Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Prefeito Vanderley Viana ganha Prêmio de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social

O Prefeito Vanderley Viana será agraciado no dia 07 de dezembro em Belém pelo Instituto Biosfera e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados – IBRAE, com o Prêmio de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, pelo reconhecimento dos 03 trabalhos inscritos, sendo eles o Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação no ano de 2007 (Projeto Aluno Nota Dez), pela Secretaria Municipal de Agricultura (Projeto Ação Rural) e por Xapuri ter sido o primeiro Município da Região Norte e Acre em 2007 a se habilitar em Gestão básica do Sistema Único de Assistência Social.

Este Prêmio no Estado só tinha até então sido concedido ao Senador Tião Viana em reconhecimento ao seu trabalho na área de saúde e a Senadora Marina Silva pela ação na área ambiental, mas esse ano Xapuri saiu na frente e abocanhou o premio, reconhecidamente por sua postura de intenso trabalho com pouquíssimos recursos.

A entidade que premiará será o Instituto BIOSFERA que tem como objetivo social a promoção de esforços, atividades e ações visando a compatibilização da conservação da natureza com o desenvolvimento econômico, social e cultural, a difusão da educação ambiental, do ecoturismo e dos ecoesportes nos diversos níveis e a promoção dos valores culturais das comunidades situadas nos diferentes ambientes naturais, de modo a abranger os mais variados segmentos da sociedade brasileira.

O Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, representam a mais importante premiação periodicamente concedida pelo Instituto Ambiental BIOSFERA e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados – IBRAE a personalidades brasileiras e estrangeiras que se destacaram nacionalmente por suas ações e iniciativas praticadas sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social, com direcionamento à busca da melhoria da qualidade de Vida da população em nível local , regional ou nacional. A 6ª Edição da Solenidade de Premiação será realizada no Centro de Eventos do Hotel Crowne Plaza Belém, Belém PA no dia 07 de dezembro de 2007, reunindo personalidades agraciadas em todos os estados da Região Norte.

Além do Prefeito Vanderley Viana, estará presente no evento o Chefe de Gabinete do Executivo Municipal e hoje também respondendo interinamente pela Secretaria Municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Coordenação Geral do Município de Xapuri o Prof. Joscíres Ângelo, responsável pela inscrição dos projetos na pesquisa.

Assessoria Xapuri

Calendário de Pagamento



O Prefeito Municipal de Xapuri Vanderley Viana, Concomitantemente com o Secretario Municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Coordenação Geral Prof. Joscíres de Oliveira Ângelo, Torna Publico a todos os Servidores Efetivos e Prestadores de Serviço da Prefeitura Municipal de Xapuri o Calendário de Pagamento do mês de Novembro e do Décimo Terceiro Salário, conforme a descriminação abaixo:

Vencimentos de novembro
29 e 30 de novembro
Décimo Terceiro Salário
13 e 14 de Dezembro


Agradecemos a compreensão de todos.
Joscíres Ângelo
Gabinete do Prefeito

Seja Amigo de Xapuri

Seja Amigo de Xapuri

Nesta quarta-feira, o Prefeito Municipal de Xapuri Vanderley Viana, conjuntamente com o Secretario Municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Coordenação Geral Prof. Joscíres de Oliveira Ângelo, lançou o Programa Seja Amigo de Xapuri, que refere-se a uma oportunidade aos devedores do Fisco Municipal em quitar a sua dívida com facilidade até então não oferecida.

O Programa Seja Amigo de Xapuri, será desenvolvida pelo Departamento de Cadastro, Fiscalização e Captação de Recursos e contemplará todos os munícipes e empresas que por ventura deixaram de recolher os tributos municipais nos últimos anos. Somos sabedores de que há uma enorme divida para com o IPTU, Alvará de Funcionamento, de ISS e outras taxas administrativas que deixaram de ser cobradas ao logo dos últimos anos, que geram juntos um grande déficit para a arrecadação municipal, o que nós estamos idealizando é a quitação do montante principal sem a incidência de juros e correção, além disso, o parcelamento em até 04 vezes, frisou o secretário.

A importância de se estar em dia com o Fisco Municipal tanto para pessoas física quanto para empresas, pessoas jurídicas é a oportunidade de se ter acesso a contratação de serviços públicos, á concorrência em certames licitatórios, e principalmente na viabilidade da Certidões negativas. Para o comércio implica no não pagamento do Alvará de Funcionamento sansões que vão desde multas até mesmo a cassação da Licença de Funcionamento, e a oportunidade ora apresentada além de sanar tais problemas colabora com a administração, tendo em vista que tal arrecadação obrigatoriamente deve ser investida em ações de obras e melhorias do município.

Esperamos que todos sejam Amigos de Xapuri
Joscíres Ângelo
Gabinete do Prefeito

Casa de Cultura oferece atividades a menores de rua

O Espaço Cultural Caleb do Nascimento Mota, no município de Xapuri, tem sido freqüentado por crianças e adolescentes em estado de risco. A prefeitura cadastrou cerca de 50 menores de oito a 17 anos que antes perambulavam pelas ruas do município e agora participam de ações culturais e de lazer.

"Foi uma maneira que encontramos de ocupar essas crianças com atividades como vôlei, futsal, oficinas de dança, teatro, aulas de informática e leitura", explicou Sirlene Soares Sodré, da Secretaria Municipal de Cultura.

Para breve, a Prefeitura planeja implantar um curso de jardinagem para as crianças que já se ocupam em cuidar das plantas da praça onde se localiza a Casa de Cultura.

Segundo Sirlene, uma parceria com a Fundação Elias Mansuor, do governo estadual, levou três espetáculos e oficinas teatrais a Xapuri. As peças serão apresentadas até o dia 30 deste mês.

Prefeito comemora
O Prefeito do Município, Vanderley Viana, comemora o trabalho com as crianças carentes. "Sei da importância de oferecermos atividades culturais a crianças que antes estavam nas ruas, à mercê da violência e das drogas", disse. "Gostaríamos de fazer mais por elas, mas a falta de recursos não permite", lamentou.
Ps... matéria veiculada no dia de hoje no jornal Folha do Acre, matéria esta assinada pelo meu amigo Arquibaldo Antunes

Arte em Xilogravura em Xapuri


Foi com festa que se deu o encerramento do Curso de Xilogravura que fora realizado durante toda a semana passada no Museu Casa Branca em Parceria com a Fundação Nacional de Cultura, Prefeitura Municipal de Xapuri e a Artista Plástica Claudia Sperb.

No ato de confraternização dos cursistas muitas palavras emocionadas foram ditas naquele ambiente pelos que ali estavam e que conviveram com a artista durante este pequeno espaço de tempo que a mesma permaneceu em Xapuri.

Claudia Sperb é Natural de Novo Hamburgo, com uma vasta experiência em Artes Plásticas, inclusive com formação acadêmica e cursos de especialização de renomadas instituições Nacionais e Internacionais. Possui obras expostas em Casas de Cultura na França, Ásia e Brasil, com uma solidariedade e uma sensibilidade abnegável à valorização da cultura regional, se declarou apaixonada por Xapuri, visitou comunidades rurais, pessoas com vulnerabilidade social, enfim para quem já morou na Índia, com passagens por alguns paises africanos demonstrou que realmente é uma pessoa voltada ao social.

Por tantas qualidades foi homenageada com a Láurea Plácido de Castro deste Município e em seus agradecimentos finais demonstrou interesse em retornar no próximo ano para dar prosseguimento ao seu trabalho que iniciou com esta pequena oficina.

O Prefeito Vanderley Viana esteve prestigiando o evento e em seu discurso ressaltou da importância de se buscar e incentivar novos talentos nas diversas áreas das artes. Num belíssimo relato de sua vida comoveu a todos os presentes ressaltando do sofrimento por ele vivido desde a sua infância na vida pessoal, até a presente data pelas constantes perseguições sofridas.

Naquela noite pude apreciar belíssimos trabalhos desenvolvidos a partir de técnicas de xilogravuras realizados no decorrer da Oficina, como é o caso do belíssimo retrato de Chico Mendes, idealizado pelo Artista Xapuriense Clementino Borges.

Ps. Agradeço de coração a minha amiga Anelize Lunardi, pela cessão das fotos postadas neste blog, amiga esta, que também participou do Curso de Xilogravura... Quero ver teus trabalhos viu.....

Joscíres Angelo
Gabinete do Prefeito

Em Tempo

O Gabinete do Prefeito de Xapuri, juntamente com a Fundação Municipal de Cultura e Desporto, vem a publico externar os seus mais sinceros parabéns a Equipe de Futsal Atlético Xapuriense que na noite de sabado passad0 dia 24 sagrou-se Campeão Estadual de Futsal.

Agradecer a todos que colaboraram para que tal resultado fosse alcançado, especificamente ao técnico Mauro Lopes, incansável guerreiro que sempre estava às portas desta Administração solicitando pequenas contribuições logísticas para o transporte da equipe durante a competição, contribuição esta sempre dada por esta Prefeitura.

Acreditamos que esta conquista seja um marco importantíssimo para o esporte municipal, que no ano de 2008 será agraciado com o ano municipal do esporte xapuriense, projeto já em fase de conclusão de planejamento.

Parabéns a todos, aos goleadores em todas as competições, especificamente aos da final os amigos, Neto, Mauro, Rafael e Gereca, a toda a equipe técnica e aos organizadores do evento e boa sorte na disputa da Taça Brasil no ano de 2008.

Joscíres Ângelo
Gabinete do Prefeito

O Preço da Cabeça de Renan

O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) tem dito a seus colegas que não pretende mais voltar à presidência do Senado. Aos mais próximos, ele revela que só pretende renunciar ao cargo depois de contabilizar os votos da bancada do PT por sua absolvição no processo em que é acusado de se utilizar de “laranjas” para comprar emissoras de rádio e jornais em Alagoas. A renúncia à presidência do Senado não seria agora - e sim, depois da votação da emenda que prorroga a CPMF até 2011. O que antes era dito ao pé do ouvido, agora, é público. O PMDB só dará seus votos à CPMF se o PT votar a favor da absolvição de Renan. Se alguns do PT falharem, outros no PMDB poderão agir da mesma maneira na votação da CPMF.
Senadores do PMDB avaliam que Renan Calheiros deverá renunciar ao cargo de Presidente do Senado tão logo se confirme a sua absolvição no segundo processo, mas não antes da votação, em primeiro turno, da emenda que prorroga a CPMF. Mesmo sem a renúncia formalizada, os debates na Casa já começaram, apesar de os mais amigos de Renan tentarem evitar o assunto. Todos comentavam o bom humor de um dos pré-candidatos, notadamente o senador Garibaldi Alves, um dos nomes cotados.

A Senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse que nunca antes ele fora tão simpático e efusivo nos cumprimentos. Romero Jucá, talvez o mais ligado a Renan, tem evitado o assunto, ao menos publicamente. Mas partirá dele, ao lado do líder Valdir Raupp e da líder Roseana Sarney, a iniciativa de deflagrar as conversas sobre a escolha do nome no sucessor. Roseana Sarney só dá uma garantia: será do PMDB.
Lula e seus aliados sabem que se aparecer alguma surpresa na votação do pedido de cassação do mandato de Renan, uma boa parte da bancada do PMDB poderá “dar o troco” ao governo com voto contra a prorrogação da CPMF. Para tranqüilizar a oposição que está exigindo seu afastamento da presidência do Senado e poderá dar-lhe votos a favor, Renan tem dito que está convencido de que não deve voltar à presidência da Casa. Não só por falta das condições políticas - essas, ele já não tinha desde a primeira votação do processo, em setembro -, mas porque concluiu que o cargo só lhe causou desgastes. Um aliado de Renan vai mais longe: “Quem quiser ter sossego na presidência do Senado não pode pensar em ser reeleito; é um mandato só”, disse, atribuindo esses seis meses de crise na Casa “à vaidade dos colegas que também querem o cargo”. Como a aprovação da CPMF está condicionada à absolvição de Renan, podemos afirmar que, mesmo enrolado mais do que fios de bobina, vale R$ 40 bilhões.

crédito - Jornal o Rio Branco edição de hoje, na coluna politica do amigo Muniz...

Joscires Angelo