Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Charde do Dia!!!


Tentando de fato ficar de Férias!!!

Estou de fato tentando ficar de férias desde 12 de dezembro, porém sempre tem mais algumas coisinhas pendentes que me impedem, estou recentemente corrigindo  e orientando algunsTCCs, oque tem demandado muito tempo e dor de cabeça, fora que ainda estou encerrando o ano letivo de 2009, por incrivel que pareça. Poco tempo está me restando para me dedicar às coisas boas da vida e aos projetos que em 2010 tem que deslanchar, inclusive o meu "Nenem de Ouro" que é um trabalho de pesquisa, entrevista com os verdadeiros construtores da história de Xapuri, já que temos infelizmente a mania de esquecer as pessoas simples e humildes que realmente fazem de fato a história acontecer.

Mas ontem tirei um folga daquelas para aproveitar a sexta-feira, recebi amigos em casa e no finalzinho da tarde me deliciei com uma "caipirosca" por que ninguém é de ferro, pude conversar amenidades com o amigo Clenis Alves e Railan Queiroz, que como sempre são uma boa compania para bons papos.

Porém as trivialidades ficaram apenas na caipirinha, até porque ontem também acabei conversando com algumas pessoas da área política de Xapuri acerca das esperanças para este ano e todos são unânimes e pensam como eu... que 2010 por ser um ano eleitoral queira a Deus que algo realmente venha a se deslanchar em Xapuri...

Vou aproveitar o final de semana para as minhas costumeiras visitas ao interior, trazendo sempre de volta na bagagem boas histórias de vida e a sensação de ser mais acreano do que nunca...

Bom Final de Semana!!!

História multimídia de Xapuri


Recebi na quinta feira um DVD, contendo as publicações  do Projeto História Multimídia de Xapuri, que fora desenvolvido sob a batuta mais que profissinal dos amigos Rivangela dos Santos Nogueira, Caticilene Rodrigues e Clenes Alves.

O Projeto em questão foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Elias Mansour, apresentado pela proponente formada em licenciatura plena em História Pela Universidade Federal do Acre, que tem como objetivo resgatar, digitalizar, divulgar a história de Xapuri e disponibilizar a pessoas que tenham interesse em conhecer a história da Princesinha do Acre. O Projeto conta com os trabalhos da pesquisadora/historiadora Caticilene Rodrigues (coordenadora do 'História Multimídia de Xapuri'), formada no Curso de Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Acre e do técnico de informática/pesquisador Clenes Alves, acadêmico dos Cursos de Ciências Econômicas da UFAC e Teatro da UAB/UnB, ambos servidores do Museu do Xapury.

Achei  de extrema importância e bom gosto os assuntos abordados  pela equipe e disponibilizados no blog http://www.historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/ até porque verdadeiramente é um resgate da história de Xapuri que há muito tempo estava necessitado de acontecer. Vale apena dar uma passadinha no blog para conferir as pérolas lá postadas, principalemnte para aqueles que como eu tem interesse substancial pelos acontecimentos marcantes ou não dessa terra.

Parabéns à equipe do projeto!!!

Apagão deixa Acre e Rondônia 6 horas sem luz e prejuizo para comercios

Por: Salomão Matos - ac24horas.com
Caos. Essa é a expressão mais precisa para definir como ficou a vida do acreano na manhã desta sexta-feira, 08, quando por volta das 9:09h o fornecimento de energia elétrica foi interrompido pela Eletronorte, só voltando, parcialmente, 6 horas depois.
Na maioria dos bancos onde não existe gerador próprio, as reclamações eram diversas e o atendimento foi cancelado.

O trânsito ficou caótico. Sem sinalização foi preciso muita atenção e paciência por parte dos motoristas.

Nos hospitais, foi preciso ligar os geradores de emergência para que os pacientes que precisam de aparelhos pudessem continuar seus tratamentos. Os procedimentos cirúrgicos foram cancelados e os médicos instalaram consultórios nos corredores para fugir do calor.

Segundo o engenheiro responsável pela Eletronorte no Acre, José Luis Neves, o problema foi ocasionado na linha de transmissão da sub-estação de Vilhena no estado de Rondônia.

A energia elétrica só foi restabelecida parcialmente na capital do Acre as 14:25h, depois que o Operador Nacional autorizou a ativação da usina termelétrica da capital.

Ao todo, 70% de todo o estado ficou sem energia elétrica e ainda não há previsão para o restabelecimento total.

Eletroacre diz que apagão foi culpa do linhão vindo de RO

Até o presente momento a  Empresa não apresentou alternativas para conter um novo apagão e nem explica o que causou a falta de energia.A Eletroacre, expediu um comunicado em seu site sobre o apagão que atingiu Acre e Rondônia, porém não deixa claro, o que teria provocado a suspensão brusca no fornecimento de energia. A companhia também não explica que providências estão sendo tomadas para evitar novos apagões.

Nota de Esclarecimento sobre a interrupção do fornecimento nesta sexta-feira dia 08 de janeiro de 2010
A COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ACRE - ELETROACRE, comunica à população do Estado do Acre que a falta de energia ocorrida às 09:20h desta sexta-feira, 08 de janeiro, cujo restabelecimento ocorreu de forma gradativa a partir das 14:20h, foi ocasionada por problemas técnicos na linha de transmissão que abastece o Estado do Acre.
Todas providências foram tomadas para o restabelecimento do sistema (operado pelo ONS - Operador Nacional do Sistema) o mais rápido possível.
A DIRETORIA

Pacientes de hemodiálise na Fundação Hospitalar do Acre por pouco não morrem durante apagão

Para os funcionários do setor amarelo, como é conhecido a sala onde ficam os pacientes que fazem sessões diárias de hemodiálise na Fundação Hospitalar do Acre, a sexta-feira, 8, foi um dia à típico. Com o apagão, funcionários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, tiveram de redobrar a atenção com os pacientes, porque os geradores de energia não suportavam por mais de 15 minutos a sobrecarga da demanda do hospital.

"Tudo era muito tenso. O gerador de energia funcionava uns minutos mas não agüentava muito tempo. Daí o sangue dos pacientes nas máquinas de diálise começava a coagular e a gente tinha que fazer o trabalho manualmente, rodando, fazendo o trabalho da máquina para não parar a sessão senão o paciente poderia ter uma complicação grave. Foi um sufoco", disse um enfermeiro que não quis ter o nome divulgado.

A direção do hospital não se manifestou sobre o assunto.

Salomão Matos - da redação ac24horas

Lojistas querem saber que vai pagar o prejuízo do apagão

Demonstrando muita irritação e com um discurso afinado e direcionado para administração do petista Binho Marques, o presidente do Club dos Lojistas do Acre, Rubenir Guerra, condenou o apagão e em nome dos comerciantes perguntou "quem vai pagar nosso prejuízo?"

Guerra disse que os comerciantes e os empresários sustentam com pagamento de impostos a economia acreana. As declarações são uma clara cobrança ao governo que nos últimos anos não investiu recursos na infraestrutura do sistema energético.

Segundo ele, "o comércio do Acre já paga altas taxas de impostos e um dia de trabalho perdido, significa prejuízo para todos. Hoje quase toda rede comercial do estado funciona de forma on line e até mesmos as suas máquinas registradoras de preços. Sem energia, todo mundo ficou praticamente de braços cruzados sem poder vender nada. Quem vai pagar essa conta afinal? o governo? A rede comercial é quem sustenta o Acre com nossos impostos" desabafou.

Ao contrário da maioria dos empresários acreanos que teimam em "rasgar seda" de elogios para o governo, Rubenir, não teve dó e cobrou políticas públicas para o sistema energético, empresarial e industrial do Acre.

Salomão Matos, redação, ac24horas

“RATOS descontentes viram-se contra GATOS gordos”.


Por: Marizete Furbino
"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.” ( Thomas Fuller)
As bases da administração do séc.XIX foram ditadas por Taylor, Fayol e Ford, onde o empregado era visto como indivíduo resistente, cujos esforços precisavam ser predefinidos, monitorados, e sancionados.

No séc.XIX – viu-se a emergência do empreendedor de negócios.

A partir do séc.XX – viu-se a emergência do empreendedor de vida, aquele indivíduo que participa ativamente da construção e sustentação de uma identidade própria, aquele indivíduo que sabe aonde quer chegar consciente de seu percurso e sabedor de seus objetivos e metas.

No séc.XXI – o indivíduo que faz parte da empresa não será visto como um objeto e sim como sujeito valioso de toda história organizacional. Além do bom atendimento, querem e exigem consideração. A gestão se baseará em compartilhamento de poder, confiança, negociação, reciprocidade, compromisso e envolvimento.

Presas às rápidas mudanças, as micro e macro empresas enfrentam grandes desafios à sua consolidação no mercado, sentem necessidades emergentes de adequação, caso contrário estarão fadadas ao fracasso.

Os funcionários, agora denominados colaboradores, sentem necessidade de participar ativamente do processo de gestão, dando suas contribuições, opiniões e sugestões, enfim, exigem ciência de onde trabalhar na empresa, o que fazer, como, quando e porque fazem tais ações. São conscientes que fazem parte da empresa, são na verdade colaboradores empreendedores, fazendo jus ao título de “colaborador”. É preciso que não haja descontentamento por parte de quaisquer Stakeholder, pois, isso poderá comprometer toda organização.

A organização do séc.XXI é consciente de que o maior capital dentro de uma empresa chama-se capital intelectual, portanto considera as pessoas como seu maior bem, um patrimônio intangível. Sabedora de que o conhecimento faz parte do capital intelectual e que ele se concentra nas pessoas, valoriza em demasia cada colaborador, desde o mais baixo escalão até a direção da organização, sem distinção.

Portanto, a empresa do séc. XXI considera seu colaborador como um ser biopsicossocial, que possui anseios, necessidades e talentos próprios e que se não cuidar bem deste patrimônio, corre o risco de naufragar no mercado, já que cada profissional ali existente contribui e muito para o desenvolvimento organizacional.

É preciso que se tenha cuidado ao recrutar, selecionar e manter seus colaboradores, investindo mais e mais nos mesmos, pois se sabe que, investindo nas pessoas que fazem parte da organização, o gestor estará investindo na própria empresa, uma vez que tais pessoas irão aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da empresa de que fazem parte, contribuindo assim, para que a empresa se solidifique neste mercado cruel, onde a competitividade é tão acirrada. Portanto, o capital humano, faz todo o diferencial para uma empresa, constituindo-se em uma vantagem competitiva.

Concluímos que é de extrema importância, que a empresa reconheça os colaboradores como um patrimônio intangível valioso, que a participação efetiva dos mesmos é necessária para que a empresa tenha sucesso neste mercado cruel onde a competitividade é tão acirrada.