Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 14 de maio de 2011

Três comissões do senado se reúnem para tratar do fuso horário do Acre


Depois de reprovado pela população em referendo no ano passado, o fuso horário do Acre deverá voltar ao que era antes: duas horas defasado em relação a Brasília.
Mas ainda é necessário transformar o desejo dos acreanos em lei. Reunião conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai debater o tema na próxima terça-feira (17), a partir das 9h.

Tramita na CAE o projeto de lei do Senado 91/2011, do senador Pedro Taques (PDT-MT), prevê que o fuso horário do Acre, que fica no extremo Oeste do país, seja alterado para que a hora do estado fique defasada em duas horas em relação à hora oficial de Brasília. Desde 2008, o estado tem o fuso horário defasado em apenas uma hora.

Na justificação do PLS 91/11, Pedro Taques aponta o referendo ocorrido no Acre sobre o assunto, realizado em 31 de outubro de 2010. Os eleitores foram consultados se queriam manter o atual horário e quase 57% responderam “não”, contra apenas 43% que votaram “sim”. O relator do projeto é o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).

O projeto tramita em caráter terminativo É aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. e, se aprovado, segue para a Câmara dos Deputados. A alteração do horário entrará em vigor depois de decorridos 30 dias da publicação oficial da norma.

Tércio Ribas Torres / Agência Senado