Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

País de Vergonha

Arnaldo Jabor
- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza; Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade... Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.

- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada. Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai..

Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.
Brasileiro é vagabundo por excelência. O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.. O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo. Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.

- Brasileiro é um povo honesto. Mentira..
Já foi; hoje é uma qualidade em baixa. Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas. O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.

- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira. Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram. Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime. Hoje a realidade é diferente. Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas. Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático. Mentira.
Num país democrático a vontade da maioria é Lei. A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente. Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita. Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores)..
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.


Democracia isso? Pense ! O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira. Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar. No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?

Afinal somos penta campeões do mundo né??? Grande coisa...

O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar...

O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.

Para finalizar tiro minha conclusão: O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente.

Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta. Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão. Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!

Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?

Arnaldo Jabor é carioca nascido em 1940, o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor já foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens. Na década de 90, por força das circunstâncias ditadas pelo governo Fernando Collor de Mello, que sucateou a produção cinematográfica nacional, Jabor foi obrigado a procurar novos rumos e encontrou no jornalismo o seu ganha-pão. Estreou como colunista de O Globo no final de 1995 e mais tarde levou para a TV Globo, no Jornal Nacional e no Bom Dia Brasil, o estilo irônico com que comenta os fatos da atualidade brasileira.

Opinião

BLOGUEIROS DE SUCESSO AUTENTICADO
Recebi do Amigo Dr. e Professor Eduardo o seguinte email:
> Olá Joscires,
> Tudo bem? Acabo de ler no seu blog, relato sobre o “panfletóide poltrão” que foi jogado nas ruas de Xapurí denegrindo sua imagem e de outras pessoas, citadas. Conheço todas, desde os tempos que morei em Xapurí, incluindo meu amigo e parceiro de ping pong (que ganhava sempre) Eldo Feitosa. Nenhuma delas merece esse tipo de ataque. Vou repetir o que disse outro dia ao outro blogueiro Xapuriense de boa cepa, como você, o Raimari. VOCÊ FAZ SUCESSO. Que bom, que ótimo, que Xapurí tem gente que escreve o que pensa com seriedade, e desperta esse tipo de resposta, no seu caso foi uma resposta escrita nos porões da perfídia, mas autentica o sucesso do blog, de maneira paradoxal, que, como você mesmo disse, deve ter incomodado. Gostaria de saber em que horário “eles (as)”, lêem o seu blog, será durante o dia a vista de todos?. Acho que não. Esse tipo de “animal” só se move nos labirintos obscuros da intolerância, usam o anonimato e a deslealdade como arma, de maneira tosca, e de acordo com suas fragilidades intelecto/mentais. Mas, numa comunidade pequena, como nossa Xapurí, de repente, são relativamente fáceis de identificar, afinal, “gazeteiros do marrom” desse naipe, são uma minoria abjeta, que sempre deixam pegadas bolorentas por onde passam. Viva a liberdade de expressão....com responsabilidade, e lembremos um ícone da não violência, Mahatma Gandhi, que dizia..”O MEDO TEM ALGUMA UTILIDADE, A COVARDIA, NÃO!”..
> Um grande abraço,
> Eduardo.

grifo meu
Olá meu Nobre Amigo Eduiardo.

Agradeço imensamente pelo apoio que me foi envidado. Acredito que independentemente da opção política que cada um tenha, deva a priori prevalecer o repeito pela pessoa, pelo profissional, pela dignidade da honra moral. Com certeza aqule que ciraram o referido "pasquim bolorento", na verdade são pessoas que não concordando ou não aceitando o desenvolvimento e o crescimento profissional de outrem, lançam mão de artifícios frotescos e animalescos para atacar de forma mais indigna e pífia. Acredito que somente nas arvores que dão bons frutos é que são apedrejadas, então se incomodo é porque a minha opinião tem algum valor e jamais me calarei diante do que vejo que está errado.

Mais uma vez agradeço!!!

Cordiais abraços

Joscíres

Humildade

Extraído do Blog do Amigo Raimari
Um momento da festa da vitória do candidato Bira Vasconcelos (PT) nas eleições de Xapuri chamou bastante atenção. O segundo colocado, Marcinho Miranda, do PSDB, assistia a passagem da carreata da Frente Popular em frente à sua casa, na Rua 24 de Janeiro, e num gesto de humildade e respeito pelo adversário vencedor aplaudiu e parabenizou o novo prefeito de Xapuri, que o abraçou e o fez subir no carro em que estava. Em resposta, os milhares de militantes petistas que comemoravam o retorno do PT ao poder devolveram os aplausos e gritaram em coro o nome de Marcinho.

O pecuarista de 34 anos foi uma surpresa positiva nestas eleições. Inicialmente desacreditado, com pouco dinheiro e sem uma equipe especializada em coordenação de campanha, o tucano deixou para trás o empresário Manoel Moraes (PSB), que havia tido um bom desempenho na última eleição para deputado estadual, e o atual prefeito Vanderley Viana (PPS), que dispunha da máquina administrativa em seu favor. Falou mais alto a determinação e a simplicidade do candidato que optou por fazer uma campanha limpa e decente, cujo resultado foi o reconhecimento de 2.405 eleitores.

Marcinho Miranda foi entrevistado pelo programa Espaço do Povo, apresentado por Raimari Cardoso na Rádio Educadora 6 de Agosto, a partir das 9 horas da manhã de hoje.

Eu Creio Sim!!!!

Ontem à noite sem nada pra fazer, acabei navegando no Portal da Globo, especificamente nos arquivos do Programa do Jô, e me deparei com um arquivo onde ele entrevistava o jornalista Claudio Julio Tognolli que escreveu uma matéria para a Revista Galileu (Edição 198 - Janeiro/2008). A entrevista era sobre a Bíblia e sobre como vivê-la literalmente. Na prática!

Quem me conece sabe que: sou Católico, apesar de ir contra alguns conceitos dos responsaveis pela minha igreja não pelo dogma católico. Nasci em uma família Católica Apostólica Romana praticante e de um lado Presbiteriana! Fui batizado, fiz a Primeira Eucaristia, tive o previlégio inclusive de estudar o Ministério Extraordinário da Palavra, onde tive a grata stisfação de realizar celebrações da PAlavra nas Igreja Matriz de São Sebastião de Xapuri. Durante minha vida religiosa confessei-me muitas vezes, fui crismado, e dos sacramentos só não recebi o Matrimônio e a ordem.

Tenho fé. E muita! Creio na Santíssima Trindade, nos Anjos e Santos. Creio em cada um dos sacramentos que recebi. Pesquisei sobre todos eles e tomei-os com muita certeza de que era esse meu exercício de fé.

Mas... Bom, sempre tem um mas! Não sou assim muito crente na Igreja e muito menos na literalidade da Bíblia.

Explico-me: a mesma Igreja que professa a fé em Deus Pai, em Cristo e no Espírito Santo matou um montão de gente na Inquisição. Sim porque a Igreja não é um templo, não é uma construção. A Igreja é feita de pessoas! Feita de gente que segue a doutrina e abraça a crença.

E não adianta dizer que o Papa João Paulo II pediu perdão por isso! As desculpas dele não ressucitaram ninguém! O mal está feito!

A Bíblia, que já foi traduzida "zilhões" de vezes - sim, porque eu não leio aramaico! E você? - atravessou a Inquisição e foi o "guia" para as certas atrocidades. Aliás, mesmo hoje somos "punidos" pela leitura literal de algumas passagens. Exemplos? Aos montes! Leia Rm 1.26-27 e saia a oprimir os homossexuais. Pois sim. É isso que se faz às pencas até hoje!

Sou contra! Terminantemente contra! Porque a minha fé reconhece que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai, que perdoa, que dá a outra face, que aceita aqueles que são diferentes. É nisso que eu acredito! Acredito no livre arbítrio! Creio que cada um pagará os seus pecados diante de Deus e que a Ele cabe julgar. O julgamento não cabe aos homens.

Achei o máximo a entrevista! Se puderem, leiam a matéria. Aliás, gostei especialmente do momento em que ele disse que independente da religião, NENHUMA das pessoas a quem ele perguntou se a Biblia deveria ser lida literal ou metaforicamente pode - ou sequer soube - dar uma resposta direta.

Inclusive isso me deixa ainda mais revoltado! Detesto quando as coisas passam a ter dois pesos e duas medidas segundo os interesses individuais. O mesmo cara que condena o aborto trai a mulher? Julga o que então? É tão pecado um quanto outro! Hump!

Só que isso é uma outra história que fica para uma outra vez...