Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Imagem do Dia!!!


A imagem acima é uma criação do colega Alan Ferreira e foi publicada no seu perfil do facebook

Rapidinhas

A serviço de Petecão
Assessores do Senador estiveram em Xapuri durante o final de semana à caça de nomes para fundar na cidade o PSD e lançar futuros pré-candidatos a Vereador.

A serviço de Petecão II
E já está na boca de todo mundo, que partidos como o PSDB e PSB perderam filiados e muitos com a investida desses “assessores”. Resta saber se aora não são mais “amiguinhos” de palanque.

A serviço de Petecão III
Várias lideranças foram assediadas pelo discurso desse “enviados” entre eles mebros recém chegados ao PSOL, e recém-filiados aos PSB, já no PSDB foram os mesmos que sempre negociam sua estada.

Erro Grotesco
O erro imperdoável e mais que grotesco desses “assessores” do Senador Petecão foi tentar filiar pré-candidatos a Vereador, já filiados a outros partidos, o que de certa forma já mostra que o novo “partido filhote” já nasce em Xapuri “viciado”,e causando certos constrangimentos a pessoas que realmente demonstram fidelidade a seus grupos políticos.

Caldo de Piaba do PSD
E embaixo dos benjamins da rua Coronel Brandão, se ouvia em alto e bom tom de quem sabia o que estava falando: “O grupo antiteticamente formado pelo Senador “estrela” em Xapuri está mais fraco do que caldo de Piaba, pode não eleger nenhum vereador em 2012 e ainda ajudar o seu arqui-inimigo (PT)”. Eu hein...não vou duvidar não.
Tijolos da Esperança
A oposição está batendo na tecla que depois de 3 anos de mandato, surge a 1ª obra de relevância no município – Ruas do Povo – no entanto garantem que não trará tantos votos quanto o esperado para o Candidato da atual Administração.
Tijolos da Esperança II
Perguntei o porque do raciocínio e recebi a respostiva de que o Ruas do Povo é um projeto do Governo Estadual, e segundo o “pseudo opositor” isso só demonstra a dificuldade da Administração atual frente à Prefeitura de Xapuri.

Tijolos da Esperança III
Longe dessa discussão quem está gostando mesmo são os moradores das ruas e bairro beneficiados, inclusive eu que estou com rua quase pronta... e vai ficar uma belezura.
Melhor para o PSDB
O fato de não promover obras no município e de outros partidos estarem cada dia mais próximos da Frente Popular, ou arquitetando uma proximidade fortalece a candidatura de Marcinho Miranda que está se tornando a única candidatura realmente de oposição.

Martelo Batido
Lideranças locais confirmaram que a Dep. Antonia Lucia, seu partido e PSB do Dep. Manoel Morais caminharão mais que juntos em 2012, não sei até onde vai essa caminhada, será que vai dar certos todos eles namorando com o PT?
Sem novidades.
O PSB vai encerrar esse processo lado a lado com a Frente Popular de cabo a rabo no Estado, já quem sempre varreu o terreiro não vai soltar o cabo da vassoura agora vai?

A comprovar
Quero estar é bem alerta para ver a cara dos colegas que juraram de pés juntos que seriam oposição em Xapuri e terão que andar de “vermelhinho” em 2012. Eu particularmente andarei de branco..kkk

Em fim a decisão
Com prévia desse Blogueiro o PSB conseguiu levar o Prof. Luiz Augusto para seu reduto. Pretendido por alguns partidos o pré-candidato à vereador fez sua filiação perante várias lideranças do Partido.

Frisson
Segundo informações o Prof. depois de dois anos afastado do partido já chegou mostrando a que veio inclusive com apoio de alguns filiados que comprometeram em ajuda-lo rumo à 2012. Resta saber se o professor Luiz será trampolim para voto de Legenda aos candidatos natos (Vereadores Nei Eurico e Capelão) ou se eles é que necessitarão de votos de legenda do recém chegado...
Como ave de rapina
Enquanto todo esse rebu político acontece o ninho pemedebista está calmo até demais, é nessa hora que a experiência conta confirma uma “raposa felpuda” local... “quem cedo começa, cedo cansa” “depois isso tudo é só joguinho” para atenção antecipada.

Vale a lição
Bem faz os petistas que unidos e mais que secretamente começaram cedo essas discussões e pelos menos ninguém sabe de fato como anda as decisões. Só é bom todo mundo lembrar que o PT é o único partido local que já sai com 30% dos votos do município pela questão da fidelidade incrível existente no ninho petista.

Até próxima terça...

MPE reivindica implantação de cursos superiores na Ufac de Xapuri

A Promotora de Justiça de Xapuri, Diana Soraia Tabalipa Pimentel, está reivindicando a implantação de cursos superiores da Universidade Federal do Acre (UFAC), no município. Acompanhada do prefeito Ubiraci Vasconcelos, na última sexta-feira (30), a promotora visitou a UFAC para saber como está o processo de discussão para criação dos cursos de Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas.

Diana Soraia Tabalipa Pimentel participou da reunião do Conselho Universitário, que é o órgão colegiado com poder deliberativo, e falou sobre a necessidade da presença permanente da Universidade em Xapuri. Segundo a promotora, trata-se de um sonho da população e isso iria amenizar muitos problemas pelos quais passa a educação daquela cidade. Ela lembrou que, atualmente, muitos jovens precisam sair do município para dar continuidade aos estudos, já que a falta de professores faz com que a oferta no ensino fundamental e médio seja reduzida.

No ano passado, a Promotoria de Xapuri instaurou um inquérito civil e apurou que muitas crianças em idade escolar que residem na zona rural estavam fora da sala de aula por deficiências na educação, entre as quais, a falta de professores. O último concurso realizado pela prefeitura para a contratação de educadores não teve o número de vagas preenchido porque muitos candidatos não tinham a formação exigida pelo edital. “A falta de professores está gerando uma ofensa a um direito constitucional. Isso é grave”, lembrou a promotora.

A reivindicação já é antiga. Em outubro do ano passado, foi realizada uma audiência pública em Xapuri com a participação de representantes da UFAC, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAC), além de autoridades locais da Educação, comunidade escolar e lideranças rurais. No encontro, foram apresentados diversos problemas, entre os quais, a falta de cursos presenciais de ensino superior em Xapuri e falta de professores. Em conseqüência disso, muitos alunos estavam sem estudar ou repetiam o ano, embora aprovados, porque não tinha oferta na série subseqüente.

Para resolver o problema, a UFAC se comprometeu a implantar pelo menos dois cursos ainda este ano. Por meio de um ofício, informou à Promotoria de Xapuri, que estava em processo de discussão com as coordenações dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Letras para viabilizar a implantação desses cursos, o que ainda, não aconteceu.

Durante sua visita à UFAC, a Promotora e o prefeito de Xapuri também foram recebidos pela sub-coordenadora do curso de Pedagogia, Elizabete Miranda de Lima. No encontro, Ubiraci Vasconselos disse que apesar da demora, estava confiante que o pleito apresentado seria atendido. “Acho que nossa vinda aqui vai surtir um efeito muito positivo. A única mudança que nós teremos em Xapuri será através da educação”,destacou.

Elizabete Miranda informou que a implantação dos referidos cursos depende apenas da aprovação do Conselho Universitário, e que a medida não demandaria contratação de novos professores. “Eu penso que, pressionar ajuda bastante, pois precisamos ser cobrados. Podem contar conosco, porque de nossa parte, existe interesse em expandir a UFAC para o interior do Estado”, garantiu a sub-coordenadora.

A Promotora Diana Soraia Tabalipa Pimentel disse que ver essa reivindicação atendida é o sonho de muitos jovens de Xapuri. “Eles me perguntam se vai dá certo, e eu digo, que vai. Nós estamos aguardando com muita esperança. Vocês (UFAC) farão a diferença em Xapuri”, finalizou.

Campanha é lançada para que pais passem a monitorar filhos na internet


As constantes inovações das redes sociais vêm tirando, cada vez mais precocemente, as crianças de seus tradicionais brinquedos – barbies e carrinhos – para um mundo virtual, ilimitado e perigoso. Embora alguns sites de relacionamento exijam idade mínima para o passaporte da liberdade, não chega a ser considerado empecilho para os menores ingressarem na rede e se relacionarem com pessoas de variadas culturas, idiomas, idades e intenções.

Mário Júnior, 13 anos, após conhecer os prazeres da internet, já não usa seus carros presenteados pela família em seu aniversário e, raramente, vai à rua jogar bola com os vizinhos.  Mesmo o computador instalado no quarto dos pais, Júnior não chega a ser monitorado nos sites acessados e já possui conta no Orkut, MSN, Facebook e logo, segundo ele, fará parte do Twitter. “Uso mais as redes para expor meus pensamentos e sentimentos. Me relaciono na internet mais com os amigos da escola e família”, diz. A mesma situação de Júnior vivem quase 9 milhões de crianças brasileiras que navegam pela internet. Desse total, a maioria não é monitorada pelos pais, de acordo com comScore.Inc (Nasdaq:Scor), que monitora os acessos à rede.

O assunto é problema para os pais e educadores que ainda não sabem como lidar com a situação e evitar os filhos/alunos a entrar no mundo virtual. O conselho básico que se recebia antigamente para não conversar com estranhos não vale para o mundo virtual. O estranho está dentro dos lares, na lan house da esquina, na escola e até mesmo em uma simples ligação telefônica. “Não tem como segurar. Hoje as crianças e os adolescentes não usam mais livros para pesquisa, tudo é na internet. Eu oriento muito os meus filhos sobre o perigo na rede, mas não monitoro”, disse a professora Camila Soares, 45 anos.

PROGRAMA
Para conscientizar tanto os pais quanto as crianças e adolescentes, a Vara da Criança e Adolescente, o Ministério Público Estadual, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, polícias Civil e Militar e o Conselho Tutelar, estão elaborando um programa para identificar a pedofilia na rede. Segundo o promotor de Justiça Almir Branco, o programa será desenvolvido em todo o Acre, mas reforçado em Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia por serem área de fronteira.

“Os pais precisam acompanhar os passos dos filhos. Monitorá-los na internet. Temos alguns casos isolados de crianças e adolescentes que conheceram pessoas na internet e foram embora”, ressaltou. (Ana Paula Batalha)

Dicas para as crianças e jovens na internet
1 - Lembre-se que na internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.

2 - Nunca divulgue informações sobre sua vida, como por exemplo seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola – sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.

3 – Fazer planos para encontrar seus amigos de internet na vida real normalmente é uma ideia muito ruim. Se você decidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma ideia inteligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer.

4 - Evite entrar em salas de bate-papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente.
Fonte: A Tribuna

Preocupante mas com fundo de verdade!!!


Recebi do colega Marcos Matias, que também é professor no estado vizinho (Rondonia) e apesar de ser dramático e transgressor  o texto em si achei deveras crítico do ponto de vista da perda de valor que se ve atualmente quando falamos em educação.

"Não precisamos de educação
Não precisamos de professores.
Afinal.... Para que pretender ser um país de 1° mundo se assim está bom?

Ronaldinho gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês. "Homenageado recentemente na academia brasileira de letras"... letrado ele!!!! Qual o livro que ele já leu?

Tiririca: R$ 36.000,00 por mês, fora os auxílios e mordomias; "Membro da Comissão de Educação e Cultura do Congresso"... Como dizem os gauchos: tchê... que tal? traduzindo, o salário do palhaço aí, paga 30 professores e, para aqueles que acham que educação não é importante, contratem o tiririca para dar aulas para seu filho.

Um funcionário da Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um ACT ou um professor iniciante, levando em consideração para trabalhar na empresa você precisa ter o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado?

Moral da história:
Nós professores ganhamos pouco porque só servimos para  ensinar coisas inúteis como:
LER, ESCREVER E PENSAR.

Sugestão:
Mudar a grade curricular das escolas que passaria a ter as seguintes matérias:
Educação Física: futebol
Artes: musica sertaneja, pagode, axé
História: grandes personagens da corrupção brasileira, biografia dos heróis do big brother e evolução do pensamento das "celebridades"
História da arte: de Carla Perez a Faustão
Matemática: multiplicação fraudulenta do dinheiro de campanha, cálculo percentual de comissões e propinas
Língua Portuguesa e Literatura: ??????????????????????? para quê??????????? ???????????
Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade.