Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Imagem do Dia

"Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves, que aqui gorjeiam,
não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm
mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores.
" trecho da 'Canção do Exílio' de Gonçalves Dias
(Foto: Gleilson Miranda)

Será mesmo?

Estive lendo a postagem ‘No caminho certo. Saúde municipal recebe elogio’ http://xapuriemdestaque.blogspot.com/2011/05/no-caminho-certo-saude-municipal-recebe.html    do Blog Xapuri em Destaque que divulga as ações da atual administração. Na postagem são elencadas várias ações da Secretária Municipal de Saúde de Xapuri, que para os menos avisados dá a nítida interpretação que tudo está as mil maravilhas... Mas será mesmo?

Não sei se a saúde que é divulgada na reportagem é mesma que os xapurienses convivem cotidianamente. Porém, se for esse o caso algumas ponderações devem ser feitas. Como em Xapuri, não podemos contar com quem deveria fiscalizar já que 80% ou mais de nossos ‘Nobres Vereadores’ se tornaram omissos, boquinha de siri, nada vêem, escutam ou falam, resta-nos como usuários dos sistemas públicos e principais ou ainda únicos prejudicados tomar a iniciativa.

Não serei irresponsável como alguns críticos da administração e de autoridades xapurienses que só sabem criticar, e não conseguem ver que algumas situações realmente tem melhorado, mas concordar que tudo está no rumo certo aí já é demais pra mim.. Sinceramente.

Primeiramente, todos somos sabedores de que a saúde de Xapuri, assim como a do estado está capenga, quase no ‘leito de morte’, e se nesses últimos quase 2 anos e meio ela esteve de mal a pior, não será simples implantações de ações rotineiras que transformará, esse quadro. Se assim o fosse, seria muito fácil resolver o problema da saúde pública no Brasil.

Para quem realmente precisa de atendimento nos postos municipais, não encontra essa facilidade divulgada pelo organismo municipal. Desde a falta de médicos e medicamentos até a não realização de simples exames não são contemplados no sistema municipal. Prova disso, é que eu mesmo necessitei de uma baciloscopia de hanseníase que é um procedimento simples e que demora cerca de 10 minutos para saber o resultado e recebi a negativa da impossibilidade de realização no sistema municipal, deve ser esclarecido que o procedimento pode ser realizado até mesmo por um técnico.

Um dos grandes entraves e gargalos da saúde no município, ainda é o atendimento. A demora quando há atendimento é insuportável... Vá entender. As unidades de saúde nos bairros até pouco tempo não realizava atendimento médico todos os dias, como se para adoecer tivesse dia marcado.

Enfim, não é de se esperar que de acordo com o governo estadual que em avaliação recente chegou a grande constatação que acertou 99% nos seus primeiros 120 dias de mandato, os municípios sigam o exemplo e possam afirmar que tem igual acerto nos 870 dias de mandato.

Adoeçam e fiquem esperando somente pelo sistema público de saúde no nosso município e constatarão que o que reclamei aqui não é nem a ponta de um grande iceberg.

Preso garoto de 14 anos que tentava cocaína para Rio Branco

Jovem tentou colocar culpa em peruano que viajava no mesmo taxi
Ontem em uma blitz realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal localizado no entroncamento da BR 317 com a Estrada da Borracha que dá acesso ao município de Xapuri, os agentes rodoviários pararam um taxi por volta das 18:00hs com vários passageiros.

O que era para ser um trabalho de rotina, foram surpreendidos quando encontraram um pacote entre as bagagens dos passageiros e identificaram sendo cloridrato de cocaína somando no total, 920 gramas, mais conhecido como “brilho”.

Entre os passageiros, foi descoberto que a “carga” seria do menor R.F.S. de apenas 14 anos. Segundo ele, receberia a quantia de R$ 200 reais para que fosse entregue em Rio Branco, capital do Acre.

Antes porém, o menor tentou se livrar dizendo que a droga seria de um peruano que estava entre os passageiros, após ser descoberto a trama do jovem, o referido peruano foi liberado para prosseguir viagem, enquanto a droga e o menor foram conduzidos à delegacia de Xapuri e serão transferidos para Capital.

Parabéns ‘Jorgito’

Recebi do amigo Jorgewan Hadad, o convite dos 70 anos de seu Pai o Sr. Jorge Akel Hadad, conhecido pela população xapuriense como ‘Jorgito’. Atualmente residindo em Belém-PA, neste sábado dia 21 estará recebendo no Salão de Festas do Edifício Times Square, cerca de 120 pessoas, entre elas muitas que nasceram ou moraram algum tempo em Xapuri, como o Dr. Getúlio Lima e Esposa, Dra Nilma, Leuda Figueiredo, Dr. Adalcimar Gallo(irmao do saudoso Dr Adalcides Gallo), Família Kalume, Eluan, Bestene, Agamenon e esposa Angela, Sâmia, Família Melo que estará presente (através da ex esposa Carmem Hadad, filhos e netos do saudoso Sr. Melo e Nira Cosson, enfim, muita gente que de uma forma ou de outra tem uma ligação e história muito forte com Xapuri.
O Sr. Jorge Hadad apesar de morar em Belém ainda mantém estreitos laços com a Princesinha do Acre, onde possui investimentos em imóveis e uma grande gama de amigos. Casado com a Profª. Wanda Fiqueireido, nesses seus 70 anos de vida dedicou-se a sempre construir um bom circulo de amizades.

Para os mais antigos em Xapuri o Prefeito Jorgito, ainda é lembrado pelas várias ações que realizou durante sua passagem pela Prefeitura Municipal, entre elas a implantação do Núcleo da Universidade Federal do Acre no Município e a Pavimentação asfáltica de algumas ruas.

Fica aqui os meus sinceros agradecimentos pelo convite e os parabéns deste blogueiro e amigo da Família.