Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vá com Deus Simone!!!

Hoje a sala do 3º ano “C”, está com uma cadeira vazia, cadeira esta que será insubstituível, e todos os alunos professores sentem-se que a cada palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar nossos olhos de tristeza, pois sentimos a ausência de nossa amiga, aluna e companheira Simone Mesquita.

Somos sabedores de um dia, todos de quem gostamos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos. Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece pesar.

Nossos pensamentos divulgam para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca ter dito: "te amamos"; "precisamos de você", "estaremos sempre aqui", "nos preocupamos", "lhe admiramos muito"e como se não bastasse vem à frase mais forte "porque não fizemos isso?". Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância.

E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza: Quando amamos, da forma que amávamos em vida a nossa Colega Simone, transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais; quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido; quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.

O tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros. Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: Não importa onde estejam, estarão sempre conosco.

Simone, você foi uma guerreira, mulher, mãe, estudante, amiga e acima de tudo um fruto maravilhoso de bondade e humildade, não te perdemos, pois sabemos que estará sempre nos nossos corações, recordaremos sempre dos teus bons exemplos, da tua simpatia, do teu carisma e da tua vontade de fazer o Bem. Hoje você partiu desta vida terrena para alcançar um plano espiritual superior e ficaremos aqui com a certeza de que pessoas de bom coração como você sempre demonstrou, Deus estava à sua espera e junto ao Pai e aos anjos celestiais há de olhar por todo nós.

Fica aqui a dor de uma saudade, mas a externação de quando lhe amávamos e de que jamais será esquecida... Vá com Deus e que nessa nova caminhada espiritual teu espírito seja luz sempre!!! E acreditando no disse Jesus: Eu sou a ressureição e a vida.

Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.... (João 11:25-26) é que temos a certeza de que sempre estaremos juntos.
Profº. Joscíres de Oliveira Ângelo
Professores do Colégio Divina Providência
Alunos do 3º Ano C
Amigos

Convite

Recebi hoje via email, convite encaminhado pelo amigo de longas datas Elenckey Pimentel, para o recital que o Subtilior Ensemble e a CamerAcre Uirapuru farão neste sábado (17/07), às 20h, no Theatro Hélio Melo. Esse recital abre uma turnê de concertos prevista pelos projetos Amazônia de Norte a Sul e Interiorização da Cultura Artística, ambos do Curso de Licenciatura da Ufac, apoiados pela Escola de Música e Orquestra Sinfônica Musicalizar e Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

Este primeiro concerto será  em Rio Branco. No sábado mesmo a equipe partirá rumo ao sul do Brasil e Uruguai para apresentações em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Santa Maria, Caxias do Sul, Gramado e Montevidéu. A partir de agosto iniciarão as apresentações em Capixaba, Porto Acre, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, completando a primeira etapa destes projetos, pena que Xapuri tenha ficado de fora dessa primeira etapa.

Amazônia de Norte a Sul e Interiorização da Cultura Artística
Projetos da CamerAcre Uirapuru vinculados ao Curso Superior de Música da Universidade Federal do Acre, apoiados pela Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar e pelo Governo do Estado do Acre. Amazônia de Norte a Sul prevê turnês da CamerAcre por diversas salas de concerto da América do Sul, com duplo objetivo: veicular a música camerística produzida no Acre - principalmente com temática amazônica - e proporcionar aos seus integrantes, alunos do Curso Superior de Música da Ufac, a oportunidade de vivenciar outras culturas e aprimorar seus conhecimentos em master classes com professores das cidades visitadas. Nesta primeira etapa, contempla o sul do Brasil e Uruguai.
Já Interiorização da Cultura Artística sugere a descentralização de produto cultural e promove a produção de apresentações da CamerAcre Uirapuru em cidades do Baixo Acre Alto Juruá, contribuindo para acessibilidade de cultura à população acreana.

O Subtilior Ensemble
Foi criado por Douglas Marques em setembro de 2008, em parceria com a Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar. No mesmo ano, subsidiado pelos fundos municipal e estadual de cultura (Rio Branco/AC), desenvolveu projetos de audições comentadas, com público superior a 1.500 expectadores. Em 2009 continuou sua atividade de atendimento à comunidade em geral, em diversos pontos de cultura da cidade, a se destacar a apresentação na programação da Bienal do Livro e da Leitura. No primeiro semestre de 2010 apresentou Música da Época do Descobrimento do Brasil, roteiro dedicado às escolas públicas municipais da cidade de Rio Branco, visando criar um público mais receptivo à música erudita – particularmente medieval e renascentista – na cidade de Rio Branco. O grupo apresenta-se com instrumentos musicais autênticos, compondo-se de Alaúde, Flautas-doce, Percussão Histórica e Voz.

A CamerAcre Uirapuru
Grupo camerístico formado por músicos rio-branquenses ou em Rio Branco radicados, criado em 2009 com propósitos didático-artísticos. Concebido inicialmente em âmbito acadêmico, é vinculado à Universidade Federal do Acre por meio de projeto de extensão de seu Curso Superior de Música. Suas apresentações iniciaram-se em junho de 2009 na cidade de Puerto Maldonado, Peru, por ocasião da inauguração do Auditório da Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios. De lá para cá o grupo assumiu uma série de atividades artísticas na cidade de Rio Branco e arredores, tendo voltado ao Peru para apresentações durante o VIII MAP (Congresso bianual que reúne saberes e instituições de diversos países da America do Sul). Com uma formação não tradicional, o grupo tem se apresentado com flauta, clarinete, viola, violoncelo, piano, violões/guitarra percussão e vozes.

Programa
Primeira Parte
Improviso em modo Mixolídio Autêntico.
Ostinato Vo`Seguire (Bartolomeo Trombontino – Séc. XVI).
If my Complaints (Jonh Dowland – Séc. XVII).
De vos e de min naceo (Cancionero D`Elvas – Séc. XV/XVI).
A la Villa voy (Cancionero D`Elvas – Séc. XV/XVI).
Que He o que vejo (Cancionero D`Elvas – Séc. XV/XVI).
Cuncti Simus Concanentes (Il libre Vermell de Montserrat – Séc. XIV).

Segunda Parte
Waldemar Henrique - 7 Lendas Amazônicas
Foi Bôto, Sinhá!
Cobra Grande
Tamba-Tajá
Matintaperêra
Uirapuru
Curupira
Manha-Nungára
Heitor Villa-Lobos - O Trenzinho do Caipira (Toccata da Bachianas Brasileiras n.º2)
Kleiton e Kledir - Vira Virou
Noel Rosa / Vadico - Conversa de Botequim
Premeditando o Breque - Pinga com Limão

Participantes
Alain Leite Neto, flautista
Afonso Portela Messias, cantores
Ciro Quintanna, violonista e guitarrista
Douglas Marques, alaudista, cantor e condutor
João Gabriel Brito, percussionista
Luthiene Bittencourt, cantora
Maximo Lopes, violoncelista
Marcelo Brum, pianista e diretor artístico

Flautistas Convidados:
Luiz Fernando Barbosa Jr. – apresentações em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Caxias do Sul e Gramado
Thiago Bottega – apresentação em Santa Maria (Vale Vêneto)
José Antonio Rodriguez Martínez – apresentação em Montevidéu
André Luiz Lima de Araújo e Patrícia Rodrigues de Lima, assistentes de produção