Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Carnavale - A maior festa do Alto Acre

Festeiro como sou, aproveitei o final de semana para pular o carnavale e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas presentes, segundo fontes do jornal O alto Acre a primeira noite recebeu cerca de 20 mil pessoas superando as espectativas -Pra quem pensava que não teria muita gente, se surpreendeu. A Praça Ugo Poli recebeu mais gente do que esperava-se. Até 00h00 de sexta ainda chegava gente de outras cidade para brincar e ver a Banda Bafafá que abriu o primeiro dia de festa.

A prefeita Leila Galvão abriu as festividades oficialmente onde agradeceu aos patrocinadores, apoiadores juntamente com sua equipe e abrilhantou os presente com um show pirotécnico.

Importante que a festa comemorou o fato de que Brasiléia completou na sexta-feira (3), 98 anos de existência, sendo fundada em 1910. Ha cerca de 12, com iniciativa de uma pessoa que levou caixas de som para a praça central no período carnavalesco, veio a idéia de criar um carnaval fora de época no aniversário da cidade.

Hoje, Brasiléia recebe cerca de 30 mil pessoas vindas de várias cidades, inclusive Estados do Brasil, fora os vizinhos da Bolívia e Peru. Tal evento aquece o comércio de todas as formas, principalmente da parte hoteleira e restaurantes.

A estimativa era de que até na ultima noite (ontem)e cerca de 40 mil pessoas passasse pela praça principal de Brasiléia, oque superou significativamente. o carnaval do Vale do Alto Acre, já faz parte do calendário de festividades do Município e acontece no primeiro final de semana do mês de Julho de cada ano.

No sábado incivelemnte cerca de 30 mil pessoas lotaram a Paca Ugo Poli no centro de Brasiléia na segunda noite de Carnavale. A Banda levada Louca que veio da Bahia sob o comando da vocalista Paulinha, levou o público ao delírio por cerca de duas horas.

A segurança foi outro destaque, policiais civis e militares deram conta dos foliões que pensaram em sair de casa para procurar confusão.

Outras pessoas de estados como Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso vieram para Brasiléia a procura de boa diversão com segurança. Após a apresentação da banda Levada Louca, foi a vez do cantor Álamo Kario e banda levar a multidão ao delírio.

É Vamos ver agora o Carnaxapuri!!!!

Rio Amazonas é 140 km mais extenso que o africano Nilo

Estudo realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica que o Rio Amazonas é 140 km mais extenso do que o Nilo e, portanto, o maior rio do mundo. A pesquisa foi a primeira a utilizar imagens de satélite para medir ambos os rios e deve colocar um ponto final na antiga discussão sobre qual seria o maior curso de água do planeta Terra.

De acordo com o estudo, o Amazonas tem 6.992,06 quilômetros, contra 6.852,15 do Nilo. Até então, o rio africano era descrito e considerado internacionalmente como o maior do mundo. Segundo o Atlas Geográfico Mundial, a extensão do Nilo é de 6.695 quilômetros. O Amazonas aparece na segunda posição, com 6.515.

O coordenador do trabalho, o geólogo Paulo Roberto Martini, 60 anos, disse que as medições anteriores foram feitas sem o uso de metodologias científicas e, portanto, eram imprecisas. Para ele, o resultado do estudo "quebrou um paradigma".

– Esse resultado mostra que, às vezes, as verdades mais bem estabelecidas têm que ser revistas porque podem simplesmente não ser verdade – disse. – Pelo menos dessa vez, não temos "acho". Temos (um estudo feito com) metodologia científica e, por essa leitura, por essa interpretação, pode colocar nos livros que o Amazonas é maior do que o Nilo.

Estudo de erosão
A determinação das extensões do Amazonas e do Nilo nasceu de um trabalho iniciado na metade da década de 1990, do qual o Inpe participou, e que estudou a erosão ao longo do rio sul-americano. O resultado, segundo Martini, apontou que 95% dos sedimentos (terra) despejados pelo Amazonas no oceano Atlântico vinham dos Andes peruanos.

Para definir o tamanho dos dois rios, foram utilizadas imagens do satélite norte-americano Landsat distribuídas pela Nasa (a agência espacial dos EUA). Os pesquisadores marcaram o traçado dos dois rios e, em seguida, com a ajuda de um programa de computador, calcularam a extensão desde a nascente até a foz.

O Amazonas, segundo o estudo, tem origem na nascente do Rio Apurímac, localizada no alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes, no sul do Peru. De lá até a foz, no oceano Atlântico, são 6.992,06 km.

Já a origem do Nilo é a nascente do Rio Kagera, que fica numa região próxima à divisa entre o Burundi e Ruanda, na África.

Deputado propõe instalação de base aérea em Cruzeiro do Sul

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados já começou a discussão das propostas orçamentárias para os órgãos públicos e instituições federais que atuam na região Amazônica. Na última sexta feira 4, uma subcomissão especial criada com essa finalidade reuniu representantes e coordenadores de orçamento e finanças do Departamento de Polícia Federal, Marinha, Aeronáutica, Estado Maior do Comando do Exército, Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a primeira fase de discussão das emendas de comissão que serão apresentadas ao Orçamento Geral da União de 2009.

Ao participar da reunião, o deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), membro titular da Comissão da Amazônia, enfatizou a importância do encontro tendo em vista que hoje o mundo inteiro tem suas atenções voltadas para a região que possui a maior diversidade do planeta. À exemplo dos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, o parlamentar solicitou a instalação de uma base aérea no Acre, mais precisamente no município de Cruzeiro do Sul.

De acordo com o deputado, essa base aérea seria estratégica para o combate ao tráfico de drogas provenientes de países vizinhos como o Peru e a Bolívia. "Uma base aérea dotada de helicóptero seria de fundamental importância para a fiscalização de nossas fronteiras. A Polícia Federal teria condições de trabalhar em parceria com a Marinha, o Exército e o Ibama, para fiscalizar e atuar, por exemplo, contra a retirada ilegal de madeiras nobres na fronteira brasileira pelos madeireiros peruanos, como ocorre constantemente" - defendeu.

Para justificar a proposta, o deputado Ilderlei Cordeiro disse que atualmente toda a região Amazônica é atendida através de três bases aéreas localizadas no Amazonas. Essa medida, na opinião do parlamentar, causa desperdício de dinheiro público e não oferece condições práticas para combater o tráfico de drogas, a exploração ilegal de madeira e aos crimes cometidos contra a biodiversidade na região de fronteira do Acre como o Peru e a Bolívia em função da distância.

Nesta semana que antecede o início do recesso parlamentar, o deputado Ilderlei Cordeiro participará da próxima fase dos encontros realizados pela Subcomissão Especial da Comissão da Amazônia para definir as emendas orçamentárias que beneficiarão as instituições federais em atividade na Amazônia. Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Universidades, Instituições e Autarquias Federais foram convidados para o próximo debate.

Acre e mais 13 estados receberão verba para combate à violência doméstica

Assessoria CNJ
03/07/2008 - 10:03
Recursos destinados aos estados ultrapassa os R$ 22 milhões


A Justiça destina recursos de R$ 22 milhões a ações de aplicação da Lei 11.340/06, denominada Maria da Penha, dentro do convênio entre o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça, assinado em março deste ano. As verbas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça serão investidas na criação e melhoria de organismos para defesa dos direitos da mulher vítima de violência doméstica e familiar e assistência jurídica a presos e familiares em 13 estados mais o Distrito Federal. Os estados são Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Para o secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, a democratização do acesso à justiça e o fortalecimento destas instituições são essenciais para melhorar a segurança pública. "Ao lado das reformas na legislação, o aperfeiçoamento da Justiça passa pela execução de políticas públicas para a efetivação de direitos da população", afirmou. "Estamos muito satisfeitos com a cooperação destes parceiros na execução do Pronasci porque a impunidade e a falta de atendimento jurídico adequado também afetam a segurança pública". Os convênios para o repasse de recursos foram assinados no dia 27 de junho, em cerimônia no Ministério de Justiça, com representantes dos Tribunais de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.

PERGUNTAS IDIOTAS - RESPOSTAS CRETINAS

Namorada loira recebendo flores, pergunta:
- São flores?
- Não, são cenouras!

Na fila da padaria o cara pergunta pra mulher:
- Você está na fila?
- Não, pisei em um chiclete e estou grudada!

O cara vê outro fumando e pergunta:
- Puxa! Mas você fuma?
- Não, eu gosto de bronzear os meus pulmões.

O juiz mostra cartão vermelho para o jogador. Pergunta:
- Você está me expulsando?
- Não, eu quero saber se você é daltônico.

Dentro de um avião para os Estados Unidos, um passageiro pergunta ao outro:
- Está indo para os Estados Unidos?
- Não, eu peguei o avião errado.

O cara vai andando pela rua e leva o maior tombo, o sujeito que o socorre pergunta:
- Caiu?
- Não! Eu me joguei!

O cara está parado no ponto de ônibus. Chega outro cara e pergunta:
- Você vai pegar ônibus?
- Não, eu moro aqui neste ponto de ônibus!

Um amigo encontra outro na rua, e pergunta:
- Cortou o cabelo?
- Não caiu.

A velhinha pergunta para o neto que chega em casa todo molhado:
- Tá chovendo lá fora?
- Não, é que todo mundo na rua resolveu me jogar um balde de água.

Garçom pergunta para o casal na mesa:
- É para dois?
- Não, eu vou comer e ela vai ficar olhando pra mim.

O ascensorista, no térreo, pergunta:
- Sobe?
- Não! Eu vou para os lados!

Mulher com bebê no colo. Pergunta:
- É seu filho?
- Não, ganhei ele numa rifa!

O cara chega todo molhado em casa, e a mulher pergunta:
- Está chovendo tanto lá fora?
- Não, é que o pessoal na rua resolveu cuspir em mim.

O sujeito está passeando com seu filho pela rua. Pergunta:
- Esse garoto é seu filho?
- Não, agora estou traficando bebês!

O camarada caminhando com uma vara de pescar. Pergunta:
- Vai pescar?
- Não, a vara é para eu palitar meus dentes!

Noiva entrando na igreja, escoltada pelas daminhas de honra. Pergunta:
- É casamento?
- Não, é festa junina.

Mulher subindo escada de joelhos pra pagar promessa. Pergunta:
- A senhora está pagando promessa?
- Não, não! É que eu adoro subir escadas de joelhos!

Mulher abre a porta para o convidado e pergunta:
- Você veio?
- Não, não sou eu! É outro, vou vir mais tarde!

Apostadora de corrida de cavalos no prado. Pergunta:
- A senhorita gosta de corrida de cavalos?
- Imagine! Eu venho aqui pra sofrer!

O sujeito no caixa do cinema. Pergunta:
- Quer uma entrada?
- Não, quero uma saída.

O protesto de um cidadão

Por: Leonildo RosasSempre contrários à vontade da população, os políticos de Brasília se preparam para ressuscitar a CPMF.

Esperam apenas passar as eleições para aprovar uma tal de Contribuição Social para a Saúde (CSS).

De forma atropelada, sem levar em conta as regras ortográficas e gramaticais, o cidadão José Orlando protestou contra o imposto.

O repórter fotográfico Marcos Vicentti fez o registro do protesto afixado em frente à casa do contribuinte-eleitor.

Sorriso de bebê tem efeito de droga na mãe, sugere estudo

Ver o filho sorrindo afeta áreas do cérebro ligadas a recompensa e prazer.
Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que o sorriso de um bebê pode provocar na mãe uma reação de prazer semelhante a que se obtém com o uso de drogas.

A equipe de especialistas, do Texas Children's Hospital, realizou uma experiência com 28 mães de primeira viagem, cujos filhos tinham entre 5 e 10 meses de idade.

As voluntárias foram submetidas a exames de ressonância magnética enquanto olhavam fotografias de seus próprios filhos e de crianças desconhecidas.

Algumas fotos mostravam as crianças sorrindo, enquanto outras revelavam expressões neutras ou de tristeza.

O exame mostrava o fluxo sanguíneo nos cérebros das mães e as áreas cerebrais mais ativadas na medida em que elas olhavam as fotos.

Dopamina
Os cientistas verificaram que ao ver imagens de seus filhos sorrindo, áreas do cérebro associadas à recompensa e prazer ficaram "ligadas" ao mesmo tempo em que observaram o aumento da produção da substância química dopamina.

A dopamina estimula o sistema nervoso central, produzindo adrenalina, e está por trás da dependência em jogo, álcool e drogas.

"Estas são as mesmas áreas que foram ativadas durante outros experimentos ligados a dependência de drogas", disse o coordenador da pesquisa, Lane Strathearn.

A força da reação cerebral variava com a expressão facial dos bebês, acrescentou Strathearn.

Os cientistas verificaram maior atividade cerebral quando as mães viam as fotos de seus filhos sorrindo. Ao ver expressões de tristeza em seus bebês a reação do cérebro era bem menor.

Os pesquisadores também observaram poucas diferenças entre as atividades cerebrais das mães quando viam fotos de seus bebês chorando e suas reações ao ver imagens de crianças desconhecidas chorando.

Os especialistas afirmam que o estudo, divulgado na publicação científica Pediatrics, pode explicar a forte ligação entre mães e filhos.

"A relação entre mãe e filho é crucial para o desenvolvimento da criança e algumas vezes essa ligação não se constrói normalmente", disse Lane Strathearn.

"Negligência e abuso podem resultar em efeitos devastadores para o crescimento da criança", completou o pesquisador.