Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Charges do Dia

Em tempos de Horário Eleitoral escolhi a Charge ao lado do jornal, O povo de Curitiba, para ilustrar bem a situação...

E que Deus nos Acuda!!!!

Boa semana a todos!!!

As dez promessas (mentiras) mais descabidas ouvidas em palanques Xapurienses...

Se você como eu é um eleitor consciente e não um tapado que lê fielmente a cartilha política somente de uma determinada cor, e está preocupado realmente com o destino de Xapuri, de vê estar acompanhando os comícios de todos os candidatos prefeitáveis em com certeza já deve ter ouvido sequer uma das pérolas abaixo:

1ª- A Campeã: “Vou construir a Ponte da Sibéria”
- Ninguém mais aquenta esta lorota, agora é São Tomé é Ver pra crer

2ª- A Irônica: “Não preciso de dinheiro da prefeitura, sou um homem realizado profissionalmente e financeiramente. Quero ser Prefeito somente para ajudar Xapuri”
- Tá meu nego, de boas idéias o inferno ta lotado!!!

3ª- A Populista: “Criarei somente no primeiro semestre do meu mandato cerca de 500 empregos diretos”
- Fico na dúvida se o dileto candidato conseguirá pelo menos a mesma quantidade de votos!!!

4ª- A otimista: “Xapuri não tem tantos problemas como meus adversários falam, aqui não é tão diferente dos outros municípios, oque aqui tem a mais é gente que deseja o mal”
-Verdade!!!! Também acredito em coelhinho da páscoa, matuta pereira, papai Noel e bicho papão!!!!

5ª- A Educativa: “Construirei a escola municipal de 2º grau”-
Valei-me... Se o município não conseguindo sequer manter a educação básica imaginem o ensino médio!!! Ah e quem é que se candidata a trabalhar voluntário????


6ª- A prepotente: “Sou um dos poucos com ficha limpa no serviço público e desafio quem quer que seja a procurar algum processo no qual fui condenado”
- Uma perguntinha.. vale os que estão em trâmite ou os que os advogados conseguiram a abafar? E pelo amor de Deus eleitores não procurem porque vão achar um monte deles e não estou falando do Atual Prefeito não!!!

7ª- A Audaciosa: “Os demais candidatos não tem competência para administrar Xapuri, se eu fizer pelo menos 10 perguntas de administração eles não me responderão sequer 3”
-Candidato mentiroso tudo bem já estamos acostumados, agora aquentar candidato com síndrome de estudante CDF aí meus amigos é F.....

8ª- A Gospel: “Só Deus me tira essas eleições e sei que ele com seus anjos estão olhando para que eu consiga vencer”
-Ah dá uma piscadinha vai Deus, principalmente na hora que os eleitores estiverem votando.... agora que esse cidadão é verdadeiramente o abençoado isso ninguém pode negar. Pelo menos se não vencer as eleições pode concorrer com São Sebastião ao cargo de Padroeiro do município... ah só um lembrete nesse caso precisará morrer antes....

9ª- A Futurista: “Comigo Xapuri sairá do atraso e garanto que em 4 anos realizarei mais coisas que meus inimigos políticos não fizeram em oito anos”
-Duas observações: primeiro que deu a louca... assistiu muito a minissérie JK da globo e está querendo dá uma de Juscelino, agora só falta dizer que vai construir A Nova Xapuri. Segundo é realmente você pode fazer bem mais que os anteriores numa simples situação “meter menos a mão no dinheiro do povo”

10ª- A Bestinha: “Podem acreditar em mim, pois garanto que mesmo que essas pessoas que vocês não gostam estarem no meu palangue, elas não farão parte do meu governo”
-É ruim de acreditar hein!!! A mesma turma, no mesmo lugar, com a mesma intenção... aliás que galerinha hein... mas ok eu juro que também apesar de ter várias blusas do flamengo, não sou flamenguista, que apesar de ter terço em cima da mesa andar com crucifixo no pescoço, também não sou católico, aliá juro, mas juro mesmo que não estou nem aqui....

E depois ainda dizem que é o personagem Pinochio que m,ente. Ah se os vossos narizes também crescessem!!!!

PM e SEE lançam curso de Segurança Pública nas Escolas

Inspetores receberão 40 horas de aula a partir da próxima semana
Índices de criminalidade reduziram nas imediações das escolas com a presença da Companhia de Policiamento Escolar

Com o objetivo de coibir a violência e o tráfico de drogas em frente das escolas, a Companhia de Policiamento Escolar da Polícia Militar (PM) lançou nesta sexta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE) a aula inaugural do curso de segurança para inspetores.

Na abertura, o subcomandante da PM, Jeremias Ramalho, falou da importância da qualificação para a repressão da criminalidade. “Essa qualificação oferece a ampliação do trabalho da polícia que contará com o apoio dos inspetores que utilizarão a percepção do que ocorre ao seu redor para ajudar na segurança. Isso é a garantia da dignidade das pessoas e de uma sociedade sem violência”, detalhou o oficial.

O diretor de gestão da SEE, Jean Mauro, lembrou que após a parceria entre a PM e a secretaria, os índices de criminalidade caíram, contribuindo para a melhoria do ensino. “O Policiamento Escolar começou com 20 policiais, em uma parceria que contribuiu tanto que temos o prazer de termos hoje 60 policiais. Temos, também, o Proerd que realiza a atividade de prevenção no combate às drogas e a violência e que começou a dar resultados”, detalhou Jean, que representou a secretaria de Educação.

Para abrir o debate sobre a importância do curso de Segurança Pública nas Escolas, o corregedor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Leonardo Neves Carvalho, ministrou uma palestra, abordando o combate a criminalidade.

Os inspetores terão 40 horas de aulas a partir da próxima semana, aprendendo como identificar os fatores de riscos, primeiros-socorros, prevenção contra a violência e contra as drogas, relação interpessoal, procedimentos de segurança, prática de polícia comunitária, resolução de conflito, identificação de ilícitos, segurança no trânsito e ações e prevenções de acidentes.

Somos todos pós-modernos?

Escrito por Frei Betto
A resposta é sim se comungamos essa angústia, essa frustração frente aos sonhos idílicos da modernidade. Quem diria que a revolução russa terminaria em gulags, a chinesa em capitalismo de Estado e tantos partidos de esquerda assumiriam o poder como o violinista que pega o instrumento com a esquerda e toca com a direita?

Nenhum sistema filosófico resiste, hoje, à mercantilização da sociedade: a arte virou moda; a moda, improviso; o improviso, esperteza. As transgressões já não são exceções, e sim regras. O avanço da tecnologia, da informatização, da robótica, a gloogletização da cultura, a telecelularização das relações humanas, a banalização da violência, são fatores que nos mergulham em atitudes e formas de pensar pessimistas e provocadoras, anárquicas e conservadoras.

Na pós-modernidade, o sistemático cede lugar ao fragmentário, o homogêneo ao plural, a teoria ao experimental. A razão delira, fantasia-se de cínica, baila ao ritmo dos jogos de linguagem. Nesse mar revolto, muitos se apegam às "irracionalidades" do passado, à religiosidade sem teologia, à xenofobia, ao consumismo desenfreado, às emoções sem perspectivas.

Para os pós-modernos a história findou, o lazer se reduz ao hedonismo, a filosofia a um conjunto de perguntas sem respostas. O que importa é a novidade. Já não se percebe a distinção entre urgente e importante, acidental e essencial, valores e oportunidades, efêmero e permanente.

A estética se faz esteticismo; importa o adorno, a moldura, e não a profundidade ou o conteúdo. O pós-moderno é refém da exteriorização e dos estereótipos. Para ele, o agora é mais importante que o depois.

Para o pós-moderno, a razão vira racionalização, já não há pensamento crítico; ele prefere, neste mundo conflitivo, ser espectador e não protagonista, observador e não participante, público e não ator.

O pós-moderno duvida de tudo. É cartesianamente ortodoxo. Por isso não crê em algo ou em alguém. Distancia-se da razão crítica criticando-a. Como a serpente Uroboros, ele morde a própria cauda. E se refugia no individualismo narcísico. Basta-se a si mesmo, indiferente à dimensão social da existência.

O pós-moderno tudo desconstrói. Seus postulados são ambíguos, desprovidos de raízes, invertebrados, sensitivos e apáticos. Ao jornalismo, prefere o shownalismo.

O discurso pós-moderno é labiríntico, descarta paradigmas e grandes narrativas, e em sua bagagem cultural coloca no mesmo patamar Portinari e Felipe Massa; Guimarães Rosa e Paulo Coelho; Chico Buarque e Zeca Pagodinho.

O pós-modernismo não tem memória, abomina o ritual, o litúrgico, o mistério. Como considera toda paixão inútil, nem ri nem chora. Não há amor, há empatias. Sua visão de mundo deriva de cada subjetividade.

A ética da pós-modernidade detesta princípios universais. É a ética de ocasião, oportunidade, conveniência. Camaleônica, adapta-se a cada situação.

A pós-modernidade transforma a realidade em ficção e nos remete à caverna de Platão, onde nossas sombras têm mais importância que o nosso ser e as nossas imagens que a existência real.

Frei Betto é escritor, autor de "Calendário do Poder" (Rocco), entre outros livros.

Discurso da verdade política

Escrito por Gilvan Rocha
Estamos em campanha eleitoral. Acompanhamos atentamente os discursos feitos pelos candidatos. Segundo alguns, o povo nada tem a fazer para ter escola de qualidade, transporte bom e barato, bom serviço de saúde, remédio entregue na residência sem nenhum custo, segurança, praças bem cuidadas... Basta, para isso, apenas o voto de cada um de nós, e isso não passa de mentira, de fantasia. O discurso da verdade política deixa de ser feito ou é feito de forma tímida e incompleta, mesmo pelos candidatos ditos comunistas e socialistas. Ora, vivemos uma sociedade de desigualdades sociais.

Fortaleza, por exemplo, abriga mais de 650 favelas. A pobreza e a miséria convivem com uma minoria de abastados. Nesse cenário não poderá existir uma Fortaleza bela ou menos feiosa, apesar da riqueza pujante de sua natureza.

A desigualdade social faz das cidades antros de injustiças. Não seria com a simples mudança de governos municipais que essa realidade se transformaria. Essa é a verdade que o povo necessita saber e isso não lhe é dito de forma clara.

Um candidato comprometido com o povo faria seu discurso centrado na denúncia da ordem capitalista. Afirmaria a viabilização de projetos que mitigassem o sofrimento popular, mas, sobretudo, se empenharia em construir uma consciência política de natureza anti-capitalista, vez que, nos marcos desse sistema, o máximo que o povo pode ter é escola menos ruim, transporte menos ruim, saúde menos ruim...

Qualquer discurso apontando solução dos problemas sociais no contexto capitalista é uma desmedida mentira, uma desbragada fraude. O que diferenciaria um "bom" governo municipal de direita para o governo de esquerda, seria o compromisso da esquerda com o trabalho direto e objetivo de educação política, mostrando não haver saída para o povo, senão pela via da transformação social, coisa que eleição nenhuma haverá de promover. Contudo, as campanhas eleitorais são momentos preciosos para difusão do discurso socialista.

Gilvan Rocha é presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos (CAEP).

Brócolis pode proteger pulmão de fumantes, diz estudo

Composto encontrado no vegetal ativaria os antioxidantes nas células.
Da BBC Healt
Um estudo conduzido nos Estados Unidos sugere que o brócolis pode ajudar a reduzir os danos causados nos pulmões de pacientes que sofrem de uma séria doença pulmonar geralmente associada ao fumo.

A equipe, da Johns Hopkins School of Medicine, em Maryland, acredita que um composto produzido pelo brócolis, o sulforafano, aumenta a atividade da proteína NRF2 - conhecida por ser um potente antioxidante e componente de defesa dos pulmões contra inflamações.

Essa ação protegeria as células dos danos causados pela doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), normalmente causada pelo fumo e que engloba um conjunto de problemas pulmonares, entre eles a bronquite crônica e o enfisema.

Segundo o estudo, essa proteína aciona vários mecanismos que removem toxinas e poluentes que podem danificar as células pulmonares.

"Aumentar a atividade do NRF2 pode levar à tratamentos úteis que previnem a evolução da DPOC", disse Shyam Biswal, que coordenou a pesquisa.

Efeitos
O estudo foi publicado na edição desta segunda-feira da revista científica "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine".

Para chegar aos resultados, os pesquisadores examinaram amostras de tecido dos pulmões de fumantes infectados e não-infectados pela DPOC para determinar os níveis de NRF2 nos dois grupos.

Quando comparados com fumantes que não sofriam da doença crônica, os pacientes de DPOC em estágio avançado demonstraram níveis muito menores da proteína.

Por isso, os pesquisadores acreditam que tratamentos direcionados a aumentar os níveis de NRF2 podem atenuar os efeitos do estresse oxidativo provocado pela DPOC nos pulmões.

Segundo o estudo, o sulforafano é capaz de restaurar os níveis reduzidos do NRF2 nas células expostas à fumaça do cigarro.

Tratamento
Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o mesmo composto encontrado no brócolis era capaz de reverter os danos causados pela diabetes aos vasos sangüíneos do coração.

"Pesquisas futuras devem ser direcionadas ao NRF2 como uma nova estratégia para aumentar a proteção antioxidante nos pulmões e testar sua habilidade em melhorar a função pulmonar de pacientes com DPOC", disse Biswal.

Um porta-voz da Fundação Britânica dos Pulmões afirmou que o estudo é importante para mostrar o desequilíbrio entre oxidantes e antioxidantes nos pulmões.

"Sabemos que o brócolis contém compostos naturais, mas por enquanto os estudos foram feitos apenas em laboratórios e são necessárias mais pesquisas para descobrir se pode produzir os mesmos efeitos em humanos", disse.

A doença pulmonar obstrutiva crônica foi considerada a quinta mais letal do Brasil, segundo dados recolhidos pelo Projeto Platino, que investigou a incidência da doença no Brasil em 2003.

Segundo os dados, a DPOC provoca cerca de 270 mil hospitalizações anualmente, e é causa crescente de morte no país.