Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Retornando...

Após uma semana de muito serviço e andanças, estou retornando a postar, neste blog e é claro que jamais poderia deixar de escrever sobre o estado de sitio vivido por Xapuri nas últimas semanas pelo apagão elétrico e apagão digital. Apagões essses que até agora não foi explicado para a população, que nenhuma autoridade do município buscou explicação, que até o presente momento ainda não foi emeitido nenhuma nota de esclarecimento ou se é possível acontecer novamente... Tudo o que se sabe é que um "alimentador" na subestação de epitaciolãncia estava com problemas... estava????

A priori gostaria aqui de ressaltar a falta de respeito para com a população de Xapuri, senão vejamos:
Na quarta feira (25/08): tres apagões pela manhã e a tarde toda sem energia elétrica, ocasionando transtornos nas escolas, causando prejuizo nas coméricos, residências e tudo mais), o fornecimento foi reestabelcido às 19:00 horas e novamente blackout até 02:30 da madrugada;
Quinta-feira (26/08): boa parte da manhã sem energia elétrica e durante a tarde sem brincadeira algumas foram 17 (dezesete), isso mesmo 17 vezes de oscilação de energia, sendo que à noite mais uma vez os xapurienses ficaram no escuro.
Sexta-feira (27/08): dois apagões pela manhã e 5 pela tarde, sendo que a noite tivemos oscilações entre 20:00 horas e 24:00, inclusive dando prejuizos a algumas pessoas segundo apurado por este blogueiro;
Sábado (28/08): estive ausente do município porém segundo relatos a situação foi a mesma
Domingo (29/08): entre blackouts e oscilações somaram-se 09
Segunda (30/08): blackouts pela manhã, tarde e noite.

Esta é uma relação do descaso e da falta de vergonha para com a comunidade de Xapuri, neste caso algumas podem ser convenientes:
1- Quais as ações tomadas pelo Ministério Público ou se caso tomará alguma?
2- A prefeitura fez alguma coisa?
3- Os vereadores pelo menos comentaram sobre o descaso?

Se caso uma dessas tres instâncias nada fizeram é melhor fechar, porque maior desrespeito, maior transgreção do direito do cidadão não há... queremos pelo menos uma explicação plausível que nos convença da inviabilidade dessa rede de transmissão, de que tal fato somente serviu para demonstrar a fragilidade do sistema e da falta de capacitação de seus técnicos para solucionar problemas, de que além do problema de desrespeito nada foi feito por questões meramente políticas, para não se dar notoriedade ao fato de esse sistema é um projeto de um grupo de pessoas que foram, estão e continuaram sendo beneficiadas, politicamente e financeiramente.

Xapuri ficou sitiada nesta ultima semana, sitiada pela incompetência e incapacidade técnica do "linhão" e deus mantenedores, e da impotência de nossos representantes em cobrar um ação eficaz ao problema, oque nos restou foi apenas na lista de compras do final do mês inserir os itens: lantera, pilha, vela, lamparina, querosene, luzes de emergência e outros ítens que asseguravam pelo menos a iluminação das casas.

Como Boris Casoy muito bem Fala... Isso é uma Vergonha....

Pesquisa aponta vitória de Tião no primeiro turno

A segunda pesquisa do Ibope divulgada ontem 31/08 pela Rede Amazônica de Televisão e que ouviu 812 pessoas, aponta um declínio nas intenções de votos para o candidato da Frente Popular Tião Viana, mas ainda sim, o petista venceria as eleições no primeiro turno. Para o Senado, Jorge e Petecão são os escolhidos pelo povo acreano e seriam eleitos senadores se a eleição fosse hoje.
Com 19 dias de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, cresceram o número de indecisos. Confira os números para Governo:
Tião Viana (PT) 58%
Tião Bocalon (PSDB) 25%
Tijolinho (1%)
Brancos e Nulos (4%)
Indecisos (12%)

Nas intenções de votos para o Senado, Jorge Viana (PT) é o nome preferencial para a primeira vaga do Senado, com Sérgio Oliveira, o Petecão (PMN), em segundo lugar na preferência popular. Veja os números:
Jorge Viana (PT) 63%
Petecão (PMN) 38%
Edvaldo Magalhães (PCdoB) 31%
João Correia (PMDB) 11%
Henrique (PSOL) 1%
Brancos e Nulos 6%
Indecisos 29%

A pesquisa está registrada no TRE com o número 8262/2010 e no TSE com o número 26.960.

Médicos poderão ser retirados de 18 municípios do Acre

Segundo email recebido por este blog do Dr. Janilso Leite, se caso o embrólio dos CRM não for resolvido rápido o interior pode ficar sem atendimento médico. Veja o teor do email

"Hoje o Acre é um dos Estados com menor número de médicos do Brasil e isso repercute diretamente na vida da população que precisa de atenção desses profissionais. Apesar da criação do curso de medicina no Acre, não houve um aumento desses profissionais no programa de saúde da família na capital e no interior do estado, pelo contrário, houve uma diminuição até na capital.

Graças a ação de muitos médicos formados no exterior, 18 municípios do Acre mantêm atenção a sua população, no entanto, o CRM, entrou com uma ação liminar na justiça federal que já retirou médicos de porto Acre, Acrelandia, Manoel Urbano e Feijó, onde o caos está dado e se depois de julgado o mérito da denuncia, o Juiz federal entender sua legitimidade, mais 14 municípios do acre ficarão sem esses profissionais que ao todos somam 56.

A Associação Medica Nacional - AMN está convocando para o dia 6 de setembro, médicos, a população, e autoridades competentes, para encontrar uma saída para tão grave problema no Pinheiro Palace Hotel. A UFAC é peça chave nessa situação, pois é quem deveria está trabalhando no processo de revalidação de diplomas, mas até agora tem criado obstáculos. A AMN, apesar de ter buscado o construir um caminho legitimo e legal com a UFAC, tem encontrado muita resistência de um grupo dentro da universidade, fato que afeta diretamente quem está nas filas e doente precisando de uma consulta."