Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Desvaneio de um Aloprado

Recebi hoje no meu email, um vídeo triste e no mínimo cômico da edição do mal produzido e aberrante Jornal Televisivo de Xapuri, sob a tutela do Gabinete do Prefeito local, tive a nítida impressão quando analisando o material de que estaria assistindo uma performance de um ator pleiteando o papel num filme cômico ou de terror, depois, de um programa piloto para programa de conteúdo adulto já que os termos utilizados na transmissão, jamais poderiam ser acessíveis a um publico juvenil ou de qualquer faixa etária que se digne a receber boas noticias e com conteúdo de qualidade.

Bem senhores, para aqueles que não tiveram a infelicidade de assistir, informo-lhe que como sempre acontece o Sr. Vanderley Viana, diga-se de passagem, ainda Prefeito de Xapuri monopolizou arbitrariamente um espaço público de comunicação, para usufruir politicamente de possíveis frutos eleitoreiros que possam nascer de seus pronunciamentos . Primeiramente veio o tiroteio verbal como de costume, direcionados aos inimigos políticos, depois o descontrole emocional característico .

Pude perceber a falta de gerencia emocional, da total falta de conexidade das frases e acima de tudo do desequilíbrio da pessoa como um todo, portando-se como um garotinho raivoso que perdeu a sua bola, ou adolescente que alguém falou alguma coisa considerada indigna, mas contive-me em analisar o contexto como todo.

A priori, porque a transmissão é pirata, contrariando a Legislação Brasileira que é bem clara tipificando como crime a emissão de sinais de tv sem a devida autorização dos órgãos competentes, depois, as entidade de classe que representam os profissionais da área jornalística possuem instrumentos legais de exigência de profissionais devidamente habilitados na área para exercerem a função, ou mesmo responsabilizar-se por tal ação jornalística, coisa que não ocorre em Xapuri, logo podemos caracterizar o ato do Prefeito em costumeiramente macular a honra de seus desafetos publicamente na tv, onde eu mesmo já fui uma de suas vítimas, e o estou processando devido isso, não é apenas um ato de irresponsabilidade administrativa como gestor público não!!! É um ato ilegal, está praticando crime, se bem que me parece que em Xapuri pode!!! já que até agora nem, Promotoria, nem Camara de Vereadores, Nem os Orgãos de Estado de Comunicação se atentaram para isso.

Por falar em transmissão Pirata, a própria sede da Prefeitura Municipal de Xapuri é uma Rádio Pirata, pois visivelmente tem dois alto-falantes, que reproduzem não só os discursos dados na Tv Local do Prefeito, bem como transmite no final da tarde musicas de mal gosto diga-se de passagem aos transeuntes das ruas adjacentes ao prédio. Senhores, radiodifusão pirata é crime, isso não pode acontecer em pleno século XXI, todos vermos oque se está errado e persistirmos em ficar calados diante dos fatos.

Bem como já ganhei o título de Persona Non Grata do Prefeito, posso agora abrir o verbo, e serei a pedra no sapato desses desparates grotescos que costumeiramente são presenciados em minha Cidade, serei o Diogo Mainardi de Xapuri, porém com responsabilidade, já que o mesmo possui uma lingua venenosa que nós acreanos conhecemos muito bem pelas ofensas já realizadas em nosso Estado, mas vou parafráseá-lo, se o Lula é a Anta do Diogo, Vanderley será minha Anta, basta verificarem o verdadeiro sentido desta afirmação.

Mas voltemos ao Jornal Xapuri que classifico como ofensa a cultura e à Língua Portuguesa, não culpo o apresentador como fazem muitos colegas, porque tenho a certeza e acima de tudo o conhecimento de que se caracteriza apenas como um instrumento que deve obediência ao seu superior direto, nesse caso ao Prefeito, o caríssimo apresentador só deveria se preparar mais para fazer as chamadas televisivas, depois se alertar para o fato de que estamos em período eleitoral e que já há uma recomendação do STE em não utilizar meios de comunicação, programas jornalísitcos para promover pessoas canditadas ao pleito 2008, se bem que a tv xapuri pode, já que é pirata.

Não sei porque, mas tive a nítida impressão que as ofensas proferidas pelo Prefeito Aloprado, já que não fez direcionamento preciso objetivaram atacar mais uma vez a minha pessoa e a de meu amigo Raimari, que até o momento somos as duas pessoas que publicamente oficializamos a nossa posição contrária ao comportamento do Prefeito transloucado.

Só posso sentir muito e se mais uma vez querem ouvir minha posição em relação ao Prefeito, exponho-la:

TORNEI-ME INIMIGO PESSOAL, INIMIGO PROFISSIONAL E INIMIGO POLÍTICO do Prefeito de Xapuri

oque estou fazendo por incrível que pareça é apenas oque foi pedido pelo Próprio Vanderley, quando me encaminhou no dia 15/02/2008 precisamente às 01:21hs (madrugada) a mensagem através do celular 068 9995 xx75 onde grifo “.... vejamos quem vencerá essa queda de braço.... Prefeito Vanderley), logo me chamou para medir forças e já que não sou homem de fugir de desafios sempre aguardo, não ataco, mas com certeza me defenderei de todas as estratégias canalhas e sorrateiras que possam vir contra a minha pessoa ou contra o Povo xapuriense.

Interessante que devido esse tipo de comportamento até mesmo os aliados políticos do Prefeito Aloprado, dão espetaculares rasteiras nele, vejamos o caso da candidatura na Chapa Majoritária como vice, não se afastou do cargo de confiança em tempo legal para pleitear a candidatura, logo não poderá se-la mais, incrível né, ou coincidência planejada.

Bem, acredito que seria melhor quebrarmos nossos televisores no horário de 11:30h para não passarmos pela triste experiência de vermos tais coisas acontecerem.

Se Xapuri for um carro, parem que eu quero descer...

Brasil lança novo remédio mais barato para malária

O medicamento é resultado de iniciativa de programa global para baratear remédios.
Remédio não é protegido por nenhuma patente e será vendido pelo preço de custo.

Um novo medicamento para o tratamento de malária, produzido por um laboratório estatal brasileiro, foi lançado nesta quinta-feira (17), resultado de mais uma iniciativa do programa global para baratear remédios para milhões de pessoas que estão sob risco da doença, que pode ser fatal.

O laboratório Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, está trabalhando em parceira com a Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), uma organização não-governamental baseada em Genebra, para levar o remédio ao mercado com o preço de 2,50 dólares para o tratamento completo de um adulto.

A combinação fixa de doses, conhecida como ASMQ, estará disponível para crianças e adultos de países da América Latina e do Sudeste Asiático no decorrer de 2008 e 2009. O laboratório indiano Cipla será o responsável pelo mercado asiático.


Mais barato e eficaz

O remédio não é protegido por nenhuma patente e será vendido pelo preço de custo dos fabricantes, ambos com histórico de levar para o mercado medicamentos genéricos mais baratos para o tratamento da Aids. Jean Rene Kiechel, gerente do projeto, disse à Reuters que o remédio será mais barato e mais eficaz do que a atual terapia em uso. Kiechel estima que entre dois milhões e três milhões de pacientes receberão o medicamente nos próximos três anos.

O ASMQ é uma formulação em dose fixa da combinação do artesunato (AS) e da mefloquina (MQ), amplamente utilizada em países da América Latina e do Sudeste Asiático ao longo da última década, mas o preço combinado para comprar separadamente fica entre 4 e 7 dólares.

A terapia é uma das 4 combinadas à base de artemisinina (ACTs) recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2001, para combater a crescente resistência do parasita da malária.

"Isso será muito melhor em termos de custo", disse Kiechel.


Transmissão

A malária, causada pelo parasita Plasmodium, transmitido por picadas de mosquitos do gênero Anopheles, mata mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, a maior parte das vítimas na África.

O DNDi, com o laboratório Sanofi-Aventis SA, lançou seu primeiro tratamento combinado para a África no ano passado, mas o medicamento é ineficaz para combater a malária na América Latina e no Sudeste Asiático, onde há diferentes problemas de resistência.

O novo medicamente também simplifica o tratamento, uma vez que os pacientes tomam um única dose diária de um ou dois comprimidos por três dias, dependendo da idade, o que garante que os dois componentes do remédio sejam tomados juntos e na proporção adequada.

O ASMQ não será tão barato como a combinação de drogas utilizada na África, que reúne artesunato e amodiquina e é vendida por cerca de 1 dólar. Kiechel disse que isso é reflexo do processo complexo de produção da mefloquina.

Cabrini deixa delegacia e diz que retornará ao trabalho



Repórter foi preso na noite de terça (15) por causa de cocaína encontrada em seu carro.
Ele disse que pretende retomar seu trabalho "com a mesma coragem".

O repórter Roberto Cabrini deixou o 13º Distrito Policial, na Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, por volta das 20h30 desta quinta-feira (17). Com a barba por fazer e aparentando cansaço, Cabrini disse que pretende retomar seu trabalho normalmente e "com a mesma coragem de sempre".



O Tribunal de Justiça de São Paulo deu sentença favorável ao pedido da defesa do repórter para relaxamento do flagrante. Ele havia sido detido na terça-feira sob suspeita de tráfico de drogas. Em seu carro foram encontrados 10 papelotes de cocaína, de acordo com a Polícia Civil.

Questionado sobre quem era mulher que o acompanhava no dia da prisão, Cabrini respondeu: "é apenas uma fonte", acrescentando que durante o inquérito vai ficar muito claro o papel da mulher nesse caso.

O advogado de Cabrini, Alberto Zacharias Toron, comemorou a decisão da Justiça. "Para nós, fica claro que isso tudo não passou de armação. Tenho certeza de que as coisas ficarão esclarecidas."

Apesar das circunstâncias, Cabrini estava satisfeito, de acordo com seu advogado. "Ele está abalado, mas feliz quanto ao reconhecimento da Justiça de não que ele não é um traficante." Segundo Toron, o repórter foi bem tratado na delegacia, onde dividiu uma cela com outros sete presos.


De acordo com Renato Martins, um dos advogados do jornalista, o pedido de libertação foi feito na quarta-feira (16). A defesa alega que a droga encontrada no carro de Cabrini foi colocada no local com o objetivo de incriminá-lo.

Ainda segundo o advogado, o pedido de liberdade provisória foi baseado “na absoluta falta de necessidade de uma prisão cautelar”. “Ele trabalha em São Paulo, tem família e filhos aqui. Não há riscos de ele querer fugir”, afirma o advogado.

Defesa

Na noite de quarta, Toron havia afirmado que o jornalista foi vítima de uma cilada armada por uma fonte. “Era uma fonte dele. Ele desenvolvia um trabalho de natureza investigativa. Ela marcou, depois foram para outro local. Mal chegaram nesse outro local, os policiais já vieram e encontraram os papelotes. Do lado dela, diga-se de passagem”, afirmou, referindo-se à mulher que foi detida junto com o jornalista e, depois de ouvida na delegacia, acabou liberada.

Segundo Toron, a fonte teria ligação com a quadrilha que age a partir dos presídios de São Paulo. No passado, essa mesma mulher teria chantageado e ameaçado o jornalista. Cabrini, ainda de acordo com Toron, teria mantido o relacionamento porque a mulher prometeu enviar um material “a respeito do trabalho que ele desenvolvia”.

O advogado diz que “existe algo estranho” no fato de a mulher ter sido libertada logo após ser ouvida na delegacia. “Curiosamente, esta mulher, que tem antecedentes, foi colocada em liberdade, sem maiores constrangimentos, e foi ouvida como testemunha. Eu acho que existe aí algo estranho que precisa ser apurado.”



Cabrini foi repórter na Rede Globo em diversos períodos, o último deles encerrado em 2001. Depois, passou pelo SBT e pela TV Bandeirantes.

Prisão

O boletim de ocorrência registra que policiais que investigavam uma denúncia de tráfico de drogas na periferia da Zona Sul suspeitaram do carro em que estava o jornalista. Quando parou no estacionamento de uma padaria, Cabrini foi abordado. Exames feitos no Instituto Médico-Legal (IML) confirmaram que os papelotes tinham mesmo cocaína.

A mulher que estava com o jornalista carregava um pen-drive, um dispositivo de memória de computador que continha imagens comprometedoras do repórter. Segundo a polícia, o jornalista não quis ver as imagens na delegacia, nem se pronunciar sobre elas.

Aos policiais, Cabrini negou ser usuário de cocaína e disse que estava trabalhando numa reportagem. Em nota, a Rede Record afirmou que a área de jornalismo da empresa tinha o registro interno de que Roberto Cabrini estava desenvolvendo uma reportagem de caráter investigativo.

Por negar ser usuário de cocaína, Cabrini foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo declarou, em nota, que acredita na inocência do repórter e que a detenção dele foi um equívoco.

Por Falar em Eleição....

Bem depois da ultima pesquisa divulgada em Xapuri muitos comentários tem circulado... principalemnte daqueles que nao aceita o resultado...
* Nenhum dos pretensos candidatos a prefeito em Xapuri aceita os números dessa consulta recém-feita.
* Os adversários do PT dizem que tudo não passou de uma jogada para impulsionar a candidatura do professor Ubiracy.
* Se ouve manipulação na consulta ninguém tem coragem de assumir a denúncia. Mas o resultado, de fato, ficou meio ilógico.
* Wanderley Viana (PPS), o atual prefeito, por mais desastrado que seja, não estaria em último numa pesquisa.
* Outro cuja colocação soou estranha é Manoel Moraes, do PSB.
Palavras do Jornal o Rio Branco...

Um Brasil acovardado

A indústria de escândalos de toda ordem e o pipocar de denúncias diárias não chocam mais o senso de moralidade do povo brasileiro. Espanto causa um dia sem denúncia às mentes já, há anos, entorpecidas. Por aceitação, dispensada a justificativa de pura comodidade, a corrupção, o roubo, a mentira e a traição, fazem parte do conformismo da parcela maior do subjugado povo brasileiro. Como é bom ler o registro histórico sobre a importância que representou a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, escrito pelo Coronel do Exército Brasileiro, Manoel Soriano Neto. A imaginação cria asas e dá origem ao sonho: "Que maravilhoso seria se tivéssemos governantes com o mesmo tino progressista e visão de estadista de Dom João VI. Dom João amava o Brasil!" Infelizmente, este exemplo, perdido nas páginas do século XIX, é ignorado pelos personagens atuais, não se importando com os acontecimentos que ocorrem hoje -- no século XXI.

Dirigentes desvinculados com o destino do país, desconhecedores do desenvolvimento iniciado HÁ 200 anos, imprimem retrocesso que será gravado na História do Brasil. Mais a frente, inseridas no tempo futuro que virá, gerações decepcionadas olharão para o mapa do Brasil, e com vergonha lembrarão "o quanto foram covardes os meus antepassados. Entregaram-nos um Brasil menor, sem a Amazônia!" Este é o mesmo sentimento que tenho quando olho para o Estado de Roraima e sinto falta de um pedaço, o Pirara. Estamos, em pleno século XXI, a repetir a mesma atitude acovardada e incompetente da geração da transição do século XIX para o XX. A covardia passou a assumir a ordem do dia. Somos assaltados em todos os sentidos. O governo acintosamente nos rouba com as suas injustas tributações e, além de embolsar grande parte do dinheiro que nos foi arrancado, distribui o restante em inúteis empreendimentos demagógicos encobertos sob a capa da imoralidade intitulada como social.

Anestesiado, o povo brasileiro, em sua maioria, sobrevive alimentando igual forma ao executivo, um voraz legislativo, caríssimo, corrupto e inútil, que representa apenas, de forma eficiente, a defesa dos próprios interesses, esquecido de que foi eleito pelo povo para a defesa do mesmo. O judiciário, perdido, igualmente arrebatador do conteúdo dos bolsos do contribuinte, não sabe o que fazer e quando faz alguma coisa é de forma ineficiente e desacreditada. A violência campeia, vinda de todas as direções e dos diversos escalões. O povo, tonto e sem saber o que fazer, é a única vítima. Até quando os homens de coragem e decisão assistirão, inertes, ao Brasil se acabar? Será que ao longo das sucessivas gerações as transmissões genéticas vindas dos heróis - que verteram sangue para nos legar este imenso território para o projetarmos no mundo como uma grande nação denominada Brasil.