Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ambientalista?


ICMBio apreende madeira ilegal dentro de propriedade do ambientalista Osmarino Amâncio
Por: Alexandre Lima - O Alto Acre

Durante todo dia de ontem, funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados na cidade de Brasiléia, juntamente com funcionários da Prefeitura, se deslocaram para a propriedade do ambientalista Osmarino Amâncio, localizada no ramal do km 19 pela BR 317 (Estrada do Pacífico), dentro da Reserva Chico Mendes.
A operação para a apreensão e retirada de toda a madeira, também contou com o apoio de agentes federais para que garantissem a integridade física de todos. O caso em questão, chama a atenção pelo fato de Osmarino Amâncio ser um defensor ferrenho do meio ambiente e crítico feroz do Órgão.
Desde quando aconteceu as ações dentro da Resex, onde resultou em várias notificações e grandes multas contra moradores, Osmarino não tem poupado criticas e até foi acusado de ameaçar funcionários do ICMBio de morte. Suas denuncias e criticas até foram ouvidas pelo senador Sergio Petecão e levadas à Brasília para que fossem tomadas providencias no tocante às multas e da forma em que era feita nas abordagens.
Coincidentemente, Osmarino foi localizado durante a manhã desta quinta-feira, e entrevistado para falar do caso. O defensor ambientalista não negou que havia retirado madeira em sua propriedade para fazer uma casa onde irá morar sua mãe e melhorar a sua.
Osmarino acredita que, devido sua posição contra o Órgão, esta seria uma espécie de vingança contra ele e se nega em ter que ir ao escritório do ICMBio para retirar licença onde diz que tipo de madeira deva derrubar, mesmo tendo uma porcentagem legal que possa fazer o que chamam de manejo florestal.
Todas as multas que possam ser geradas contra ele, disse que irão ser levadas para cova. Ao todo, Osmarino terá que pagar cerca de R$ 63 mil reais por infringir três artigos; descumprir regras ambientais, cortar dentro da Reserva e ter guardado em depósito mais de 25 metros cúbicos.

Denuncias e investigações a cerca de 1 ano
Segundo o funcionário do órgão que coordenou a apreensão da madeira, Marcos Antonio de Freitas, e comprovado pelas imagens, Osmarino vinha cortando madeira em blocos que poderiam estar sendo comercializada junto a marcenarias locais, já que o montante ultrapassa a quantidade para fazer apenas duas casas.
Através de denuncias formalizadas pela Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Brasiléia e Epitaciolândia – AMOPREBE, o próprio alegou numa reunião que aconteceu recentemente, que estaria vendendo madeira por valores muito acima que é pago pelo Estado do Acre.
Com essas denuncias, uma equipe foi até os locais dentro da Resex, na propriedade de Osmarino e comprovaram que; Cedro, Marfim, Canelão, Tarumã, Toari, Itauba e até mesmo uma castanheira, onde somaram centenas de metros cúbicos, foram derrubadas e supostamente comercializadas ilegalmente junto às marcenarias.
Osmarino está sendo procurado para ser notificado pessoalmente dos crimes ao meio ambiente e tomar ciência das multas que terá de pagar. O caso será investigado pela Polícia Federal que estará instaurando um inquérito criminal sobre o acontecimento.
Toda a madeira apreendida, foi doada para a Prefeitura de Brasiléia que irá ser transformada em carteiras escolares e/ou construção de casa de famílias carentes. Osmarino negou todas as acusações e disse que não estaria cometendo nenhum crime ambiental.