Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Enquanto isso na Formula 1

Xapuri – Carnaval, Política e Desconfiança

Esse final de semana em Xapuri acontceu de tudo!!! Confirmação de que eventos e a parte cultural de Xapuri está falida, acordos sorrateiros na política local, bafafás nos bastidores da política placiana, fora os shows das autoridades locais e tudo isso mais um malfadado carnaval fora de época.

Tirei o final de semana para me dedicar ao tão esperado Carnaxapuri - decepção total - infelizmente as coisas não sairam como se esperavam, na sexta pouco mais de 200 pessoas festejaram a abertura do evento, apesar de um mega investimento com dinheiro público, de acordo com informações somente o Trio Elétrico gustara aos cofres municipais a bagatela de ppouco mais de R$ 20.000,00, como diria os meus amigos adolescentes "a coisa não rolou". Não estou culpando essa ou aqulea pessoa pelo fracasso do evento, mas sim que deveriam ter dado a atenção necessária a esta realização que já faz parte do calendário de festividades do municipio. Incrivelmente um super premio para o vencedor do ciclismo fora distribuido na sexta, não só um mas como 12 premios... eta dinheirama!!!!

Bem fora o carnaval falemos do Festival de Praia... Pelo amor de Deus... respeitem as tradições de Xapuri... se não podiam realizar o evento deixasse... para os xapurienses que relembram os antigos Festivais de Praia deste município e o que vimos neste final de semana é de chorar. Um punhado de gatos pingados benbendo e falando da vida alheia. O saudades da época do morcegão e do incançável Iran primeiro organizador dos Festivias... mas a vida anda...

Na área política tivemos de tudo... desde reuniãozinha secreta entre apoiadores de candidatos adversários na madrugada até tentativa de utilizar uma festa pública para se dar bem na realização de comícios... Se deram mal quem tentou... pois nem assim o público compareceu. Também era carnaval né meus amigos!!! nada de política só diversão... quanto é que vão aprenderem a ínfima diferença entre momento de relax e consciencia política?

Também pude presenciar péssimos exemplos de prefeitáveis nesse final de semana, desde gritos maldosos com intenção de macular a imagem do adversário até mesmo bate-boca de candidato com adversário... oque que umas cervejinhas a mais não fazem heim camaradas????

Enfim depois de um finalç de semana como esse acho que mereço mais dois dias de descanço!!!!

Segundinha com risadas

Como sempre ocorre meus amigos acabam me enviando situações engraçadas e essa que reproduzo agora é bastante sarcastica principalemnte pelo período eleitoral que nos encontramos, mas vamos lá... vamos sorrir um pouco nesta segundona que por definição é o dia do mal humor!!!

CONVITE
A FACM - Fundação Antonio Carlos Magalhães têm a honra de convidar V.Sa. para um ciclo de palestras abordando vários assuntos de interesse geral, para seu engrandecimento social e profissional, visando única e exclusivamente a formação de pessoas capazes, como seu patrono, para serem líderes e governarem de forma justa o nosso querido país.

Palestras:
Baixando os Custos da Construção Civil
Palestrante: Juiz Nicolau dos Santos Neto

Superando o Alcoolismo no Trabalho
Palestrante: Boris Yeltsin

Curso de Dicção e Oratória
Palestrantes:
Sindicalista Vicentinho -Teoria
Deputado Inocêncio Oliveira - Prática

Raciocínio Lógico
Palestrantes:
Manhã: Carla Perez
Tarde: Luciana Gimenez

Aceitando os Erros e Mantendo a Serenidade no Fracasso
Palestrantes: Emerson Leão e Luiz Felipe Escolari e Dunga

Organização de Festas e Eventos
Palestrante: Rafael Greca

Controle Emocional
Palestrante: Edmundo e Marcelinho Carioca

Etiqueta Social e Bons Modos
Palestrantes:
Manhã: Senador Mão Santa
Tarde: Senador Jader Barbalho

Refazendo a Sua Vida Após o Divórcio
Palestrante: Nicéia Pitta

Construindo para Durar
Palestrante: Eng. Civil Sérgio Naya

Falando a Verdade
Palestrantes: Paulo Maluf e Luiz Estevão
Módulo Especial com Antonio Carlos Magalhães

Honestidade e Transparência no Exercício da Função Pública
Palestrante: Celso Pitta
Debatedores: Vereadores de São Paulo

"Conhessendo os mais grandes Probremas de Gramatíca e Hortografia"
Palestrante: Joaquim Roriz

Como Trabalhar Sob Pressão
Palestrantes: Ronaldinho e Rubens Barrichello

Comportamento Moral e Ético na Vida Pública
Palestrante: Eurico Miranda

Como se Livrar das Drogas
Palestrante: Diego Armando Maradona

Combatendo Eficazmente a Violência
Palestrantes: Comando das PMs do Rio de Janeiro e São Paulo

Como Dirigir Com Segurança
Palestrante: Rubens Barrichello

Fidelidade no Casamento
Palestrantes: Bill Clinton, Ronaldinho e Romário
Trad. Simultânea: Chico Anísio

Mantendo a Forma
Palestrante: Jô Soares

Acidente na BR 317

Quando a imprudência e o descuido caminham lado-a-lado, geralmente coisas terríveis acontecem!!! quando não, Deus está sempre por perto para dar uma mãozinha, e pode-se dizer que foi isso que aconteceu neste sábado quando a caminhonete Hilux, placas NCZ 5450, que trafegava sentido Epitaciolândia/Rio Branco perdeu o controle na altura do quilômetro 23 e caiu em um barranco de aproximadamente seis metros de altura, e incrivelemente ~pela gravidade do acidente não ocorreu vitimas fatais. Ponto para o bom e agil atendimento do Corpo de Bombeiros e Ponto maior para o Protetor lá de cima!!!!

No carro, ia duas mulheres e uma criança de aproximadamente 10 anos de idade. O trecho onde o carro caiu, é uma reta com barrancos dos lados. A Polícia Militar foi acionada junto com os Bombeiros e Samu.

A condutora sofreu apenas escoriações mas recebeu todos os procedimentos e levada para o hospital em Brasiléia. Os caronas nada sofreram sendo liberados logo em seguida.

As fotos acima mostra que os três ocupantes da caminhonete escaparam por milagre. Os galhos das árvores amorteceram o impacto, o esposo de uma das mulheres chegou no local e prestou informações aos policiais.

O trecho onde aconteceu o acidente, é um dos mais críticos da BR 317. Recentemente recebeu uma recapagem mas, foi deixado várias ondulações que podem causar acidentes.

Josué de Castro: um mundo sem fome

Escrito por Wilson Aparecido Lopes
Josué de Castro foi e continua em nosso meio como um profeta. Seu trabalho minucioso de investigação, acerca de um dos problemas mais gritantes de toda a história da humanidade, permanece atual até hoje. Quando parte da humanidade se rendia ao vislumbre das grandes descobertas e da revolução industrial, Josué de Castro teve a coragem e a ousadia de trazer à tona a fome. Revelando que todo este vislumbre estava calcado sobre os fundamentos do mais terrível de todos os flagelos humanos. Sua vontade férrea de extirpar a fome que grassava milhões de vidas humanas mundo afora consumiu todas as suas energias, o que, com certeza, Josué de Castro doou de muita boa vontade.

Chegado o momento de deixar a presidência do Conselho da FAO, em 1955, Josué de Castro nos legou estas proféticas palavras: "Longe de mim menosprezar a obra realizada pela FAO mas desejo dizer, com toda a sinceridade – e peço que me perdoem por falar com uma sinceridade um tanto brutal – que me sinto decepcionado diante da obra que realizamos. Decepcionado pelo que fizemos porque, a meu ver, não elaboramos até hoje uma política de alimentação realista que ponha em linha de conta, ao mesmo tempo, as desesperadas necessidades do mundo e nossos objetivos. Não fomos suficientemente ousados, não tivemos a coragem suficiente para encarar, de frente, o problema e buscar as suas soluções. Apenas afloramos a sua superfície, sem penetrar em sua essência, sem querer, na verdade, resolvê-lo, por falta de coragem de desagradar a alguns. Precisamos, a meu ver, ter a coragem de discordar de certas opiniões para aceitarmos a imposição das circunstâncias, resolvendo o problema no interesse da humanidade. Para servi-la em conjunto é que foi criada sob a inspiração do grande Presidente Roosevelt, a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas".

Cinco décadas depois, ao término da Cúpula sobre Segurança Alimentar - em Roma, a 5 de junho passado -, foi esta também a decepção de Jacques Diouf, diretor-geral da FAO. A esperança que ele manifestou na abertura dos trabalhos, afirmando que "passara o tempo das palavras e era hora da ação", se esvaiu, dois dias depois, como areia fina por entre os dedos. O encontro da Cúpula terminava sem ação alguma e quase sem palavras, com um comunicado final tão aguado que o chanceler italiano, Franco Frattini, reconheceu como "decepcionante", asseverando que: "Se os líderes mundiais não conseguem pôr-se de acordo ao menos para evitar os danos de uma situação dramática de emergência alimentar, isso me preocupa".

Os frutos amargos desta tímida decisão o mundo todo está colhendo. Quando os interesses dos governantes são outros que não saciar a fome de seu povo, é possível se ouvir o grito que surge do fundo das panelas dos mais pobres. É lá que podemos ver refletido o "lucro" acima da "vida", num sistema neoliberal genocida e sua produção de milhões de mortos. Infelizmente, parece que os líderes mundiais presentes na fracassada Cúpula de Segurança Alimentar não se deram conta de que por trás da Revolução Francesa, da Revolução Chinesa, da Revolução Russa e das duas Guerras Mundiais estava a fome.

Em meio a este jogo de interesses, onde a vida é o que menos vale, Josué de Castro foi "grande", profeta de seu e de nosso tempo. Quando muitos intelectuais escolheram ficar do lado dos conquistadores e dos colonizadores, Josué de Castro foi atrás da verdade, escolhendo ficar do lado dos povos-famintos e denunciando a fome universal como uma praga fabricada pelo homem e não como um fenômeno natural. Assim foi que ele pôde nos relatar, com ousadia e coragem, situações de fome onde ninguém sequer suspeitaria que existisse, como na Europa onde "em 1586, a maior epidemia de fome de toda a história sacudiu a Inglaterra; e na França de 1662 os camponeses de Blois pastavam como gado, roendo os cardos e as raízes encontradas no campo". Sua constatação também revelou que durante vários anos de fome, no século XVII, "foram encontrados, caídos às margens dos caminhos da Europa, homens e mulheres, mortos com as bocas cheias de capim, e crianças, no cemitério, chupando as ossadas dos mortos".

Enquanto as multinacionais continuarem especulando financeiramente com a produção mundial de alimentos, a reforma agrária continuar engavetada, o agronegócio e o agrocombustível detiverem o privilégio em detrimento da agricultura familiar, a produção inescrupulosa dos transgênicos e a racionalidade empresarial maximizarem os lucros - iludindo os consumidores e acarretando não apenas uma fome em massa, mas degradando a qualidade dos alimentos a níveis incrivelmente baixos -, o mundo continuará presenciando cenas estarrecedoras como as do século XVII.

Josué de Castro foi laureado com inúmeros títulos, agraciado com vários reconhecimentos e tido como tendo feito, no campo da alimentação, uma revolução comparada a de Copérnico, no campo da astronomia. Contudo, na comemoração de 100 anos de seu nascimento não é difícil antever que o maior de todos os prêmios que a humanidade poderia conceder a este ser humano singular seria um mundo sem fome.

Portal permite ao internauta vigiar a Amazônia por satélite

Portal traz mapa interativo com pontos de queimada e desmatamento.
Desde ontem - domingo (7)- você pode acompanhar o desmatamento e as queimadas na Amazônia em tempo real e, mais que isso, protestar contra a destruição da floresta sem sair de casa.

Satélites, cientistas e ambientalistas vão monitorar as ações predatórias na mata, o jornalismo da Globo faz a cobertura e você vai acompanhar tudo de perto no novo portal Globo Amazônia, ajudando a vigiar a maior floresta tropical do mundo.

O lançamento do portal aconteceu ontem no Fantástico, a partir das 20h.

Qualquer internauta vai poder fiscalizar e, principalmente, ajudar a preservar a Amazônia, basta acessar o portal http://: www.globoamazonia.com

Vale a pena conferir!!!

Acre é manchete na Folha de São Paulo por estar na lista dos Estados com ferquêcia na Ação de Compra de Votos

Compra de voto ainda é freqüente no interior, dizem promotores e juízes
No Acre, juíza eleitoral disse que voto é comprado por R$ 50 a R$ 150.
Em cidades maiores, modalidade é mais requintada, afirmam especialistas.

No ano em que a Constituição Federal - marco da volta da democracia no país - completa duas décadas, a compra de votos ainda é ação freqüente principalmente nas cidades do interior, segundo promotores e juízes eleitorais segundo o Jornal Folha de São Paulo e o Site de Notícias das Organizações Globo G1.

Segundo os especialistas, a compra de voto no interior é feita por dinheiro vivo ou benefícios como alimentos, materiais de construção e consultas médicas. Nas cidades maiores, no entanto, a prática não foi dizimada. Eles afirmam que apenas se tornou mais requintada: o voto é comprado com cargos, por exemplo.

A compra de votos, também chamada na linguagem jurídica de "captação ilícita de sufrágio", é considerada crime eleitoral (artigo 299 do Código Eleitoral) para quem compra e quem vende o voto, punido com prisão de até quatro anos e multa, e também classificada como infração administrativa (artigo 41-A da Lei das Eleições) para os políticos, punida com a perda do mandato. Saiba mais abaixo.

Na reportragem especial, Promotores e juízes disseram que a Lei das Eleições (9.504/97) tem maior efeito prático, uma vez que o político perde o mandato, enquanto que por meio do Código Eleitoral, o caso pode acabar sem punição já que a pena de até quatro anos geralmente termina em acordo.

De acordo com o TSE, entre janeiro de 2002 e fevereiro de 2007, 203 políticos foram cassados por compra de votos pela Lei das Eleições. Entre eles, o ex-senador João Capiberibe (PSB), acusado de comprar dois votos por R$ 26 cada e que agora tentar voltar ao cargo.

O promotor eleitoral do Ministério Público da Bahia José Souza lembra que o eleitor também pode ser punido de acordo com o Código Eleitoral, mas, segundo ele, dificilmente é denunciado pelo crime. "A maioria dos eleitores que vendem votos a gente deixa de lado, denuncia só o candidato, porque muitos são enganados."

Interior
Todos os especialistas concordaram que a compra de votos ocorre com maior freqüência em locais afastados, por conta da dificuldade da fiscalização.

De acordo com o promotor eleitoral do Amapá Adilson Garcia do Nascimento, professor na Universidade Federal do Amapá, a compra de votos é "contumaz" no estado.

"No interior é corriqueiro. Infelizmente, não temos muitos mecanismos para deter. O caráter é repressivo. Em diversas comarcas temos equipes filmando, apreendendo. Agora, é difícil. Tem cidade do interior que na véspera de eleição ninguém dorme. A gente vai em cima, mas quando chega, o pessoal corre."

Nascimento conta que já ocorreram casos em que candidatos distribuíam carteiras de motoristas, remédio, cursinho pré-vestibular gratuito e que faziam transporte de madeira.

"Atualmente estou em uma investigação eleitoral de que candidato incluiu pessoas no Bolsa Família. Isso é captação ilícita de sufrágio. Temos provas materiais dessa tática ilegal."

Voto a R$ 50
A juíza eleitoral Mirla Regina da Silva Cutrim, do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, afirmou que por estasd bandas registrou casos em que um candidato, médico, atendia gratuitamente em troca do voto. Outro distribuía vale-combustível.

"O mais comum das denúncias é compra de voto em dinheiro vivo. Aqui o valor é entre R$ 50 e R$ 150." Segundo ela, os casos também ocorrem principalmente no interior do estado. "Há uma região, zona eleitoral próxima à capital, que registra muitos casos", disse, acrescentando que a capital sofre com o problema.

Casos históricos
O professor de Ciência Política da Universidade de Brasília, Rodolfo Teixeira, lembra que na década de 80 foram registrados casos históricos de compra de voto.

"O eleitor votava e recebia uma panela de pressão sem a tampa, o candidato dava um chinelo e prometia outro para depois das eleições. Esse tipo de prática grosseira ocorre com menos freqüência, houve refinamento."

Para o professor, não somente os mais pobres estão suscetíveis a vender o voto. "A gente tende a achar que só os mais pobres vendem o voto, mas desde o analfabeto até o empresário da [avenida] Paulista. (...) Um empresário que esteja perto de falir pode ser suscetível, alguém com problema na Justiça."

Soluções
Teixeira diz que é difícil coibir totalmente essa prática. "O eleitor precisa ter melhor condição de vida. A partir daí, tem condição de pensar em como vai utilizar o voto. (...) A gente percebe que o voto historicamente sempre foi moeda de troca, faz parte da nossa história. Não vai ser fácil desatar essa amarra, preciso primeiro mudar as condições socioeconômicas."

Da Ponte, do Ministério Público de São Paulo, afirmou que o principal instrumento para que seja identificada a compra de voto e o candidato seja punido é a denúncia do eleitor.

"A denúncia é o principal instrumento porque o promotor não está todo tempo em todos os lugares. Quem tiver notícia de compra de voto, que entre em contato com o promotor eleitoral de sua cidade."

Integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Carmem Cecília Amaral avalia que a Justiça Eleitoral deveria ser mais atuante para resolver o problema. "Casos vão sendo postergados de instância em instância, os tribunais, quando punem, as penas não têm mais efeito."

Maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, começa a operar nesta quarta

Experimentos têm potencial para revolucionar as atuais teorias físicas.
By: National Science
Nesta quarta-feira (10), o maior acelerador de partículas do mundo entrará em operação. A um custo estimado em mais de 3 bilhões de euros, o LHC(que em inglês significa Grande Colisor de Hádrons, os hádrons são o nome genérico das partículas que são compostas por quarks, os componentes básicos dos prótons e nêutron)sondará as entranhas da matéria em busca das respostas que faltam para compreender vários dos mistérios do universo. E a idéia é fazer isso sem destruir o mundo no processo, a despeito de rumores em contrário.

A grosso modo, o LHC é uma espécie de "rodoanel" para prótons, as partículas que caracterizam os elementos existentes no universo. Um túnel circular de 27 km, localizado sob a fronteira entre a Suíça e a França, ele usará poderosíssimos ímãs, construídos com tecnologia de supercondutores, para acelerar feixes de partículas até 99,99% da velocidade da luz. Produzindo um feixe de prótons em cada direção, a idéia é colidi-los quando estiverem em máxima velocidade. O impacto é capaz de simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang, gerando um sem-número de partículas elementares.

Uma forma simples de imaginá-lo é como uma imensa máquina de esmigalhar prótons, colidindo-os uns com os outros. Os caquinhos que emergirem das colisões são as partículas que os cientistas pretendem estudar. E uma, em especial, está na cartinha que todos os físicos do laboratório enviaram a Papai Noel neste ano: o bóson de Higgs.

O nome assusta, e o apelido mais ainda - ele é chamado popularmente como "a partícula de Deus". Mas, por que, afinal, o bóson de Higgs é tão especial?

Existe uma teoria muito querida pelos físicos de partículas, chamada de modelo padrão. Ela é basicamente uma lista de todas as peças - ou seja, todas as partículas - usadas na confecção de um universo como o nosso. Ela explica como os prótons e os nêutrons são feitos de quarks, e como os elétrons fazem parte de um grupo de partículas chamado de léptons, em que também se incluem os neutrinos, partículas minúsculas de carga neutra. O modelo padrão também explica como funcionam as partículas portadoras de força (como o glúon, responsável por manter estáveis os núcleos atômicos, ou o fóton, que compõe a radiação eletromagnética, popularmente conhecida como luz).

Mas para todo esse imenso "lego" científico funcionar corretamente, os físicos prevêem a existência de uma partícula que explicaria como todas as outras adquirem sua massa. É onde entra o bóson de Higgs. Infelizmente, até agora os cientistas não encontraram nenhum sinal concreto de sua existência. Por maior que fossem os aceleradores de partículas, o Higgs continuava ocultando sua existência. Agora, com a nova jóia da ciência européia, ele não terá mais onde se esconder.

Com uma potência nunca antes vista num acelerador, o LHC quase com certeza encontrará o bóson de Higgs. Ou coisa que o valha.

"Ninguém duvida que a idéia que está por trás do bóson de Higgs esteja correta", afirma Adriano Natale, físico da Unesp (Universidade Estadual Paulista). "Se o bóson de Higgs, exatamente como foi proposto, não for encontrado, aparecerão outros sinais - partículas - que indicarão o novo caminho a ser seguido. Podemos não achar o bóson de Higgs, mas, seja qual for a física que está por trás, algo vai aparecer, e este algo pode até levar a uma nova revolução na física."

Aliás, a física bem que anda precisando de uma "nova revolução".


Em busca da unificação
Hoje, o entendimento do mundo físico se assenta sobre dois pilares. De um lado, há a física quântica, base para todo o modelo padrão da física de partículas. De outro lado, há a teoria da relatividade geral, que explica como funciona a gravidade.

Até aí, tudo certo. Temos duas teorias, cada uma regendo seu próprio domínio de ação, e ambas funcionam muito bem, obrigado, na hora de prever os fenômenos. Qual é o problema? O dilema surge porque há circunstâncias muito especiais no universo que exigem o uso das duas teorias ao mesmo tempo. Aliás, o próprio nascimento do cosmo só pode ser explicado juntando as duas teorias. E aí é que a porca torce o rabo: as equações da relatividade e da física quântica não fazem sentidos, quando usadas juntas para resolver um problema. Começam a aparecer cálculos insolúveis e resultados infinitos -- sintomas de que há algo muito errado em uma das duas teorias, ou até em ambas.

Por isso, os cientistas têm uma esperança muito grande de que exista uma teoria maior, mais poderosa, que incluísse tanto o modelo padrão como a relatividade num único conjunto coeso de equações. Só essa nova teoria "de tudo" poderia realmente acabar com os mistérios remanescentes no universo.

A badalada hipótese das supercordas -- que prevê que as partículas elementares na verdade seriam cordas estupidamente minúsculas vibrando num espaço com dez dimensões -- é hoje a principal candidata a assumir essa função de teoria de tudo.

Só que, até o momento, seus defensores não conseguiram apresentar nenhuma evidência real de que essa maluquice de supercordas e dimensões extra realmente exista. Suas esperanças estarão agora depositadas no LHC. É possível -- mas não muito provável -- que ele atinja um nível de energia suficiente para revelar a existência de novas dimensões, além das três que costumamos vivenciar no cotidiano.

E, ainda que não chegue lá, o LHC tem boas chances de produzir objetos que emergem diretamente da interação entre a gravidade e o mundo quântico, como miniburacos negros. "Esses possíveis objetos transcendem a relatividade real. Suas propriedades podem dar informações seobre regimes em que a relatividade geral não é mais válida, como, por exemplo, o regime da gravitação quântica", diz Alberto Saa, pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Simulação de como apareceria um miniburaco negro no detector Atlas, do LHC (Foto: Cern)
O acelerador do medo
Ei, mas peraí. Miniburacos negros? Mas os buracos negros não são aqueles objetos terríveis que existem nas profundezas do espaço, engolindo tudo que está ao seu redor, até mesmo a luz? Será que é uma boa idéia criar um miniburaco negro no subsolo terrestre?

A imensa maioria dos físicos diz que não haverá perigo algum. "Esses possíveis buracos negros são microscópicos", diz Saa. "Uma vez criados, seriam quase imediatamente destruídos, espalhando diversas partículas com padrões muito peculiares. A imagem do buraco negro faminto, devorando impiedosamente tudo ao seu redor, se aplica apenas aos buracos negros astrofísicos, nunca a buracos negros microscópicos."

Embora os miniburacos negros pareçam ser inofensivos, há uma outra hipótese um pouco mais ameaçadora.

Os vilões dessa vez são chamados de "strangelets". Seriam partículas de um tipo exótico de matéria que não existe normalmente. O problema é que a teoria diz que, se um strangelet conseguisse tocar o núcleo de um átomo convencional, o átomo seria convertido em strangelet. Ou seja, se o LHC produzir strangelets, alguns físicos dizem que eles poderiam interagir com a matéria normal da Terra e iniciar uma reação em cadeia que consumiria o planeta inteiro.

Muitos e muitos estudos dizem que isso não vai acontecer. Mas como decidir o que fazer, se o risco, embora baixíssimo, envolve a destruição da Terra? Sir Martin Rees, o astrônomo real britânico, escreveu um livro inteiro ("Hora Final", ou "Our Final Hour", no original) para alertar sobre experimentos como esse, que, embora com uma probabilidade muito baixa, têm chance de causar resultados catastróficos.

Por isso, há quem esteja muito preocupado. Mas a verdade é que o universo produz eventos muito mais agressivos que o LHC, com supernovas, buracos negros e tudo mais, e ainda estamos aqui para estudá-los e compreendê-los.

A dúvida sobre os perigos do LHC não durará muito. Nesta quarta, ele receberá seu primeiro feixe de prótons. Em breve, serão iniciadas as primeiras colisões com objetivos científicos. E aí, ou os rumores sobre a destruição do mundo se mostrarão completamente infundados, ou ninguém estará aqui para dizer que tinha razão.


Por um punhado de euros
Descartando quaisquer riscos, os cientistas envolvidos com o LHC estão empolgadíssimos. Não é todo dia que se consegue convencer o mundo a investir mais de 3 bilhões de euros em pesquisa básica.

"Esta é uma colaboração internacional a um nível que não temos nas demais atividades humanas", diz Adriano Natale. "Uma congregação de países e pessoas para a qual é muito difícil atribuir um valor, mas se formos totalmente calculistas, nós temos de contabilizar todo o desenvolvimento tecnológico realizado no Cern, o laboratório que gere o LHC. Temos grandes supercondutores, temos computação sendo desenvolvida para a análise dos resultados etc. O desenvolvimento em computação que o LHC vai gerar certamente irá impactar no desenvolvimento mundial no futuro próximo. E o valor é pequeno, se consideramos o que está sendo gasto em armamentos e em guerras."