Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Imagem do Dia


Futuros Especialistas em Gestão de Políticas  Públicas em Gênero e Raça / GPP-GeR

A fotinha tirada no último sábado (09/07) pela manhã é a turma do curso de Pós Graduação em Especialização de Políticas  Públicas em Gênero e Raça na qual este blogueiro é aluno, oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto – Cátedra Água, Mulheres e Desenvolvimento em parceria com Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ministério da Educação, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Governo do Estado do Acre entre outros organismos.

Lugares diferentes, sujeitos diferentes mesmas histórias

Durante a semana deparei-me com imagem dantesca publicada no site do jornal O Alto Acre http://www.oaltoacre.com/  que denunciava que o cemitério do município de Epitaciolândia é visitado constantemente por bois que utilizam inclusive o capim do interior do mesmo como alimento e obedecendo a cadeia alimentar esses animais serão consumidos pelos moradores daquele município podendo geram uma cadeia de contaminação.

O intrigante fato não é novidade e nem tão pouco exclusividade do município de Epitaciolândia é fato de que o repouso dos mortos na maioria dos municípios simplesmente é esquecido pelos administradores... até porque morto não vota né.... lembro-me de uma citação que li em certa época de que uma analista político citava “conseguimos analisar imediatamente um politico numa administração logo de cara, quando visitamos um cemitério, já que quando não se respeita os mortos tão pouco respeitará os vivos” concordando ou não se valêssemos dessa regra a maioria dos prefeitos acreanos estariam reprovados.

Porém o episódio do “boi na cova” faz-me voltar um pouco mais no tempo nas histórias hilárias xapurienses que inclusive chegou a dar entrevista de um coveiro xapuriense no Programa Jo Soares 11 e meia quando este era transmitido pelo SBT, de um boi que caiu em uma sepultura no cemitério e teve um enterro digno de um cidadão local. Claro que além do caso sinistro outros não menos estranhos estavam ocorrendo na época, como a greve dos coveiros que além de infortúnios gerou um certo “engarrafamento de caixões” na porta do ceminterio devido um malfadado cadeado que fechava o portão.

Naquela entrevista lembro da grotesca cena do xapuriense explicando para o apresentador às gargalhadas o que seria uma catraia seu segundo oficio. Apesar do episódio cômico o acontecimento serviu como demonstrar a falta de respeito não somente com os trabalhadores públicos daquela época, mas também pela falta de zelo pelo ambiente de repouso dos familiares dos munícipes, falta de zelo este que continua a cada administração.

Atualmente a maior dor de cabeça de um xapuriense é quando um de seus entes queridos falece. O cemitério municipal já não suporta mais enterros, atualmente o que se faz é enterrar um sobre outro, ou no pouquíssimo espaço entre uma sepultura e outra, o que tem tornado nos últimos anos impossível praticamente caminhar entre os túmulos.

Pior para aqueles que morrem no inferno, já que sofrem duas mortes, uma no momento do falecimento pelas circunstancias do óbito e outra por afogamento no momento do sepultamento é uma situação mais que desagradável para familiares e amigos verem cenas como esta.

Outra situação bastante clássica já presenciada por este blogueiro é quando da abertura de novas sepulturas em épocas que o terreno está úmido a presença de chorume (presença de material oriundo de decomposição dos corpos na agua) pode muitas vezes ser flagrada, já que o lençol freático daquela área é muito próximo da superfície, prova disso é que alguns moradores das proximidades que utilizam de poço garantem que a perfuração dos mesmos não chega a 4 metros, muitas vezes até mesmo a 2 metros encontra-se facilmente agua, esse é um ponto que não quero nem entrar em discussão a utilização de poços naquela região.

Está engavetado por mais de 04 anos um projeto de um novo cemitério municipal, apesar do terreno já ter sido doado, ter sido transformado em local de extração de terra, ter sido transformado em point noturno para curtições pós festas (antigo barreiro palco de muitos escândalos) e atualmente apenas interditado até o presente momento ninguém se preocupou em verificar o a exequibilidade do projeto ou ainda de responder a sociedade xapuriense o porque da estagnação da pleito do mesmo.

Partindo para o lado cômico dizem que nenhum prefeito se interessa em construir cemitérios depois da novela O Bem Amado, em que o Prefeito Odorico Paraguaçu o personagem principal da trama, passou a novela toda tentando inaugurar a maior obra de sua administração e somente foi possível após sua morte. Mas temos que discutir uma imediata solução para a situação de Xapuri que infelizmente vem se arrastando nas ultimas 5 gestões. Isso é uma situação de Saúde Pública... Ou estou enganado?

Pelo menos não temos mais boi na cova, mas em compensação temos doce de mamão sendo produzido com frutas muito bem cultivadas do interior do cemintério...

É rir pra não chorar!!!

O real do Irreal

Aconteceu no último sábado em Rio Branco o lançamento do livro de contos O REAL DO IRREAL, da Escritora Xapuriense Rannife Zahrah. Segundo informações obtidas pelo blog o evento contou com a presença de várias pessoas impotantes do circulo cultural acreano, além de váias pessoas de Xapuri que se deslocaram à Rio Branco unicamente com o propósito de prestigiar Rannife. O Lançamento foi realzado no espaço o Casarão, luga mais que representativo para a cultura riobranquense e contou com apresentaçao artistico-musical e coquetel.


A xapurianíssima Rannife Zahrah  é filha de José Augusto Ferreira mais conhecido como mirim e da Profª. Zilah Carvalho, ambos respeitados funionários públicos  com forte e longo tablho prestado à sociedade xapuriense e desde muito cedo já demonstrou interesse e habiliade para as letras. 

Em 2008, Rannife  Zarah jutamente com o também xapuriense Elenckey Pientel venceu o I Prêmio de Literatura Acreana Garibaldi Brasil com uma obra estilo romance ntitulada  O homem da Rua Sadala Koury

A obra lançada no sábado é um mixter de contos que abordam a nova área  de estudos da Escritora - Psicologia.

Agradeço o convite enviado pelo amigo Mirim no dia 27 de junho, bem como da amiga Ranniffe encaminhado no dia do evento, no que desejo sucesso na obra.

Marina Silva

Muito se tem falado sobre a saída da acreaníssima Marina Silva do Partido Verde (PV), sobre a forma como foi desprestigiada dentro do partido, da injustiça cometida, de que os “cartolas” do partido não foram corretos em não observar a contribuição dada pela ex-senadora nas ultimas eleições que conseguiu quase 20 milhões de votos.

Primeiramente é tolice acreditar que Marina é uma coitadinha, apenas ela mesma foi tola o bastante para imaginar que apenas com seu nome se tornaria uma estrela de grande magnitude dentro do PV que chegaria a apagar o poderio dos líderes verdes que comandam o partido como se fosse uma extensão de sua casa, e isso em todos os níveis Brasil a fora.

Outro ponto interessante é que apesar dos quase 20 milhões de votos obtidos nas urnas da ultima eleição presidenciável por Marina Silva, isso nada representou para o crescimento da legenda, já que o numero de representantes em Brasília não se alterou, o que garante dizer que as ultimas eleições promoveram muito mais a própria Marina Silva que o PV.

A malfadada passagem de Marina Silva pelo PV serviu maravilhosamente ao proposito de mostrar que os partidos nanicos que possuem discursos moralistas são tão cretinos como os gigantes que estão no poder, de que tem as mesmas intenções – usar a sigla para lucrar financeiramente – seria tolice imaginar que o PV não usaria a legenda para barganhar financeiramente ou que ainda não usaria um rolo compressor em quaisquer que fosse que pudesse interferir nessa trajetória. A alta cúpula verde está pouco se lixando para as bases ou para os ideais dos que ingressam nas trincheiras políticas.

Por outro lado Marina Silva optou pelo pior caminho possível quando da sua saída com o suspense de criar uma nova sigla partidária, ou seja ela quer ser a Cacique e com letra maiúscula, enquanto não nasce a nova criança o grupo politizado que a apoiou criou uma ong que cuidará de seu nome. Ou seja nos bastidores mas mamando no dinheiro publico, belo exemplo para quem grita que é um centro de honestidade.

Porém diante de tudo isso o que mais me intriga é que Marina Silva é muito mais prestigiada fora do Acre – seu estado - do que em terras acreanas e se depender dos embrólios constantes que seu marido vem se metendo ela terá muito trabalho para desfazer a imagem que está se criando da politica no Acre...

Particularmente, Marina Silva é farinha do mesmo saco.

Imagem: colagem realizada pelo blogueiro através de charges extraídas do www.chargesonline.com.br