Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Deu no Gazeta de Hoje

Abrir o olho
O prefeito Wanderley Viana (PPS) abra o seu olho: se o PT ganhar a eleição para a prefeitura de Xapuri será investigado até sua quarta geração e olhe lá se não for preso.

Semana decisiva
Se a pesquisa desta semana colocá-lo numa situação ruim, não seria nenhuma aberração política se procurasse o candidato Manoel Moraes (PSB) para uma aliança.

Só favorece
Se ficar na disputa só por birra pode dar a vitória para Ubiracy Vasconcelos (PT).

O que conversaram?
O que conversaram os coordenadores da campanha do Marcinho (PSDB), em Xapuri, Everaldo e Celso Paraná, com o financista do petista Bira (PT), empresário Crio Pontes?

Alguma aliança?
Tramavam alguma aliança política na reta final?.

Ibope
Está previsto para hoje a divulgação da segunda pesquisa do Ibope.

Xapuri se prepara para momento histórico

Eleitores de Xapuri não sabem se apostam no novo, se permanecem com o que já conhecem ou se acreditam nas promessas encantadoras e não cumpridas da Frente Popular
Do Jornal Ac 24 Horas
A 20 dias das eleições municipais de 2008, o município de Xapuri - localizado a cerca de 180 quilômetros da capital do Acre -, aguarda com expectativa o desenrolar de um dos momentos políticos mais importantes da sua história. Com uma população estimada pelo IBGE em 14.800 habitantes, dos quais 10 mil são eleitores, o município padece há décadas com uma sucessão de administrações que não conseguiram colocá-lo em um patamar de desenvolvimento condizente com a história e com o renome nacional e internacional que possui a terra do líder sindical Chico Mendes, maior responsável por essa notoriedade.

Dos mais antigos municípios do Acre, Xapuri é hoje, nitidamente, aquele que menos experimenta de algum progresso e desenvolvimento. Com uma atual administração polêmica e conturbada, chefiada pelo prefeito Vanderley Viana de Lima (PPS), candidato à reeleição, a cidade padece com a falta com de estrutura básica e com a ineficiência dos serviços mais elementares, como a coleta de lixo e saneamento nas áreas periféricas. Dependendo quase que exclusivamente do dinheiro proveniente dos salários de funcionários públicos estaduais e municipais, além da modesta atividade extrativista, o comércio e a economia locais estão capengantes também há dezenas de anos.

A limitação, a desorganização e a inépcia da atual gestão municipal somadas à ausência do governo do Estado, que não faz investimentos de peso no município desde a pavimentação asfáltica da Estrada da Borracha, durante o governo Jorge Viana, são problemas crônicos que muito têm desagradado e afligido a população da pequena cidade que já superou os 100 anos de existência. As ações do governo estadual no município, com exceção da fábrica de preservativos, que emprega atualmente cerca de 100 funcionários de forma direta e algo em torno de 250 extrativistas de maneira indireta, se limitam a obras da sua própria alçada, como a manutenção da estrutura física dos prédios públicos estaduais e outros.

A cidade se ressente da falta de recursos oriundos de convênios com o governo estadual que possam se transformar em realizações visíveis nas ruas e no cotidiano da população. Xapuri proporcionou uma larga vitória ao governador Binho Marques nas urnas do município nas últimas eleições estaduais e até o momento não recebeu a contrapartida de seu governo em razão das graves diferenças existentes com o prefeito Vanderley Viana, ferrenho opositor do governo e maior pedra no sapato dos xapurienses. Em comício realizado recentemente, Binho Marques pediu para o povo votar no candidato do PT, Bira Vasconcelos, em troca de ações do governo para recuperar a cidade. Soou como chantagem eleitoral.

Diante desse quadro, o eleitor xapuriense dispõe de quatro opções para mudar ou manter a realidade atual através do voto no próximo dia 5 de outubro. Manter Vanderley Viana no poder parece a menos provável aos olhos da razão. No entanto, já se tem a experiência de que não se pode subestimar umas das grandes raposas da política local, que mesmo sendo considerado morto politicamente, submeteu o PT e o governo a uma derrota traumática no último pleito municipal. É fato também que mesmo sem apoio do governo e de forma atabalhoada, Viana consegue realizar pequenos feitos que apesar de, na maioria, ficarem inacabados ou mal executados, somados uns com os outros o colocam em vantagem sobre o segundo mandato do ex-prefeito Júlio Barbosa. Desgastado por seu próprio trabalho e comportamento inadequado para um gestor, Vanderley corre na disputa como azarão.

A Frente Popular produziu também em Xapuri, a exemplo de outros municípios acreanos, uma segunda candidatura à prefeitura. Manoel Moraes (PSB) é funcionário do Ibama e empresário radicado na cidade há mais de 15 anos e saiu do PT, onde não conseguiu espaço para se candidatar ao cargo de deputado estadual nas últimas eleições, oportunidade em que foi o candidato radicado em Xapuri a receber o maior número de votos, o que por pouco não lhe deu a vaga na Assembléia. Inicialmente favorito, Moraes caiu nos primeiros meses de campanha eleitoral e ensaia uma reação para a reta final da disputa. Aposta em uma boa votação na zona rural para fazer, segundo ele, frente ao PT, com quem considera que disputa a eleição.

Depois da derrota para Vanderley Viana nas eleições passadas, quando foi candidato a prefeito o primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes de Barros, o PT encontrou no engenheiro agrônomo Ubiraci Vasconcelos, o nome para conduzir o partido de volta ao poder em Xapuri após a controversa administração de oito anos de Júlio Barbosa de Aquino. Discreto e comedido com o seu discurso, Ubiraci pacificou os conflitos internos do partido no município e tomou as rédeas do processo que costumava ser conduzido por caciques locais. Junto com o PC do B do pecuarista Eriberto Brilhante da Mota, o PT é favorito numa eleição que promete ser disputada voto a voto.

A maior surpresa das eleições em Xapuri é o candidato Marcinho Miranda (PSDB), outro que aparece como favorito com base em consultas informais. Considerado por muitos como incapaz sequer de levar a candidatura até o final da campanha – chegou-se a cogitar que se aliaria a Vanderley Viana -, o jovem pecuarista cresceu e ameaça conquistar uma vitória que poucos acreditavam acontecer. Sua candidatura, coligada com o PMDB do engenheiro cívil Manoel Graciano, é determinada e conta com grande simpatia de importantes setores da sociedade.

Com esse leque de opções, Xapuri tenta retomar o rumo do desenvolvimento a partir de 2009. Mais maduro e escaldado com as últimas experiências administrativas, é de se esperar que o eleitor xapuriense esteja atento para mais uma vez não perder o bonde da história e passar mais quatro anos sapateando ou com uma abelha dentro do ouvido, como alerta a propaganda da Justiça Eleitoral.

Roberto Vaz – da redação ac24horas
Rio Branco, Acre