Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

domingo, 31 de maio de 2009

Imagem do Dia!!!

Lugar de chegada e partida em cidades, aldeias e comunidades mais distantes do Acre, os barrancos fazem parte do imaginário deste povo criado às margens de rios, do alto de onde se vê quem se aproxima e quem se afasta. (Foto: Angela Peres/Secom)

Em Manoel Urbano!!!

Caros Amigos Leitores do Xapuri News, estou no município de Manoel Urbano, ministrando aulas na turma de Matemática da Ufac local, por um periodo de 15 dias acredito que será bastante complicado para novas postagens, já que quase nao consigo conexão por essas bandas, mas sempre estarei tentando mostrar um pouco desse pedacinho de Acre e de Brasil que tão bem sabe receber os visitantes. Já estou adorando a população e os lugares por onde estou andando.

Para conhecermos um poquinho mais sobre nossos irmaos de Manoel Urbano, vamos lá para um pouco de conhecimento geográfico?

O Município situado à margem esquerda do Rio Purus foi fundado a 1° de março de 1963 alcançando sua autonomia através da lei n.º 588 de 14 de maio de 1976. Situado na Região do Purus, limita-se com o Estado do Amazonas e os municípios de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó e faz fronteira com a República do Peru. Está situado a margem esquerda do Rio Purus.

Manoel Urbano ainda sofre com a falta de infra-estrutura, tanto urbana quanto rural, além de isolamento por um período considerável do ano de transporte rodoviário, exemplo tive que vir de avião. Suas ruas têm pavimentação apenas de tijolos.

Sua produção agrícola é pequena, não sendo suficiente nem para subsistência. Em decorrência disso vários produtos são importados de outros municípios onerando substancialmente o custo de vida da população. Seu nome é em homenagem a Manoel Urbano da Encarnação, navegador do rio Purus no século XIX. Sua padroeira é Nossa Senhora da Penha.

Localizado na Região do Vale do Acre no Estado do Acre, possui uma área aproximada de9.477,2 km²eqüivalendo a 23,22% da região e 6,19% da área total do Estado, limitando-se com os municípios de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Boca do Acre (AM), Pauini (AM) e República do Peru, distante de Rio Branco à238 km não tem via por pavimentação alfática por isso fica isolado uma boa parte do inverno, tem sua economia baseada no Extrativismo da borracha vegetal, com uma população estimada em 6.312 habitantes e foi criado em 14 de maio de 1976.

Viram... já fiz minha lição de casa direitinho....

Boa semana a todos!!!!