Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pesar - Perca Irreparável de um ícone histórico-social de Xapuri.






SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E TURISMO DA CIDADE DE XAPURI - ACRE, REALIZA ATIVIDADES A SEMANA DO MEIO AMBIENTE.


Em uma das ações realizadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, foi a arborização, pinturas e o reordenamento do espaço da Praça Getúlio Vargas.
O secretário de Governo, professor Joscíres Ângelo, participou da ação realizada em comemoração a Semana do Meio Ambiente.
´´ Temos que cuidar do que é nosso, pois esse espaço (praça) foi totalmente abandonada pela gestão passada e estamos realizando essa ação juntamente com alunos (as), professores (as), vice - prefeito, secretários (as), assessores (as), vereadores e toda a sociedade civil, para revitalizar esse espaço que é tão tradicional da nossa querida Princesinha do Acre ´´. disse o Secretário de Governo
Foto: SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E TURISMO DA CIDADE DE XAPURI - ACRE, REALIZA ATIVIDADES A SEMANA DO MEIO AMBIENTE.

Em uma das ações realizadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, foi a arborização, pinturas e o reordenamento do espaço da Praça Getúlio Vargas.
O secretário de Governo, professor Joscíres Ângelo, participou da ação realizada em comemoração a Semana do Meio Ambiente.
´´ Temos que cuidar do que é nosso, pois esse espaço (praça) foi totalmente abandonada pela gestão passada e estamos realizando essa ação juntamente com alunos (as), professores (as), vice - prefeito, secretários (as), assessores (as), vereadores e toda a sociedade civil, para revitalizar esse espaço que é tão tradicional da nossa querida Princesinha do Acre ´´. disse o Secretário de Governo

Caminhoneiro e motoqueiro escapam da morte na BR 317

Alexandre Lima
Era por volta das 12 horas desta segunda-feira, dia 10, quando uma carreta perdeu o controle e saiu da BR 317 indo de encontro a um barranco. O veículo ficou completamente destruído ao ponto de ter a boleia arrancada devido a força do impacto.
O motorista da carreta, Francisco Fábio da Silva Menezes Barroso, pode ter tido algum problema quando dirigia ou cochilado, já que estava numa reta e invadiu a pista contrária. Neste momento vinha uma moto que por pouco não bateu de frente.
O motoqueiro, Dirceu Aguiar Duarte, pilotava sua moto modelo Honda sentido Xapuri quando foi surpreendido pela carreta que vinha em sua direção. Segundo foi relatado, foi questão de centímetros para que o veículo não passasse por cima dele.
Dirceu teve que sair da BR e caiu a poucos metros a frente no meio do mato, sofrendo várias escoriações pelo corpo. Por coincidência e sorte, uma ambulância do SAMU retornava da Capital e os socorristas prestaram socorro às vítimas.
Francisco foi salvo pelo cinto de segurança, mas sofreu algumas escoriações, teve um dos braços quebrado e foi transferido para Rio Branco. Dirceu foi conduzido para o Hospital de Brasiléia, onde recebeu os primeiros socorros e ficou em observação.
Para quem viu de perto a carreta no local do acidente, não acredita que alguém tenha escapado com vida após ver que, além da boleia, o eixo dianteiro também foi arrancado. O caso está sendo investigado pelas autoridades para descobrir o real motivo do acidente.

     

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo realiza atividades na semana do meio ambiente em Xapuri

Durante a Semana do Meio Ambiente que iniciou-se no dia 30 de Maio e teve seu término na sexta – feira |(07) de Junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo realizou várias ações na Cidade, onde envolveu toda a comunidade Xapuriense.
Palestras Educacionais ao Meio Ambiente nas Escolas Estaduais e Municipais, Caminhada, Blitz Educacional, Arborizações em diversos pontos da cidade (praças, ruas, avenidas, escolas, entregas de lixeiras, gincanas entre outras atividades que a Secretaria realizou em parcerias com diversas escolas.
O Secretário Idalino Junior anunciou durante as comemorações que até o inicio do mês Julho, acontecerá a inauguração do futuro Viveiro Municipal, onde algumas ações estão sendo tomadas para que todo o espaço esteja de acordo com o planejado.
O Prefeito Marcinho Miranda está dando total apoio e atenção para que o município seja agraciado com essa iniciativa, pois Xapuri é o Celeiro Mundial do Meio Ambiente.
Todos falam do Meio Ambiente e até se aproveitam mas na prática nada se fazia ou realizavam, durante nossa campanha, onde falei do compromisso que o nosso Partido (PSDB) se preocupa com o tema e foi uma das promessas em dar um novo rumo ao nosso Meio Ambiente, já começamos a dar nossos primeiros passos e vamos  buscar resgatar e ao mesmo tempo dar uma maior ênfase no que diz respeito as nossas matas, rios, igarapés, praças entre tantas outras ações na busca de melhorarmos nosso Meio Ambiente, pois queremos que no futuro todos (as) seja beneficiados (as) com esses trabalhos, pois durante o nosso mandato vestiremos realmente a camisa e mostraremos como se cuida verdadeiramente de uma cidade e dar um basta nos aproveitadores.
Desde já queremos agradecer aos parceiros que juntos se uniram nessa caminhada para o RESGATE DO MEIO AMBIENTE NA CIDADE DE XAPURI – ACRE como a Fábrica de Preservativo Natex, Associação Comercial de Xapuri, Escolas Estaduais e Municipais, Empresários, Associações, Sindicatos, Grêmio Estudantil, Câmara Municipal, Igrejas e outros (as) ´´. Disse Marcinho Miranda – Prefeito de Xapuri.
    

PREFEITURA DA CIDADE DE XAPURI – ACRE E MORADORES REALIZAM FESTA EM COMEMORAÇÃO AOS 26 ANOS DO BAIRRO DA SIBERIA

Aconteceu nos dias 06, 07, 08 e 09 (quinta, sexta, sábado e domingo) a tradicional festa do bairro da Sibéria que este ano comemorou seus 26 anos de fundação.
Muitas atividades esportivas, de lazeres, culturais, sociais entre outras foram realizadas pela prefeitura em parceria com os moradores.

A prefeitura da Cidade de Xapuri – Acre, na pessoa do Prefeito Marcinho Miranda, do Vice Prefeito e de toda equipe se dedicaram arduamente para que a festa tivesse uma estrutura a altura do evento, que esse ano foi mais bem planejado e coordenado.

Desde o primeiro dia de mandato da nova administração, a prefeitura vem realizando várias frentes de serviços no bairro como: Reposição e colocação de novas de iluminarias em todos os postes, coletores de lixo, limpeza, pinturas, capinagem, terraplanagem, contenção de barrancos, desobstrução de bueiras, esgotos e valas, arborizações, reparação das passarelas do porto das catraias e iluminação, recuperação do palco cultural e do mirante, atendimentos a saúde, programas sociais, educacionais, esportivos e brevemente a entrega da nova Unidade Básica de Saúde, onde os trabalhos estão bem avançados entre outros.

´´ Por determinação do prefeito Marcinho Miranda e do Vice – prefeito Ailton Menezes, os trabalhos realizados no bairro da Sibéria tiveram uma atenção toda especial por parte da SEMINFRA – Secretaria Municipal de Infra Estrutura Urbana e Rural, já que teria sua tradicional festa para receber uma multidão, uma vez superou as nossas expectativas aos demais anos anteriores.
Vamos continuar nossos trabalhos em toda a cidade mantendo e ampliando o que foi feito aqui no bairro ´´. Disse o secretário Renes Gomes.

´´ Fico feliz e orgulhoso em ver esse tradicional bairro festejando seus 26 anos de fundação, a alegria em ver seus (suas) moradores (as) apoiando, participando e sendo parceiro, tudo isso nos deixa com uma sensação do dever cumprido, mas não vamos parar por aqui, pois temos muitas ações a serem realizadas nesse bairro, brevemente iremos entregar para a população do bairro uma nova Unidade Básica de Saúde, a criação de uma escolinha de futebol, atividades de esporte, lazer, cultura e dentre muitas que virão durante nosso mandato, vamos juntos melhorar a vida de cada um (uma), trazendo medidas que venha beneficiar ainda mais esse lado da cidade.

COMPROMISSO DE CAMPANHA

Em reuniões, encontros, visitas e comício durante a campanha, falei para todos (as) moradores (as) do nosso programa de governo e como iríamos trabalhar em toda a cidade, onde os problemas eram muito grande, mas durante os 05 (cinco) meses a frente da prefeitura, eu, o vice prefeito Ailton Menezes, secretários (as), diretores (as), coordenadores (as) e a população estamos procurando resolver e amenizar os problemas mais graveis, pois todos (as) sabem como nós pegamos a prefeitura e a cidade e muita coisa fora feita, quase sem apoio e parceria alguma, mas aos poucos com os minguados recursos estamos aplicando naquilo que é de máxima urgência, pois o exemplo está ai para a população ver, no bairro da Sibéria repomos e colocamos em todos os postes iluminação, ampliamos a atenção á saúde, apoiamos a equipe de futebol, reformamos os pontos críticos das passarelas do porto das catraias, pinturas e reposição de luminárias também fora feitas, estamos reformando e instalando novos postes com luminárias no mirante, onde é um ponto turístico do bairro, distribuímos coletores de lixo em pontos estratégicos em fim o bairro recebeu e irá receber novas ações do poder municipal e uma delas será a entrega do novo Centro Básico de Saúde no bairro.

JUNTOS VAMOS EM BUSCA DA CONQUISTA

Nosso maior sonho é termos a ponte que ligará as duas partes da cidade, muitos políticos se comprometeram e enganaram nosso povo.
Breve vamos realizar uma audiência pública, convidando o governo estadual e federal, deputados estaduais, federais, senadores, promotores, juízes e toda a população Xapuriense em busca da nossa grande conquista, que é a tão sonhada construção da ponte.
AGRADECIMENTOS

Agradeço sempre a Deus por me dar força e saúde, para trabalharmos em prol do povo da Princesinha do Acre – Xapuri e a vocês por terem depositado seus votos de confiança a mim, ao vice prefeito Ailton Menezes e aos vereadores municipais que são da base de sustentação a nossa administração.
Quero agradecer ao Governo do Estado, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Políticos, Empresários, Fazendeiros, Secretários (as), Diretores (as), Coordenadores (as) e Funcionários (as) da prefeitura, deputados Estaduais Chagas Romão, Major Rocha, deputado Federal Marcio Bittar e ao Ex- prefeito de Acrelândia, Tião Bocalom  e a comunidade em geral pelo grande sucesso que foi a festa dos 26 anos do bairro da Sibéria e vamos continuar realizando, apoiando e sendo parceiros nos eventos tradicionais de nossa cidade.
Parabéns á todos e á todas as moradores (as) do Bairro Sibéria.