Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Charge do Dia!!!


Oposição Acordada!!!

Recebi hoje das mãos dos membros do diretório Municipal do PMDB de Xapuri o Jornal "Xapuri Merece Respeito! - Xapuri  não te engana, continua sempre igual e sua primeira edição que passo a divulga-la na íntegra.

Xapuri clama por socorro, "façamos todos nós" uma fezinha pra que essa situação possa ser mudada. Que Deus, na sua misericórdia possa agir no coração de nossos gestores.
Amigos e amigas, romeiros e pessoas de bem de Xapuri ou que neste ano, visitam mais uma vez nossa querida e "sofrida" cidade, é com sentimento de pesar que escrevemos estas poucas informações. No entanto, é necessário que assim façamos. Falar a verdade sobre a real situação administrativa de nosso município, ilustrado pelas imagens presentes neste informativo. Dizemos ainda, que este é o único meio que dispomos, para falar o que pensamos, uma vez que não temos espaço na rádio local para expormos nossas idéias, os fatos do nosso cotidiano local. Como vemos na foto ao lado, essa é a imagem do Portal construído na administração passada "com nosso dinheiro", mas, que fora demolida no início da atual administração.

As ruas principais só foram melho radas às pressas nesta ultima semana, (isso porque o governo do estado esteve presente para coordenar todas astarefas), contrariando a tudo que fora prometido pelo atual gestor, que em seu período de campanha, dizia ser (o único candidato com condições de transformar a cidade, por ser o candidato dos governos estadual e federal...). O que de fato temos visto, é uma verdadeira aula de descuido com nossa querida Xapuri e ainda insistem na tese de que estão vivendo a transição da ultima gestão e somente após a conclusão é que darão inicio ao estilo PT de governar. O que não sabemos, é quando este período será concluído. Aproveitamos pra lhes pedir que "rezem" por isso.

Pois esse é o cenário vivido ultimamente por nós, moradores de Xapuri. O pouco que foi construído na administração anterior, foi imediatamente demolido nos prímei ros dias de mandato do atual gestor.

Tratando-se de Saúde, não temos médicos nem remédios nos postos, já tem um bom tempo. Resumindo... O atual gestor vem apenas pagando os servidores municipais e realizando planejamentos, até pra Assis Brasil já foram planejar, execução que é bom, nada. Dizem que nesse ano vão fazer!!!


A situação dos nossos ramais

A situação dos nossos ramais é ainda pior que na cidade. Pasmem, não conseguiram abrir "si quer", 1km de estrada vicinal (ramal), tão importante e indispensável, para o escoamento da produção. Nossos produtores rurais amargaram um ano inteiro (2009) sem que nenhum beneficio chegasse em sua comunidade. O ramal que dá acessoàs comunidades São Pedro, Tupá, Nova Vida, Rio Branco, São joão do Guarani e Espalha é um exemplo claro da falta de compromisso da atual administração. Apesar de serem comunidades estratégicas na produção e escoamento do látex, usado na produção de preservativo masculino não foi priorizado no sentido de garantir o tráfego durante o período chuvoso. O ramal do Cachoeira, entretanto foi o único  a receber manutenção  por parte da administração estadual (não da prefeitura), investimento para ajudar na manutenção do ramal estratégico no escoamento da madeira "certificada" que é a menina dos olhos da administração estadual e que tem o Cachoeira como mais bem sucedido projeto de "sustentabilidade sócioeconômico e ambiental" e que somente é defendido por aqueles que são vinculados à SEF - Secretaria Estadual de Florestas (como é o caso de vários e conhecidos companheiros) ou à alguns   dos gabinetes dos Companheiros Deps. Federais e/ou estadual, ou à instituições de defesa ambiental com atuação no município. Pra esses sim, é realmente um projeto mais que sustentável. É INFALÍVEL!!! (AGORA, COVERSE COM QUEM VENDE A MADEIRA OU OUTROS PRODUTOS DO CAMPO E VERÁS A DURA REALIDADE DE QUEM VIVE DO CULTIVO DA LAVOURA OU DO EXTRATIVISMO)!!!!!!!

- ATENTEM ÀS PRÓXIMAS EDIÇÕES!
Edição sob responsabilidade do Diretório Municipal do PMDB.

Personagens Inesquecíveis do “Vinte”


Como antes já havia comentado, não somente a Festa do Vinte de janeiro ficou famosa, mas também seus personagens, sejam eles milhares no anonimato ou aqueles que diretamente contribuíam para que a Festa acontecesse, é comum em conversas bem amigáveis e de muito respeito com os “mais velhos” sempre, entre um gole de café e, às vezes, uma dose de pinga, vão contando e explicando coisas de épocas distantes. Em meio à conversa, um pára e pede ajuda ao outro para relembrar um fato. Na maioria é sexagenária. Falam sobre danças, músicas e costumes. Citam nomes de grandes mú¬sicos regionais que animavam os bailes de 20 de janeiro, entre os quais Zeca Torres, Felix Pereira, Pituba, Olívia, Oscar Capivara, Beijuba, Aurélio e outros. Torres, Pi-tuba, Oscar, Aurélio e Beijuba já não tocam mais trombone, saxofone e acordeon. O Pituba morreu velho e esquecido; Torres foi traído pelo coração; o Oscar (me¬lhor saxofone do Norte do Brasil) segundo os que o conheciam foi morto em 1980, pelo trânsito de Rio Branco. O Aurélio, talvez o musico mais importante da época, dormiu e nunca mais acordou. E, por fim, o Beijuba morreu acometido de doença grave. Todos eram artistas e xapurienses que aqui começaram seus primeiros passos entre uma rodinha de amigos e outra, entre os grupos de jovens da paróquia de Xapuri, entre as diversas ações do Grêmio de Estudos Madre Petronilia Trinca do Instituto Educacional Divina Providência, desenvolveram suas habilidades musicais que entre muitas coisas alegraram inúmeras festas de São Sebastião. Segundo relatos no período de 50 e 60, esses músicos tocavam marchas, valsas, xotes, rancheiras, baiões, sambas e chorinhos, nos tantos salões existentes em Xapuri,entre eles o “Pega”, o “Pau no meio” o Ponto Chique... etc.
Nessas conversas os assuntos são muitos, das belas mulheres que chegavam à festa para 'faturar" e dos “marreteiros” (hoje camelôs) faladores que mostra¬vam um objeto qualquer e diziam: "Pague um e leve dois."

PAGAMENTO DE PROMESSAS

Comumente os músicos Xapurienses acompanhavam desde o dia 10 de janeiro até a festa dia 20, alegrando as “noitadas” com suas belas canções e ladainhas cantadas aos Santo Padroeiro, onde destaca-se o famoso “Salve, salve... São Sebastião” “O Povo de Deus” “Vim te pedir” e “Maria mãe dos caminhantes” e por incrível que pareça segundo os depoimentos o que mais emocionava sempre era o Hino Acreano.

Geralmente essa ação dos músicos era encarada como obrigação em agradecer as dádivas e o Dom da música, atribuídos ao Santo, era como se fosse um pagamento de promessa. E por falar em promessas, quando falamos nessa questão os idosos explicam, com minúcias, as mais diversas maneiras de se pagar promessas ao santo padroeiro.
- "A gente, quando alcançava uma graça, escolhia a maneira de como acompanhar a procissão, não importava o sacrifício, se um filho, a mulher ou qualquer outro parente havia sido salvo de doenças ou outro perigo. Alguns traziam "pelas" de borracha, facas de seringa* *, espingardas, facões, machados ou qualquer objeto de trabalho. Outros vestiam roupões (mortalhas) para acompanhar o santo. No final, tudo era depositado no altar. Tinham os que traziam animais, como porcos, galinhas, carneiros e até novilhas" — diz o velho Simeão Lima, do seringal Iracema.

Interessante que nas conversas as pessoas analisam e comparam as épocas, à medida em que a conversa vai se prolongando. É preciso estar atento, saber ouvir. Não se trata de desenrolar rosários de histórias saudosistas, mas de mostrar com perfeição o que acontecia nos “Vinte” passados. Há momentos em que esses idosos alegres endurecem as feições parecendo fazer ligação do passado ao presente. Parece que se dão conta de uma outra realidade, de tempos novos. São pessoas que têm vontade de falar coisas boas, de enaltecer a grande festa de Xapuri, mas é exatamente ela que serve de espelho onde os velhos trabalhadores se refletem.

O 20 de janeiro é um termômetro que serve para medir o grau de positividade ou negatividade na vida do município. Positivamente esta aferição era feita ao longo dos anos pelos saudosos xapurienses Raimundo Paes, Guilherme Lopes, Geremias, Jacob Rosendo, ex-políticos e comerciantes desta cidade. Segundo anotações da época em meados 1980, eles já sabiam que o apogeu já havia passado.

Nas crônicas do saudoso Josué Fernandes nos editoriais do Jornal Rio Branco datado do ano de 1981, quando por essas bandas veio realizar uma série de entrevistas sobre a festa e três delas merecem atenção porque são personagens históricos que povoam o imaginário Xapuriense veja em síntese o que foi escrito na coluna naquela época:

-Francisco Fidélis, ex-seringueiro com mais de 18 anos dedicados à seringa e uns tantos outros à agricultura, explica: "Quem dava movimento à festa de São Sebas¬tião eram os seringueiros, que trabalhavam o ano inteiro porque tinham devoção a gastar. Havia a certeza de que no ano seguinte tudo estaria recuperado e podia-se fazer outra despesa." Fidélis afirma que hoje não é mais possível fazer tal coisa, a situação está dura e "quem se arrisca vai sofrer". E continua:

- "O seringueiro já não existe mais. Foi expulso da colocação. Teve que ceder ao sulista que não se interessa por borracha. Milhares de seringueiras foram queimadas." E pergunta: "Você viu agora os montes de borracha que era acostumado a ver?" (Balancei a cabeça negativamente). O velho xapuriense prossegue: "Essa borracha que sumiu é que sustentava tudo isso aqui com a castanha, o couro de caça, a agricultura.Mudando de assunto, Fidélis diz nada tem contra rodovias, "mas elas trazem gente esquisita pró nosso meio". Sobre rodovia, Alesbão (um bom préto velho) diz: "Antes da instalação das estradas, festa de São Sebastião recebia mais gente. As pessoas vinham como podiam de pé, de barco, em lombos de animais e traziam macaco, papagaio, arara, periquito e até carne caça para a alimentação, durante os dia de festa."


- Quem não se lembra do Velho Camurim (foto ao lado), figura histórica cheia de histórias engraçadas e espalhafatosas, de piadas, enfim o grande Camurim sempre foi um dos personagens que a juventude sempre usou para fazer piadas. Antônio Bernardo, velho cearense que por muitos nos abasteceu Xapuri com carvão e secou tantas garrafas de pinga segundo os que o conheceram em um dos editoriais citados deu a sua opinião: “as enchentes, as chuvas nunca foram empecilho para atrapalhar a vinda do seringueiro; a Cidade, nesta época de festa”
Antes do terceiro personagem extraído dos editorias de O Rio Branco do ano de 1981 e que posteriormente se transformou numa publicação sobre a festa vejam que naquela época já havia uma certa falta de esperança em relação à economia Xapuriense senão vejamos parte daquela publicação:

POUCA ESPERANÇA
“Esses homens simples, mas capazes de compreender o que ocorre ao seu redor, afirmam não mais acreditar no soerguimento dos seringais. Esclarecem que as enor¬mes fazendas espalhadas Acre afora não permitem a volta da borracha, por mais que o governo se esforce.

"São de homens poderosos, que têm dinheiro", comple¬tam. Para os mais velhos só resta uma única alternativa: "ter fé e acreditar num mundo no¬vo, na libertação". "Se houver vontade, as coisas ainda podem voltar a ser como eram antes." E assim, a pobreza rápida a que essa gente foi submetida leva, às vezes, um homem do campo a fazer certos tipos de análises e que outras pessoas de locais mais "adiantados" sentem dificuldade de entender. É o resultado da estratificação social.

Vejam a terceira figura pelas letras de Josué Fernandes
“Dia 18 de janeiro, a convite de um amigo (o Pele), fui a uma boate e lá me apre¬sentaram uma figura de aspecto muito cordial: um mulato mediano, roupa pouco limpa e ginga de sambista, com quem travei o seguinte diálogo:
- Como é seu nome?
- Pirulito.
- O nome verdadeiro?
- Não é importante.
- Você é de onde?
- Do mundo.
- Tem família?
- Está toda aqui (apontou para as pessoas que dançavam).


O mulato que sentira o meu embaraço chegou-se e disse: "Eu sou de paz e gosto de dançar, brincar com as pessoas. Já tive tudo na vida, hoje..." Em seguida executou assobios imitando gorjeios de pássaros e já no final ocupou o centro do salão assobiando estridente, como que um árbitro que encerra uma aguerrida partida de futebol. Nos dias que se seguiram não foi mais possível ver o Pirulito. "O cidadão livre".

Xapuri é recheado desses personagens que inebriam o nosso imaginário e que muitas vezes capturados pela ótica mal intencionada de muitas pessoas que imaginam terem o domínio do conhecimento. Aprendi que para compreender a história de vida desses personagens é necessário antes de mais nada, se despir de conceitos pré-estabelecidos e aprender a conhecer o diferente o incompreensível.

Disputa para o Senado ameaça quebrar unidade da Frente Popular

Escrito por oriobranco.net
O maior capital da Frente Popular, há mais de dez anos no poder no Acre, pode estar comprometido para as próximas eleições. Tudo por conta da disputa para o Senado. Pelo menos três candidatos estão decididos a ir para o confronto dentro da coligação para conseguir a vaga de Marina Silva, que migrou para o PV e será candidata a presidência da república.
“A vaga deixada pela Marina é do nosso partido, o PT”, sustenta o deputado federal Fernando Melo, que assumiu um confronto aberto com o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães (PC do B). Para complicar ainda mais a situação os maiores expoentes da Frente popular, Jorge, Tião e o governador Binho Marques declararam apoio a Magalhães.

Para engrossar o caldo, semana passada a senadora Marina Silva, que se declara Frente Popular no Acre e apóia a candidatura de Tião ao governo declarou que vai apresentar o nome do deputado federal Henrique Afonso (PV), como candidato. Marina sofre pressão dos evangélicos que não querem perder o espaço deixado por ela mesma.

A Frente Popular terá até 30 de junho, segundo a lei eleitoral, para decidir a questão que vem ameaçando seu capital mais precioso: a unidade interna.

Tião Bocalom tem que usar carro de som e Cruzeiro do Sul por causa de censura


Por: Ailton Oliveira - AC24HORAS
Um fato curioso: um presidente de partido de oposição e pré candidato ao Governo do Estado dando uma mensagem à população de uma cidade em carro de som volante. Porque não em rádio ou TV local? Resposta: Censura.

É isso mesmo. O Presidente Estadual do PSDB e pré candidato ao Governo do Estado Tião Bocalom, teve que contratar carro de som esta semana em Cruzeiro do Sul para transmitir sua mensagem de desejando bom 2010 à população do município e divulgar sua agenda na região.
È de praxe chegar uma autoridade ou liderança política em um município e a imprensa, que sempre está correndo em busca de novidades, entrevistá-las ou fazer reportagens sobre seus compromissos, mas hoje, em se tratando de liderança de oposição ao atual governo a situação é outra. É preferível para as empresas negarem o espaço à serem chamados a atenção de quem está no poder e prefere ter a oposição calada.

Apenas uma emissora de rádio e Televisão, a Redes Floresta, se dispõe a dar espaço para os dois lados (Situação e Oposição). As demais, sempre têm uma desculpa para boicotar os líderes de oposição. "Acho um absurdo isso que está acontecendo onde vamos parar com tanta perseguição e intenção de esconder a verdade da população?" indagou Bocalom

O pré candidato ao Senado pelo PSDB, Ex Deputado Sérgio Barros, também foi vítima dessa censura estabelecida à oposição. Ele chegou nesta segunda feira em Cruzeiro do Sul e ao procurar as emissoras o espaço também lhe foi negado.

Reunião com lideranças - O Presidente do Estadual do PSDB, Tião Bocalom e o Pré Candidato ao Senado Sérgio Barros, estão no Vale do Juruá para reuniões políticas com lideranças locais com o intuito de viabilizar as candidaturas majoritárias do PSDB . Na noite desta Segunda feira, Tião Bocalom esteve com lideranças dos partidos PPS, DEM, PMN, PTN e PMDB. Bocalom reafirmou sua candidatura ao Governo do Estado e quis ouvir as liderânças, dentre as quais estava a Deputada Idalina Onofre - PPS. O que mais o líder tucano ouviu foram denuncias sobre a má situação da saúde, educação, segurança e falta de apoio à produção no município. Segunda a Deputada Idalina Onofre, a situação da malária no município continua preocupante. "Nós temos casos no centro da cidade e quando procuramos informações o pessoal do Governo tenta ocultar as regiões que estão sendo atingidas e afirmar que as pessoas contaminadas estiveram pela Zona Rural. Não é verdade porque eu conheço pessoas aqui próximo à minha casa que não saíram da cidade e estão com malária. É um absurdo o que acontece aqui em Cruzeiro do Sul.

Reuniões iguais a essa Tião Bocalom estará fazendo em várias localidades dos Vales do Juruá e Jordão nos durante os próximos 20 dias.
O primeiro compromisso será no município de Jordão onde prestigia a festa de São Sebastião.
Ailton Oliveira

Lições de Vida pelo Dr. Içami Tiba

1.. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, TV, etc.

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento.. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinqüente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora.. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconseqüente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo..

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação.. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca..

18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

21. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

22. O erro mais freqüente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (kWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

A Arte da Guerra!!!

Interessante! Pena que era uma preparação para guerra!Acho incrível que esta foto, tirada há tantos anos, ainda exista! já que a mesma fora tirada no ano de 1918.

São18.000 homens preparando-se para a guerra em um acampamento de treinamento em Camp Dodge, no Iowa.

Dados da Foto
Base de Ombro: 150 metros
Braço Direito: 340 metros
Parte mais larga do braço segurando tocha: 121  metros
Polegar direito: 35 metros
Parte mais espessa do corpo: 29 pés
Mão esquerda comprimento: 30 pés
Face: 60 pés
Nariz: 21 pés
Longest Spike pedaço de cabeça: 70 pés
Tocha e chama combinado: 980 metros
Número de homens na chama da tocha: 12.000
Número de homens na tocha: 2.800
Número de homens no braço direito: 1.200
Número de homens no corpo, cabeça e equilíbrio da figura apenas: 2.000

Total de homens: 18.000