Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Imagem do dia




































Hoje, na quarta e quinta-feira estarei postando como imagem do dia algumas informações dos quatro principais candidatos à Presidência do Brasil, para quem quiser analisar da forma que bem entender possa. Porém, como não de minha estirpe fazer “jabá” a nenhum candidato, aconselho que usem apropriadamente as informações contidas nas imagens, elas podem significar quatro anos de nossas vidas...

Boa análise!!!

Frase do dia!!!

A frondosa árvore , ao ser derrubada, observa com tristeza , que o cabo do machado é de madeira !
Autoria desconhecida


“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.”
(Edmund Burke)

Rapidinhas

“Racháchá”
Segundo informações extra-oficiais em um determinado ninho político xapuriense as coisas não andam nada bem, isso tudo por que alguns filiados estão igual formiga em asfalto quente no que refere-se a apoio aos candidatos definidos pela direção do partido, isso é claro porque cada um quer tirar uma “pontinha”...

Explicação I
Devido as minhas visitas aos bairros xapurienses geralmente nos sábados, alguns comentários foram ventilados de uma possível pretensão política futura ou de que estaria viabilizando apoio à algum candidato neste pleito eleitoral... só me faltava essa...

Explicação II
Não é de hoje de realizo algumas visitas na maioria dos bairros de Xapuri, no entanto o meu objetivo sempre foi e continuará sendo o mesmo... de ouvir da fonte pura, a verdadeira situação do município, é hipocrisia imaginar que tenho pretensões políticas nestas incursões

Vale enfatizar...
Não tenho, nunca tive e nem tenho pretensões políticas e muito menos me darei o trabalho de levar nome de qualquer que seja candidato, até porque esse comportamento não é de minha estirpe e sim de alguns colegas que só aparecem nesses locais, justamente nesse período eleitoral...

PV parte I
Os membros da Executiva-Estadual, realizaram um encontro com os “verdes” de Xapuri e o assunto principal foi a pré candidatura de Tião Viana e a apresentação de alguns nomes de pré-candidatos a deputado estadual.

PV parte II
Segundo informações a presidente estadual do partido não saiu nada contente com a posição de alguns verdes de Xapuri, sobre o apoio do partido ao candidato Tião Viana. Ela ouviu muitas reclamações de promessas não cumpridas pelo Senador principalmente dos moradores da Resex Chico Mendes, Assentamento Tupá, Sibéria e Gleba Sagarana.

PV parte III
Buscando maiores informações, andei descobrindo que o PV elegeu uma nova executiva municipal. Novas lideranças assumiram o compromisso de fazer o PV crescer em Xapuri, dentre os nomes se destacaram os Professores Luiz Augusto e João Jorge e Francisco de Assis

Bom senso...
Frase de um morador da rua Doutor Batista de Morais... “bom senso só podemos ter quando temos possibilidade de viver com respeito, vá ter bom senso vivendo em um lamaçal do inferno como o que estava, que não é pensar direito e sim ser burro”

Grifo meu...
Concordo plenamente que o trabalho somente agora realizado nas ruas está sendo executado, porém isso não é alarde de competência nenhuma isso é somente obrigação do Poder Municipal de fazer alguma coisa, até mesmo porque já estava na hora.

Assentamento Tupã
Estarei provavelmente no final de semana visitando o Assentamento Tupá a convite de alguns moradores e de lideranças comunitárias daquela área o que deve render boas histórias de ambos os lados...

Lição política
Estava na fila da Casa lotérica, quando m conversa sobre minhas posições neste blog, o colega interlocutor acreditava que fosse mera perca de tempo de trabalho de formiguinha o que fazia sendo oposição, no que mais que rápido uma senhora humilde aparentando seus 60 anos pediu licença e nos disse: “A fraqueza de um povo fortalece os poderosos , ou seja , os ditadores!” calamo-nos imediatamente.

Sexo liberado: TJ Acre suspende portaria que exige RG em motéis

Desembargador Arquilau Melo suspendeu a vigência da Portaria nº. 002, de 08/02/2010, editada pelo Juiz de Direito Romário Divino, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco, que obrigava a anotação na entrada, antes da entrega das chaves, de qualquer documento de identidade, de todas as pessoas que ingressassem motéis, hospedarias ou congêneres de Rio Branco e Porto Acre.

A decisão do Magistrado é uma resposta ao Mandado de Segurança nº 2010.001335-2, impetrado por J. K. Serviços e Comércio Ltda (Motel Glamour), que alega que a portaria está eivada de ilegalidade, pois a autoridade apontada como coatora extrapolou de sua competência regulamentar, expressa e taxativamente prevista no artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A parte autora afirma também que as medidas estabelecidas pela portaria prejudicarão sobremaneira o desenvolvimento de sua atividade comercial, porquanto o procedimento de exigir a identificação dos seus clientes afetará o direito de privacidade reclamado pelos usuários desses serviços.

Em sua decisão, o Desembargador reconhece a verossimilhança do alegado e justifica que o perigo da demora representa risco concreto de prejuízo relevante não somente com relação ao estabelecimento da impetrante, motivo pelo qual estende a decisão a todos os outros que, eventualmente, estejam obrigados a observá-la, até o processamento e julgamento do feito pelo Pleno do Tribunal.
Da Ascom, TJ/AC

Apropriação de gorjetas pelos proprietários de estabelecimentos deverá ser punida com prisão e multa

Escrito por Wiliandro Derze, de oriobranco.net
Com esse projeto aprovado os proprietários de restaurantes, bares e similares respeitaram a forma de gratificação que os clientes oferecem aos garçons.

Caso o proprietário de qualquer tipo de estabelecimento venha a se apropriar da gorjeta concedida pelo cliente ao garçon ou trabalhador poderá ser punido com multa de quatro anos de reclusão. A proposta que tramita no Congresso Nacional tipifica essa conduta como crime no Código Penal. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e cidadania (CCJ).

No Acre, os garçons estão vendo com bons olhos, a atitude dos parlamentares com relação a regulamentar a forma de gratificações que os trabalhadores do ramo recebem por parte do cliente. “Com essa proposta sendo aprovada, os proprietários desses estabelecimentos vão ter que repassar nossa gratificação pelo serviço prestado aos clientes. Nem sempre temos esse tipo de gratificação, mas quando o cliente quer fazer é porque atendemos de forma satisfatória, então isso deve ser uma retribuição paga do cliente para nós garçons e não para o estabelecimento”, relatou Antônio Silva.

De acordo com o projeto (PLS 471/09), do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a punição no artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que já prevê que as gorjetas fazem parte da remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago pelo empregador. A punição, segundo o projeto, será a do artigo 168 do Código Penal, que prevê a punição de um a quatro anos para quem se apropriar de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção.

Crivella há inúmeros processos ajuizados por garçons que são obrigados a aceitar acordos desvantajosos para poderem receber a contraprestação de seu trabalho. A posse desse valor vale em dupla infração, haja vista que, a par do empregador apropriar-se, indevidamente, do que foi destinado ao seu empregado, ainda integra-o ao seu patrimônio sem recolher os tributos devidos - afirmou Crivella.

A emenda do relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), determina ainda que o empregador deverá devolver a gorjeta ao empregado em até 48 horas, com acréscimo cumulativo de 50% desse valor a cada novas 48 horas.

A medida vai deixar claro que a gorjeta é do garçon que recebeu diretamente o dinheiro explicou Pedro Simon durante a discussão da matéria. O projeto segue segue para exame e votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

EM ESGOTO, BRASIL RURAL É PIOR QUE SUDÃO

Relatório sobre metas da ONU mostra que cobertura no campo não só é menor que nas cidades, como evolui menos desde os anos 1990
PNUD/Ecodebate

Em 16 anos, o Brasil mais do que duplicou a porcentagem de pessoas que moram em domicílio com saneamento adequado na zona rural, e multiplicou por cinco o acesso na zona urbana. Ainda assim, o país precisa acelerar os esforços para cumprir a meta de chegar até 2015 com metade da proporção de pessoas sem esgoto que havia em 1990, como preveem os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mostra o mais recente relatório brasileiro sobre o assunto.

Nessa área, mesmo os indicadores do Brasil urbano são inferiores aos de países como Jamaica, República Dominicana e aos Territórios Palestinos Ocupados. Já o Brasil rural amarga índices africanos — o acesso a saneamento adequado nessas regiões do país é inferior ao registrado entre campesinos de nações imersas em conflitos internos, como Sudão e Afeganistão.

“A falta de soluções adequadas para a coleta e o baixo índice de tratamento dos esgotos domésticos são os principais responsáveis pela poluição dos recursos hídricos no Brasil, problema que se faz sentir de forma mais aguda em municípios densamente povoados de regiões metropolitanas e cidades de grande e médio porte”, afirma o quarto Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançado na semana passada pelo governo brasileiro e por agências da ONU.

Nos centros urbanos, a parcela da população sem acesso a rede geral ou fossa séptica passou de 33,9%, em 1992, para 19,5%, em 2008, segundo o estudo. Para cumprir a meta estipulada pela ONU, a porcentagem terá de ser 16,95% até 2015. O padrão atual do Brasil (80,5% de moradores urbanos atendidos por saneamento adequado) é inferior ao das áreas urbanas como as de Territórios Palestinos Ocupados (84%), Jamaica (82%) e Filipinas (81%), e pouco superior às de Irã (80%), Angola (79%) e China (74%), segundo dados das Nações Unidas.

Apesar do aumento da cobertura, o relatório acrescenta que “a falta de uma solução adequada para o esgoto doméstico ainda atinge cerca de 31 milhões de moradores nas cidades”. No campo, não só a situação é pior como a melhoria tem sido mais lenta. Em 1992, 89,7% da população não tinha acesso adequado a esgoto; em 2008, eram 76,9%. Para cumprir a meta, será necessário reduzir essa proporção para 44,85% nos próximos cinco anos. “A maioria da população do campo ainda possui condições inadequadas no que se refere a esgotamento sanitário”, observa o relatório.

A proporção de 23,1% dos moradores rurais atendidos por saneamento adequado é inferior á da zona rural de Sudão (24%), Nepal (24%), Nigéria (25%), Afeganistão (25%) ou Timor Leste (32%), também de acordo com dados da ONU.

Diferenças regionais
As desigualdades não se dão apenas entre o campo e a cidade, mas também são evidentes entre as regiões brasileiras. Os piores acessos a esgotamento sanitário adequado ocorrem no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, mas a situação melhorou consideravelmente nos 16 anos que separam 1992 e 2008.
Mesmo com a evolução no Norte (onde o percentual de pessoas que moram em domicílios urbanos com saneamento adequado passou de 31,5% para 45,2% no período), no Centro-Oeste (de 37,0% para 50,4%), no Nordeste (de 39,9% para 64,2%) e no Sul (de 62,5% para 78,4%), essas regiões ainda estão piores do que o Sudeste do começo dos anos 90 (79,7%). A região mais rica do país chegou ao fim da década atual com 90,6% das pessoas morando em domicílio com saneamento adequado.

Entre as unidades da Federação, a que possui o melhor serviço de esgotamento sanitário é o Distrito Federal, onde 98,2% da população urbana é atendida por rede geral de esgoto ou fossa séptica. No extremo oposto estão Mato Grosso do Sul e Amapá, com 26,8% e 35,6%, respectivamente.
Reportagem da PrimaPagina, PNUD Brasil, publicada pelo EcoDebate, 31/03/2010

Piada do Dia!!!

Estatísticas Políticas

- Uma pesquisa mostrou que 93% da população não acredita nos políticos.
- E os outros 7%?
- São políticos!