Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Coisas da Política Acreana

 Por: Luis Carlos Moreira Jorge
Candidato dele mesmo

Um tucano emplumado fez ontem o comentário: “o Tião Bocalom não tem o apoio dos deputados Donald Fernandes e Luiz Gonzaga, do Márcio Bittar, da Toinha Vieira, do José Vieira, do Normando Sales, na sua ânsia de disputar o governo. O Bocalom, no PSDB, é candidato dele mesmo”. Pelo comentário, o ninho tucano virou casa de caba.

Esta é a questão
Mas, uma coisa ninguém pode tirar do Tião Bocalom: é tinhoso!. Não é de hoje que os seus adversários tentam lhe tirar da presidência do PSDB e não conseguiram o intento.

Sendo sincero
Para ser sincero, ainda tem uma pessoa que defende sua candidatura ao governo: deputado federal Sérgio Petecão (PMN).

Só deu ele
Recebo a revista “O Acre em Copenhague”. Nas dez páginas da publicação do governo estadual, o governador Binho Marques aparece em quatorze poses fotográficas.

Quem lê
É o tipo da publicação que só lê quem a redigiu, quem revisou e quem mandou fazer.

Respeite seu companheiro!
Marcus Vinicius, historiador petista, deveria ter cautela ao se referir negativamente ao ex-governador Orleir Cameli. O “Barão” é hoje o “guru nórdico” do PT no Vale Juruá.

Aliado antigo
É uma aliança que vem dos três últimos meses do governo Cameli. Se a sua gestão fosse tão desastrada, esta simbiose com o PT não haveria e não perduraria até hoje.

Fechado em copas
O ex-governador Jorge Viana continua fechado em copas quando se trata do nome para a segunda vaga do Senado na FPA. Como curió em muda, não emite um pio.

Após o carnaval
Esta é uma definição que vai ser empurrada pelo PT para depois do carnaval.

Porta-bandeira
Encontro o Abrahim Farhat, petista histórico, que vai logo pedindo: “Lhé, coloque na sua coluna que no PT sou um dos maiores defensores de uma aliança com o PMDB”.

Comentários uníssonos
Já entrevistei as principais lideranças da oposição e não ouvi de nenhuma delas um só comentário elogioso á candidatura do Tião Bocalon (PSDB) ao governo.

Não pode criticar
São críticas, se válidas quanto ao fato de Tião Bocalon colecionar desafetos, por outro lado, em termos de densidade, a candidatura do Rodrigo Pinto (PMDB) não lhe supera.

Seis por meia dúzia
Colocar o Rodrigo como candidato único da oposição não é garantia de uma vitória ao governo. Eleitoralmente, trocar o Bocalom pelo Rodrigo é trocar seis por meia dúzia.

Grande dilema
Este é o grande dilema. Para se sacar a candidatura de Tião Bocalom ao governo a oposição teria que ter um nome com maior densidade eleitoral, e não tem este nome.

Fora do processo
Teria se um Flaviano Melo (PMDB) e um Márcio Bittar (PSDB) fossem postulantes ao governo, mas estes estão fora do processo da disputa.

Ponto de segurança
É exatamente neste fato político que Bocalom se apega para manter sua candidatura ao governo contra tudo e contra todos dentro da oposição.

Aguardando respostas
Mandei umas perguntas não combinadas á senadora Marina Silva (PV). Como não são melosas, como as que costumam lhe fazer, não sei se ela vai responder.

Campo minado
Sena Madureira virou um campo político minado, dividido entre o grupo do ex-prefeito Nilson Areal e do atual prefeito Wanderley Zaire, por conta do rompimento de ambos.

Fogo cruzado
Se acontecer uma nova eleição em Sena Madureira, de qual lado ficarão os dirigentes do PT: com Nilson Areal ou com Wanderley Zaire?. É a grande pergunta.

Capítulo inicial
Este é um capítulo de uma novela belicosa que apenas está começando.

Não pode se criticar
Todo prefeito se cerca de pessoas de sua confiança, por isso não há como criticar o prefeito Wanderley Zaire pelas mudanças efetuadas no secretariado.

Jogo político
Isso fez e sempre fará parte do jogo político, esteja quem estiver no poder.

Gente de valor
É salutar quando se vê a ex-governadora Iolanda Lima voltando á política, porque entrou honesta e saiu honesta do governo, o que geralmente não é muito comum.

Novo rumo
Normando Sales (PSDB) virou candidato a deputado estadual. Ao contrário de quando era postulante ao Senado, para a Aleac tem chance.

Não é delagacia
Chega e-mail de Tarauacá enviado por um vereador sobre um empresário que espanca a mulher em via pública. Meu caro vereador, isso aqui não é Delegacia da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News