Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Em Tempo de Grampos Telefônicos

Não Confundam Alho com Bugalhos

Ironicamente, recebi nesta manhã um mensagem MMS via celular, com os seguintes dizeres sic "e aí Jocires, estou achando estranho vc não estah escrevendo sobre a politica xapuriense, o0u estah com medo ou estah sendo beneficiado por um dos lados" sic. Gostaria de responder ao nobre colega e inergúmeno cidadão que deve me conhecer já que sabe o número do meu celular, de que não estou escrevendo acerca da política xapuriense, porque considero que o nível da mesma está lá embaixo... e não perderei tempo ao desgaste social e profissional alfinetando políticos que até o presente momento ainda não disseram a que veio nesse pleito.Tive a felicidade de acompanhar os comícios dos 04 candidatos prefeitáveis e sua equipe proporcional e sinceramente não gostei do que ouvi e presenciei.

Outro fator imprescindível é que as pessoas estavam acostumados a sempre lerem postagem em que eu falava de certa forma ofensiva ao cidadão Vanderley Viana, Prefeito atual. Porém assumi uma postura de que não prejudicarei nenhum dos candidatos, A, B, C e D que sejam com rajadas de situaçõs por mais verídicas que sejam.

E ademais senhores faço das palavras do nobre poeta Juraci Rocha Silva, as minhas -"Estou cansado!"

Embora jovem, estou cansado da hipocrisia da sociedade, que tenta nos impor seu padrão de comportamento, que atropela a sensibilidade alheia, que desfigura sua personalidade em um jogo mortal.

Estou cansado dos que nos chamam de amigos, mas que ao primeiro comentário ou ausência do mesmo, cobram indelicada e injustamente os louvores que deixamos de dar-lhes.

Estou cansado de ver e sentir que a trivialidade triunfa sobre o inusitado, que o reles é glorificado e o sublime rejeitado.

Cansei de ser o jardineiro das flores carnívoras da sociedade que querem comer o dedo do jardineiro, não lhe deixando alternativa, senão arrancá-las do jardim, jogando-as no fogo, não se importando com seus gritos, pois a dor causada pelo ferimento é maior.

Na minha caminhada acompanham-me amigos que são fiéis, que comigo vão até o fim, passando por pântanos e outros lugares igualmente perigosos e infestados de doenças, e que mesmo assim aceitam seguir juntos na jornada, pois somos amigos.

Estou cansado dos que me chamam de Amigo, mas, que duvidam das minhas palavras, que me aborrecem com suas atitudes, que silenciam quando espero uma palavra, impondo a minha alma uma tortura, deixando-me em suspense, tentando descobrir onde errei, para que possa corrigir o erro.

Estou cansado das pessoas que me vêem como Deus, e esperam de mim mais do que posso dar-lhes, que depositam aos meus pés seus problemas como se eu tivesse a capacidade de resolvê-los.

Estou cansado daqueles que não perdoam a minha falta de atenção, julgando-me onisciente; ora, nada sei, e sei que nada devo saber.

Canso-me de ser poeta, de tentar descrever a vida, pois o poeta é um sonhador, ninguém me constituiu psicólogo, não me foi outorgada nenhuma procuração ad-judicia, para que representasse os interesses alheios, o que faço é escrever versos mal-resolvidos.

Estou cansado das pessoas que esperam palavras carinhosas dos meus lábios, e não o que elas realmente precisam ouvir, sentir, receber. Querem violar a minha personalidade, querem impor um estupro ideológico, querem ouvir o canto da sereia, ainda que o mesmo não implique crescimento.

Estou cansado dos fúteis, que pensam ser Alguém, e nada mais são que Ninguém, chegando a ser no máximo Qualquer Um.

Estou cansado! Gostaria tanto que respeitassem o meu silêncio, pois através dele, impeço a minha natureza humana de deixar palavras que certamente magoariam as pessoas.

Estou cansado de quem quer me conquistar por forças estranhas, que não seja o amor ou a amizade, que querem tirar minha liberdade, trocando-a por interesses mesquinhos.

Estou cansado! Respeitem meu repouso de criança que sonha, que imagina que o choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã!

Acredito que tenha respondido!!!

O Dote e a militarização da Amazônia

Escrito por Raymundo Araujo Filho
O ministro Mangabeira Unger, na presença de altos comandantes militares, anunciou: "No dia 7 de setembro, apresentaremos um conjunto de medidas, projetos e propostas para a defesa, a proteção e o desenvolvimento da Amazônia". A satisfação foi enorme, civis e militares se congratularam, se festejaram, se consideraram vitoriosos, sem procurar saber se uns estavam de ternos e outros de uniformes.

O próprio repórter Carlos Newton, ouvindo gente de todos os lados, recolheu a informação e a convicção: "O presidente da República dará carta branca aos militares para que projetem e desenvolvam a Amazônia. Mesmo os ministros civis, envolvidos e responsáveis pelo desenvolvimento da Amazônia, trabalharão com os militares" (Coluna ‘Em primeira mão’, Hélio Fernandes, TI 07-08-2008).

Esta notícia divulgada pelo jornalista Hélio Fernandes, sem nenhum desmentido ou repercussão posterior, para mim é indicativo de que vem caldo grosso por aí. Só ingênuos ou mal intencionados podem pensar que o ministro futurólogo Mangabeira Unger está no governo Lula apenas para figuração.

Não! Tenho a convicção que ele foi chamado como estratégia para solapar de vez a figura da ex-ministra Marina Silva, já completamente derrotada e exaurida, mas fazendo "jogo duro" para deixar o cargo, causando problemas ao presidente Lula, mais por sua (dela) figuração do que por qualquer ação ambiental decente.

A doação do tal Plano Amazônia para este histriônico, falso e reacionário ministro harvardiano M. Unger, que tem Caetano Veloso como discípulo e admirador (vejam só!), foi o golpe fatal que fez a então ministra dar muxoxos, fazer bico e quase perder a linha. Mas, petista-dependente como é, apenas saiu fora. Vai piar só no Senado federal. E pouco. Senão, não terá legenda em 2010 para concorrer ao governo do Acre.

Ninguém duvide que os militares tenham um forte esquema palaciano, representados principalmente pelo ministro da Defesa (só se for dos interesses estrangeiros) Nelson Jobim como braço político e o M. Unger como braço executivo da entrega da Amazônia.

Os risos e afagos nesta reunião descrita acima apenas significam uma coisa: as Forças Armadas estão apaziguadas pelo presidente Lula, na promessa de que terão tudo o que querem em termos de recursos para "defender" o país.

Para isso, fazem cortina de fumaça com falso discurso nacionalista que infelizmente engana alguns nacionalistas ingênuos e outros histriônicos, mas que apenas serve de fachada para a militarização da vida brasileira, CONTRA as reivindicações populares. E que têm como primeiro alvo a Amazônia.

Além das armas, recursos e promoções, o que mais ganharão os militares, liderados a esta altura por viúvas de pijama e camisolas, saudosas da ditadura militar?

Ganharão a permissão de se infiltrar, monitorar e reprimir os movimentos sociais e indígenas em luta contra a devastação e ocupação irracional da Amazônia. Estarão gritando contra as ONGs, mas prendendo ou atirando em brasileiros pobres.

Estarão em breve sendo autorizados, os militares, a fazer a "segurança" das hidrelétricas, que irão gerar energia para mover as siderúrgicas para a peletização dos minérios, para exportação primária para o primeiro mundo. Inundarão e desalojarão culturas para servir aos poderosos.

Também irão poder se associar subalternamente às 19 bases militares dos EUA no entorno da Amazônia para dar prosseguimento ao Plano Colômbia, agora finalmente internacionalizado pelo Brasil. Com fortes reflexos nas relações do Brasil com a Venezuela, Bolívia, Equador e Paraguai.

O Exército Brasileiro prepara-se para servir de Capitão de Mato dos interesses estrangeiros, a perseguir guerrilheiros (ou qualquer coisa que se assemelhe ou que eles pensem que são) e membros dos movimentos sociais que se organizam contra o imperialismo e contra a entrega do país.

Reativarão o discurso de "vigilantes das fronteiras" para vigiar os pobres e suas revoltas. Não foram à toa os ensaios desastrados no Haiti e no Rio, onde se tenta tornar palatável a presença de militares na segurança interna do país. Em pouco tempo, veremos gorilas bradando seus galardões e exigindo respeito com as "otoridades".

A corrupção hoje existente e silenciada pela imprensa, que dizem acontecer nas Forças Armadas, aumentará muito. E rápido. Se hoje as Intendências de Materiais de Consumo e Bélico não resistem a uma auditoria profissional, daqui a pouco não resistirão à sapiência de uma criança de 5 anos.

E a desastrada atuação megalosolitária e exibicionista do ministro televisivo Didi Mocó Tarso Genro, fazendo festim de coisa séria, como é a Anistia e Crimes da Ditadura, apenas aumentou a pressa e reafirmou o compromisso de Lula (ou exigência dos militares?) com este dote macabro, prometido para o dia 7 de Setembro de 2008.

Quem viver verá!

P.S.: Nada tenho, "a priori", contra o Exército (a não ser a sua história repleta de oficiais aristocratas e carniceiros). Respeito muito os oficiais do Exército Venezuelano, estes sim irmanados com seu povo.

Raymundo Araujo Filho é médico veterinário homeopata e, apesar de tudo, espera estar vivo no próximo dia 7 de Setembro.

Vestibular UFAC 2009

A Universidade Federal do Acre (Ufac) deve divulgar na próxima quinta-feira o edital do vestibular 2009 da instituição. Entre as novidades para o processo seletivo estão a inclusão de dois novos cursos: medicina veterinária e nutrição (cada um oferecerá 40 vagas). As inscrições estão previstas para serem abertas no dia 22 deste mês.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), professor Camilo Lelis, o certame abrirá vagas para 41 cursos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. No total, serão oferecidas 1.970 vagas.

“Além dos cursos de saúde coletiva e filosofia, os quais já realizamos vestibular neste ano e faremos uma nova edição agora, iremos abrir vagas para medicina veterinária e nutrição. Vale ressaltar que de 2007 para 2009, a Ufac ampliou em 607 o número de vagas disponíveis, isso porque a instituição aderiu ao programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)”, destaca Lelis.

Ele lembrou que nesta semana estão sendo feitas matrículas nas coordenações de alguns cursos da universidade e que todos os estudantes devem estar atentos às datas para não perderem o prazo.

Queimadas: só ontem foram 221 focos pelo País

A chuva que caiu no último fim de semana pouco ajudou no combate aos incêndios. No nosso Estado da preservação, especificamente em Rio Branco,mesmo com os 4,4mm de chuva acumulados no sábado (30), já há registro de queimadas. Desde a 1h da madrugada o aeroporto registra fumaça e a visibilidade caiu para 2.000 metros.

Na tarde de ontem, entre 17h05 e 18h45, o satélite ambiental NOAA-12/AVHRR registrou 221 focos de queimadas em todo o Brasil. O Estado que registrou o maior número foi Tocantins, com 32 focos. Em seguida o Pará com 29, Maranhão com 27 e Acre com 17.

E depois ainda querem vender a idéia de que está tudo bem com a área ambiental por estas bandas!!!