Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

A espera de dias melhores com Certeza

Recebi uma carta anônima, muita mal escrita por sinal com letras mal desenhadas e com termos desconexos que tentavam me passar alguma informação transvestida de inteligência, coisa que infelizmente não se caracterizou, já que os erros gramaticais e de grafia eram imensos, até mesmo os termos utilizados que acredito que levaram algumas horas procurando no dicionário, se é que o autor sabe procurar alguma coisa no dito Pai dos Burros.

O título da missiva era (a espera de dias melhores com certeza), nas mal traçadas linhas que somavam dezesseis, pediam que minha pessoa esqueça o Prefeito, tendo em vista que o que estou fazendo é apenas vingança, de que eu deveria ser mais sensível com a atual conjuntura visto que participei da Administração até pouco tempo. Claro que a mensagem não foi transmitida com essas palavras por que como disse a falta de massa encefálica do autor o impedira de escrever decentemente, pois bem como a carta fora anônima e tendo em vista que no dia de hoje duas pessoas ligadas a Administração me indagara se havia recebido algum jornalzinho, fiquei deveras encucado.

Primeiramente não faço vingança nem por motivos que possamos dizer importantes, quanto menos por um motivo pífio que é a Administração de Xapuri, depois não devo fidelidade a nenhum elemento da administração, até porque num espaço que prepondera a força, a traição sorrateira, os coluios noturnos, a barganha de favores não se pode esperar uma atitude de direito democrático.

Depois parodiarei o Grande Ulysses Guimarães (Deve-se fidelidade à Pátria e não aos detentores do poder que a renegam. Por infidelidade decretada pelos poderosos do momento, Sócrates foi envenenado, Cristo foi crucificado, Joana D’Arc foi queimada, Garcia Lorca foi fuzilado, Tiradentes foi enforcado. Imortalizaram-se, contudo, como fiéis à salvação de seu povo ou da humanidade, porque quem atesta a verdadeira fidelidade é a história, não os interesses contrariados)

Não há momento conturbado no município, há sim um Administrador Municipal conturbado, não quero vingança quero respeito, não quero atenção quero responsabilidade com o meu município e se minha postura desagrada alguém que hoje estão nos ubres gordos do Poder, apenas reflitam de que o poder sempre existiu, porém ele é efêmero e troca de lado a cada momento.

Me apelidaram de DM – Diogo Mainardi Xapuriense – quizera eu ter a capacidade do Mainardi, porém acho que o título cabe mais para meu amigo Raimari Cardoso do Xapuri Agora, com quem a grata surpreza de rever rapidamente, já que ele tem muito mais estrada de discórdia do Prefeito do que eu.

Voltando à carta anônima, primeiramente gostaria de aconselhar o nobre autor a cursar um cursinho de redação, depois ser inteligente o bastante para abrir um diálogo franco aberto comigo, já que me parece que agindo de maneira anônima não tem certeza do que afirma ou está sendo pago para tal ato, o que é pior pq ai é mais um vendido um porra louco como tantos outros.

Só tenho que concordar com uma coisa da carta, de que dias melhores virão com certeza, eu não sei quando, mas que com certeza eu estrei ajudando na sua chegada a isso podem esperar.

Abraços ao meu colaborador anônimo.

Joscires e seus Xapuri-ísmos

Recebi um email de uma Grande amigo e resolvi postar:Saudades de você meu amigo, tomei a liberdade ou ousadia de comentar suas postagens no blog Xapurinews, mas fazer isso é impressionantemente difícil, então lembrei-me da nossa convivência ao longo dos quase 2 anos e meio no curso de MBA em Administração Interinstitucional e Auditoria em Manaus, que apesar de ter sido semi-presencial em nos encontrarmos a cada 3 meses e ali convivermos lado a lado por estafantes 15 dias de estudo e gloriosos 15 dias de muitas alegrias nas noites manauaras, me pus a relatar oque mais me impressionou e não somente a mim mas a turma de 30 colegas nesse tempo de convivência.

Primeiramente quem te conhece, não tem como não lhe admirar, haja visto que vc contagia os que te rodeia seja pelo teu carinho externado e também pela tua inteligência, que convenhamos é bastante desenvolvida, lembro-me de ti Xapuri do primeiro dia de aula que de imediato ganhou o apelido de o Acreano do Contra.

Mas não podia deixar de falar da minha curiosidade sobre os termos poucos ortodoxos que vc geralmente utilizava, que apelidamos de Xapuriísmos e tão logo depois batizados Joscires-ísmos, senão vejamos alguns hiláricos que me lembro:

- O inconfundível: Salve... Salve....
- A exclamação: Manin!!!!!!
- A advertência: Olha a multa hein!!!!!
- A Admiração: Isso é o cúmulo do OOOOOOOOObsurdo!!!!
- O Sarcasmo: Essa informação é tão importante que se eu não a tivesse morreria!!!!
- A afirmação: Coisas de Acre... Filho.....
- O Sinismo: Alerta de neurônios...
- A Indignação: Fumou maconha vencida.. foi????
- o Prazer: enfim.. Vida Inteligente na área

Bem poderia listar inúmeras prezepadas tuas, não que isso tire de ti o teu potencial imenso, que pude presenciar na apresentação e defesa do teu trabalho de conclusão do MBA, e olha que me admirei pela quantidade de expectadores presentes, cara a admiração que a turma toda tem por vc é imensa e espero que nos reencontremos novamente além é claro da nossa festa de formatura em maio, para que possamos novamente aproveitar a noite manauara.

Por falar em noite manauara, alguns lugares já tem a tua cara, lugares estes que puderam ser testemunha de alguém que está disposto a aproveitar a vida e simultaneamente passar grandes lições, listo a Choperia Fellice, Laranjinha na Ponta Negra, Amazonas Shopping, Boate A2, Restaurante Grão de Mostarda, Café Cultural, entre outros...

Mas enfim, vou parar com esse jabá estou escrevendo apenas pq bateu saudades e desejar muito sucesso ai no teu Estado e muita inspiração para continuar com o teu trabalho, ah er principalmente agora que sei o endereço do Blog, vou ser visitante constante.

Cordialmente do Piauiense Arretado
Carlos Eduardo de Miranda Roque



Meu Comentário

Carlos Eduardo, ou simplesmente Edu, é um grande amigo de estudo que se tornou um grande irmão, é professor do Estado do Piauí, Consultor na área de recursos humanos, ecologista doente que sempre me puxava a orelha em alguns comportamentos politicamente ou ecologicamente incorretos, deixo aqui toda a minha admiração e carinho.
Valeu Mano...

Tião Viana comemora fábrica de preservativos no Senado Federal



O senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado Federal, comemorou ontem da tribuna do Senado Federal o sucesso da sustentabilidade do Acre com a inauguração em Xapuri da Natex, a primeira fábrica estatal brasileira de preservativos masculinos.

A matéria-prima da fábrica, o látex, segundo o senador, será totalmente extraída das seringueiras da região amazônica, com produção estimada de 100 milhões de unidades por ano. A nova fábrica será a primeira unidade industrial de preservativos do mundo a produzir com látex extraído de seringais nativos da Amazônia. Seu funcionamento no município em que nasceu e lutou o sindicalista e ecologista Chico Mendes vai contribuir para a preservação da floresta dessa região acreana.

“Será possível viver na Amazônia, gerar riqueza social, qualidade de vida e ter um trabalho compreendendo as razões de um desenvolvimento sustentável sem destruição do meio ambiente”, disse o senador. Na última segunda-feira, Tião Viana, que foi um dos principais idealizadores da fábrica de preservativos, participou de sua inauguração junto com a ministra Marina Silva, o secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, o governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana, os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Augusto Botelho (PT-RR), deputados federais, deputados estaduais e prefeitos da região do Vale do Acre. Mais de 300 seringueiros também participaram da inauguração da unidade industrial.

Deficientes - O senador Tião Viana também comemorou da tribuna do Senado a liberação, pelo Ministério da Saúde, de emenda de sua autoria no valor de R$ 3 milhões para o Programa de Assistência à Pessoa com Deficiência do Acre, o que possibilita o atendimento de 100% das pessoas portadoras de deficiências no estado.

Segundo Tião Viana, com os recursos, os deficientes receberão do estado cadeiras de rodas, bengalas, andadores, cadeiras de banho, muletas e equipamentos ortopédicos. Em seu discurso no plenário, Tião Viana sugeriu aos colegas senadores que também apresentem emendas ao orçamento da União para o atendimento das pessoas com deficiência em seus respectivos estados.

Aviso aos desavisados



Pessoal que participou da inauguração da Fábrica de Preservativos Masculino Xapuri (Natex), sobretudo os baixinhos, deve atentar para o "não utilize" que consta no verso da embalagem de amostra do produto. Na foto abaixo consigo identificar alguns mascarados: o ex-governador Jorge Viana, a deputada Perpétua Almeida, o governador Binho Marques e o senador Tião Viana. "Nadex" de utilizar a camisinha sem consultar o rótulo na hora do aperto. Segurem até a fábrica produzir pra valer.

Blog do Altino

O Acre dos horrores

Os discursos proferidos pelos deputados de oposição na Assembléia Legislativa nesta terça-feira (8) revelam um Acre dos horrores. Um estado onde adultos e menores são espancados e mortos enquanto estão sob a tutela do Estado dentro dos presídios e pousadas; os acidentes de trânsito matam diariamente nas estradas e o consumo e o tráfico de drogas, apesar da repressão policial estão cada vez mais fortes.

Depois de relembrar diversos casos de violência e morte envolvendo presos, a deputada Idalina Onofre (PPS) apresentou requerimento convocando a presidente do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), Laura Okamura para prestar esclarecimentos a respeito de tantos desmandos dentro dos presídios acreanos.

‘’Temos conhecimento do caso de um preso que foi morto e espancado dentro do presídio de Sena Madureira, outro que teve o olho arrancado dentro do presídio de Rio Branco e os jornais de hoje nos trazem outro caso de um preso que quase foi queimado vivo pelos colegas de cela’’, relatou a parlamentar, acrescentando que na qualidade de responsável pelo sistema carcerário Laura Okamura tem a obrigação de prestar contas a sociedade.

O requerimento solicitando a audiência pública com a presidente do Iapen foi endossado pelo líder do PDT na Casa, Luiz Calixto. O parlamentar lembrou alguns pontos obscuros da administração de Okamura que precisam ser esclarecidos, citando por exemplo, a importação de 40 profissionais diretamente do Paraná para trabalhar nos presídios acreanos.

Segundo o parlamentar, essa é uma ótima oportunidade que Okamura tem de esclarecer todas as dúvidas acerca do sistema carcerário acreano. ‘’A dona Laura Okamura não pode ficar se escondendo para sempre, ela tem o dever de esclarecer todas as dúvidas que estão sendo levantadas por esta casa’’, disse o parlamentar.
Donald Fernandes (PPS) atentou para o grande número de acidentes com vítimas fatais que estão sendo registrados no perímetro urbano da cidade. ‘’É preciso que alguém tenha coragem e diga nessa tribuna a importância de se controlar a venda e o consumo de bebida alcoólica nas estradas e também nos centros urbanos’’, declarou, acrescentando que estudos comprovam que 77% dos acidentes são provocados por embriaguês.

Já Luiz Gonzada (PSDB) elogiou o trabalho de combate as drogas que vem sendo realizado pela Polícia Federal, ao mesmo tempo em que cobrou mais ações por parte do estado para combater o tráfico de drogas.

O líder do governo na Aleac, Moisés Diniz (PC do B), se limitou a falar sobre o requerimento da presidente do Iapen, Laura Okamura. Diniz acusou a oposição de antecipar o debate antes da votação do requerimento e informou que o máximo que a situação poderia fazer era articular uma conversa de Okamura com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC).

Após mandar o recado, Diniz alfinetou: ‘’esse tipo de declaração já provocou várias rebeliões dentro do presídio’’, concluiu. Luiz Calixto não deixou por menos e disse que ‘’quem quiser discutir assunto em sigilo que procure um convento’’.