Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um retrato fiel da educação

Ainda é preocupante o estado de saúde de Anderson Mattos

Segundo informações obtidas na manhã de hoje blog pelo através do amigo Carlos Pereira, que é tio de Anderson Mattos, a situação de saúde ainda gera preocupações e cuidados.

Depois de ser brutalmente espancado na madrugada de sábado para domingo, por volta das 3 horas da madrugada, no CarnaXapuri, Anderson Matos, filho de Barbara Matos e Jeferson Matos, sofreu traumatismo craniano, foi submetido no domingo a uma cirurgia de emergência no pronto socorro de Rio Branco.

Durante a seção brutal de espancamento, que teve inclusive a participação de filhos (Mayron e Marcelo) do atual Vice Prefeito Eriberto Mota e de jovens de Brasiléia , Anderson foi submetido a uma seção de pancadas e chutes violentos na região toráxica e cabeça provocando corte profundo e fragmentação de uma parte do crânio, que deverá passar por uma nova cirurgia em fevereiro de 2012 para correção da parte afetada.

Devido ao grau de violência e das lesões principalmente no crânio, ocorreu a perda total da fala da fala da vítima e mesmo após a realização da cirurgia para a retirada da pressão intracraniana devido ao coágulo existente, a habilidade da fala ainda está comprometida, já que segundo informações da família Anderson ainda está se comunicando de forma desconexa.

No domingo durante rápida visita que fiz a vítima no Hospital Epaminondas Jácome, antes da transferência para Rio Branco para a realização do procedimento cirúrgico, pude presenciar que Anderson só conseguia e comunicar com muita dificuldade através de escrita, porém mesmo impossibilitado de falar, conseguiu identificar os agressores para o Delegado de Xapuri que compareceu ao Hospital.

Nesse episódio de violência grotesca e animalesca gostaria suscitar uma antiga discussão: Oque leva jovens de classe média, saudáveis, aparentemente bonitos, com um nível de escolaridade bom, com famílias que são consideradas tradicionais na comunidade a assumirem comportamentos de agressividade gratuita? Que sentimentos possuem esses jovens? Impunidade? Inaptidão das autoridades em qualificar os atos infracionais dos jovens? Relevância da sociedade em miniaturizar os atos? Sentimento de supremacia? Ou simplesmente aptidão para não pensar em nada?

Gostaria de reforçar que independentemente de quem quer que seja os verdadeiros culpados que sejam exemplarmente punidos, até por uma questão de que não podemos deixar que comportamentos como esse tornem rotineiros na nossa pacata Xapuri.

Gostaria ainda de repudiar algumas pessoas que tencionam a levar a questão para um lado político, em decorrência do envolvimento direto ou indireto dos filhos do Vice Prefeito. Isso é um caso de Polícia não de Política.

Faço minhas as palavras de um ex-aluno meu e que muito me orgulha atualmente, Paolo Almeida. “Professor, é lamentavel o que vem acontecendo em nossa cidade, é droga, violência de todo gênero, os jovens a mercê de todo o tipo de mazelas e o poder público e a própria sociedade não fazem nada para reverter esse quadro, pelo contrário, promovem atividades que associadas ao álcool, prostituição, drogas, violência e por ai vai, dão manchetes à situações trágicas... ....Pra mim que seria um final de semana tranquilo e de comunhão com minha família e amigos, retornei de Xapuri à Brasiléia com a impressão de revolta e tristeza, não apenas pelo o acontecido, mas por todo o contexto social deplorável que meus amigos de infância, colegas da escola, da fanfarra, das peladas, famílias tradicionais, pessoas que eram exemplo para mim quando era criança. Oramos para que esse quadro sombrio e manchado se transforme em um ambiente de paz e dignidade para todos.”