Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 10 de abril de 2010

Imagem do Dia!!!

A imagem do dia deixo o antes e o depois da Casa Limitada, antiga casa aviadora de Xapuri, responsável pelo fornecimento de mercadorias diversas aos maiores seringais xapurienses, hoje transformado em uma Organização de Centros de Atendimento do Governo do Estado e muito bem recuperada.
Como podemos ver o prédio passou por uma completa restauração, conservando suas linhas arquitetônicas, similares á da fotografia do acervo do IBGE datada de 51, comparada com a tirada por esse blogueiro no dia de ontem.
Bom Final de Semana a todos os Leitores

Reflexão do Dia!!!

Poucos homens conseguem administrar as adversidades da vida , entretanto , se quizeres avaliar o caráter de um deles , dê lhe o poder !
                                                                      Abraão Lincon


"Se amar ao próximo é um princípio fraterno, perdoar as ofensas recebidas é uma sublime aplicação".
                                                                    Autoria Desconhecida

Juventude “Transviada”

Ha algum tempo que venho realizando algumas observações sobre o comportamento dos jovens xapurienses, especificamente no que tange aos adolescentes madrugadeiros, observações estas que não são preocupações somente minhas, já que em outra página de noticias de Xapuri a pouco tempo já emergiu uma discussão abordando esta mesma temática, porém nunca é demasiado suficiente voltarmos a discutir um problema tão sério e no mínimo preocupante e que por incrível que pareça de proporções bastante significativas.

Antes de tudo é necessário frisarmos do empenho por parte das autoridades locais em tentar resolver de certa forma o problema de risco social da juventude xapuriense, como é o caso das ações de educação social dos projetos desenvolvidos pela Policia Militar, das empreitadas de palestras da Promotoria local nas escolas na tentativa de sensibilizar a juventude, dos inúmeros esforços dos educadores cotidianamente nas salas de aulas e até mesmo das ações enérgicas por parte do policiamento ostensivo em conter indícios de abuso de liberdade dos Jovens.

Porém mesmo com todos os esforços somados dos diferentes setores que formam a sociedade xapuriense, percebo que pouco está surtindo efeito em relação á mudança de comportamento de muitos de nossos jovens, já que visivelmente percebemos o aumento de comportamentos que não condizem com posturas saudáveis de uma juventude que merece de atenção, freqüentemente nas noites de Xapuri temos visto brigas que envolvem jovens embriagados, pequenos delitos e abuso no uso de substancias entorpecentes. Digo isso porque já presenciei cenas grotescas seja em algumas festas locais, ou até mesmo em praças adolescentes de menos de 18 anos usando algumas substancia ilícita, a última que me repugnou o estômago foi de ver um adolescente de pouco mais de 16 anos que conheço desde criança fumando “Baseado” sentado na frente da Igreja Assembléia de Deus (em construção) em plena onze horas da noite.

É repugnante, é inaceitável, é vergonhoso o desrespeito de parte da juventude Xapuriense para com as instituições, para com as pessoas de bem e para com as famílias xapurienses, está na hora de dizermos um basta, impormos Tolerância Zero e isso eu já comecei, na noite de quinta chamei a policia para conter grupinho de jovens que ficavam perturbando transeuntes em plena Coronel Brandão, e a partir de agora denunciarei não importa que seja filho de amigo, amiga ou familiar está na hora de separarmos o Joio do Trigo, é necessário darmos atenção àqueles que por ventura podem ser recuperados pela educação, porém infelizmente devo admitir que algumas “peças raras” somente serão transformados com um choque de realidade e isso só será possível na área da segurança pública e não com a compreensão se simples mortais como eu.

Interessante que, comportamentos dúbios geram precedentes para exemplos de outros jovens e essa é a minha maior preocupação, já que muitos pais sinceramente não conseguem mais manter um diálogo de respeito com seus filhos, porque ambos não se compreendem e isso é uma realidade nacional, os professores sentem medo ou mãos atadas para com os adolescentes já que o sistema impõe algumas regras descabidas que impedem de medidas mais eficazes, se por um lado os adolescentes fazem de conta que aprendem a escola desta feita faz de conta que cumpre seu papel social.
Está aberta a discussão o que fazer com nossos jovens xapurienses???

Conselho Político da Frente define chapa majoritária

O Conselho Político da Frente Popular acaba de definir os titulares da chapa majoritária em reunião no auditório da Assembleia Legislativa. Os nomes são os que vinham sendo ventilados há tempo: Tião Viana (governador), Jorge Viana e Edvaldo Magalhães (senadores). O vice também está definido: será César Messias, atual vice do governador Binho Marques.

-Chegamos a essa definição por consenso. O que é um grande passo para a vitória nas eleições – declarou o coordenador do CP da Frente Popular, Francisco Nepomuceno Carioca.

A unidade dos partidos da FP foi possível porque o Partido Verde desistiu de apresentar o nome do deputado federal Henrique Afonso a uma das vagas ao Senado. A dirigente Shirley Torres fez o anúncio no começo da reunião.
-O PV decidiu apoiar o camarada Edvaldo Magalhães – disse, mostrando que o princípio da unidade da aliança não está sendo somente no discurso.

Presente em parte do encontro, o governador Binho Marques voltou a agradecer o gesto do PV e aproveitou para defender um nome do Partido Verde para uma das suplências do Senado.

-Defendo desde já uma suplência do Senado para o PV. O governador definiu ainda que a chapa Tião-Jorge-Evaldo é uma chapa ‘rica e jovem de vigor’, mesmo depois de tanto tempo da FP no poder.
-É a chapa dos sonhos. A população quer continuar mudando, mas mudando com a Frente Popular.

O ex-governador Jorge Viana, outro integrante da ‘chapa dos sonhos’ na reunião lembrou que a FP nunca perdeu uma eleição no Acre para o Senado.
-Depois nos surrupiaram uma e todo mundo sabe. Agora vamos se eles conseguem enganar a população – afirmou.

Jorge Viana continuou as estocadas nos adversários da oposição. E citou o isolamento do PMDB depois dos anúncios da aliança do PSDB com o PMN, de Petecão.
-Parece que enganaram o Flaviano (Melo). O que é muito difícil – ressaltou.

Para o virtual candidato ao Senado Edvaldo Magalhães, a decisão do PV de não indicar um nome para a chapa majoritária da FP tem que ser valorizada.
-O gesto do PV é pedagógico e reforça a unidade da Frente Popular. Por isso nosso caminho tem sido vitorioso.

Edvaldo também fez críticas à oposição afirmando que a cizânia entre eles impede até mesmo a formação de uma aliança com propósitos nobres para o Estado.
-Flaviano, Petecão, Bocalon e Márcio Bittar não conseguem nem reunir em volta de uma mesa. Muito menos ter um projeto de desenvolvimento para o Acre.

No próximo dia 30 a Frente Popular deverá fazer o lançamento de sua chapa completa para as eleições do dia 3 de outubro numa grande festa, como prometem seus dirigentes.
João Roberto Brana Bezerra

Geraldo Mesquita Júnior declara apoio a José Serra

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) voltou a declarar nesta sexta-feira (9) seu apoio ao pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o ex-governador de São Paulo, José Serra. O senador disse também que tentou promover uma aliança entre o PMDB e PSDB do Acre para as próximas eleições, mas que as tentativas foram infrutíferas. Mesmo assim, afirmou, continuará apoiando Serra, mesmo sem saber se o PMDB de seu estado vai ou não apoiar o candidato tucano.

- Eu sou um dos poucos senadores, pouquíssimos aliás, do PMDB filiados à candidatura de José Serra. Isso ocorreu hoje de manhã? Não. Há muito tempo que eu declino a minha convicção e a minha opção pela candidatura de José Serra dentro do meu próprio partido. Portanto, eu sou dissidência dentro do meu próprio partido nessa questão - disse, ressaltando que há quase dois anos já havia informado ao então governador Serra que o apoiaria para presidente da República em 2010.

Geraldo Mesquita Júnior explicou que o PMDB do Acre já anunciou apoio a Serra mas, devido às negativas do PSDB em compor aliança, ele não sabe se esse apoio será mantido ou não. Depois das negativas, disse o senador, o PMDB já lançou candidatos a governador e a senadores próprios no Acre.

- A situação no meu estado, no que diz respeito às oposições hoje, é um conjunto esfarelado, espatifado, fragmentado. O que isso me afasta da candidatura do governador Serra? Nenhum milímetro. Não vou atribuir a ele a culpa por uma má condução numa interlocução com o PMDB. Não me afasta um milímetro, a minha disposição continua a mesma. O governador Serra vencerá essas eleições pelos méritos que tem, homem probo - afirmou Mesquita Júnior, elogiando o desempenho de Serra como senador, prefeito e governador.

Em aparte, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) elogiou o pronunciamento do colega e disse esperar que Mesquita Júnior seja candidato a reeleição ao Senado Federal nas eleições de outubro de 2010.
Agência Senado

Conscientização dos eleitores em um ano eleitoral

Marcelo Henrique Pereira - Mestre em Ciência Jurídica
As transformações sociais estão na ordem do dia, sempre! Indivíduos, isoladamente ou em grupos, lutam por seus direitos e anseiam por melhores dias. Em sucessivos momentos de nossa história, verificamos que as revoluções brotam de uma ou mais cabeças, são divulgadas, e, ao encontrarem ressonância em outras mentes, promovem as mudanças qualitativas.

Em termos sócio-políticos, o Brasil vem demonstrando sua reorganização democrática – que principiou com a abertura política, a anistia aos presos políticos, a supressão do regime militar e a possibilidade de eleições populares, livres e diretas. Tivemos, é bem verdade, um presidente caçado por improbidade administrativa (falta de ética na gestão da administração pública), e vivenciamos, nos últimos governos, escândalos, denúncias, investigações e novas cassações de representantes políticos. Nos últimos anos, inclusive, uma das expressões mais ouvidas, conhecidas e decantadas foi “comissão parlamentar de inquérito (cpi)”. Isto, é claro, sem falar em processos judiciais que desembocaram em condenações, prisões, recuperação de verbas públicas e indisponibilidade de bens, além da suspensão de direitos políticos (impossibilidade de votar e ser votado – o maior “castigo” para um político desonesto).

Sinal de maturidade? Cremos que sim, uma vez que a cidadania – consciência cívica – é um valor que, embora enaltecido e disseminado nos bancos escolares, desde tenra idade, ressoa, em grande parte das vezes, como “letra morta”, carecendo do seu exercício, da sua aplicabilidade prática. E, longe do que comumente se imagina, a cidadania não se exercita (apenas e tão-somente) no dia da eleição, em que compulsoriamente comparecemos às seções eleitorais para escolhermos candidatos a diversos cargos públicos (dos poderes executivo e legislativo, em âmbito municipal, estadual e/ou federal). Cidadania é um conceito plural, polissêmico, pró-ativo, que importa na conscientização de cada indivíduo sobre o papel que individualmente tem a desempenhar no contexto social.
Um bom exemplo de cidadania é anotar o nome do candidato, guardar suas cartilhas e propagandas, e, após o mesmo ser eleito, “ficar no pé” do representante, fiscalizando o “modus procedendi” deste, no cotidiano, seja em aspectos gerais, seja nos particulares, principalmente avaliando o cumprimento de suas propostas e o atendimento do interesse coletivo, na atuação (parlamentar ou administrativa). Falta, em verdade, “cobrança” popular de nossos agentes políticos, e os mesmos, sempre “à vontade” do alto de seus cargos, cadeiras e posições, deixam-se levar por outros “atrativos” e fazem dos bens públicos “uma extensão de sua casa”, de seus haveres pessoais. Espaço, assim, suficiente e cômodo para a instalação da corrupção, sob os mais variados matizes. É a velha história de que “cada um tem o seu preço”.

Na outra ponta figura a falta de vontade (política ou jurídica) de fiscalização, apuração de erros e efetiva punição dos culpados, mas isto já seria mote para outro artigo. Fiquemos, assim, restritos ao título-tema deste ensaio: A conscientização dos eleitores em um ano eleitoral.
Em linhas gerais, devemos dizer que, em vários fatores, conviver com a “obrigatoriedade” das regras, não é algo muito fácil. Exemplificativamente, todos nós somos obrigados a votar, porque o sistema eleitoral não prescreve o voto facultativo, como em outros países, principalmente os mais econômica e politicamente desenvolvidos. Se somos forçados a comparecer, no dia da eleição, sob pena de sofrermos penalidades (como multas e descontos salariais, por exemplo, além de ficarmos privados de competir em concursos públicos que exigem a prova da quitação com os deveres eleitorais), é imperioso difundir a idéia de que devamos escolher os “melhores”, os “mais aptos”, aqueles que, por sua conduta, sua ideologia e suas propostas, sejam-nos mais simpáticos e próximos, materializando, assim, o desejo de que, ao ocuparem as cadeiras políticas, os mesmos possam contribuir efetivamente para a melhoria de nossa coletividade, o alcance da justiça social e a valorização da ética transindividual.
Em segundo plano, ainda, temos que conviver com a “propaganda eleitoral gratuita”, igualmente obrigatória, que invade nossos lares, nesta época de pré-eleições, através das emissoras de rádio e TV aberta. Ficamos, assim, compelidos a ouvir ou assistir programas que espelham as alternativas políticas de nosso tempo. Infelizmente, em função de aspectos financeiros, há uma notória e flagrante diferença na “qualidade” dos programas, uma vez que, em alguns, a precariedade de recursos representa a simplicidade do formato, dos cenários e daquilo que é transmitido, enquanto outros, mais abonados, contam com a assessoria especialidade de publicitários de renome, que, acostumados a “comercializar” produtos (das mais variadas espécies), cativando consumidores, se propõem a “vender” candidatos e/ou partidos políticos.
Cidadania, aqui, significa a real conscientização de que não é a aparência nem a beleza do programa que contam, mas, sim, elementos subjetivos como a confiabilidade de suas ações (anteriores), a experiência pessoal (“de vida”, nos diversos setores em que o mesmo esteve inserido), seu compromisso com a “verdade”, a ética e a construção de um país justo e acessível a todos, indistintamente. Portanto, muito além dos meros programas eleitorais, devemos observar, atentamente, a performance do candidato em eventos sócio-políticos (como entrevistas e debates), seja pessoalmente seja pelos meios de comunicação, porque, diante de situações fáticas, sem a “proteção” do estúdio de televisão em que são gravados (e repetidos à exaustão) os programas, no corpo-a-corpo, no improviso, no calor dos debates, a proposição de questões e a resposta às indagações pode configurar um importante indício da sinceridade, do preparo e da competência do candidato.

Afora isto, devemos primar, também, pelo envolvimento do(s) cidadão(ãos) na vida diuturna de nossa Sociedade. O engajamento em projetos sociais, a participação – seja voluntária, seja remunerada – em ações sociais básicas, enfim, o contributo individual em iniciativas que visem minimizar problemas ou apontar soluções para questões que envolvem comunidades.

Tema intercorrente e intermitente de nossos meios de comunicação é a violência e as conseqüências das ações negativas de indivíduos ou organizações criminosas, que ceifam milhares de vidas, anualmente, e dilapidam patrimônios públicos ou privados. Neste sentido, o que você, pessoalmente, está fazendo para minorar os efeitos da violência. Começando por sua vida, que atitudes positivas você vem disseminando ao seu derredor, na família, na vizinhança, no trabalho, no trânsito, no cinema, no estádio de futebol? Como você reage às provocações de outros que, na maioria das vezes, não têm as informações espirituais de que você já dispõe? Em que este conhecimento espiritual tem modificado o seu procedimento, nas mais diversas contingências da vida? Isto também é ação política, manifestação da cidadania.

Ademais, não fiquemos à espera e à espreita das ações governamentais, dos programas e atividades públicas. Comecemos por nós, empregando uma parcela relativamente pequena do tempo semanal de que dispomos para comparecer àquela reunião de condomínio, de associação de bairro, de partido político, ou àquela assembléia, palestra ou espaço de idéias que alguém esteja promovendo no seu bairro, na sua cidade, bem próximo de você. Neste sentido, as instituições classistas, os órgãos corporativos e as universidades são belos exemplos de entidades que promovem encontros deste jaez, para o fomento de idéias e a disseminação de ações positivas, pró-ativas na Sociedade.

Basta de reclamar contra tudo e contra todos! Chega de lamentar que nosso país não alcança o tão-sonhado padrão de desenvolvimento! Esqueça, de uma vez por todas, a ladainha de que “os políticos são corruptos”, e “ninguém presta”.
Faça a sua parte, sempre! Não se deixe contagiar pelo pessimismo e pela apatia... Escolha o caminho “mais difícil”, aquele que se caracteriza pelo esforço, pelo tempo “gasto” (melhor seria, empregado) na sua própria conscientização, no seu crescimento enquanto pessoa, enquanto cidadão, para avaliar as candidaturas existentes e escolher aquela que seja, não o menos pior, mas a melhor para os ideais de transformação e evolução social. E, mesmo que exista uma relativa dificuldade para a escolha, dentre as opções possíveis, lembre-se que como brasileiro, e como espírito, você pode fazer mais. Quem sabe, até, na próxima eleição, você, com suas idéias e com a convicção “batendo” forte em seu coração e estampada em sua mente, possa se candidatar a algum cargo político (na sua cidade ou Estado), para trabalhar mais decisivamente, por nossa gente, nosso povo, nosso país.

O Cavalo e o Porco‏

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário que disse:

- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias. No 3º dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor será necessário sacrificá-lo.

Neste momento, o porco escutava a conversa. No dia seguinte, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
-Força amigo, levanta daí senão será sacrificado!

No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou novamente e disse:
- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar. Upa! Um, dois, três…

No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.

Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
- Cara, é agora ou nunca! Levanta logo, upa! Coragem! Vamos, vamos! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai….fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!!!.
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou isso merece uma festa!Vamos matar o porco!.

Pontos de Reflexão: Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe qual é o funcionário que realmente tem mérito pelo sucesso, ou que está dando o suporte para que as coisas aconteçam.

SABER VIVER SEM SER RECONHECIDO É UMA ARTE!
Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais o Titanic.
PROCURE SER UMA PESSOA DE VALOR, AO INVÉS DE UMA PESSOA DE SUCESSO!