Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Imagem do dia













A fofura de hoje marca o retorno deste blogueiro às postagem após um breve recesso devido gozo de “quase-férias”, durante este mês de janeiro, pude entre outras coisas viajar por duas semanas, ao longo de muito tempo aproveitar de fato as festividades do Padroeiro e fazer o que mais gosto que é rever amigos e bater um bom papo livre de culpas.

Durante o recesso muitas coisas ocorreram e fui cobrado por inúmeras vezes da atualização do espaço, porém resignei-me em ficar off, inclusive de ficar bem longe da net. Fatos como a minha presença e o registro fotográfico de cenas bastante grotestas que deram o que falar, porém tudo isso já é passado o que nos interessa agora é o nosso retorno e o que acontecerá de hoje em diante.

Agradeço às mais de 2.000 visitas que o blog registrou nesses pouco mais de 18 dias de recesso e as cobranças dos leitores.

Um dos comentários que faço questão de reproduzir e do Amigo Jorgewan Hadad, Xapuriense de Boa Cepa que tive a graça surpres de encontrar no dia 06/01
“Caro amigo e competente Joscires, somente agora pude entrar no seu blog e pra minha surpresa vi esta foto que tiramos quando estive com minha filha em Xapuri, exatamente pra matar a saudade das pessoas e das coisas mais simples que este lugar nos traz, como lembranças de um tempo distante e que gostaríamos que voltasse, no resgate da memória da cidade, aquecimento do comércio e conseqüentemente aumento de emprego e no investimento em infra-estrutura, como reforma de alguns prédios Históricos, recuperação de ruas e a ponte da Sibéria, enfim, que Xapuri pudesse crescer no ritmo de outras cidades do Acre, como Rio Branco, por exemplo, que parece ser o único lugar onde o Governo investe. Grande abraço e até as próximas visitas!!!...Que São Sebastião nos proteja!!”

No dia de Hoje também, fiquei deveras feliz com o reencontro do Amigo Dr. Eduardo e de sua família, que em rápida visita pelo município nos reencontramos e rapidamente conversamos. Como sempre acontece Dr. Eduardo, sua esposa Dona Lili e sua pupila foram muito solícitos e com uma atenção sem medida, faz parecer que nunca saíram de Xapuri. Sinto-me honrado em dizer que na década de 90 além de paciente daquele que fora sem dúvida um dos melhores odontólogos que Xapuri já teve, fui aluno e com o Dr. Eduardo comecei a apurar meu gosto pela Língua Inglesa e pelos computadores. Lembro que um dos primeiros computadores pessoais de Xapuri pertencia ao amigo.
Em tempo a fotinha acima é do gatinho Lucky (sortudo), que adotei após o ultimo temporal de granizo ocorrido no final de 2010. O gatinho apareceu na minha varanda durante o temporal e como fiquei com pena o acolhi e não aparecendo dono, me apropriei do mesmo que agora já faz parte da casa e adora entre outras coisas aprontar.

Abraços a todos e boa sexta.

E a dignidade humana onde fica?

Ha algum tempo que venho criticando a forma de regionalização dos serviços públicos, porém há sempre pessoas que ferozmente defendem que diante da realidade é impossível pensar em desenvolvimento ou em solução de um único município, mas sim em contexto que envolva a circunvizinhança ou seja a regional em que ele está inserido.

Desde o ano 2000 que Xapuri vem sofrendo com alguns agruras na questão de serviços indispensáveis e assegurados na Legislação Vigente, foi assim com a saída do Banco do Brasil do município, onde os funcionários tinham que se deslocar á cidade de Epitaciolândia para receberem seus vencimentos, problema este somente resolvido somente em 2006, situação igual do INSS. Porém alguns serviços como IBAMA e até pouco tempo como o INCRA, ficava o município dependendo de Brasiléia que em tese é a “Sede da Regional do Alto Acre”.

Durante o ano passado muito se foi propagado de que a saúde também seria regionalizada, com a construção de um Hospital Regional no município vizinho que atenderia Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, ou seja, os hospitais de Xapuri e Assis Brasil seriam apenas para atendimentos de baixa complexidade e maternidade simples, porém imaginava eu que seria construído um novo hospital, já que sinceramente todos conhecemos as condições que infelizmente os profissionais da área de saúde enfrentam naquela instituição, porém segundo o Vereador Zeca da Emater em recente conversa comigo, aquele hospital será apenas readequado e ampliado para atender tal demanda.. é gozação....

Por falar na área da saúde devo fazer uma cobrança aqui no espaço, para o Hospital Epaminondas Jacome de Xapuri, no que se refere a aquisição de um grupo gerador de energia elétrica emergencial no caso de interrupção do fornecimento, o que convenhamos voltou a ser realidade novamente em Xapuri. Segundo informações levantadas o processo licitatório já havia sido realizado em 2010, porém nada dos equipamentos chegarem ao seu destino. Uma pergunta cai bem na situação... e se no momento de um parto por meio de procedimento cirúrgico houver a interrupção? Os procedimentos serão à luz de vela?

Outra situação que é vergonhosa é que agora nos municípios de interior tem que ter dia e hora marcada para morrer, e antes disso fazer uma poupança para os custos. Compreendo que pelos procedimentos legais quaisquer vitima de homicídio, seu corpo por via de regra deve ser submetido a necropsia para aferição da causa mortis, o que significa que qualquer cadáver de município do interior do Acre é remetido ao IML da Capital para realização do procedimento.

Largamente fora divulgado de que nossa Regional “ do Alto Acre’ já contava com a prestação de tal serviço, porém as coisas não são bem assim. No dia 19 de janeiro o senhor Antonio Ferreira da Silva vulgo “Mazagão” foi assassinado no Bairro da Sibéria em Xapuri, por volta das 17:30 com uma facada logo acima das costelas esquerdas, de imediato a viatura do IML que permanece em Brasiléia fora acionada, porém aquele entreposto não conta com Médico Legista, somente com perito o que significa que o cadáver deveria ser transladado à Rio Branco para o IML.

Segundo informações dos familiares o corpo somente fora liberado para o transporte por voltas das 21:00hs e ai veio a informação escabrosa de que se caso chegassem à Rio Branco antes das 00:00 a autópsia poderia ser realizada ainda naquele dia caso contrário somente no outro dia, e de que diante da situação o melhor que se podia fazer era viajar somente no dia seguinte.

A partir daí começa uma verdadeira novela mexicana, a viatura com o corpo sai de Xapuri para Brasiléia na noite do dia 19/01 segundo informações dos familiares para que o motorista dormisse no município de origem e retornando somente as 05:00hs do dia 20/01 para prosseguir para Rio Branco. Segundo informações o corpo do Sr. Antonio somente foi autopsiado porque algumas ligações foram realizadas de Vereadores de Xapuri para a Direção do IML, já que segundo testemunhas durante a semana o procedimento somente é realizado após o meio dia pela falta de pessoal.

Esse é um problema freqüente dos moradores dos municípios de interior, mas o problema maior é o retorno do corpo, já que segundo um rápido levantamento realizado por este Blogueiro o custo mais baixo dos serviços funerários para o traslado de Rio Branco/Xapuri é de R$ 1.250,00 (Um mil, duzentos e cinqüenta reais), que compreende em um esquife humilde e transporte, sendo que a família ainda é responsável pelas providencias do sepultamento na cidade de Origem. Sim, agora novamente se faz necessário uma pergunta básica... E como faz uma família com renda de 01 salário mínimo ou inferior a isso para arcar com esses custos?

Acredito que está na hora de começarmos a sermos mais solidários e humanos porque até mesmo pra morrer ta ruim...

O Dom da Palavra

Sete prefeituras não podem receber verbas

Fonte: A tribuna
Por: Ana Paula Batalha
Sete prefeituras no Acre estão impossibilitadas de receber recursos do governo federal. O impedimento é relativo às diversas irregularidades praticadas pelos gestores municipais. As anormalidades vão desde a falta de pagamento ao INSS à ausência nas prestações de contas. Débitos na certidão de regularidade previdenciária também constam na lista negra de alguns prefeitos.

Nessas condições estão as prefeituras de Tarauacá, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Porto Acre, Jordão e Feijó. Todas elas possuem inconsistência no pagamento ao INSS. Esse pagamento é requisito essencial para receber os recursos da União. Com ele em débito, muitas prefeituras podem até ter as obras do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) comprometidas.

As prefeituras de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil, Bujari e Rio Branco apresentam algumas irregularidades, mas nada que as impeçam de receber os recursos. As maiores anormalidades dessas prefeituras são relativas à falta de cumprimento a certidão de regularidade previdenciária.

Marcos Frederic, técnico em projeto da Associação dos Municípios do Acre (Amac), explicou que existem exceções nas irregularidades. Segundo ele, não são todos os erros que impedem assinatura de convênios. "Se o gestor estiver inadimplente com o Ministério da Defesa, por exemplo, e se tiver algum convênio para assinar com esse ministério, não assina. Mas pode assinar com outro ministério", explicou.

Adimplentes estão apenas as prefeituras de Santa Rosa, Plácido de Castro, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Acrelândia e Brasiléia. (Ana Paula Batalha)

Qual foi o primeiro Mapa-Mundi

Quando e como foi feito o primeiro mapa-múndi? A pergunta enviada por Tais Sintra, por correio eletrônico, é respondida por Amanda Estela Guerra, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
[Ciência Hoje Online]

Publicado em 24/01/2011
Planisfério de Cantino, considerado o
primeiro mapa-múndi a representar
a superfície terrestre em seu conjunto,
apresentando os dois hemisférios lado
a lado. foto: reprodução


O primeiro mapa-múndi de que se tem notícia foi feito na Babilônia entre os séculos 7 e 6 a.C. Inscrito em argila cozida, esse mapa associava conhecimentos adquiridos por meio da prática cotidiana dos babilônios, representando parte da baixa Babilônia (atual região do Iraque), com concepções filosóficas acerca do mundo, como as apresentadas por Homero.

Nesse período, a Terra era entendida como um disco plano rodeado por um rio de água salgada que ficava em constante movimento, chamado Oceanus. Atualmente, o conceito de mapa-múndi é o de um mapa que representa a superfície terrestre em seu conjunto, apresentando os dois hemisférios (ocidental e oriental) lado a lado. O primeiro mapa-múndi feito de acordo com esse conceito é conhecido como Planisfério de Cantino. Elaborado em 1502 a mando de um espião italiano chamado Alberto Cantino, esse mapa foi o primeiro a representar o mundo conhecido de então, após a descoberta do continente americano.

Foram usadas as informações fornecidas pelos navegadores sobre o contorno dos continentes, coletadas com a ajuda de instrumentos como o astrolábio, que servia para determinar a latitude em alto-mar. Além disso, o cartógrafo incluiu partes da Europa, Ásia e África, que já eram do conhecimento dos europeus na época.