Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Premio Destaque Nacional


















Numa noite de muito glamor no Crown Plaza Hotel em Belem, para um grupo seleto de convidados, envolvendo Políticos, Autoridades Civis e Militares, Empresarios, Ecologistas, Universidades, Institutos de Pesquisa, Instituições como a Suframa e a Petrobras entre outros, aconteceu a Solenidade de Premiação do Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, reconhecendo atitudes e posturas que contribuiram para que de uma forma ou outra melhorasse a condição de vida dos Brasileiros.
Nos diversos segmentos exitentes na Premiação o Acre levou três indicações, no Legislativo o Senador Sibá Machado, no Executivo o Prefeito Vanderley Viana e no Institucional a Semsur do Municipio de Rio Branco, onde presentes estavam o Municipio de Xapuri e o Secretário da Semsur de Rio Branco que foram agraciados com a Medalha de Honra ao Merito e o Diploma de Reconhecimento.
Na noite muitos discursos foram emocionados entre eles de muitos pesquisadores que vivem cotidianamente a politica ambiental em nosso Pais.
Sai daquele lugar com a certeza de que ainda existe muita gente que se preocupa de fato com a questao ecologica no Brasil, nao aqueles que já conhecemos, bons de discursso e esteriotipado, maltrapilho que geralemnte costumamos associar ao tema, mas pessoas que doam verdadeiramente a causa, doutores, politicos, homens humildes, empresários enfim, pessoas que realmente sem a exarcebação da demagogia geralmente vista buscam alternativas capazes de transformar a postura ante ecológica de muitos irmaos brasileiros.
O Presidente da Biosfera ressaltou da importancia da presença de Xapuri, no evento citando nao só Chico Mendes mas tambem no geral os nossos irmaos seringueiros da contribuição dada a causa e da continuidade das ações neste rincao.
No seu discursso de Premiação o Prefeito Vanderley agradeceu a todos pelo reconhecimento e na oportunidade concedeu a Laurea Placido de Castro ao Instituto Biosfera e ao Instituto Brasileiro de Estudos Especializados pela constante e incansável luta em prol do desenvolvimento ecologico deste País.
No encerramento, ocorrera um Jantar onde uma serie de relações foram estabelelecidas entre a equipe representante de Xapuri e Intituições Presentes, entre elas a Petrobras e a Suframa, bem como as experiencias desenvolvidas no Governo do Tocantins, Amapá e Roraima.
Esperamos que este seja de fato e de direito o ato de alavanque para uma postura de profissionalismo na Admnistraçao de Xapuri.
Joscires Angelo

Missão África do Sul

Sul-africanos estiveram em Xapuri visitando iniciativas empresariais locais e mostram a oportunidade de ganhar dinheiro do outro lado do mundo e realiza Encontro Diplomático com Membros do Executivo Municipal especificamente com o Excelentíssimo Senhor Prefeito Vanderley Viana de Lima e o Chefe de Gabinete e Secretário Municipal de Administração, Planejamento, finanças e Coordenação Geral Prof. Joscíres Ângelo que receberam no Hall do Aeroporto Internacional de Rio Branco acompanhando até Belém a Comitiva Sul-africana composta por Temba Gwabeni – Prefeito de Ngaka Modiri Molema, Mankets Thlapis – Prefeita de Tswaing, Itumeleng Lethoko – Prefeita de Distsobotla Municipality, Thina Moselani – Gerente de Serviços Comunitários de Ngaka, Ephraim Motoko – Gerente Municipal de Mafikeng, Perry Rodriguez – Empresário Organizador da Missão Sul-africana e Thomas correspondente da África do Sul no Brasil.

A Comissão Sul-Africana estava no Brasil desde o dia 23 de novembro com o intuito de buscar parceiros comerciais e conhecer o be-a-bá da saúde pública, programas sociais de geração de renda, preservação ambiental, política de inclusão social e o modelo Zona Franca.

Antes de Chegar no Acre, os Sul-africanos fizeram visitas às empresas e projetos do Pólo Industrial de Manaus e fizeram um encontro com a superintendente da Suframa, Claudia Grosso, mostraram inclusive que a África possui excelentes oportunidades de negócios.

A importância de Manaus para os sul-africanos é a experiência regional para o desenvolvimento social e industrial, frente a um equilíbrio sócio ambiental. A região de Mafikeng, Província representada pela Comissão apesar de apresentar um cllima semi-arido, possui importantes parques ecológicos, juntamente com minas para exploração predominante de plantinium.

Como em diversas outras regiões na África do Sul, Mafikeng passa por um processo de estímulo à instalação e desenvolvimento industrial. Essa mudança implica em aprimoramento empresarial dos mais diversos segmentos.

De Manaus os sul-africanos seguiram direto para Xapuri, onde encerram a sua visita ao Brasil, retornando ao País Natal no Próximo dia 11. Em Xapuri o Grupo visitou a Fabrica de Preservativos Masculinos coordenada pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre, Visitou famílias beneficiadas por Programas sócio-assistenciais e Cerâmica Municipal.

Num encontro bastante descontraído com a Administração de Xapuri a Comissão estava contentíssimo com tudo o que havia visto, e ensejaram a vontade de manter relações institucionais com, a um possível intercambio de Cooperação.

Singelamente foram agraciados com Vasos produzidos a partir de material reciclável e vassoura ecológica.
Joscires Angelo