Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Acre dos horrores

Os discursos proferidos pelos deputados de oposição na Assembléia Legislativa nesta terça-feira (8) revelam um Acre dos horrores. Um estado onde adultos e menores são espancados e mortos enquanto estão sob a tutela do Estado dentro dos presídios e pousadas; os acidentes de trânsito matam diariamente nas estradas e o consumo e o tráfico de drogas, apesar da repressão policial estão cada vez mais fortes.

Depois de relembrar diversos casos de violência e morte envolvendo presos, a deputada Idalina Onofre (PPS) apresentou requerimento convocando a presidente do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), Laura Okamura para prestar esclarecimentos a respeito de tantos desmandos dentro dos presídios acreanos.

‘’Temos conhecimento do caso de um preso que foi morto e espancado dentro do presídio de Sena Madureira, outro que teve o olho arrancado dentro do presídio de Rio Branco e os jornais de hoje nos trazem outro caso de um preso que quase foi queimado vivo pelos colegas de cela’’, relatou a parlamentar, acrescentando que na qualidade de responsável pelo sistema carcerário Laura Okamura tem a obrigação de prestar contas a sociedade.

O requerimento solicitando a audiência pública com a presidente do Iapen foi endossado pelo líder do PDT na Casa, Luiz Calixto. O parlamentar lembrou alguns pontos obscuros da administração de Okamura que precisam ser esclarecidos, citando por exemplo, a importação de 40 profissionais diretamente do Paraná para trabalhar nos presídios acreanos.

Segundo o parlamentar, essa é uma ótima oportunidade que Okamura tem de esclarecer todas as dúvidas acerca do sistema carcerário acreano. ‘’A dona Laura Okamura não pode ficar se escondendo para sempre, ela tem o dever de esclarecer todas as dúvidas que estão sendo levantadas por esta casa’’, disse o parlamentar.
Donald Fernandes (PPS) atentou para o grande número de acidentes com vítimas fatais que estão sendo registrados no perímetro urbano da cidade. ‘’É preciso que alguém tenha coragem e diga nessa tribuna a importância de se controlar a venda e o consumo de bebida alcoólica nas estradas e também nos centros urbanos’’, declarou, acrescentando que estudos comprovam que 77% dos acidentes são provocados por embriaguês.

Já Luiz Gonzada (PSDB) elogiou o trabalho de combate as drogas que vem sendo realizado pela Polícia Federal, ao mesmo tempo em que cobrou mais ações por parte do estado para combater o tráfico de drogas.

O líder do governo na Aleac, Moisés Diniz (PC do B), se limitou a falar sobre o requerimento da presidente do Iapen, Laura Okamura. Diniz acusou a oposição de antecipar o debate antes da votação do requerimento e informou que o máximo que a situação poderia fazer era articular uma conversa de Okamura com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC).

Após mandar o recado, Diniz alfinetou: ‘’esse tipo de declaração já provocou várias rebeliões dentro do presídio’’, concluiu. Luiz Calixto não deixou por menos e disse que ‘’quem quiser discutir assunto em sigilo que procure um convento’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News