Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Charge do Dia

PRF detém mulher levando cocaína no meio das pernas na BR 317

Agentes desconfiaram da vestimenta que a mulher usava e deteve 1kg de cocaína
Mais uma vez, a ação dos policiais rodoviários federais lotados no posto do entroncamento de Xapuri, na BR 317, sentido Brasiléia/Rio Branco, obtiveram êxito em deter uma mulher que tentava levar cocaína até a capital do Acre.

A apreensão aconteceu por volta das 14:00hs desta terça-feira (24), quando os agentes pararam um taxi lotação que levava passageiros com destino à Capital. A blitz seria de rotina e todos passaram a ter seus pertences revistados. O trabalho de impedir o tráfico de drogas, contrabando e armas, além de outros ilícitos, é uma rotina por parte da PRF na fronteira do Acre. Após averiguar os pertences dos passageiros, o comportamento de uma mulher passou a chamar a atenção.

Notaram que a mulher identificada pelo nome de Aline Rodrigues Lima, de 30 anos, natural de Rio Branco, tinha um acessório além do normal na vestimenta que chamou a atenção. Levada para ser revista por uma agente feminina, foi descoberto o motivo de seu nervosismo. Aline levava entre as pernas, 01kg de cocaína adquirida na cidade de Cobija, lado boliviano.

O teste feito no posto policial, comprovou o flagrante do crime e Aline irá responder por tráfico internacional de entorpecente. A mesma seria ouvida e encaminha nas próximas horas, ao presídio estadual na Capital onde ficará a disposição da Justiça até julgamento.

Tribunal de Justiça e Ministério Público realizam debate sobre adoção

As Varas da Infância e da Juventude de Rio Branco e a Coordenadoria de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual realizam nesta sexta-feira (27) a mesa-redonda “Adoção: Plantando Amor, Colhendo Cidadão”. O debate acontece a partir das 9h, no Auditório da OCA, no Centro da Capital.

O tema da adoção já vem sendo trabalhado conjuntamente pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público por meio da campanha “Adoção é Legal”, promovida desde o ano passado. A campanha de divulgação e conscientização visa incentivar a adoção tardia, inter-racial e soropositiva, ao mesmo tempo em que impulsionar a utilização do Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

O banco de dados, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne informações sobre crianças aptas a serem adotadas em todo o Brasil.

Audiências no Educandário Santa Margarida
Ainda sobre o tema da criança e do adolescente, a 2ª Vara da Infância e da Juventude da Capital realiza uma ação especial esta semana – um mutirão de audiências concentradas no Educandário Santa Margarida.

A ação está de acordo com o disposto no art. 19, parágrafo primeiro, da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), segundo o qual toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada seis meses. Nesse caso, a autoridade judiciária competente deverá decidir, de forma fundamentada, pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta.

Sob coordenação do Juiz de Direito Romário Divino, titular da unidade judiciária, a equipe do Núcleo de Apoio Técnico à Criança e ao Adolescente - composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos –, irá analisar a situação jurídica, pessoal, processual e de procedimento das crianças acolhidas no abrigo.

AGÊNCIA TJAC

Um Chico Mendes Paraense..

 O casal  de extrativistas paraensesJosé Cláudio Ribeiro da Silva e sua mulher, Maria do Espírito Santo da Silva foram  assassinados em emboscada  na manhã desta terça-feira (24), dentro do Assentamento Extrativista Praialta-Piranheira, no município de Nova Ipixuna, sudeste do Pará.

De acordo com informações iniciais do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Marabá, José Batista, que chegou ao local pouco depois do crime, os extrativistas sairam de casa em uma moto. Cerca de 10 quilômetros depois, diminuiu a velocidade para atravessar uma ponte em péssimo estado. Eles foram atacados por dois pistoleiros que estavam de tocaia na cabeceira da ponte.

Orelha decepada
Só a perícia vai informar quantos tiros os dois extrativistas receberam, mas o advogado da CPT relatou ao MPF no Pará que foram muitos. Um detalhe confere ao crime contornos típicos da pistolagem. De acordo com a CPT, o extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva teve a orelha cortada pelos assassinos.

A secretária adjunta de Comunicação do governo do Pará, Simone Romero, disse que não há confirmação oficial de que o extrativista tenha tido a orelha decepada. - A região é de difícil acesso. O que sabemos, de acordo com a perícia, é que o casal foi morto com tiros na cabeça. Foi atingido por tiros de espingarda cartucheira. Os peritos do IML do Pará ainda não tem um laudo. Não temos ainda informação oficial de que o corpo dele ou dela tenha sido violado - afirmou a secretária adjunta.

Os corpos foram levados para Marabá, onde devem ser enterrados na quarta-feira (24). José Cláudio tinha 52 anos e a mulher dele, 51. Familiares informaram que o casal tinha um filho adotivo, de 15 anos. O casal havia informado ao MPF em Marabá nomes de madeireiros de Jacundá e Nova Ipixuna que faziam pressão sobre os assentados e invadiam suas terras para retirar madeira ilegalmente.

O MPF encaminhou as denúncias à Polícia Federal e ao Ibama e já havia um inquérito aberto investigando várias madeireiras da região. O Ibama já tinha feito vistorias, detectado a extração ilegal de madeira e até feito interdição de serrarias. A pressão para retirada e venda ilegal de madeira é muito grande sobre assentamentos em todo o sudeste do Pará, por causa da demanda por carvão para a siderurgia.