Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Charge do Dia!!!!

Reflexão do Dia!!!!

Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.
Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que conhece a alegria é rico.
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.
Aquele que conhece os outros é sábio.
                                           Pitágoras

Rapidinhas

Desabafo I
Leitor do Blog sob codnome Persona Non Grata, encaminha comentário recheado de mínimo curiosidades interessantes sobre a Prefeitura de Xapuri, que beiram a denuncia crime, pena que como está incognita não posso divulga-las, mas algumas partes é intressante... e como é...

Desabafo II
“É caro joscires, acabei me tornando mais um admirador asciduo seu, aliás parabéns pela coragem, não vou me identificar porque você sabe, to aqui dentro mais não sou concursado, mas assim como muitos xapurienses queria sim ver uma xapuri melhor, e a coisa aqui dentro anda de mal a pior amigo...”


Desabafo III
“A atual administração está mais podre que peido de bebado com ressaca, são tantas denuncias mais tanta que eu seria capaz de publicar um livro mais só citarei algumas, vamos por partes, verdade seja dita, todas as secretarias estão a beira de um caos, mais sabemos de onde vem a grana...”

Desabafo IV
“A três semanas foi descoberto um rombo nos cofres da prefeitura de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) porque né, sabem oque ele fez, procurou um colega com nome de .......... e pediu R$ 400.000,00 em notas de empenho, é amigos a coisa ta assim por aqui...

Desabafo V
“e assim caminha nossa cidade, nos trilhos do desenvolvimento bancario dos ptzeiros....abraço “

Em tempo
Fui informado ontem pela tarde que agora sim, na proxima segunda feira será publicado o mais recente informativo da oposição, curioso como sou, estou dando um docepara quem me antecipar quais as quentinhas que constarão na nova edição...

Saude sempre...
Jamais poderia deixar de deixar de externar minha amizade pelo Presidente da Camara Municipal de Vereadores o meu amigo Ronaldo Ferraz, que estará se afastando de suas funções temporariamente para cuidar da saúde. Ronaldo sempre foi um amigo daqueles que vale a pena manter e sinceramente desejo que Deus esteja sempre a seu lado e que em breve estará com plena saúde em seus afazares Legislativos...

Curiosidade Parlamentar
Acontecerá em Xapuri, fato muito interessante, já que quando retornar para suas atividades legislativas o Vereador Erivelton, será o primeiro Vereador voluntário da Câmara de Xapuri, já que devido a Legislação vigente não poderá receber salário de Tres fontes ao mesmo tempo, bom exemplo e pelo que percebi o amigo Erivelton não se abalou com tal fato... bom exemplo

Tudo na Santa Paz...
Continua a bandeira branca de meus comentários em relação à Câmara Municipal, já que atualemnte estou vendo movimentação e isso é bom...

Haja Trabalho
O deputado Manoel Morais, continua incansável em suas visitas pelo interior e pelas pessoas de alta representatividade de associações, comunidades religiosas, jovens, aliado ao bom trabalho que vem desenvolvendo junto à ALEAC, pderá dar sérias dores de cabeça aos pleiteantes aos votos xapurienses nas próximas eleições...

Reclamar do que mesmo!!!
Essa é a frase mais ouvida em xapuri, quando se vai nos setores estaduais ou municipais reclamar de alguma coisa, além de não ser atendido, seu nome ainda pode listar em caderno negro... isso é fato....

Boa Semana...

Professores de Xapuri e Capixaba dão exemplo de superação

Escrito por Ernani Baracho, Assessoria SEE
Um exemplo de persistência e força de vontade. Aos 68 anos, a professora Rosaura Bandeira realizou o grande sonho de sua vida: ter um diploma de curso superior. Ela recebeu o certificado com outros 41 graduandos do Curso de Pedagogia à Distância na noite da segunda-feira, 15, em cerimônia realizada em Xapuri.

A cerimônia de entrega dos diplomas para os graduandos de  Xapuri e Capixaba contou com a presença dos prefeitos dos respectivos municípios, Bira Vasconcelos e Joais Santos, do representante da Universidade de Brasília (UnB), Lúcio França Teles, do coordenador de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Josenir Calixto, além de familiares e amigos dos concludentes.

Oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado em parceria com a UnB, o curso beneficiou 800 professores de 19 municípios do Estado, que durante três anos desenvolveram suas atividades em laboratórios de informática com computadores conectados à internet mantidos pela Secretaria de Educação.

Emocionada pela tão esperada conquista, Rosaura, uma das mais idosas da turma, agradeceu a oportunidade e o apoio recebido pelo Governo e seus colegas de turma. "Essa vitória foi um sonho de todos, que hoje estão aqui, e isso foi graças a sensibilidade do Governo em perceber a nossa necessidade. Não dominava nada das novas tecnologias, mas com a força dos colegas consegui aprender."

O ambiente virtual criado pela UnB para o curso de Pedagogia exigiu do aluno muita determinação, já que muitos não tinham contato nenhum com as novas tecnologias, a exemplo da professora Rosaura, que teve na amiga de curso Neila Souza uma grande aliada. "Foi um prazer ajudar minha amiga. Todos merecem e foram dignos deste diploma, pois nesse sistema somos responsáveis pelo aprendizado", revela.

Doutor em Educação, Lucio França destacou o desempenho das turmas acreanas e a participação efetiva delas nas aulas. "Na Universidade de Brasília o índice de evasão em cursos presenciais chega a 10%. Aqui com cursos on-line tivemos apenas 5% de desistência, percentagem muito baixa para essa modalidade, que gira em torno de 30%", revela o professor.

Ontem, foi a vez dos professores de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil receberem o diploma.

Coisas de Acre!!!

Flagelo educacional: “massa” que vai decidir a eleição no Acre é analfabeta 

Por:Jairo Carioca - AC24horas.com 

O quadro é especialmente dramático. O percentual de eleitores analfabetos no estado do Acre é bem superior a média registrada na região norte, de 8,3%. São mais de 67 mil analfabetos e mais de 92 mil analfabetos funcionais, pessoas que sabem ler e escrever, mas que são incapazes de interpretar um texto ou um simples anúncio, 20,8% dos cadastrados. No topo da pirâmide educacional, estão 138 mil eleitores que tem o primeiro grau incompleto.

O mais grave apontado ao ac24horas pela socióloga Eurenice de Oliveira, coordenadora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre, é que o modelo educacional vigente não prepara eleitores para escolher homens servidores do país.
- A educação que está sendo festejada hoje é a educação tecnicista, aquela que prepara a força de trabalho para o trabalho parcial, temporário, informal, sem garantias, sem direitos - revela.
Eurenice citou Marx, “o grande rebelde” entre os economistas políticos clássicos, que diz: “o homem faz a história, mas não segundo a sua vontade”. A socióloga explicou que neste caso, “se o eleitor votasse, apostaria na existência  de frestas de luz para construir projetos alternativos de uma sociedade onde o voto não fosse uma mercadoria”.
- Suponho que para escolher racionalmente, os motivos racionais serão tenazmente selecionados com a interferência da tecnologia da comunicação que articulará os outros motivos da ação de forma esteticamente convincente – acrescentou a coordenadora.
O tema também foi apontado no Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/Ac) que apresentou como principal desafio às eleições de 2010, a consolidação da instituição como instrumento efetivo de Justiça, Equidade e Paz Social.
A situação que apresenta um terreno fértil para a proliferação da picaretagem política, dividiu opiniões no parlamento acreano. O socialista Luiz Calixto (PSL) não acredita que esse eleitor seja totalmente comprometido com os esquemas políticos. “Se eles vêem filas para dar dinheiro, porque não entrar? Até eu entraria!”, diz o deputado.
- Um eleitor de baixa escolaridade não é necessariamente um eleitor politicamente incapaz. Pode, obviamente, discernir entre os candidatos sérios e os enganadores – acrescentou Calixto.
Já para o tucano Donald Fernandes, que trabalha com mais de duas mil vitimas das drogas, existe um paradoxo, entre os números educacionais mostrados pelo Estado e a realidade que vive grande parte da população. O médico afirma que esse eleitor sem formação não está preparado para escolher um governante.
- Além do linchamento educacional, esse eleitor passa fome, esta degradado moralmente. Como é que vai ter discernimento para escolher com imparcialidade um governante? – questiona o deputado.
Indo mais além, Donald afirma que esse modelo é vigente porque no Acre falta um parlamento mais atuante. “Eu me incluo nesse contexto”, disse o parlamentar ao analisar o fraco desempenho dos debates políticos da atual legislatura, relacionados a educação.
Edilton Souza, que há dez anos está desempregado e que esse ano mais uma vez foi vitima da alagação, é um dos eleitores que declarou ao TER/Ac, mal saber ler e escrever. Ele não se lembra nem em quem votou nas últimas eleições. É um dos 30% de brasileiros das classes C, D e E que não acompanha as atividades políticas e que está inserido no Brasil que a socióloga Eurenice de Oliveira chama de “um país de desempregados”.
- Quer chamem de lamúria, ou não, também não dá para ignorar que o Brasil ainda é um país de desempregados, de homens e mulheres que sobraram do processo de desenvolvimento e que foram projetados na precarização, com famílias inteiras de sobrantes, formando o grupo dos superfluos que oscilam entre a precariedade e a desfiliação.
Essa é a massa que vai digitar nas urnas, os números dos partidos e candidatos que vão governar o Estado e o País por mais quatro anos. O número de eleitores com nível superior representa apenas 1,9% do total, 8.463 pessoas. A situação é mais preocupante nos municípios do interior: em Porto Walter, no Vale do Juruá, mais de 30% dos eleitores declararam jamais ter passado pela sala de aula. No Jordão, a realidade é ainda pior: 41% dos eleitores são analfabetos. Situação semelhante também é encontrada nos municípios de Tarauacá e Feijó, ambos com mais de 33% de eleitores analfabetos.
Para Eurenice somente uma “catástrofe cultural” será capaz de mudar o cenário que apresenta uma sociedade que ainda convive com a miséria, um eleitorado enfadado pelas mazelas políticas, tentado pelas promoções de compras de votos, partidos desestruturados e um Judiciário que tem como realidade a utilização de recursos eleitorais meramente protelatórios.
- Depende das forças em confronto que está bastante marcado por posições vigilantes, tanto no Brasil quanto no Acre, – respondeu a socióloga.
"Trata-se de formar uma correnteza tão forte e direcionada que redefina o curso do rio", continuou. Ela criticou a forma como o Estado fortalece grupos da sociedade organizada, o que chama de "ampliação dos projetos políticos".
Eurenice concorda com o pensamento do TRE e diz que a afirmação sagaz e hermética do presidente do Tribunal, desembargador Arquilau de Casto [que aposta em agentes de mudanças] só não identifica quais os agentes e quais mudanças serão feitas, "o que abre um caloroso debate", concluiu.

Lula... O Cara

Você é o cara que mais teve amigos e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.
Você é o cara que conseguiu inchar o Estado brasileiro com tantos e tantos funcionários e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.

Você é o cara que mais viajou como presidente deste país, tão futilmente e às nossas custas.

Você é o cara que aceitou todas as ações e humilhações contra o Brasil e os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e outros.

Você é o cara que, por tudo isso e mais um monte de coisas, transformou este país em um lugar libertino e sem futuro para quem não está no grande esquema.

Você é o cara que transformou o Brasil em abrigo de marginais internacionais, negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso para um país democrático que o julgou e condenou democraticamente.

Você é o cara que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.

Você é o cara que está transformando o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com as indenizações imorais da bolsa terrorismo, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos que manipulam alguns verdadeiros colonos.

É, Lula! Você é o cara...
É o cara-de-pau mais descarado que o Brasil já conheceu.

Voce é o cara que deveria apanhar na cara de todo brasileiro honesto e trabalhador."


Você é o cara que esteve por dois mandatos à frente desta nação e não teve coragem nem competência para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança estão piores do que nunca.

Para Descontrair!!!!

"O Congresso Nacional é um local que:
Se gradear vira zoológico,
Se murar vira presídio,
Se colocar uma lona vira circo,
Se colocar lanternas vermelhas vira puteiro, e  se der descarga não sobra ninguém."