Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Polícia Civil e PM de Xapuri prende ‘mula’ com 1kg de cocaína


Acusado disse que pegou droga na Bolívia e entregaria em Rio Branco

O trabalho conjunto entre a Polícia Civil e Militar da cidade de Xapuri, resultou na prisão em flagrante do boliviano Exson Zapata Segovia, (25), quando ele seguia para Rio Branco em um taxi, levando consigo 1 kg de cocaína. A barreira policial parou um taxi por volta das 05h30 desta segunda-feira, dia 11. Na revista das bagagens dos passageiros, foi encontrado um pacote contendo a droga na mochila de Exson, que recebeu ordem de prisão.

Em seu interrogatório, Exson afirma que pegou a droga na Bolívia, e a levaria até a Gameleira, em Rio Branco, onde ganharia a quantia de R$500,00 (quinhentos reais). O acusado foi indiciado pelo crime de tráfico internacional de drogas e poderá pegar uma pena de até 15 anos de reclusão.

Segundo informações da Polícia Civil de Xapuri, a mesma tem contado com a parceria da Polícia Militar em suas operações, tendo êxito em todas as ações desenvolvidas até o momento. Em cinco operações realizadas neste mês de abril, cinco flagrantes já foram realizados, tendo sido apreendidas duas armas de fogo e uma certa quantidade de drogas, além da recuperação de objetos furtados.

A operação coordenada pelo Delegado de Polícia Civil de Xapuri, Thiago Fernandes Duarte, não tem prazo para se encerrar e nem horário para acontecer. Por determinação da Autoridade Policial, quase que diariamente os policiais realizam blitz nos bares e ruas da cidade, cumprem mandado de busca e apreensão nas residências, realizam campanas próximos às bocas de fumo, além do cumprimento de mandados judiciais.
Exson Zapata Segovia (25) natural da Bolivia foi detido tentando
levar 1kg de cocaína até Rio Branco
Publicado Originalmente no www.oaltoacre.com 

Manoel Moraes e Secretários visitam Xapuri para discutir desenvolvimento econômico


Durante o último fim de semana, o deputado Manoel Moraes (PSB), esteve no município de Xapuri (180 km de Rio Branco) acompanhado de três secretários de Estado discutindo linhas de produção para aquela região. O parlamentar acompanhou as três reuniões na sexta-feira e uma no sábado. As reuniões foram realizadas por Edvaldo Magalhães, secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Indústria e Comércio, José Carlos Reis, secretário de pequenos negócios e Ilmara Rodrigues, secretária de Esportes, Turismo e Lazer. “Discutir o desenvolvimento da região é sempre algo se suma importância. A visita dos secretários ao nosso município nos deixa muito contente é bom saber que o governo do Estado está de prontidão para discutir o desenvolvimento do Alto Acre. Nós nos colocamos a disposição para ajudar no que for preciso o desenvolvimento do Acre.

Edvaldo Magalhães afirmou que enquanto secretário buscará todas as medidas e usará todos os métodos necessários para que haja desenvolvimento eficaz neste setor, especificamente na marcenaria, que é meta de atenção naquela região. “O setor moveleiro é muito importante para esta região e estamos cientes de que hoje é um setor marginalizado. Queremos trabalhar para que estes profissionais tenham reais condições e melhoras efetivas. ”, diz.A primeira reunião foi realizada no pólo moveleiro do município de Xapuri e contou com a presença de dezenas de trabalhadores ligadas a produção local, especificamente marceneiros, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas com o secretário da pasta. Para Patricio Silva a reunião e os encaminhamentos da mesma são de fundamental importância para que se possa ter bons resultados no futuro.” Estamos contentes com a visita do secretário Edvaldo e a iniciativa do deputado Manoel Moraes que está cumprindo um papel importante, que é de buscar alternativas para esta região”, declarou.
O secretário colheu as demandas da reunião que incluíam melhorias nas condições de trabalho dos marceneiros locais e garantiu que as medidas serão tomadas com urgência e que até o fim do mês haverá um encontro estadual de marceneiros onde serão tratados das medidas de melhoria para a categoria.
A outra reunião com a presença do secretario Edvaldo Magalhães foi com os piscicultores do município de Xapuri. Apesar de praticamente todos os profissionais desta área morarem na zona rural isso não impediu de mais de 80 de pessoas comparecerem a reunião.  O secretário apresentou aos piscicultores da região as perspectivas para os próximos meses e deu a eles uma noticia que considera fundamental para a sobrevivência de quem trabalha nesta área: o governo do Estado incluirá no cardápio da merenda escolar o peixe, o que significa que o próprio governo se tornará um cliente na compra do produto desses piscicultores.  “Além desta noticia temos outras perspectivas melhoras com o projeto arrojado que temos para esta área. Estamos fazendo altos investimentos nesta área”.
Para explicar os investimento na área de piscicultura o secretário foi didático ao usar quadro e giz para explicar aos presentes o investimento inicial de 20 milhões de reais  que será feito pelo governo do Estado , tendo como referencia um projeto do Mato Grosso do Sul. “Um investimento que irá envolver mais de 12 mil pessoas e que dará oportunidades de crescimento aos piscicultores”, diz.
Para o Raimundo Mendonça, 51 anos, que está cheio de planos e projetos para ampliar os trabalhos com piscicultura a reunião foi salutar. Ele que é morador da colocação São Miguel, zona rural de Xapuri, e possui 60 hectares onde trabalha com criação de peixes diz que pretende ampliar os trabalhos nesta área e está motivado com as perspectivas apresentadas pelo governo. “Muito importante para a gente que mora aqui saber que estão sendo feitos trabalhos para esta região. Acho importante o que o deputado Manoel Moraes está fazendo em vir também para discutir as melhorias para quem mora em Xapuri”, declarou.
Igualmente empolgado com a reunião Manoel Mendes, morador do seringal Porto Franco, destacou a importância da reunião e garantiu que apartir de agora está mais motivado para trabalhar. “Temos uma produção de 10 mil quilos por ano, o que é pouco, mas é dentro das nossas condições. Se tiver ajuda podemos fazer ainda mais”, diz.
Outra das reuniões aconteceu com a presença do secretário de estado de pequenos negócios, José Carlos Reis. A reunião realizada na associação comercial do município e contou com a presença de mais de 100 pessoas.
Para o presidente da associação comercial de Xapuri, João Cardoso, receber o secretário de pequenos negócios em uma reunião aberta e ainda com a presença do deputado Estadual Manoel Moraes, eleito por aquela região, é uma grande oportunidade para discutir os gargalos e as perspectivas do desenvolvimento econômico do município. “ Sabemos que os pequenos empreendedores representam uma boa parte das pessoas que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento do município, Precisamos investir nestas pessoas”, declarou.
Se depender de investimento em pequenos negócios o município de Xapuri poderá se preparar para entrar em um novo patamar de desenvolvimento. O secretário João Reis garante que o Estado estará pronto a dar todo o suporte para quem deseje trabalhar de forma independente.
DSC01356
O deputado Manoel Moraes, que é conhecido empreendedor daquela região, fez questão de lembrar momentos decisivos para quem resolve trabalhar por conta própria e relembrou histórias de sucesso de pessoas do próprio município que começaram praticamente do zero. “Temos este viés de empreendedorismo em nosso povo. Eu mesmo já ajudei, há tempos atrás e com muito prazer, pessoas que queriam empreender em um negócio. Algumas dessas pessoas tiveram muito sucesso. Acreditamos que as pessoas do nosso município têm potencial o suficiente para tocar o próprio negócio”, declarou.
Na linha de discutir melhorias para aquela região a última reunião foi realizada na manhã de sábado com a secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Ilmara Rodrigues. A reunião foi realizada na fábrica de bolas ecológicas do município e contou com a presença de pessoas que trabalham no projeto . A secretaria visitou as instalações da fábrica  e afirmou está otimista com o projeto e com o potencial da região. A secretária e o deputado Manoel Moraes encerram as atividades do fim de semana visitando a casa do artesão naquele município.

Imagem do Dia


Hoje gostaria de parabenizar o Senhor José Monteiro, pelas 74 primaveras completadas nessa data. O aniversariante reside em Goiânia, porem é da terrinha, onde construiu família e uma base sólida de amizades. No Acre ainda reside os pupilos Carlos, Dorothéia, Maria Francisca e Regina e em Goiânia Aurio Monteiro.

O Aniversariante é daquelas pessoas simples de coração que sempre está disposto a ajudar a quem o solicita. Com uma energia invejável que muitos jovens não possuem, nos altos de seus 74 anos esbanja jovialidade e muitas histórias  interessantes que merecem ser ouvidas.

O Blog Xapuri News gostaria de parabeniza-lo pela passagem desta data e desejar que muitas delas se repitam.

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, 
somente uma época na vida de cada pessoa 
em que é possível sonhar e fazer planos 
e ter energia bastante para realizá-las 
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. 

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente 
e desfrutar tudo com toda intensidade 
sem medo, nem culpa de sentir prazer. 

Fase dourada em que a gente pode criar 
e recriar a vida, 
a nossa própria imagem e semelhança 
e vestir-se com todas as cores 
e experimentar todos os sabores 
e entregar-se a todos os amores 
sem preconceito nem pudor. 

Tempo de entusiasmo e coragem 
em que todo o desafio é mais um convite à luta 
que a gente enfrenta com toda disposição 
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, 
e quantas vezes for preciso. 

Essa idade tão fugaz na vida da gente 
chama-se PRESENTE 
e tem a duração do instante que passa. 

Feliz Aniversário!

Santuário Divino Pai Eterno


Aproveitei o domingo para visitar e participar de uma das celebrações dominicais do Santuário do Divino Pai Eterno, localizado no município de Trindade à pouco mais de 40 km de Goiânia. O santuário é nacionalmente conhecido pelas transmissões das celebrações do Padre Roger pela Rede Vida de Televisão, e também pelo incentivo dado pelos organismos públicos ao turismo religioso, já que toda a cidade é programada para a visitação do templo. Em todas as rotatórias na cidade tem imagens de santos com mais de 1,5 m de altura e na rodovia de Goiânia até a entrada de Trindade existem painéis de mármore em representatividade às 12 estações da Via Sacra.

A Celebração é um verdadeiro show, tudo muito bonito, organizado, bem preparado e acima de tudo com uma emoção única das centenas de fiés ali presentes. Na sala dos milagres o ponto de maior visitação são os objetos pessoais do Cantor Leandro que a família deixou no santuário, já que o mesmo era assíduo frequentador do lugar.

Ao fundo roupas e objetos
pessoais do canto Leandro
Há ainda para os enfermos a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Localizada na mesma área do santuário e recebe diariamente centenas de pessoas que ali fazem suas orações e pedem a intercessão da Santa.

Ontem voltei na rotina das obrigações médicas, e como comigo tudo acontece no Prédio onde localiza a clinica que fui, acabei juntamente com mais 6 pessoas ficando por mais de 30 minutos preso no elevador... imaginem a cena... um calor tamanho, 7 pessoas presas dentro de um cubículo no 6º andar de um prédio com uma senhora passando mal... ainda bem que  estava espiritualmente preparado para o evento pela visita do dia anterior ao Santuário Divino Pai Eterno.

Audiência Pública para discutir Saúde Mental acontece nesta terça-feira


Nesta terça-feira, (12), as  comissões de Seguridade Social e Família, e de Direitos Humanos e Minorias vão realizar a Audiência pública sobre Políticas de Assistência e de Afirmação de Direitos dos Portadores de Transtorno Mental no Brasil.

A proposta foi apresentada pelo deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) e aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Para o parlamentar, o debate vai garantir os direitos da pessoa portadora de transtorno mental. “É necessário que sejam adotadas medidas de promoção e proteção a estes pacientes”, afirmou Henrique Afonso.

De acordo com dados do Ministério da Saúde o deputado afirma que 3% dos brasileiros sofrem com transtornos mentais severos, como neuroses graves, psicoses, transtornos de humor graves, dificuldade de adaptação ou deficiência mental grave. “Segundo estes dados concluímos que pelo menos 12% da população precisa de algum tipo de atendimento nessa área”, disse o parlamentar.

Foram convidados representantes dos ministérios da Saúde e da Educação; o conselheiro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Antônio Sousa Pinto; e o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Antonio Nardi.. A audiência será realizada a partir das 14h30, no plenário 7. 
(Assessoria do Parlamentar)

A discussão se é PRESIDENTE ou PRESIDENTA


Não sou expert em Língua Portuguesa, porém sou sabedor de que existem os particípios ativos como derivativos verbais.  Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de medicar  é medicante!
Nessa linha de raciocínio podemos até perguntar qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.  Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.  Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que  expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha.
Se diz capela ardente, e não capela ardenta;  se diz estudante, e não estudanta; se diz adolescente, e não adolescenta; se diz paciente, e não pacienta.

Bem, mas as regras gramaticais não são observadas pelo Poder Público já que  o Diário Oficial da União adotou o vocábulo presidenta nos atos e despachos iniciais de Dilma Rousseff.  As feministas do governo gostam de presidenta e as conservadoras (maioria) preferem presidente, já adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Segundo noticiário, a ordem partiu diretamente de Dilma: ela quer ser chamada de Presidenta. E ponto final.

Por que levamos chumbo grosso nos exames...


Um ano tem 365 dias para podermos estudar. 
Depois de tirar 52 domingos, só nos restam 313 dias. 
No verão há 50 dias durante os quais faz demasiado calor para poder estudar. 
Assim restam-nos 263 dias. 
Dormimos 8 horas por dia; por ano isso são 122 dias. 
Agora temos 141 dias. 
Se nos derem 1 hora por dia para fazer o que nos apetecer,15 dias desaparecem, assim restam-nos 126 dias. 
Gastamos 2 horas por dia a comer, assim usamos desta maneira 30 dias e sobram-nos apenas 96 dias no nosso ano. 
Gastamos 1 hora por dia para falar com amigos e familiares, o que nos tira 15 dias mais, e então restam-nos 81. 
Exames e testes ocupam no mínimo 35 dias do nosso ano,portanto só nos restam 46. 
Tirando aproximadamente 40 dias de férias e feriados, ficamos apenas com 6 dias. 
Digamos que no mínimo estás 3 dias doente, e estás então com apenas 3 dias para poder estudar! 
Digamos também que só sais 2 dias! 
Só resta 1 dia!!!! 
Porém, esse único dia.....é o teu aniversário!...portanto......

BOMBA!!!