Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Fim de Semana

Bem,amigos Final de Semana chegando,para algumas cidades é dia de decisão eleitoral - Segundo Turno - ainda bem que estou livre dessa vez.

Vou aproveitar esse Final de semana para descansar e na próxima semana estarei apenas cuidando da saúde..nada de trabalho!!!! KKKK

Desejo a todos um excelente Sábado e Domingo e se Deus quiser nos encontraremos neste espaço na segundona!!!!

Bjos

Como é Fácil Esquecer

Hoje nas minhas crises existenciais, comecei a imaginar decomo é simplesmente incrível a capacidade que o dia seguinte tem de nos fazer voltar a acreditar que coisas melhores virão. A famosa expressão popular "não há nada melhor que um dia após o outro" tem lá suas virtudes e correlação com a esperança bíblica do salmista - o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Podemos considerar como sábios e vitoriosos aqueles que não levam para a cama e colocam sob seu travesseiro um problema a ser resolvido, muito menos deixam cair sobre este a noite do desespero; mas ainda que assim o permitam por algum relaxamento, bem-aventurados são aqueles que na manhã seguinte, ao contemplar o belo dia que Deus os oferece sem ressalva, entendem que tudo será diferente. O nome dessa loucura? Esperança!

Hoje podemos nos estressar, nos revoltarmos. As circunstâncias, que tiram de nós aquilo que achamos ter, mas de fato nunca tivemos - o controle - podem nos levar a sermos piores ou melhores, podem nos mudar por completo, nos tirando de nós mesmos; mas a regra desregrada da esperança nos diz sempre que Deus sabe o que está fazendo; que não nos permite dor além da que aguentemos suportar; que basta a cada dia o seu mal e que as misericórdias do Senhor são renovadas sobre nós a cada manhã.

Se o seu hoje está sendo ruim, como o meu deixe esse mal ir embora junto com o findar dessa jornada e lembre-se: o dia seguinte está vindo por aí!

E o final de semana também!!!!!

Ancião de 80 anos de idade reage a assalto e prende assaltante

O ancião José de Brito, 80, vendedor de banana no Mercado da Semsur, baixada do bairro Sobral reagiu a um assalto praticado contra o mesmo por Ivan de Souza Vale, 22, vulgo "Rato" pessoa bastante conhecida no meio policial.

Segundo informações da vitima por volta das nove horas de quinta-feira, 23, ele estava na banca de banana quando dois homens se aproximaram e um deles armado de revolver anunciou o assalto.

De imediato o ancião se agarrou com um dos assaltantes e conseguiu tomar a arma enquanto o outro fugiu.

Após dominar o assaltante o ancião foi socorrido por outros comerciantes que acionaram a polícia.

Com a chegada da Rádio Patrulha foi descoberto na cintura do assaltante mais uma arma, uma escopeta municiada.

Vítima e acusado mais as armas foram encaminhadas a Delegacia Central de Flagrantes - Defla, onde o acusado foi indiciado por roubo qualificado, Artigo 157 Código Penal.

O curioso além do ancião ter dominado o assaltante armado é que "Rato" e conhecido como um verdadeiro terror da baixada, mas o velhinho sem saber resolveu enfrentar a "fera" de frente e antes de sai da delegacia avisou ao assaltante se ele retornar e tentar assaltá-lo novamente quem vai ser acionado da próxima vez será o rabecão do IML.

Policiamento acreano terá reforço de helicóptero

Secretário de Segurança Antônio Monteiro: "A fronteira tem pontos de fragilidade que serão reforçados com o auxílio do helicóptero".O policiamento no Estado do Acre terá o auxílio de um helicóptero, especialmente nas áreas de fronteira. O extrato de convênio para a compra da aeronave foi publicado no Diário Oficial da União, fruto do empenho do governador Binho Marques e sua equipe junto ao ministro Tarso Genro, e integra o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

O valor do convênio ultrapassa R$ 6 milhões e tem contrapartida do Governo do Estado. Após a licitação, a aeronave será fabricada e entregue à Secretaria de Estado de Segurança Pública.

"Esse é um processo demorado, mas após o fechamento da licitação faremos todos os esforços possíveis junto à empresa vencedora para agilizar a fabricação e entrega do helicóptero", disse o secretário de Segurança Pública, Antônio Monteiro.

De acordo com o secretário, a fronteira acreana tem mais de dois mil quilômetros de extensão e foi uma das causas principais da adesão do Acre ao Pronasci. "A fronteira tem pontos de fragilidade que serão mais bem monitorados com o auxilio do helicóptero. Dois policiais já estão em treinamento para atuar no pelotão aeropolicial e mais profissionais serão preparados para o trabalho."

O major da Polícia Militar Paulo César ressaltou que o helicóptero vai auxiliar também no policiamento das rodovias que dão acesso ao Estado, além de agilizar o combate ao narcotráfico e furto de veículos.

Faculdades particulares não podem cobrar taxas administrativas

Cobrança por emissão de documentos diversos é ilegal, segundo informa Ministério Público Federal no Acre

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) enviou recomendação às instituições de ensino superior União Educacional do Norte (Uninorte), Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) e Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre) para que deixem de cobrar taxas relativas à expedição de documentos simples como declarações diversas (conclusão de curso, histórico escolar, atestados, conteúdo programático, freqüência, boletins impressos, etc).

A medida foi tomada depois de uma série de denúncias de estudantes que consideram abusivos os valores cobrados pelas faculdades.

Anteriormente, o MPF/AC já havia ajuizado ação civil pública requerendo a extinção da cobrança da taxa para expedição de diploma. A Justiça Federal deu liminar à ação e essas taxas estão hoje proibidas. Agora, por provocação dos estudantes, as demais taxas também estão sendo questionadas, em ato assinado pelo procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.

Indagadas pelo MPF/AC, as instituições de ensino admitiram a cobrança dos valores, o que é ilegal, já que todas as faculdades são prestadoras de serviço público federal, e, segundo a Constituição, não podem cobrar quaisquer taxas relativas à expedição de documentos ou certidões necessárias à defesa de direitos ou ao esclarecimento de situações de interesse pessoal.

O Código de Defesa do Consumidor também veda essa prática ao declarar nulas as cláusulas contratuais que permitam aos fornecedores de bens e/ou serviços variar os preços cobrados como bem entender, além de também anular as cláusulas que restrinjam direitos fundamentais inerentes à natureza contratual.

Segundo o texto da recomendação, desde a promulgação da Lei 9.870/99, a única forma admitida de remuneração para as instituições de ensino superior são as anuidades e semestralidades, que podem ser divididas em parcelas mensais, qualquer cobrança extra referente aos serviços educacionais configura-se em irregularidade, podendo ser admitida apenas para o caso de emissão de segundas vias e desde que o seu valor não ultrapasse o correspondente ao custo da expedição do documento, sem qualquer margem de lucro.

As faculdades têm 10 dias para informarem se vão acolher a recomendação, que se limita à proibição de cobrança dessas taxas daqui em diante. Caso as instituições de ensino se recusem a cumprir o recomendado, o MPF/AC tomará as medidas judicias cabíveis e requererá o ressarcimento em dobro dos valores pagos indevidamente pelos alunos, além de multas e demais encargos legais.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Acre

Miss Brasil apresentará vídeo sobre o Acre no Miss Mundo

Documentário terá 10 minutos e contará pontos para a classificação de Tamara Almeida a Miss Mundo Brasil eleita em julho

O Acre estará representado no concurso internacional Miss Mundo 2008 através de um vídeo que conta a luta pela preservação da floresta e os ideais de Chico Mendes. Pela primeira vez na história da competição, uma miss levará um projeto ambiental para apresentar o público. Tamara Almeida, Miss Mundo Brasil, está no Acre gravando um documentário em parceria com a Ong Amigos da Terra e o Governo do Estado. Na manhã de hoje ela apresentou o objetivo do trabalho à imprensa.

"Geralmente o foco apresentado pelas misses é o lado social em relação aos pacientes com Aids. Nunca nenhuma miss apresentou um projeto ambiental, e o meio ambiente é uma preocupação existente no mundo inteiro. Eu escolhi o Acre pela luta de Chico Mendes e do povo acreano pela preservação da floresta. O Estado tem uma história bonita, de lutas, e se orgulha em contá-la. Nessa parceria todos saem ganhando", disse Tamara.

O Miss Brasil aconteceu em 24 de julho, em Angra dos Reis (RJ). Tamara é a representante brasileira no Miss Mundo e embarca para a África do Sul em novembro. Durante um mês as candidatas serão testadas em concursos de biquíni, esporte, passarela, entrevistas. "Tudo conta pontos para a classificação final. Das 110 candidatas serão escolhidas 5 e uma delas será a Miss Mundo. No dia da premiação é apenas uma pequena parte do que as candidatas enfrentam. No palco elas respondem a apenas uma pergunta, mas antes elas são sabatinadas sobre vários assuntos, e tudo com pontuação."

O vídeo sobre o Acre e a luta de Chico Mendes pela preservação ambiental será exibido dentro da categoria Beleza com Propósito.

Binho se reúne com prefeitos e propõe pacto pelo desenvolvimento do Acre

Governador quer ampliar parcerias com todas as prefeituras para garantir serviços essenciais as comunidades e fazer do Acre o melhor lugar para se viver na Amazônia até 2010
O encontro com os prefeitos aconteceu no Palácio Rio Branco. Governador Binho lembrou que a meta de"transformar o Acre no melhor lugar para se viver na Amazônia" só é possível com o trabalho em parceria. "O sucesso de vocês é o sucesso de todos nós", afirmou Binho Marques.

O governador Binho Marques selou na noite desta quinta-feira seu propósito de ampliar as parcerias do Governo do Estado com as prefeituras de todos os 22 municípios do Acre. Marques realizou um grande encontro no Palácio Rio Branco com vinte dos prefeitos eleitos e reeleitos no pleito de 5 de outubro para propor um pacto para que nos próximos dois anos nem um real do orçamento e nem um minuto do tempo dos gestores do Estado e dos municípios sejam desperdiçados mas aplicados integralmente e sistematicamente no desenvolvimento do Acre, especialmente em áreas sensíveis como saúde, educação e produção familiar junto principalmente às comunidades mais necessitadas.

"O tempo é de se estreitar relações. Mesmo com diferenças, o amor pelo Acre é o que nos une", disse o governador. "É esse amor que pode permitir uma grande aliança de projetos comuns", completou, lembrando que os bons indicadores que levarão o Acre a ser o melhor lugar para se viver na Amazônia até 2010 só serão possíveis através de uma parceria bem elaborada tecnicamente e comprometida com o desenvolvimento do Estado.

Binho convocou os prefeitos para uma reunião que deverá ser realizada no próximo mês de novembro com todos os eleitos e reeleitos para traçar, agora de modo mais técnico, os planos para 2009/2010. A meta de Marques é trabalhar de modo que os dois anos que virão valham por quatro em termos de eficiência e resultados. As prefeituras farão adesão voluntária aos projetos e serão competitivas entre si. "Trata-se de uma competição positiva. O tratamento deve ser melhor para se dedica mais", anunciou o governador.

Os projetos decorrentes dessas parcerias devem atender áreas essenciais como saúde, educação e produção familiar com geração de emprego e renda nas comunidades mais longíquas -fundamentalmente nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs), conceito de política pública para levar serviços básicos e estruturantes às comunidades mais carentes do Acre. As ZAP's surgiram a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico, o mapeamento mais detalhado que o Estado produziu acerca de seu território, população e recursos, naturais ou não. Zonas de Atendimento Prioritário, na região urbana, estão localizadas em fundos de vale e as rurais estão em terras indígenas, unidades de conservação, assentamentos tradicionais e assentamentos diferenciados.

Binho pediu que na próxima reunião com os prefeitos estejam presentes os vices e parte da equipe que deverá trabalhar com o futuro gestor.

Além dos vinte prefeitos (apenas Nilson Areal, de Sena Madureira, e Hilário Melo, de Jordão, não puderam participar) estiveram presentes ao encontro o presidente da Assembléia Legislativa, secretários de Estado e assessores dos prefeitos eleitos.

Após encontro, fotos em frente ao Palácio Rio Branco. Durante encontro, o entusiasmo do grupo de prefeito estava presente em cada fala, em cada gesto.

Instituto para saúde
Binho Marques pediu apoio dos prefeitos em favor da criação de um instituto de prestação de serviços médicos. O projeto será levado à Assembléia Legislativa e, aprovado, facilitará o trabalho de levar médicos e equipamentos para o interior do Acre, onde existe grande dificuldade para se contratar e fixar profissionais em saúde.

O secretário-adjunto de Saúde, Sérgio Roberto, apresentou alguns pontos do instituto, cuja natureza será a assistência à gestão. O instituto, segundo explicou Roberto, será administrado por um conselho gestor com membros indicados pelo Governo do Estado, prefeituras, trabalhadores e outros.

As Secretarias de saúde, do Estado ou dos municípios, poderão contratar serviços ofertados pelo instituto.

Manifestações de apoio à parceria com Binho Marques
Os prefeitos manifestaram apoio à proposta de parceria do governador. "Não sou prefeito de um partido mas de um município. Nossa gestão estará os quatro anos de portas abertas às parcerias com o Governo do Estado", afirmou Randson Almeida, prefeito eleito em Marechal Thaumaturgo.

"Parabenizo o senhor pela atitude e pela maneira democrática de se reunir com os prefeitos aqui no Palácio Rio Branco. É uma posição histórica. Fico feliz em ouvir sua preocupação com os excluídos e o senhor pode ter certeza que em Cruzeiro do Sul encontrará um grande parceiro", declarou Vagner Sales, eleito em Cruzeiro do Sul.

"Este é o primeiro grande passo para um grande trabalho: é quando se tem regras claras", afirmou o prefeito eleito de Feijó, Juarez Leitão, assegurando apoio à proposta de Marques.

"Sozinhos ficamos fragilizados", alerta presidente da Amac
O prefeito reeleito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) Raimundo Angelim foi objetivo ao se manifestar em favor das parcerias e das trocas de experiências entre as instituições. "Tenho uma crença muito grande de que sozinhos ficamos fragilizados. Temos de nos unir em torno da Amac e promover a troca de experiência entre os municípios", pediu, defendendo a parceria proposta pelo governador Binho Marques.

Para Angelim, as exigências e necessidades da população são cada vez maiores e somente com parceria é que os resultados virão. "Portanto, coloco a Prefeitura de Rio Branco à inteira disposição de todos", finalizou.