Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Derrubada de buritizeiros em Cruzeiro do Sul mobiliza autoridades ambientais



Uma área de nascentes de igarapés em uma parte periférica do Bairro da Cohab em Cruzeiro do Sul se tornou um cemitério de buritizeiros, no local ninguém se responsabiliza pela derrubada das palmeiras.
As águas do igarapé correm entre as palhas secas e troncos de buritis que estão apodrecendo no local. Os moradores da área não se responsabilizam pelo dano ao meio ambiente, todos dizem que não sabem quem devastou o buritizal. O pedreiro Antônio Elias Pereira, explica que é contra a derrubada de buritizeiros em áreas desabitadas, mas justifica que algumas árvores precisaram ser tombadas, porque segundo ele estariam colocando em risco a vida dos moradores e principalmente das criança por ficarem bem próxima das casas.

O trabalhador braçal, José da Costa Silva, conta que mora em uma propriedade que pertence ao ex-prefeito de Mâncio Lima, Luiz Helosmân e não houve autorização para ninguém tombar as palmeiras. Ele também entende que alguns buritizeiros que estejam ameaçando a segurança das famílias devem ser derrubados.

Um pouco ao lado em uma outra nascente de igarapé, a derrubada de buritis é ainda maior e a área é desabitada, ficando mais difícil uma justificativa para os crimes ambientais. A dona de casa, Marlez da Silva Borges, que mora ao lado da devastação, explica que está a pouco tempo no local e quando chegou com a família as palmeiras já tinham sido tombadas.

Isaac Ibernon, chefe local do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), já tomou conhecimento da situação e garante que providencias estão sendo tomadas. Ele disse que uma equipe do órgão já esteve no local com a Promotoria de Meio Ambiente e um relatório está sendo confeccionado para identificar os culpados e definir soluções para amenizar o impacto ambiental.

www.tribunadojurua.com - Genival Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News