Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Só para não perder o costume!!!


DEFINIÇÃO PERFEITA:
"O Congresso Nacional é um local que:
- Se gradear vira zoológico,
- Se murar vira presídio,
- Se colocar uma lona vira circo,
- Se colocar lanternas vermelhas vira puteiro,
e se der descarga não sobra ninguém."




As Festividades alusivas à São Sebastião estão a todo vapor em Xapuri..


Já estou cansado de falar que a Festa de São Sebastião sempre foi um misto do Sagrado com o profano, geralmente as pessoas estão mais interessadas nas festas dançantes no “rebú” de pessoas por ocasião da quantidade de visitantes, nas oportunidades comerciais no que na ação religiosa. A apoteose da festa que é a procissão do 20 de janeiro, apesar de ter milhares de pessoas , pouquíssimas estão ale em respeito à sua religiosidade, maciçamente estão ali apenas por estarem ou por acharem bonito. Se não vejamos, é gente com celular aos ouvidos, gente que sequer obedecem o trajeto, gente que passa a procissão conversando, gente que não abre a boca para repedir as ladainhas e Pai nossos rezados, gente contando piada, e pasmem chequei a presenciar gente com latinha de cerveja e não somente uma pessoa, mas sim várias. Então dá um tempo né...

Acredito que é o que falta em nós católicos um pouco mais de compromisso com nossa religião, não quero ser o juiz da questão mas que a parte religiosa ficou par segundo plano ah isso ficou faz tempo. Segundo não, terceiro, quarto, quinto.... vejo com muita tristeza esses acontecimentos. Tristeza similar a que senti vendo a carreata de abertura, já que não me empolquei, vi rostos tristes, monótonos, como se a carreata fosse algo obrigado, mecânico sem significado nenhum.

Acabei verificando o meu arquivo de fotografias de outras carreatas, e vi as mais recentes que se referem à vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro, todo mundo alegre, empolgados, sorridentes, felizes, saltitantes. Bem o inverso do que vi na carreata de abertura de São Sebastião. Tomara que os ânimos melhorem nos dias seguintes, já que  até o dia 19 há novenas na igreja matriz sempre às 19:00hs, com bingos e leilões ao seu término.

Bem, mas não posso só criticar né.... falando em São Sebastião e para resgatar um pouco o conhecimento dos fieis acerca desse religioso, produzi uma série de textos sobre a vida do Romano Sebastian, bem como de como surgiu a festividade em Xapuri, resgatando as figuras históricas do inicio de 1900 até meados de 1970 que com certeza foram os precussores da festa, sendo que todos os dias terei uma novidade sobre a festa, e começo hoje com a história de vida de são Sebastião:

A vida de São Sebastião
São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.

Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.


Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.

O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.

À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.

Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o tem como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro .

E por falar em relíguias, muitos xapurienses não sabem que a Paróquia de Xapuri, possui um fragmento de osso do corpo do Santo, que sempre é transportado num relicário no dia da procissão e muito bem guardado durante todo o ano. Aos católicos fervorosos, deviam solicitar ao pároco local a aprsentação da relíquia nas novenas e com maior frequencia...

Proximo artigo irá se referir como a festa começou em Xapuri!!!

Prefeitura de Epitaciolândia lança edital para concurso público


Por: Assessoria de Comunicação
Através de sua assessoria e secretários, o prefeito José Ronaldo publicou edital para concurso para provimento de vagas em cargos de nível superior, de nível médio e de nível fundamental completo e incompleto.

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional da UFAC- FUNDAPE lançou dia 12 de janeiro de 2010 Edital de Abertura de Inscrições e Instruções Especiais nº 001/2010.

A Prefeitura de Epitaciolandia – realiza Concurso Público de Ingresso, para provimento de cargos efetivos a ela destinados.

As nomeações (ingresso de pessoal no serviço público municipal) ocorrem de acordo com a necessidade da Administração, respeitada a legislação vigente, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação definitiva do concurso.

Os candidatos são informados pelo o site da FUNDAPE, no endereço informado na ficha de inscrição do concurso público.

A Prefeitura abriu 131 vagas para diversos setores, que abrange do nível superior ao ensino fundamental incompleto, as inscrições iniciaram no dia 12 de janeiro e vão até o dia 12 de fevereiro sendo feita através do site da FUNDAPE –  www.fundape.org/concursos/pme2010 .

O prazo para pedido de isenção das taxas de inscrição vai até o dia 21 de janeiro.

PT confirma nomes de Tião e Jorge Viana para governo e senado


Escrito por ac24hora.com
Durou mais quatro horas a reunião da executiva regional do Partidos dos Trabalhadores (PT), para confirmar a indicação do senador Tião Viana a disputa do governo e do ex-governador Jorge Viana para concorrer ao senado.

Do encontro, coordenador pelo presidente da sigla no Acre, Leonardo Brito participaram o deputado federal Fernando Melo, o deputado estadual Ney Amorim, e representantes do partido de todas as regiões do estado. O senador Tião Viana que está em férias justificou a ausência. Jorge Viana também. O governador Binho Marques, que não pretende disputar nada, não foi convidado para a conversa.

A demora na conversa não se deu por conta da ratificação da dupla Viana, mas pelo o segundo nome para disputar uma vaga ao senado. Do lado de fora da sala, foi possível ouvir declarações de apoio e recusa ao nome do deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), suposto preferido do partido para concorrer ao lado de Jorge Viana à segunda vaga do senado em substituição a senadora Marina Silva, que deixou o partido para concorrer a presidência da república pelo PV.

Como todo debate, houve momentos de discórdia e ânimos exaltados, mas nada que fugisse ao controle do sereno Leonardo. No final, nenhuma novidade. O partido apenas confirmou o que já era sabido, mas deixou escapar um certo de "ambição", em torno da segunda vaga para o senado.

"O PT vai participar da discussão em torno do segundo nome. Nesse momento nós vamos comunicar aos partidos da Frente Popular a nossa decisão, que foi a de indicar Tião para o governo e Jorge para o senado. O segundo nome vai ser discutido entre os demais partidos, mas com a participação do PT", disse Brito, deixando claro que o partido não está disposto a "abençoar" qual nome indicado.

E essa briga vai longe. Na reunião, o deputado federal Fernando Melo entregou á executiva, uma carta onde reivindica o direito de ser indicado para a segunda vaga, e depois que o encontro terminou, ele foi taxativo, afirmando para Brito o seguinte:

"Eu vou sair da discussão interna e buscar os outros partidos da Frente. Vou em busca de apoio", disse Melo, que em seguida revelou: "Já fui preterido dentro do PT. Reconheço que não sou o preferido do partido, mas vou lutar pelo meu direito", concluiu.

Leonardo Brito enfatizou que a discussão em torno do segundo nome começa entre os partidos que integram a FPA, mas o PT, nem de longe, vai ficar de fora.

O PT no Acre
Hoje o Partido dos Trabalhadores conta com o maior numero de políticos com mandato. Em seus quadros estão um governador, dois deputados federais, um senador, quarto deputados estaduais e onze prefeitos.

Já vai tarde - Nilson Mourão diz que não será mais candidato à Câmara


Agora é definitivo e irreversível. O deputado federal Nilson Mourão (PT-AC) não será mais candidato à Câmara. Mourão teve 20 anos de mandatos ininterruptos, foi duas vezes deputado estadual e por três vezes representou o Acre na Câmara federal.

Aos 57 anos de idade e muita experiência política, Nilson acha que está na hora do PT fazer um rodízio de candidatos e abrir espaço para novas lideranças. "Vai haver um debate interno no partido sobre o assunto. Mas a minha decisão é irreversível. É preciso que surjam novos companheiros com mais entusiasmo para lutar pela solução dos problemas do nosso Estado. O PT precisa renovar", afirmou.

Outro motivo que levou o parlamentar a não ser mais candidato foi a sua saúde. "Existem problemas de ordem pessoal que também colaboraram para a minha decisão. Não me sinto com saúde suficiente para enfrentar mais uma nova eleição," garantiu. A única possibilidade de Mourão voltar à política seria a abertura de um pleito para as representações parlamentares do Mercosul. "Os chefes de Estado do Mercosul vão se reunir no próximo fevereiro em Brasília. Eles vão discutir a questão da proporcionalidade das vagas a qual cada país tem direito para a sede em Montevidéu. Caso a definição aconteça ainda esse ano vou me candidatar a uma das vagas como representante da região norte brasileira," salientou.

Aliança PT-PMDB - Muito experiente, Nilson Mourão não acredita na união dos dois partidos no Acre. "A nível nacional a aliança é um fato consolidado. Mas as diferenças históricas entre o PT e o PMDB aqui no Acre inviabilizam uma aliança. Haveria reações de militantes partidários dos dois lados. Portanto, não vejo a menor possibilidade prática para que a aliança seja feita," analisou.

Vagas ao Senado - No entendimento de Mourão, a vaga deixada pela senadora Marina Silva (PV-AC) deverá ser do ex-governador Jorge Viana (PT). "Nesse caso entraria em disputa a vaga do senador Geraldo Mesquita Jr. (PMDB-AC), que, na minha opinião, é dos partidos aliados da Frente Popular. Quando o Geraldinho foi eleito pertencia ao PSB. Fica claro, que é essa vaga que deverá ter a indicação dos outros partidos da FPA," vaticinou.

Eleição de Dilma Roussef - Na opinião de Mourão, apesar das dificuldades iniciais, a ministra Dilma Roussef (PT), deverá ser a próxima presidente do Brasil. "Ela ainda não é tão conhecida como seria necessário e a eleição será muito disputada. Mas a Dilma tem o maior eleitor do país que é o presidente Lula (PT). Ainda que eu concorde que a questão de transferência de voto é complicada, mas acredito que na hora certa a postura do Lula vai acabar influenciando os eleitores. Também a Dilma terá que nesse processo apresentar a sua luz própria para estimular os partidos aliados a levarem a sua candidatura ao Planalto," argüiu.

Regularização de diplomas de medicina - Uma das conquistas notáveis do deputado Nilson Mourão foi, sem dúvidas, foi ajudar no processo de regularização dos diplomas dos estudantes brasileiros de medicina no exterior. O parlamentar se empenhou durante anos para que mais médicos possam atuar, principalmente, nas regiões mais isoladas carentes de profissionais. "O Ministério da Educação já publicou o edital para os brasileiros que fizeram seus cursos no exterior para prestarem prova de qualificação para a regularização dos seus diplomas. Já temos 21 universidades federais que aderiram ao programa. No Acre, a UFAC, também aderiu o que vai facilitar os médicos formados na Bolívia e em Cuba," comemorou.

Emendas liberadas - As liberações de recursos das emendas apresentadas pelo deputado Nilson Mourão ao orçamento do governo federal, destinadas para municípios e o governo do Acre, superaram as expectativas neste segundo semestre. O parlamentar informou que a pedido da Associação dos Municípios do Acre (Amac), também passou a acompanhar as emendas de autoria do ex-senador Sibá Machado, que durante o exercício de seu mandato no Senado, deixou diversas emendas que estão sendo pagas agora. "Estou fazendo um trabalho político junto aos diversos ministérios, com gestões sobre os projetos que já tiveram a parte técnica concluída. Com isso, consegui sucesso em liberações importantes mesmo nesse segundo semestre que o Brasil enfrentou a pior crise mundial desde 1929", disse Nilson Mourão.

Os recursos já estão sendo usados pelos municípios beneficiados, como é o caso de Rio Branco que recebeu R$ 390 mil para um projeto de apoio ao produtor rural. Com o dinheiro, a prefeitura está comprando máquinas e equipamentos agrícolas como misturador de ração, cultivador, trator com grade aradora, grade niveladora, barco de alumínio com motor de popa, grupo gerador monofásico, entre outros equipamentos que serão disponibilizados para as associações de produtores rurais.

A Secretaria de Produção do Governo do Estado, recebeu R$ 170 mil para incentivar o cultivo de hortas nas cidades de Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó e Epitaciolândia. O deputado Nilson Mourão disse acreditar muito nesse trabalho porque gera renda para as famílias, que têm facilidade de vender a produção nos mercados locais.

Sena Madureira recebeu R$ 341 mil para adquirir dois caminhões e duas motocicletas. Os veículos já foram comprados e estão trabalhando no escoamento da produção, facilitando a vida do trabalhador rural na hora de tirar seu produto das áreas mais distantes até a cidade. As motocicletas serão usadas para visitas de técnicos agrícolas até as comunidades mais isoladas.

Outro município que recebeu dinheiro das emendas de Nilson Mourão nesse segundo semestre foi Senador Guiomard. A soma total de três projetos executados chega a meio milhão de reais e ao final, será de quase R$ 700 mil, quando for paga a última parcela de um dos projetos. Foram R$ 300 mil para a prefeitura comprar dois caminhões, R$ 141 mil para equipamentos de postos de saúde e a liberação da 1º parcela de R$ 40 mil. Esse último projeto está sendo executado pelo governo do Estado que receberá mais 4 parcelas nesse valor, para a construção de banheiros nas residências de famílias de baixa renda.

Bujari mesmo tendo um prefeito que faz oposição aos governos estadual e federal, recebeu recursos com a ajuda de Nilson Mourão. O deputado apoiou um projeto do município junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e o dinheiro já está na conta da prefeitura. São mais de 900 mil depositados no final de outubro para que o prefeito compre um trator de esteiras e uma motoniveladora. Os equipamentos serão usados na recuperação de ramais e para um programa de construção de açudes.

Mourão também está acompanhando as emendas deixadas pelo ex-senador Sibá Machado. O deputado vem conversando com ministros e área técnica do governo federal onde estão alocados esses recursos e as liberações ocorreram ao longo de todo o ano. Só neste segundo semestre, foram liberados R$ 780 mil para a prefeitura de Plácido de Castro. Sibá havia reservado uma emenda para a aquisição de uma motoniveladora que vai ajudar na recuperação de ramais e outras obras da prefeitura.

Recentemente o município de Brasiléia também recebeu cerca de R$ 500 mil para comprar tratores agrícolas. Esta é outra emenda de Sibá que o deputado Nilson Mourão ajudou a liberar. "Tenho feito esse trabalho de bater na porta dos ministérios e pedir pelas minhas emendas e pelas emendas do companheiro Sibá porque são projetos importantes para o desenvolvimentos dos nossos municípios. Cada real que faço chegar no Acre, sei que está contribuindo com a melhoria da vida de muita gente. Acredito que esse é um trabalho fundamental que os acreanos esperam de seus representantes em Brasília e tenho dedicado boa parte do meu mandato nessa tarefa", declarou Mourão.

Da Assessoria do Parlamentar

MPF/AC reúne-se com entidades para discutir energia elétrica


Em reunião na tarde desta quinta-feira (14), a Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) apresentaram ao procurador da República Ricardo Gralha Massia uma série de reclamações referentes às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica para o estado do Acre.

Segundo o relatado, o apagão ocorrido na última sexta-feira (08) foi apenas uma demonstração da instabilidade do fornecimento, o que expõe a classe dos comerciantes e industriais a prejuízos incalculáveis, afastando, inclusive, planos de expansão das empresas, o que afeta toda a sociedade, já que postos de trabalho deixam de ser criados.

O procurador explicou aos dirigentes das associações o que já foi feito sobre o caso, além do acompanhamento contínuo da situação, relatando que já foram oficiados para dar explicações sobre o caso a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Eletroacre e Eletronorte.

Nesta sexta-feira, (15), os diretores do Sindicato dos Urbanitários também estarão reunidos com o MPF, para oferecer dados técnicos e detalhes que são do conhecimento do Sindicato e que também possam servir como reforço a todos os dados já colhidos na análise do MPF sobre o caso. Esses dados podem ser usados para subsidiar uma eventual ação civil pública contra os órgãos responsáveis pelo sistema elétrico no estado.

Com os representantes da Fecomércio e CDL ficou agendada uma outra reunião para a próxima terça-feira, (19), na sede da Fecomércio, ocasião em que as entidades entregarão uma representação ao procurador, detalhando todos os prejuízos gerados para a classe empresarial no estado.
Hermington Franco

Dois acreanos são escolhidos para exposição fotográfica na Itália

Por: Samuel Bryan - Agência de Noticias do Acre
Entre tantos fotógrafos espalhados pelo Brasil, dez foram escolhidos para participar da exposição "Dieci - Fotografi Brasiliani", na Itália. Desses dez, dois são acreanos. Diego Gurgel e Talita Oliveira apresentam suas imagens na exposição que acontece no espaço cultural Bare Vino, no Centro Histórico da cidade de Napoli, de 6 a 27 de fevereiro.


Antes de os dez nomes da exposição serem escolhidos, aconteceu uma convocação aberta para os fotógrafos, porém os trabalhos apresentados não foram satisfatórios. Foi então que a artista plástica e curadora da exposição, Paula França, começou a procurar pessoalmente por trabalhos e se deparou com as fotos de Talita e Diego. Cada fotógrafo da "Dieci" irá apresentar de duas a três fotografias.

O objetivo da exposição não é o de mostrar um Brasil exótico com o registro de suas terras, e sim formas de expressar a arte contemporânea. "O público que vamos receber lá é bastante ligado à arte contemporânea e essas fotos têm uma linguagem muito atual", conta Paula França. Os trabalhos foram selecionados por Paula através do Flickr, um site de hospedagem e compartilhamento de fotos.


Os fotógrafos
Essa é a primeira vez que Talita Oliveira participa de uma exposição internacional. "Estou muito feliz por essa chance, tanto para mim quanto para o Diego, e por essa oportunidade de representar o Acre", comenta. A jovem estuda sobre o Acre e outras regiões. Talita já fotografou o Festival Varadouro 2008 para a Revista Brasileiros, fez uma foto da Ilzamar Mendes para a Revista IstoÉ, e recentemente realizou uma foto da banda Caldo de Piaba para a Revista Billboard Brasil. Talita também realizou trabalhos importantes na área cinematográfica, fotografando a produção dos documentários O Mergulho e O Teatro de Betho Rocha.


Já Diego Gurgel, além de muito empolgado com a exposição, está na busca de patrocínio para ir a Napoli. "É sempre bom que a gente vá prestigiar a visualização do nosso trabalho pelos outros e descobrir suas opiniões", comenta. Ele já fez trabalhos para a revista Época, site G1 e Uol. Diego foi premiado pelo Yahoo Brasil depois de participar de um concurso nacional que o colocou num livro de fotos internacional. Gurgel também está com planos de lançar seu próprio livro fotográfico, que pretende mostrar imagens dos rios Iaco, Purus e Chandless, da Amazônia acreana.

MEC destina 8,1 mil vagas para institutos federais de educação


Por: Golby Pullig - Agência de Notícias do Acre
A portaria nº 11, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11, estabelece a distribuição de 8,1 mil vagas para os institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todos os Estados, definida pelo Ministério da Educação. No total, o governo federal autorizou a criação de 8,9 mil vagas, sendo que as demais serão reservadas para os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Segundo informações divulgadas no site do MEC, serão abertas no Acre 78 vagas para o cargo de professor e 88 para profissionais técnicos.

Número de matrículas e de unidades de institutos foram fatores decisivos na distribuição de vagas que deverão ser preenchidas por meio de concurso público ainda este ano para atender a demanda da expansão da rede. Em 2009 foram entregues 102 unidades de ensino e para 2010 está prevista a inauguração de mais 100 unidades em todo o país. O edital deve ser divulgado ainda este mês.

O salário inicial para profissionais com graduação é de R$ 2,8 mil e de R$ 6,5 mil para doutores com dedicação exclusiva. Para os técnicos, serão 3,6 mil vagas e remuneração média de 1,5 mil.

Para o Acre, serão disponibilizadas 78 vagas para professores e 88 para técnicos

Com informações MEC e Setec

Fato Acontecido!!!


O diálogo abaixo é verídico, e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.

Os americanos começaram na maciota:
- Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.

Os canadenses responderam de pronto:
- Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.

O americano ficou mordido:
- Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso.

Mas o canadense insistiu:
- Não. Mude o SEU curso atual

O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone:
- ESTE É O PORTA-AVIÕES USS LINCOLN, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DA FROTA AMERICANA NO ATLÂNTICO. ESTAMOS ACOMPANHADOS DE TRÊS DESTROYERS, TRÊS FRAGATAS E NUMEROSOS NAVIOS DE SUPORTE. EU EXIJO QUE VOCÊS MUDEM SEU CURSO 15 GRAUS PARA NORTE, OU ENTÃO TOMAREMOS CONTRAMEDIDAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO NAVIO.

E o canadense respondeu:
- Aqui é um farol, câmbio!

Ps. Às vezes a nossa arrogância nos faz cegos...
quantas vezes criticamos a ação dos outros,
quantas vezes exigimos mudanças de comportamento nas pessoas que vivem perto de nós quando na verdade nós é que deveríamos mudar o nosso rumo...