade da FPA, em Feijó.

“É bom ressaltar que esta decisão do TRE foi específica para o caso de Naluh Gouveia, que trocou o seu mandato por um outro cargo, optando por ser conselheira vitalícia do TCE.

Por isso esta proposta que será feita aos dirigentes da FPA é interessante para a unidade da aliança, até porque juridicamente não há como brecar a posse de Merla (PT) no mandato.

A mesa diretora da Aleac, pelo papel republicano que lhe é inerente, deve cumprir o que determinar a Justiça. Não jogo como alguns as fichas numa rebeldia à decisão judicial.

A apresentação da proposta em fase de esboço final vai depender de importante reunião neste final de semana com o prefeito de Feijó, Francimar Fernandes (PT), para dar o aval.

Conversei ontem com advogados que militam na Justiça Eleitoral e foram unânimes: a decisão do TRE é devolutiva, por isso Josemir Anute terá que recorrer fora do mandato.

Sobre a decisão do TRE, o presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), adotou um mutismo cauteloso: quer ouvir seus assessores jurídicos antes de se pronunciar.

O juiz eleitoral Maurício Hohenberg calou a boca dos políticos que achavam que seria convencido por empresários do transporte público a decidir que o mandato era da FPA”.

Leila Galvão tem candidatura à reeleição impugnada

Publicado originalmente no Blog do Crica
O Partido dos Trabalhadores pode ficar sem a prefeita Leila Galvão (PT), uma das gestoras mais bem avaliadas da atual fornada de prefeitos, na eleição deste ano. Leila, que costuma dizer que fará campanha apenas para cumprir tabela, pois já se considera eleita (todas as pesquisas de fato lhe colocam como favorita), pode ficar de fora. Representando o PMN, o advogado Erick Venâncio, um dos bons profissionais da nova safra de advogados acreanos, entrou com uma ação na comarca de Brasiléia, pedindo a impugnação do registro da candidatura de Leila Galvão, que pretende disputar a reeleição.

O argumento jurídico é que a sua candidatura fere o disposto no artigo 14 da Constituição Federal em seu parágrafo quinto, que não permite a reeleição para quem já foi duas vezes seguidas prefeito. Está bem claro que é este é o caso da prefeita. Quando foi vice-prefeita do então prefeito de Brasiléia, José Alvanir, Leila o substituiu por duas vezes por longos períodos, por este ter se afastado do cargo por motivo de doença. Em ambos os casos, as atas foram registradas na Câmara Municipal de Brasiléia, e no período de abril de 2004 à outubro de 2004 assinou atos como prefeita, convênios, e foi ordenadora de despesas, se caracterizando como posse efetiva do cargo, e não como mera substituição, como acontece quando os titulares viajam. Agora cumpre novo mandato de prefeita.

Baseado na legislação pertinente o advogado Erick Venâncio pediu ao Juiz de Direito de Brasiléia, Leandro Gróss, que ordene à Câmara Municipal de Brasiléia, que expeça toda documentação que configura as posses de Leila Galvão como prefeita, registradas em atas, que foi pedido pelo advogado, mas que não foi considerado pela presidência da Casa. O Juiz deve se pronunciar por toda esta semana sobre o pedido. É bem possível que atenda o pedido para que possa ter uma boa base para julgar o caso. Se determinar a juntada, Erick diz que não haverá como se negar a impugnação do registro da candidata do PT, porque a referida documentação vai amparar a sua tese de que Leila não pode ser candidata neste pleito.

Os dirigentes do PT de Brasiléia, em contrapartida, entraram com uma ação pedindo a impugnação da candidatura do ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB) a prefeito, sob alegação de responder processos na justiça. Esta é uma ação que já nasce morta. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu recentemente que candidaturas de quem responde processos só pode ser negada quando houver sentença transitada em julgado, o que não é o caso de Aldemir, que assim poderá tranquilamente disputar a reeleição. Os processos que responde estão em primeira instância, e sobre todos se configura a presunção de inocência.

O grande problema que poderá ser criado para o PT se a impugnação da candidatura de Leila for deferida pela justiça, é que o partido não tem um nome à sua altura, o que desta forma daria brecha para que a oposição tenha condição de voltar ao poder, já que Aldemir Lopes se tornaria assim muito forte. Leila é o único nome que se pode dizer que tem amplas chances de bater Lopes. A outra opção que poderia entrar neste caso na disputa como Plano B seria o ex-deputado federal Zico Bronzeado (PT), que foi bem votado no município, mas com prestígio inferior ao da prefeita Leila.

Segundo dois advogados eleitorais consultados pelo BLOG, a tese do advogado Erick Venâncio tem base legal. Leila assumiu no afastamento do então prefeito Alvanir por doença e ficou longo período como prefeita efetiva praticando todos os atos administrativos, inclusive ordenando despesas. Foi prefeita de fato e de direito neste período. E como já cumpre novo mandato estaria assim impedida por lei de disputar a reeleição, entendem estes advogados.

Seja qual for o despacho do Juiz Leandro Gross, este será mais um caso polêmico que deverá chegar no Tribunal Regional Eleitoral para julgamento em breve.

*Luis Carlos Moreira Jorge, blogueiro nas horas vaga

Brasileiro deve ser novo 'rei das cervejas', diz jornal

do Site G1
O executivo brasileiro Carlos Brito, presidente-executivo da InBev, deve se tornar o novo "rei das cervejas" com a conclusão da compra da norte-americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, anunciada nesta segunda-feira (14). O 'título' foi sugerido pelo jornal "St. Louis Today", cidade onde a empresa dos EUA tem sede, ainda na edição de domingo.

Líder no mercado dos Estados Unidos, a Budweiser é apelidada de "Rei das Cervejas".

Segundo comunicado divulgado pelas empresas, Brito irá comandar as operações da nova companhia, que terá faturamento anual de US$ 36 bilhões e possuirá cerca de 300 marcas.

Em comunicado, Brito declarou estar muito satisfeito "em anunciar esta transação histórica (...). A combinação vai criar uma companhia global mais forte e competitiva, com potencial para crescer em todo o mundo”. Esse potencial é destacado pelo anúncio das empresas, que afirma que a Inbev é líder em dez mercados onde a Budweiser tem uma presença muito pequena.