Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Charge do Dia!!!

Para Refletir!!!!

O JUSTO É “DAR A CADA UM O SEU”
Este princípio geral é a definição clássica de justiça.

Entretanto, há os que agem das seguintes maneiras:
- O que é meu é meu, o que é seu é seu. “Com Justiça”
- O que é meu é seu, o que é seu é meu. “Com Igualdade”
- O que é meu é seu, o que é seu é seu. “Com Desprendimento”
- O que é meu é meu, o que é seu é meu. “Com egoísmo”

Retocando a imagem!!!

No final da tarde de ontem pude dar uma volta pelo centro de Xapuri e levei um susto ao ver um mutirão de limpeza pelas ruas, carros do Deracre efetuando a sinalização de solo das vias, uma grande quantidade de homens capinando, pintando meios fios, dando uma “guaribada” nos muros do cemitério e no deck de visitação do tumulo do Líder Sindical Chico Mendes, deveras fiquei alegre e pensei agora o negócio vai pra frente, mas logo caiu a ficha, hoje estará a equipe do governo estadual na cidade, então ela precisa estar apresentável aos olhos do nosso Governador... e para os reles mortais xapurienses nos demais dias não precisa cuidar de Xapuri não?

Xapuri tem uma tradição de longas datas das administrações e isso não é de agora que toda vez que uma autoridade anuncia uma visita por essas bandas a cidade se alvoroça e seus administradores dão uma maquiagem nas suas ruas, foi assim nos oito anos de Governo do Jorge Viana, nas visitas do Lula e outras autoridades. Não tenho nada contra essa prática até por que quem ganha é a população que pelo menos por uns dias tem de fato uma cidade bem cuidada, porém fica no ar uma indignação de que para os visitantes quando encontra as ruas limpas, canteiros capinados, meios fios pintados, de que tudo está muito bem obrigado por essas bandas... o que não é verdade... É claro que não culpo a atual administração, até porque nem se tentarem conseguirão realizar milagres, já que Xapuri por décadas foi vilipendiado e não será em uma administração que isso mudará, mas acredito que não teria que maquiar somente para a recepção de autoridades não... estes sim deveriam ver in loco os problemas enfrentados por este município, para desta forma se conscientizarem de que aqui necessita de investimento e de apoio.

Por falar em investimentos e de apoio, estou torcendo para que a visita do Governador Binho Marques, que virá inaugurar a OCA, não fique somente nos discursos e nas configurações de acordos políticos, mas que nesta visita seja anunciado um pacote de investimento para Xapuri assim como está acontecendo em outros municípios, como Bujari e Senador Guiomard. Para se ter idéia juntando os investimentos nos últimos dois anos no Quinari, por incrível que pareça soma-se a destinação de mais de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais) para aquele município, enquanto que meu pobre Xapuri, só ramais, reforma de prédios e só... Antes o discurso era de que o governo estadual não realizava investimentos no município devido a encrenca entre o ex-prefeito e o governador, mas e agora que são todos aliados qual é a desculpa?

Sinceramente de uma coisa eu tenho certeza que se pudesse fazer um pedido ao Excelentíssimo Governador, seria que ele agendasse uma visita mensal em Xapuri, pelo menos assim teria a certeza de que teríamos uma retocada na city para a sua chegada, e desta feita resolveria em parte uma significativa parcela dos problemas por aqui vivenciados

MPE de Xapuri quer explicações da Eletroacre sobre apagões

Fonte: Redação, ac24horas
A promotora de justiça substituto Diana Soraia Taballipa Pimentel, instalou por meio de portaria, procedimento de investigação preliminar para apurar as falhas na distribuição de energia de responsabilidade da Companhia de Eletrecidade do Acre na cidade de Xapuri.

De acordo com o MPE, “a companhia vem prestando de modo ineficiente o serviço de energia elétrica aos seus consumidores, de modo que as interrupções no fornecimento de energia são escandalosamente perceptíveis, ocasionando prejuízos e transtornos aos consumidores desse serviço público essencial”.

No auto de investigação preliminar a promotora vai anexar publicações na imprensa sobre os freqüentes apagões; pediu ainda o comparecimento do responsável técnico, requisitará da Aneel informação referente à situação da distribuição de energia elétrica pela Eletroacre neste ano e que sejam tomadas as demais providencias e deligências que se fizerem necessárias para a elucidação dos fatos.

Bocalon desafia o Estado abrir a “Caixa Preta”

O professor de matemática Sebastião Bocalom foi o primeiro dos pré-candidatos ao governo do Acre a ser sabatinado no quadro Boca no Microfone, quadro do programa Toque&Retoque, que é apresentado pelos jornalistas Eliane Sinhasique e Liano Jr, na Rádio Gazeta FM 93.3, na série de entrevistas que a emissora fará com os pré-candidatos.

Nascido no dia 8 de maio de 1953, do signo de touro, casado com Elizabeth Garcia Rodrigues, pai de 2 filhos e com 03 netos, durante uma hora [com intervalos comerciais], o tucano respondeu as perguntas feitas pelos jornalistas, que contaram ainda com a participação de internautas e ao telefone da emissora.

Bocalon disse que é preciso abrir a “Caixa Preta” do Estado para saber os impactos na folha de pagamento de mais de 6 mil cargos comissionados. O enxugamento da máquina administrativa é uma das principais metas do pré-candidato que prometeu ainda diminuir a carga tributária que incide sobre o valor da energia elétrica, liberdade de imprensa e melhorias nos setores de educação, segurança pública e saúde.

Confira os principais trechos da entrevista.

Modelo Econômico do Estado
- O modelo da florestania não melhorou a qualidade de vida da população, em 1999 existiam 28 mil famílias abaixo da linha de pobreza, hoje ultrapassa 62 mil famílias. Isso prova de que esse modelo não gerou os empregos necessários. Naquele momento foram prometidos 40 mil e tínhamos 50 mil desempregados, hoje temos mais de 150 mil. Continuamos importando a nossa comida de fora do Acre, gerando emprego lá fora. O modelo que ai está, depois de todo dinheiro repassado desde a época do Fernando Henrique Cardoso e dos empréstimos não impulsionaram na melhoria de qualidade de vida.

O novo projeto para o desenvolvimento do Acre
- Precisamos aproveitar as terras férteis para produzir alimentos. Acredito muito na nossa terra para implantar indústrias de alimentos e com isso gerar emprego e renda, mas acredito também na indústria de bovino de corte e de leite. Precisamos melhorar nossa produção de leite sem derrubar uma árvore, fazendo uma grande revolução na economia, tirando essa base no contracheque público. Uma vez eleito, a iniciativa privada é que vai gerar os empregos e as condições que o Estado precisa para se desenvolver.

O imposto de 25% cobrados na Energia Elétrica
- São mais de 25%. Na minha casa dá em torno de 36%. Energia Elétrica é um serviço fundamental e está muito cara, vamos fazer um estudo e reduzir essas taxas e fazê-la chegar com mais qualidade as casas de nossa população.

Segurança Pública
- Precisamos melhorar as condições de trabalho do nosso policial e fazer funcionar a Policia Técnica, o Serviço de Inteligência. Eles reclamam das condições mínimas de trabalho. No Acre não se faz nem o recolhimento de impressões digitais nas casas arrombadas pelos ladrões.

Concurso Público
- Não se trata aqui de dizer que vamos demitir os grupos de trabalho, mas precisamos garantir os direitos trabalhistas garantidos em lei para as pessoas que estão nas cooperativas. Mas o que não podemos ter é excesso de gente em áreas que servem como cabide de emprego. O nosso trabalhador precisa ter segurança. Se precisar contratar, nós vamos contratar, agora, precisamos conhecer melhor os números desse governo. O que mais critico é a falta de transparência nesse Estado.

Máquina administrativa
- Temos mais de 6 mil cargos comissionados nesse Estado, quer dizer, precisamos conhecer melhor os impactos dessas contratações na folha de pagamento. Vamos reduzir essa pressão à maquina administrativa. Tem cargos desses que daria para pagar 4 ou 5 funcionários. Precisamos abrir essa Caixa Preta. Não se sabe quantos comissionados são contratados nesse Estado! O que se sabe é que existe muito apadrinhamento para cargos comissionados e que falta dinheiro para pagar aumentos salariais ou cargos criados através de concursos públicos.

Saúde Pública
- É um problema de gestão. As reclamações no setor são feitas por mínimos detalhes. É a fila para se conseguir um exame, uma operação, coisas não admissíveis para um governo que propagou saúde de primeiro mundo. Estamos vendo no Acre gente morrer de malária, o avanço da hanseníase. Tem um funcionário meu que está indo embora do Acre porque não consegue fazer um exame há 90 dias. Em Rondônia ele fez os exames em dois dias. Na realidade o que acontece é uma falta de administração e estrutura. A questão de médico é seria porque se paga muito mal esses profissionais.

Como resolver os problemas da saúde
- Implantando verdadeiramente o Programa Saúde da Família, o trabalho de prevenção. É preciso que o Estado ajude os municípios a pagarem à carga de profissionais. Quando era prefeito, pagava R$ 6 mil reais e ainda dava casa para os médicos morarem. O Estado precisa fazer parcerias com os municípios e ajudar com a parte dele. Vamos fazer também o maior número de esgotamento sanitário porque isso é saúde.

Educação
- Vamos criar um Programa de Apoio Social em todas as escolas, ou seja, contratar psicólogos e assistentes sociais para minimizar os problemas enfrentados pelos professores nas salas de aulas com alunos que enfrentam problemas em casa e trazem para a escola, como a violência. Vamos oferecer melhores condições de trabalho aos professores, doar um computador e data show para que eles possam dar mais qualidade aos seus planos de aula. O professor não pode ser pauleira o tempo todo. 40% estão com estresse, e esse projeto vai ser forte para o professor trabalhar com mais qualidade. E vamos implantar uma Universidade Estadual no Acre.

Perfil Político
Tião Bocalon chegou ao Acre em 1986 para montar uma Serraria no Projeto Redenção, hoje Acrelândia. Foi prefeito do Município de Acrelândia de 1993 à 1996, de 2001 à 2004. Bocalon também foi Secretário de Agricultura e Pecuária no governo de Jorge Viana de 1999 à 2000, no Governo de Jorge Viana. É professor de matemática concursado e trabalha em Acrelândia.

Próximos entrevistados:

Hoje (27), será a vez do pré-candidato pelo PMDB, Rodrigo Pinto ser sabatinado pelos apresentadores. Na sexta-feira, está confirmada a participação do pré-candidato Tião Viana, da Frente Popular do Acre.
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas

A busca da síntese‏

A Visão de Mundo de uma pessoa, nem sempre poderá ser julgada por suas opiniões pontuais a respeito deste ou daquele assunto. Verdade que, grosso modo, as pessoas se dividem entre “realistas” e “idealistas”, práticas e sonhadoras, topistas e utopistas. Nisto, o grau de materialismo e o imediatismo, ou senão de espiritualidade e distanciamento, inerentes a cada um, tende a matizar estas posições.

Porém, em alguns casos bastante raros, infelizmente, se procura um equilíbrio entre estas duas tendências. Aí é que teremos os melhores resultados, alcançando uma harmonia entre o “real” e o “ideal”. O equilíbrio é uma coisa transformadora, porque dá profundidade de visão às coisas. O exemplo dos olhos, aliás, é bem ilustrativo. A visão de um só olho não dá perspectiva ou profundidade, enganando o observador que se vê limitado nas suas ações, a partir dos seus próprios limites de percepção. No simbolismo do Tao, notamos que a combinação de Ying e Yang origina dois outros princípios mais equilibrados. Esta cosmologia se repete no caso dos Quatro Elementos. Por esta razão, tal visão profunda também é chamada de Visão circular ou visão-da-quintessência.

Esta é, contudo, uma situação deveras rara, como dissemos, e demanda muito treinamento e aprendizado. O Caminho-do-Meio é dito ser a grande via da evolução –tão difícil que é chamada pelos budistas de “andar-na-navalha”-, e ele cresce e se afirma à medida em que recebemos a experiência dos contrários e as harmonizamos dentro e fora de nós.

Assim, estudar o passado e se preocupar com o futuro, prepara o nosso presente Eterno. Da mesma forma, valorizar a vida interior sem descurar do mundo externo, concede o dom-de-mundo que conduz à Infinitude.

Logo, respeitar o gênero externo em direta atenção ao gênero interior, produz o amor que se traduz em Bem-Aventurança.

E enfim, prestar atenção à mensagem do maior juntamente com a necessidade do menor, traz o entendimento que redunda na Iluminação.

Fonte: Livro Iluminar e construção da Sabedoria do Homem

Piada do Dia!!!

... e a professora pergunta pra classe:
- Alguém pode me dizer qual o nome do filósofo grego, autor da emblemática frase: " Só sei que nada sei " ?
... e o Joãozinho gritou:
- Puuuutaqueoooparioooo professora, não vai me dizer que o Lula, além de tudo, é grego?!!!!!