Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mente que eu gosto: Porque acredito também em Papai Noel, Matita Pereira, Saci Perêrê, Coelhinho da Páscoa, então porque não acreditar mais uma vez que a saúde do Acre vai de vento em polpa....


 Estive lendo uma reportagem do Jornal O Rio Branco Net, de autoria da jornalista Ray Melo, que falava a respeito de uma visita do Deputado Walter Prado à unidades de saúde de Rio Branco e sobre sua impressão de que o Acre, poderá ser um dos melhores sistemas de Saúde do País.

A priori, isso soa como um horizonte que verdadeiramente deveria ser possível de alcançar, porém somos sabedores que isso não passa de uma balela politiqueira por parte do senhor Deputado em ano eleitoral, ou já nos esquecemos da prolatada saúde de Primeiro Mundo divulgada pela admnistração estadual em relação ao sistema de saúde do Acre.

Com todo o respeito ao Deputado e Delegado Walter Prado, o senhor entende é de segurança pública porque de saúde, o senhor está por fora, como diria nossa juventude. Temos uma saúde capenga em todo o estado, com péssimo atendimento, com diagnósticos duvidosos, porque pessoalmente já fui vítima de tamanhos equívocos  na área médica desse Estado. Como pode um sistema alcançar ou querer calgar posição de respeito num sistema nacional de saúde, se até pacientes com parada cardio respiratória, ainda são transportados em carros particulares, porque o serviço SAMU, ainda é deficiente nesse Estado. Como pode falar em qualidade de saúde se vemos pacientes com complexibilidade baixa, morrendo na Fundação hospitalar por falta de atendimento? Para que tentar enganar as pessoas, se o atendimento na grande maioria dos hospitais desse estado, inclusive no Pronto Socorro é péssima qualidade? Não sei pra que aqueles profissionais do Humaniza SUS? Deveria ser "Inferniza SUS".

Ora bolas, não é prédio bonito que vai melhorar o sistema de saúde do nosso Estado, é investimento senhroes políticos, é qualificação profissional e acima de tudo valorização do ser humano, tanto dos profissionais, quando dos usuários, coisa que infelizmente não acontece. em uma avaliação mais contextualizada, digo sem medo de errar que os hospitais e pontos de atendimento nos municipios de interior atendem com muita mais qualidade do que propriamente Rio Branco.

Então o que vejo nas impressões da "pseuda" preocupação do Deputado em questão, ou é uma intenção politiqueira ou a tentativa de enaltecer, ou promover alguem, e isso é inadimissivel... é vergonhoso e acima de tudo é um conto da carochinha....

Ah e para efeito de informação, o Deputado Walter Prado compõe a base aliada do Governo do estado do Acre, o que explica e muito a sua impressão da bela saúde do nosso Estado, garanto que ele não utiliza o SUS...

Veja na íntegra a reportagem a que me refiro...
Walter Prado diz que sistema de saúde do Acre poderá ser um dos melhores do País

Ray Melo,
Do oriobranco.net
Deputado visita unidades de saúde e avalia de forma positiva os investimentos do Estado no novo sistema público de saúde. Seguindo o cronograma de trabalho estabelecido para o recesso parlamentar, o deputado Walter Prado (PDT) continua as visitas nas unidades de saúde de Rio Branco. O parlamentar destacou a captação de recursos do senador Tião Viana (PT), que vem possibilitando novos investimentos e a modernização do sistema em todo o Estado.

Outro ponto, que segundo o deputado, merece ser elogiado, é o trabalho do secretário Adjunto, Sérgio Roberto, “que sem aparecer, mas com muita competência, revolucionou a forma de administrar a saúde pública do Acre”. Atualmente vinte e três unidades de saúde criaram seus Conselhos Gestores, o que tem agilizado no planejamento e na definição das prioridades de ação.

“O senador Tião Viana trabalha com determinação. Com o uma equipe afinada, comandada pelo secretário Adjunto, Sérgio Roberto foi desencadeado o processo de gestão democrática e autonomia financeira, dando maior e eficiência na resolução dos problemas. Visitei várias unidades de saúde, em Rio Branco e constatei que a aplicação correta dos recursos, em médio prazo vai garantir a qualidade tão almejada pela população”, disse Prado.
O deputado acha precipitada a avaliação imediata, dos serviços implantados, mas avalia de forma positiva a população poder opinar e participar de forma direta, nas soluções e adaptações necessárias para a área de saúde. A saúde vem recebendo consideráveis repasses. De 2007 até Novembro de 2009, as unidades descentralizadas, já somam mais de 100 milhões de reais, em recursos. “Ainda temos muito a avançar, mas temos representantes determinados e qualquer avaliação imediata é precipitada. A população precisa participar, dar sugestões e num futuro próximo colher os frutos dos investimentos públicos”, comentou Walter Prado.

As metas foram estabelecidas, e segundo Prado, o desafio maior é a construção das unidades de saúde, um trabalho de alta complexidade. Com a construção do novo Pronto Socorro, o modelo implantado na capital, poderá ser implantado com sucesso, no interior do Estado, levando a toda população, serviços de qualidade na área de saúde.

“As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), já fazem parte da realidade dos acreanos. O governo modernizou a forma de fazer saúde pública no Acre. O ano de 2010 será para consolidar e adaptar as formas de atendimento do novo sistema de saúde. Acredito que a obra do novo Pronto Socorro da capital será de fundamental importância. A população poderá contar com um dos melhores serviços de saúde do País” comemora Prado.

Walter Prado acredita que o próximo governador eleito, encontrará as melhores condições possíveis, para gerir o sistema, que segundo ele, até o final de 2010, estará pronto e funcionando com toda sua capacidade. “Para que a rede funcione, é preciso envolvimento e parceria de todas as unidades de saúde do Município e do Estado. Todo o sistema estará pronto e funcionando em sua plenitude, até o final de 2010. O próximo governador vai assumir com poucos problemas a serem resolvidos na área de saúde”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News