Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Governo e Ifac definem ações para ampliar rede de educação

Parceira garante a construção de nova escola técnica em Rio Branco e da ampliação do campus de Xapuri

Os detalhes para a implantação de um campus na região da Baixada do Sol e do projeto de ampliação do campus em Xapuri do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) estiveram na pauta da reunião realizada na manhã desta terça-feira, 19, entre o governador Tião Viana, o reitor do Ifac, Marcelo Minghelli, e o deputado federal Sibá Machado.

“Já temos algumas parcerias firmadas e apostamos no sucesso desta ação. O Ifac contribui para a formação profissional e conhecimento científico, o e governo tem muito interesse em ajudar”, disse o governador Tião Viana.

A instituição já está presente em quatro municípios acreanos e conta com o apoio do governo do Estado para ampliar a rede de cobertura e aumentar o número de vagas oferecidas nas mais diversas áreas. A parceria irá garantir a construção de uma escola técnica federal na região da Baixada do Sol, beneficiando pelo menos 15 bairros [uma das regiões mais populosas de Rio Branco]. “Sabemos da importância desta ação para as pessoas de baixa renda, e por isso estamos investindo na parceria”, destacou o deputado federal Sibá Machado.

Outra ação em debate durante o encontro foi a ampliação do campus de Xapuri, que inclui a construção de um centro de biotecnologia. O espaço irá fomentar a área de pesquisa científica, e conta também com um escritório de patentes e de certificação de produtos da região amazônica. Tanto o terreno para a implantação do centro de pesquisa, quanto o espaço utilizado para a construção da moradia dos servidores do Ifac serão doados pelo governo do Estado.

“A instalação do polo de biotecnologia em Xapuri vai alicerçar as parcerias com o governo na gestão de educação, pesquisa e sustentabilidade dos povos da floresta”, enfatizou o reitor Marcelo Minghelli.

Ainda hoje representantes do Ifac se reúnem a equipe de governo na área de produção para definirem a demanda para novos cursos em 2012. Depois disso, nova consulta será realizada com sociedade e setor produtivo.

Por: Viviane Teixeira - Agencia de Noticias